Em 2022, 578 crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos deram à luz em Caucaia. O número corresponde a 13,7% dos nascimentos no município. Com o objetivo de abordar o tema "gravidez na adolescência", a campanha "Tudo tem seu Tempo" marca o retorno das atividades do Selo UNICEF em Caucaia. A ideia é informar e desmistificar uma série de temas ligados aos casos de gestação precoce.
"Essa é a nossa primeira campanha de um ano com muitas ações para as crianças e adolescentes do município. O tema é importantíssimo, já que a gravidez na adolescência impacta no desenvolvimento dessa gestante como um todo, em sua saúde, seu desenvolvimento escolar, e também em seu bem estar social", revela Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.
"Uma das nossas missões é reduzir o indicador de adolescentes grávidas, que atualmente se encontra em 14,3%. A finalidade principal dessa ação é promover a atenção integral na prevenção e cuidado da gravidez na adolescência, ampliando a garantia de direitos de crianças e adolescentes", disse Georgevânia da Fonseca, enfermeira e mobilizadora técnica da Saúde do Selo UNICEF. "A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo, relacionado ao contexto sociocultural, econômico e político. A prevenção exige esforços dos setores responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil", completa.
Serão oferecidas rodas de conversa com adolescentes já atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Na ocasião, a equipe da Residência Multiprofissional em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) irão falar sobre saúde da mulher, com enfoque para adolescentes, e também solucionarão dúvidas dos participantes. "O nosso conteúdo será voltado para que os adolescentes possam se sentir acolhidos e informados sobre o assunto. Não será uma aula ou uma palestra, mas um bate-papo com trocas de saberes", revela Sergiana Bezerra, Supervisora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde.
Programação
Palestras
CRAS Sede
10/02 às 14h
CRAS Jurema
15/02 às 13h
CRAS Araturi
(Realizado no Imersão Nota 10)
16/02 às 09h
CRAS Metrópole
16/02 às 09h e às 13h
CRAS Capuan
17/02 às 09h e às 13h
CRAS Grilo
(Realizado na Escola Indígena Cacique Antônio Ferreira da Silva)
28/02 às 09h
Evento online - ADOLESCÊNCIA PRIMEIRO - Gravidez depois
Organização: Rede Peteca e do Projeto PREVINE - Violência nas Escolas Não!
Data:16/02, às 14h
Link de inscrição: https://forms.gle/UFMrtXbFrDMg1JpR7