NOTÍCIAS

10-JAN-2023

Caucaia é segunda melhor cidade do Ceará para se investir aponta ranking do Ministério da Economia

#Gestão POR ASCOM 10 DE JANEIRO DE 2023

A Prefeitura de Caucaia participou, em 2022, da última edição do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), projeto de âmbito nacional da Secretaria da Advocacia da Concorrência e Competitividade (SEAE), órgão vinculado à Secretaria Especial da Produtividade e Competitividade (SEPEC) do Ministério da Economia (ME), e alcançou a pontuação geral de 473,91 (pontuação geral é de 1 a 100). O resultado, divulgado em dezembro, avaliou mais de 450 quesitos. O ICM é uma iniciativa do Ministério da Economia que, além de avaliar o ambiente de negócios do município, serve de instrumento de atração a investimento estrangeiro. O ranking possibilita que o empresário decida melhor onde instalar/abrir seu negócio. A participação do município foi coordenada pela Controladoria-Geral do Município.

Como resultado, o relatório demonstrou que, no âmbito estadual, o município de Caucaia está na segunda posição, atrás somente da capital cearense, que pontuou 568,67. Em relação a região Nordeste, Caucaia está na posição número 13, à frente inclusive de capitais como João Pessoa/PB e São Luiz/MA. Dentre os quesitos avaliados, o município ficou acima da média nacional em: Liberdade Econômica, Concorrência em Serviços Públicos, Segurança Jurídica, Contratando com o Serviço Público e Tributação.

O ICM constitui-se em um estudo anual que possibilita uma avaliação sistemática, contínua e estruturada do ambiente de negócios e do ambiente concorrencial dos municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes. Com o estudo, é possível uma formulação de políticas públicas direcionadas para melhoria institucional e concorrencial, como também a diminuição do custo burocrático para se fazer negócios no Brasil.

"O fomento ao empreendedorismo e os investimentos em infraestrutura, são alguns dos motivos que colocam Caucaia como a segunda melhor cidade do Ceará e a 13ª do Nordeste para se investir. Estamos preparando a cidade para o futuro. Entre os investimentos que já fizemos, podemos citar os espigões no litoral, requalificação das vias, investimentos em abastecimento de água e saneamento básico, fruto de uma parceria com o Governo do Estado. Hoje, somos referência para o Brasil como o maior município do país a oferecer transporte público 100% gratuito com o programa Bora de Graça. A gratuidade além de representar uma economia de 15% a 36% da renda familiar, faz com que a economia circule dentro do município", destacou o prefeito de Caucaia Vitor Valim

De acordo com a Controladoria-Geral do Município de Caucaia, o próximo passo será um estudo setorizado visando, em conjunto com as demais órgãos e entidades, a ampliação da melhoria no desempenho nos demais eixos do ICM, e impactando positivamente a vida do cidadão, do empreendedor e dos usuários dos serviços públicos.

Saiba mais sobre o ICM

O Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) permite ao Poder Público avaliar de forma sistemática, contínua e estruturada o ambiente de negócios dos municípios brasileiros, e desenvolver estudos, programas e políticas públicas relacionados à disseminação de boas práticas e melhoria regulatória e concorrencial. Além disso, é uma ferramenta de atração ao investimento estrangeiro para as cidades brasileiras.

O ICM oferece a oportunidade única de realizar um panorama completo do ambiente de negócios em nível local e nacional.

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 3 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 8 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5