A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como um dos princípios impactar positivamente na situação de saúde do coletivo. Nesta perspectiva, o sábado (28) foi evidenciado por mais de mil atendimentos às famílias caucaienses com serviços médicos, de enfermagem, odontologia, vacinação de crianças e adultos, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, curativos e atendimentos multiprofissionais (ventosas, massagens e auricoterapia) na ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em sete Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.
A execução dos serviços sempre no último sábado do mês tem como principal finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana. E como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços sempre são disponibilizados a todos os moradores do município.
Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia, celebra os resultados da operação que já chega ao sexto mês consecutivo. A ação foi, mais uma vez, de muito sucesso para a APS de Caucaia. Atender mais de mil pessoas em um dia significa um respeito com a promoção à saúde e a prevenção às doenças. Quero registrar também todo o empenho dos nossos profissionais, que não medem esforços para atender da melhor maneira possível", afirma.
Para além de todos os outros serviços disponibilizados, neste mês dedicado ao combate à hanseníase, foram ofertadas, no sábado, consultas específicas para pessoas com a doença e ações educativas.
Os serviços ficaram disponíveis nas seguintes unidades: UAPS Joaquim Braga; UAPS Maria de Jesus Ferreira; UAPS Francisco Paulo Pontes, UAPS Antônio Jander Machado, UAPS Ednir Carneiro Galeno, UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira e UAPS Manoel Gomes da Silva.
*Saiba mais*
A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um aumento real de 100% no numero de atendimentos de enfermagem nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), comparando a média do período de 2017-2020 com a de 2021-2022.