A qualidade da educação nas escolas municipais é uma das prioridades da Prefeitura de Caucaia. Para reforçar a transformação do ensino no município, a Secretaria Municipal de Educação (SME) firmou parceria com a Organização Ensina Brasil, instituição sem fins lucrativos, para promover um programa de intercâmbio de experiências entre professores para melhorar a aprendizagem dos alunos de contextos vulneráveis. Na manhã desta segunda-feira (13), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), na Tabuba, a SME promoveu a recepção de 39 professores, de pelo menos 17 estados, que vão atuar por dois anos em 11 escolas do município. O principal foco é o ensino em português e matemática.
O evento contou com a presença do prefeito de Caucaia, Vitor Valim, secretário de educação, Sérgio Kobayashi, secretária executiva de Educação, Maricelia Damasceno, diretores e professores das escolas municipais e dos novos professores oriundos do programa Ensina Brasil. A iniciativa tem o objetivo de promover a melhoria do ensino do sistema educacional caucaiense por meio da união e troca de experiências entre os professores selecionados pelo programa e os professores locais.
O prefeito Vitor Valim deu as boas vindas para os professores e ressaltou: "é uma alegria receber os todos os 39 professores que passaram por uma grande seleção para estarem aqui. Esses professores vão ajudar a qualificar a rede de ensino para a nossa juventude e criançada. Hoje, estou como prefeito, e minha missão prioritária é melhorar a Educação no nosso município. Estamos investindo na infraestrutura e valorizando os professores para que seja feita a diferença para os nossos alunos. Quero o progresso da minha cidade e por isso só tenho a agradecer a todos que vão servir a nossa população ".
Durante o evento, o secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, destacou que foi a primeira vez que a cidade firmou uma parceria como essa. "A cidade de Caucaia é contemporânea e se abre para novas participações. Por isso, com a parceria do Programa Ensina Brasil, a rede pública recebe 39 professores que vão melhorar muito a qualidade do nosso parque escolar", garantiu o secretário.
O coordenador de políticas governamentais do Ensina Brasil, André Mariano, explica que todos os profissionais passaram por uma seleção criteriosa com 14 mil inscritos e apenas 300 foram selecionados em nível nacional. Caucaia, 12º estado parceiro do programa, recebeu 39 professores. Os profissionais selecionados pelo Programa Ensina Brasil são formados em engenharia, arquitetura, geografia, história, matemática e pedagogia. Além dos 39 professores, outros 2 profissionais serão supervisores e coordenarão o trabalho no município.
"O Ensino atua desde 2016 e, pela primeira vez, vem para o Ceará, que é referência na educação. Nossa rede é diversa e vem para somar com o trabalho dos professores de Caucaia. Estamos aqui para fazer a recuperação da aprendizagem e contribuir com a educação em Caucaia", finalizou André.
Saiba mais
A organização sem fins lucrativos Ensina Brasil faz parte de uma rede que trabalha para expandir oportunidades educacionais em 60 países ao redor do mundo. O programa Ensina Brasil visa mobilizar talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pela sala de aula. A ex-governadora Izolda Cela faz parte do conselho da instituição.
O programa recruta, seleciona e desenvolve jovens talentos graduados das melhores universidades do país para se tornarem professores de escolas públicas em contextos vulneráveis. s selecionados trabalham por pelo menos 2 anos e multiplicam seu impacto para a transformação da educação e do país.