NOTÍCIAS

21-NOV-2022

Ações de promoção à saúde beneficiam pacientes com diabetes em Caucaia

Orientar os pacientes sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento é o propósito de diversas ações que são desenvolvidas, durante todo o ano, pela Prefeitura de Caucaia,.

#Saúde POR ASCOM 21 DE NOVEMBRO DE 2022

Na última segunda-feira (14) foi celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença causada pela ação ou produção insuficientes de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Orientar os pacientes sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento é o propósito de diversas ações que são desenvolvidas, durante todo o ano, pela Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), no município.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte. Neste contexto, a SMS disponibiliza, para além de consultas médicas regulares, atendimento de enfermagem, exames laboratoriais (Hemoglobina Glicada A1c), serviços odontológicos, acompanhamentos com nutricionistas e a entrega de medicação (tipo 1 e 2), caso exista a necessidade.

Camila Moreira, enfermeira e diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia, destaca a importância das ações realizadas nos Postos de Saúde. "O diabetes é uma doença silenciosa. Por isso, desenvolvemos um conjunto de ações, também preventivas e muito importantes, para reduzir os riscos e número de pacientes que buscam os serviços de urgência e emergência, com quadros de agravamento", afirma. De janeiro a outubro de 2002, foram registrados 38.657 atendimentos em pessoas com diabetes.

Campanha de conscientização*

Ainda em alusão a data, a SMS realizou, na UAPS Centro de Assistência Integrada a Criança (CAIC), uma ação de conscientização com promoção de um bate-papo, com foco no diabetes mellitus, sobre alimentação para prevenção e tratamento da doença. Na oportunidade, os participantes ganharão um livro de receitas.

Pilates como atividade complementar

Com o objetivo de garantir um estilo de vida mais saudável com a prática de atividade física para os pacientes com diabetes atendidos nas UAPS, a Secretaria oferta também aulas de pilates solo gratuita. O processo de encaminhamento do médico para a realização do pilates é baseado principalmente em pacientes portadores de doenças crônicas com capacidade física, como é o caso de muitos diabéticos, na qual o sedentarismo, ansiedade, estresse, dor crônica pouco responsiva ao tratamento medicamentoso e com influência emocional, estejam comprometendo o bem-estar deles.

Saiba mais

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

Tipos de diabetes

O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também, neste caso pode ser chamado de Diabetes Latente Autoimune do Adulto (LADA). Ocorre uma deficiência na produção de insulina. Exige o uso de insulina como tratamento. É necessário administrar insulina diariamente para adequar quantidade de glicose no sangue. A causa do tipo 1 pode ser autoimune (autoanticorpos) ou idiopática (desconhecida).

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 é multifatorial e está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, e hábitos alimentares inadequados. Outros fatores de risco são: idade avançada, história familiar de diabetes e, em mulheres, história de síndrome de ovários policísticos ou de diabetes gestacional ou de bebês que nasceram com mais de 4 kg. Muitas vezes o diabetes tipo 2 é acompanhado de outras doenças que compõem a síndrome metabólica, como hipertensão arterial, sobrepeso ou obesidade e alteração de colesterol e triglicerídios.

Há ainda o diabetes gestacional, que ocorre temporariamente durante a gravidez. Nestes casos, as taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas sem diagnóstico prévio de diabetes. Por isso, toda gestante deve fazer o exame de diabetes, regularmente, durante o pré-natal, a ser solicitado pelo obstetra. Mulheres com a doença têm maior risco de complicações durante a gravidez e o parto. Esse tipo de diabetes afeta entre 2 e 4% de todas as gestantes e implica em risco aumentado do desenvolvimento posterior de diabetes e síndrome metabólica para a mãe e o bebê.

O diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Trabalho Há 2 dia(s)

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar

#Saúde Há 2 dia(s)

Hospital municipal de Caucaia realiza primeira cirurgia ortopédica usando técnica de Ilizarov

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na melhoria da g [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

Caucaia realiza mais de 3 mil pré-natais de janeiro a novembro de 2022

Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.

#Saúde Há 3 dia(s)

Caucaia fica em 3º lugar entre as cidades cearenses no ranking do Previne Brasil

O município de Caucaia alcançou, mais uma vez, um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil.

#Saúde Há 4 dia(s)

Caucaia registra quase 5 mil atendimentos domiciliares de saúde de janeiro a novembro de 2022

O programa de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 15 integrantes.

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

SDST dá início à entrega do benefício do Vale-Gás em Caucaia

Começou nesta terça-feira (29), e vai até o próximo dia 16 de dezembro a entrega dos Vale-Gás a quase 7 mil famílias caucaienses.

#Turismo Há 4 dia(s)

Caucaia participa de feira internacional de turismo, em Barcelona

Caucaia participa de feira internacional de turismo, em Barcelona

#Esporte Há 5 dia(s)

Pedalaço reuniu mais de 150 ciclistas em ação que marcou um ano do projeto

Pedalaço reuniu mais de 150 ciclistas em ação que marcou um ano do projeto

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito