NOTÍCIAS

19-JAN-2023

Caucaia realiza VI Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes

#direitoshumanos POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 19 DE JANEIRO DE 2023

Em Caucaia, as políticas públicas que tratam dos direitos das crianças e adolescentes são debatidas, implementadas e fiscalizadas em conjunto com a participação popular. A realização da Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, que aconteceu na última quarta-feira (18), no Lar de Clara, é um exemplo disso. O evento reuniu lideranças políticas, sociedade civil e representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Na ocasião, além de apresentações culturais do grupo CEPEVIVE e do grupo Clara Música, debates, dinâmicas em grupo, houve a palestra com a Professora da UFC Angela De Alencar Araripe Ribeiro. O tema abordado foi "situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19 e as ações necessárias para a reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito a diversidade".

A interação da sociedade e poder público são essenciais para a criação de iniciativas que beneficiem as crianças e adolescentes. Por isso, a conferência é um momento muito importante para que as políticas públicas de garantia e promoção dos direitos das crianças e adolescentes sejam debatidas, implementadas e fiscalizadas pelo poder municipal em Caucaia.

Na ocasião, a secretária executiva do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescentes (COMDICA), Evely Aragão, destacou que "a conferência foi muito importante por também ter caráter deliberativo para a proposição de novas diretrizes para o município". Com a participação dos adolescentes, conselheiros municipais e sociedade civil, a conferência abordou diversos temas como educação e proteção social.

A adolescente Lais Ferreira participou do evento e destacou a alegria de participar dos debates propostos na conferência. "Eu me sinto muito bem representada pelas autoridades que estão aqui e me sinto respeitada por ter minha voz levada em consideração. Com a participação nesta conferência, nós adolescentes podemos debater e discutir ideias com todos", garantiu a estudante.

Ao final do evento foram eleitas propostas relacionadas ao tema central da conferência e escolhidos os delegados para representar o município na próxima Conferência Estadual de Direito da Criança e do Adolescentes. Entre os delegados estão crianças, adolescentes, representantes do Conselho de Direito e representantes do Poder Público.

Em Caucaia, as principais ações e iniciativas que representam as políticas públicas de direitos das crianças e adolescentes estão o Programa Criança Feliz, Abrigo e Família Acolhedora, Serviço de Abordagem Social e os serviços de acolhimento nos CRAS E Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 1 dia(s)

Caucaia implanta ambulatório especializado na saúde do homem

A prevenção é fundamental para uma vida saudável por isso, a Prefeitura de Caucaia, atra [...]

#Gestão Há 1 dia(s)

Prefeito visita Câmara na abertura do ano legislativo e faz balanço da gestão

Pelo terceiro ano consecutivo o Prefeito de Caucaia Vitor Valim, participa da audiência [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Caucaia promove primeira Jornada pedagógica dos povos originários e tradicionais

A política pedagógica dos povos originários e tradicionais precisa ser discutida para qu [...]

#Educação Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia realiza curso de boas práticas na alimentação escolar para merendeiras do município

Aluno que se alimenta bem, aprende mais. Pensando no bem-estar dos alunos e na capacitaç [...]

#Saúde Há 4 dia(s)

No último final de semana, Caucaia realizou mais de mil atendimentos com a abertura de postos de saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como um dos princípios impactar positivamente na si [...]

#Emprego Há 4 dia(s)

Sine oferta 179 vagas de emprego em Caucaia

O SINE Municipal de Caucaia inicia a semana com 179 novas vagas de emprego. ajudante de [...]

#Turismo Há 5 dia(s)

Cumbuco é ponto de chegada do 36° Rally Piocerá

Depois de quatro dias de muita emoção e aventura, chegou ao fim o Rally Piocerá. O ponto [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito