NOTÍCIAS

26-NOV-2022

Prefeitura de Caucaia entrega kits de proteção para pescadores do município

A Prefeitura de Caucaia, promoveu, nesta sexta-feira (25), na praia do Cumbuco, a entrega de kits de proteção para 181 pescadores, pescadoras e marisqueiras.

#BENEFÍCIO POR ASCOM 26 DE NOVEMBRO DE 2022

A pesca é uma atividade muito forte e característica do litoral caucaiense. Para além da praia, Caucaia também tem pescadores ativos em açudes e rios da zona rural. Com objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho tão importante dos pescadores do nosso município, a Prefeitura de Caucaia, promoveu, nesta sexta-feira (25), na praia do Cumbuco, a entrega de kits de proteção para 181 profissionais cadastrados.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, abriu o evento de entrega dos kits de proteção destacando a importância do trabalho dos pescadores para a renda familiar de muitos caucaienses. "É um dia de festa, e o que nós estamos fazendo foi um trabalho em conjunto para trazer itens de segurança para vocês, garantindo assim o bem maior que vocês têm, que é a vida", frisou o prefeito.

Na ocasião, o chefe do executivo municipal anunciou também que o sonho da construção de marambaias, demanda antiga da categoria, está mais próximo de virar realidade. "Nós vamos ter aqui um dos maiores projetos de marambaias, para que vocês possam ter o peixe mais perto para vocês pescarem. Já foi aprovado pela Capitania dos Portos, já passou pelo nosso órgão de licenciamento, estamos agora esperando só a licença do IBAMA. Ano que vem, teremos aqui mais de 900 manilhas sendo colocadas num projeto com mais de 100 hectares de marambaias para que vocês possam ter cada vez mais o sustento de vocês garantido", disse.

No evento estavam presentes o prefeito de Caucaia, Vitor Valim; a Secretária Yrwana Albuquerque; o Secretário do Desenvolvimento Rural, Sebastião Conrado; o Secretário de Segurança, Wilson Melo e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia(IMAC), Leandro Araújo; o vereador Marcelo Pinto; o representante dos pescadores Colônia de Pescadores do Cumbuco - Z7, o senhor Ari Silva.

Essa é mais uma ação em prol dos pescadores, como lembra Edizio Rodrigues, vice-presidente da associação: "Tivemos apoio para as jangadas, para nós, pescadores de água doce, o peixamento que foi diferenciado. A Prefeitura, a pedido da gente, incluiu curimatã e tambaqui", destacou. Para Manuel Alves, as ações reforçam o prestígio que a categoria tem junto à atual gestão: "Nunca tinha acontecido do Prefeito vir aqui falar ‘com nós'", disse.

Saiba mais

O ofício dos pescadores é muito importante para economia e tradição do município. Por isso, a Prefeitura de Caucaia tem apoiado e promovido diversas atividades de educação no âmbito ambiental, cultural e social com o objetivo de incentivar e qualificar o exercício da profissão de pescador. Prova disso são as oficinas de educação ambiental, os cursos profissionalizantes oferecidos na Secretaria de Turismo eCultura (SETCULT) e no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ).

Além disso, a gestão tem preservado a praia com ações de limpeza, ações ambientais e monitoramento da qualidade da água do mar. O cuidado e respeito com o ambiente marinho e entorno social se traduz em conquistas como por exemplo: a Certificação estadual PraiaLimpa e a certificação internacional Bandeira Azul, chancela que atesta as boas práticas na política ambiental de um município.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5