NOTÍCIAS

23-NOV-2022

Caucaia promove evento ‘Meu orgulho de ser negro' em alusão ao dia da Consciência Negra

Caucaia promove evento ‘Meu orgulho de ser negro' em alusão ao dia da Consciência Negra

#Cultura POR NATALIA 23 DE NOVEMBRO DE 2022

A cultura negra é uma das bases da cultura brasileira. Por isso, todos devemos respeitar e valorizar as nossas origens. Representatividade e a exaltação da cultura negra são primordiais para a Prefeitura de Caucaia. E, para reafirmar o compromisso por uma sociedade mais justa, em alusão ao dia da Consciência Negra, a gestão promoveu, nesta terça-feira (22), na praça do Anfiteatro, o evento "Meu orgulho de ser negro", que teve como objetivo a exaltação da cultura negra e defesa de políticas públicas de igualdade racial.

O evento contou com uma programação cultural com apresentações de rap, dança e teatro. Na ocasião, também houve o desfile sobre religiosidade e beleza afro. A iniciativa foi fruto da união entre as Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Patrimônio e Transporte.

Estavam presentes no evento, o vereador Sávio Nascimento; o secretário de Planejamento e Transporte, Silvio Nascimento; a secretária executiva de educação, Débora Teixeira e Alcyvânia Pinheiro, secretária executiva da Secretaria de Esportes e Juventude.

"É muito pertinente a valorização da cultura negra, pois temos mais de 100 terreiros e 9 quilombos que vivem essa cultura. Então, é com muita alegria que celebramos esse momento. Somos pertencentes à cultura negra e foi uma programação muito rica que preparamos para todos", reforçou a secretária executiva da SETCULT, Vânia Ribeiro.

Os jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) de Caucaia se apresentaram por meio de danças como a "Cangoma", que tem origem africana e celebra o fim da escravidão. Para a jovem Ana Vitória, de 11 anos, da Escola Alba Pessoa, o evento foi um momento único. "Eu e minhas amigas estamos muito felizes em mostrar nossa cultura para todos. Eu fico muito feliz pela oportunidade de mostrar nossa dança, nosso jeito de ser e nossa apresentação", afirmou.

Creuza Carvalho, representante do Quilombo Boqueiranzinho, destacou que é de suma importância incentivar eventos que exaltem a Consciência Negra. "Temos nove comunidades quilombolas e trabalhamos todos os dias para a educação e valorização do povo negro. Hoje, com o apoio da Prefeitura de Caucaia, esse momento foi muito importante para reforçar o protagonismo da nossa juventude negra e valorizar nossa cultura, o fortalecimento da nossa identidade, do nosso cabelo e da nossa religião", reforçou Creusa.

Um dos destaques da programação foi o desfile que exaltava a religiosidade afro. Vários representantes de quilombos e outras comunidades negras estavam presentes e mostraram sua fé por meio de dança, vestimentas e cantos.

"Eu fico muito feliz de participar desse momento. Nós do Quilombo temos muita satisfação em mostrar nossa cultura. Pois, infelizmente, as pessoas têm preconceito com nossa religião. E aqui é um momento de mostrar com gosto nossa raiz. Eu sou rezadeira desde meus 7 anos de idade e não tem quem tire isso de mim", frisou Maria dos Prazeres, rezadeira e representante do Quilombo Cercadão.

O evento ainda contou com um Desfile da beleza Afro, e foi encerrado com uma grande roda de capoeira com a presença de várias crianças e adolescentes.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Trabalho Há 2 dia(s)

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar

#Saúde Há 2 dia(s)

Hospital municipal de Caucaia realiza primeira cirurgia ortopédica usando técnica de Ilizarov

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na melhoria da g [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

Caucaia realiza mais de 3 mil pré-natais de janeiro a novembro de 2022

Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.

#Saúde Há 3 dia(s)

Caucaia fica em 3º lugar entre as cidades cearenses no ranking do Previne Brasil

O município de Caucaia alcançou, mais uma vez, um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil.

#Saúde Há 4 dia(s)

Caucaia registra quase 5 mil atendimentos domiciliares de saúde de janeiro a novembro de 2022

O programa de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 15 integrantes.

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

SDST dá início à entrega do benefício do Vale-Gás em Caucaia

Começou nesta terça-feira (29), e vai até o próximo dia 16 de dezembro a entrega dos Vale-Gás a quase 7 mil famílias caucaienses.

#Turismo Há 4 dia(s)

Caucaia participa de feira internacional de turismo, em Barcelona

Caucaia participa de feira internacional de turismo, em Barcelona

#Esporte Há 5 dia(s)

Pedalaço reuniu mais de 150 ciclistas em ação que marcou um ano do projeto

Pedalaço reuniu mais de 150 ciclistas em ação que marcou um ano do projeto

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito