Atender bem para atender sempre. É com esse lema que o Turismo precisa se desenvolver. Por isso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), promoveu, do dia 01 ao dia 03 deste mês, uma consultoria de serviços turísticos em um hotel que fica na praia do Pacheco. O projeto de consultoria irá atender estabelecimentos como hotéis, pousadas e restaurantes do litoral de Caucaia que se inscreverem na Setcult.
A secretária de Turismo e Cultura, Lívia Holanda, esteve presente na consultoria, que aconteceu no Hotel La Suite, essa é a nossa primeira consultoria de turismo de Caucaia e é super importante, pois gera melhorias para os empreendimentos da nossa cidade. Neste primeiro encontro, nosso consultor fez uma análise dos pontos fortes e fracos e, posteriormente, convidaremos os profissionais do local visitado para curso de capacitação na área em que foi avaliado que precisa melhoria", ressaltou Lívia.
Micaela Alves, gerente do hotel La Suite, recebeu a equipe da Setcult com entusiasmo e relatou que a consultoria era uma grande oportunidade para a melhoria dos serviços do estabelecimento. "Essa consultoria foi uma surpresa positiva para o hotel e para os funcionários. Passamos três dias de muita valia, pois beneficia a empresa, os funcionários e os clientes. A gente sabe que uma consultoria como essa tem um custo elevado e ter tudo isso gratuito pela Prefeitura de Caucaia ajuda bastante. Eu indico que todos os outros estabelecimentos turísticos busquem esse serviço de consultoria pois vale muito", afirmou Micaela.
O hotel, que fica à beira mar, tem 30 funcionários e um potencial grande para receber muitos visitantes. Na consultoria de serviços turísticos foram identificados os pontos fracos e fortes. Além disso, a equipe do hotel recebeu orientações e conhecimentos em manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, boas práticas ao manusear e armazenar alimentos e como evitar desperdícios.
Wagner Sena, consultor de turismo, reforçou a importância de ter serviços como esses no litoral. "Nós precisamos capacitar as pessoas para fortalecer nosso turismo. Temos uma vasta área de litoral que precisa estar preparada para receber e acolher o cliente", pontua Sena.
No balcão do atendimento do caixa do hotel, a atendente Brenda Kelly, estava atenta e empolgada com orientações do consultor Wagner Sena. Brenda, que já participou de outro curso da Setcult sobre atendimento ao cliente, fez questão de falar da importância de ter esse apoio da prefeitura na hora de se capacitar. "Eu já tive oportunidade de fazer um outro curso sobre como atender bem os clientes. Hoje, tive a chance de receber essa visita no meu local de trabalho, e isso é muito importante para melhorar ainda mais a qualidade do meu atendimento. Eu aprendi muito sobre como ter postura e como atender bem um cliente. Tudo isso faz diferença para nós que dependemos do Turismo para viver", acrescentou Brenda.
A SETCULT informa que para participar da consultoria os interessados devem estar devidamente cadastrados no CADASTUR (https://cadastur.turismo.gov.br) e deverão comparecer na sede da SETCULT, que fica na Av. dos Coqueiros, 2295 (Praia do Cumbuco), das 8h às 12h.
A consultoria oferecida faz parte do programa Capacita da SETCULT, que tem o objetivo de qualificar o trade turístico local por meio de cursos práticos e teóricos. Além da consultoria, o Projeto Capacita disponibiliza cursos em diversas outras áreas como atendimento ao público, qualidade de atendimento, serviços de bar, boas práticas e manipulação de atendimentos. O calendário, com os novos cursos, será divulgado nos canais oficiais da prefeitura até o final deste mês.
SERVIÇO:
Consultoria de serviços turísticos
Público alvo: Hotéis, pousadas, bares e restaurantes
Data da consultoria: Conforme demanda
Inscrições gratuitas
Local: sede da SETCULT, que fica na Av. dos Coqueiros, 2295 (Praia do Cumbuco)
Horário: de 8h às 12h
Local da gastronomia: Nos estabelecimentos de hotelaria e gastronomia cadastrados