Caucaia segue dando exemplo de gestão responsável e de distribuição de renda para o Brasil. A Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT) de Caucaia recebeu representantes da Prefeitura de Maricá e da Empresa Pública de Transportes (EPT) da região da Grande Niterói (RJ) para um diálogo sobre a experiência do Programa Bora de Graça, o maior programa de mobilidade urbana gratuita do Brasil.
Na ocasião, o secretário da SPT, Silvio Nascimento recepcionou a comitiva e pode compartilhar os bons resultados do Programa Bora de Graça. "Caucaia foi uma das primeiras cidades do Brasil a implantar e somos a maior cidade do país a oferecer transporte público 100% gratuito. Com isso, muitas cidades querem trocar experiências com nosso município para também implantar este programa em suas respectivas cidades. Recebemos vários municípios com esta intenção de ver como gerenciamos o Bora de Graça", explicou o secretário Silvio Nascimento.
Para o presidente da EPT de Maricá, Celso Haddad, o município de Caucaia é referência no Brasil no quesito de mobilidade urbana. "Fomos a segunda cidade no Brasil a, também, implantar este programa. Estive aqui no ano passado. Hoje trouxe uns técnicos com intuito de saber e averiguar os avanços, a quantidade do transporte dos passageiros, além de ver a execução do monitoramento e o setor da ouvidoria. Estamos aqui para interagir e estreitar laços para assegurar o direito ao transporte dos nossos passageiros", ressaltou Celso.
Programa Bora de Graça
O Programa Bora de Graça foi lançado em setembro de 2021. Com quase 400 mil habitantes, o município de Caucaia é a maior cidade do país a implantar passagem de ônibus gratuita a todos os moradores. O transporte público no município é totalmente gratuito e oferece 70 ônibus rodando em 21 linhas diariamente. O investimento da Prefeitura Municipal de Caucaia no programa é de cerca de R$ 2,5 milhões por mês.
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT) o Programa Bora de Graça transporta mais de 2 milhões e duzentos mil de passageiros por mês.