Depois de quatro dias de muita emoção e aventura, chegou ao fim o Rally Piocerá. O ponto final das provas e a cerimônia de premiação dos participantes das modalidades Moto Rally, UTVs, Quadris e Carros aconteceram nesta sexta-feira (27), na praia do Cumbuco.
O Rally Piocerá passou pela Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne os estados do Maranhão, Piauí e Ceará. E, em Caucaia, a passagem do evento movimentou bastante o trade turístico e econômico local. A cerimônia de premiação contou com a presença dos participantes, convidados, gestores municipais e das representantes das secretarias municipal e estadual de Turismo.
A secretária de Turismo e Cultura, Lívia Holanda, que assumiu a pasta neste ano, destacou a alegria de receber o Rally em Caucaia e do impacto positivo que o evento esportivo trouxe para a região e em especial para a economia oriunda do trade turístico. "Fechamos janeiro com chave de ouro e é uma honra receber um evento desse porte e fazer parte dessa cerimônia", pontuou Lívia.
Yrwana Albuquerque Guerra, que comandou a SETCULT de Caucaia até 2022 e é a atual secretária de Turismo do Ceará (Setur-CE), também esteve presente na premiação e frisou que Caucaia é muito importante para o desenvolvimento do Turismo do Ceará. "Fico muito honrada de participar desse momento. Estamos só começando o ano e espero que 2023 possa superar o período de pré pandemia de 2019. Como gestora de Turismo fica o desafio de movimentar ainda mais o Turismo, que é tão benéfico para a nossa região. Porque onde tem turismo, tem emprego e tem renda. Então, fica o convite para todos. Venham curtir nossa Caucaia e o nosso Ceará", afirmou Yrwana.
Saiba mais
A 36ª edição do Rally Piocerá contou com 518 participantes, sendo 221 nas bikes, 135 nas motos, 91 nos carros, 45 na expedição, 21 nos UTVs e cinco nos quadriciclos. Gente de todas as regiões do Brasil, além de países como Polônia, Suíça, Bélgica e França. A competição é válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM) e pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA). Para as bikes, a prova é de Cross-Country Stage Race (XCS).
Foram percorridos cerca de 1.000 km pela Rota das Emoções, roteiro turístico que reúne três Estados do Nordeste: Maranhão, Piauí e Ceará. A acirrada competição saiu de Barreirinhas (MA), seguiu Parnaíba (PI), Camocim (CE), Icaraí de Amontada (CE) e finalizou na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE).