NOTÍCIAS

26-NOV-2022

Cumbuco é a única praia do Ceará a hastear Bandeira Azul e celebra a chancela ambiental

#MeioAmbiente POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 26 DE NOVEMBRO DE 2022

A boa gestão ambiental promovida pela Prefeitura de Caucaia, por meio da união de todas as secretarias e também do Instituto do Meio Ambiente (Imac), trouxe bons frutos para o município. Prova disso foi o recebimento da certificação Bandeira Azul, chancela internacional que atesta as boas práticas ambientais da gestão no litoral. E, na manhã deste sábado (26), a praia do Cumbuco celebrou essa conquista com o hasteamento da Bandeira Azul.

O Programa de certificação internacional contemplou, nesta temporada, 29 praias e onze marinas do Brasil. A praia do Cumbuco é a única praia do Ceará a receber essa premiação ecológica. A Bandeira Azul está hasteada na praia do Cumbuco, em frente a Barraca Katavento, e é o símbolo do reconhecimento das ações das políticas públicas ambientais da Prefeitura de Caucaia no litoral.

A abertura da cerimônia do hasteamento foi marcada pela presença da Brigada da Natureza do Sesc, que apresentou um grupo de crianças e adolescentes ao som de instrumentos de percussão e muita poesia. Durante a cerimônia, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, estava muito emocionado e destacou as políticas municipais de preservação ambiental que foram primordiais na conquista da certificação internacional da Bandeira Azul. O gestor ressaltou que a ótima parceria com o Governo do Estado do Ceará foi muito importante para esse feito.

"Nossa praia do Cumbuco é a única certificada com a Bandeira Azul no Ceará e fico feliz que esse trabalho possa servir de exemplo para tantas outras. Essa certificação é fruto de muitas ações. A Prefeitura está trabalhando para a sustentabilidade do nosso município através de diversas iniciativas como a revitalização da praia e também da lagoa do Cauípe, a duplicação da CE 090, saneamento básico, pavimentação e educação ambiental. Essas ações, algumas delas feitas em parceria com o Governo do Estado do Ceará, são de fundamental importância para a consolidação das atividades de sustentabilidade no nosso litoral. Isso tudo vai refletir na economia do município, turismo e muito mais emprego para o caucaiense. A certificação Bandeira Azul traz muitas oportunidades para o nosso município. Significa mais desenvolvimento econômico, turismo, emprego e sustentabilidade para nosso povo", garantiu o prefeito.

Além do prefeito de Caucaia Vitor Valim, o evento aconteceu com a presença do secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; secretária de turismo e cultura (SETCULT), Yrwana Albuquerque; presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo e a coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.

O prefeito também garantiu que muitas novidades estão por vir na área da sustentabilidade e também reforçou parceria com a pasta do Turismo. Na ocasião, a secretária da SETCULT, Yrwana também falou sobre a certificação. "O turismo sustentável é muito importante dentro do poder público, e fico feliz de ter todas as secretarias juntas nessa missão", reforçou Yrwana.

Finalizando a cerimônia, o presidente do IMAC, Leandro Araújo, reforçou as atividades feitas para a revolução no movimento de preservação do meio ambiente no município. "A conquista dessa Bandeira Azul reforça a retomada do acesso público da população a uma praia limpa e, de fato, pública. Quero destacar que tudo isso só foi possível com o compromisso da gestão atual, que deu autonomia e investiu na fiscalização e licenciamento ambiental. Isso foi revolucionário para que a gente tenha trilhado esse caminho até aqui", destacou Leandro.

A certificação Bandeira Azul é válida até novembro de 2023. Para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar a atender aos critérios rigorosos do programa. A coordenadora do programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, esteve presente no hasteamento e frisou: "essa é a terceira vez que venho aqui e, cada vez que venho vejo melhoria nas ações de sustentabilidade. Destacou que a Bandeira Azul é uma conquista que é contínua. O trabalho está só começando, mas fico muito emocionada de presenciar que aqui temos esse compromisso sustentável. Quero dar os parabéns ao poder público municipal, que tem sido muito forte e presente, e a comunidade por essa conquista", frisou.

Saiba mais sobre a Bandeira Azul

A certificação ecológica Bandeira Azul é considerada o maior prêmio ecológico internacional concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 3 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 8 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5