NOTÍCIAS

18-NOV-2022

Circuito Brasileiro de Kitesurf conta com programação de palestras e oficinas no Cumbuco

Circuito Brasileiro de Kitesurf conta com programação de palestras e oficinas no Cumbuco

#Desenvolvimento POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 18 DE NOVEMBRO DE 2022

O kitesurf é o grande atrativo da praia do Cumbuco e o esporte tem trazido muitas oportunidades para a comunidade local. Com a realização do Circuito Brasileiro de Kitesurf, que acontece de 13 a 19 de novembro, além das competições, uma programação de palestras e oficinas sobre empreendedorismo, gestão ambiental e educação são ofertadas gratuitamente.

Enquanto as competições de kitesurf nas modalidades de freestyle e race acontecem em frente a barraca Velas do Cumbuco, a Sede daSecretaria de Turismo e Cultura (Setcult) de Caucaia promove uma programação totalmente gratuita para o grande público. São oficinas de reciclagem, de pintura, palestras sobre empreendedorismo, educação financeira e gestão ambiental que estão à disposição da comunidade.

"Além da competição, estamos promovendo palestras e cursos para capacitar crianças e adultos sobre como cuidar do meio ambiente e incentivar o empreendedorismo. Para que, unindo educação, meio ambiente e esporte possamos desenvolver nosso município", reforçou a secretária da Setcult Yrwana Albuquerque,

A coordenadora do Projeto Educacional do evento, Patrícia Muller, ficou muito feliz com as ações educacionais oferecidas para a comunidade por meio do apoio da Prefeitura. "Com o apoio da Prefeitura agente conseguiu mostrar para o mundo o porquê do Cumbuco ser o melhor lugar para a prática do kitesurf é um lugar onde podemos fomentar o esporte e ações educacionais ambientais e empreendedoras. Aqui, para além do esporte, conseguimos estimular o associativismo da comunidade que nos prestigiou. Vale destacar que só aqui temos o direito de ir e vir assegurado com o programa Bora de graça e isso tem contribuído para que todos tenham acesso à praia e, consequentemente, possam prestigiar o campeonato. Isso é muito gratificante para todos nós", frisou Patrícia.

Na palestra sobre "Pesca fantasma", promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), os participantes receberam instruções e conhecimento sobre preservação do meio ambiente marinho e os perigos da pesca predatória. Na ocasião, o pescador Ariel Silva, membro da Colônia de pescadores de Caucaia - Z7, reforçou que estava muito feliz de participar da palestra. "Eu acho muito importante participar dessa programação, pois todo conhecimento é válido. Para os pescadores, ter conhecimento sobre os materiais que podem prejudicar o ambiente é essencial. Precisamos ter uma pesca responsável e aprender sobre os materiais recicláveis como por exemplo as redes de pesca. O pescador precisa ter essa noção e dar um descarte correto dos materiais",afirmou Ariel.

Saiba mais

O Circuito Brasileiro de Kitesurf segue até este sábado (19).Pela manhã haverá a final da modalidade Freestyle. À tarde, às 16h, haverá a entrega de troféus, após haverá um Jam Sunset com Dj na praia. Entrada Gratuita.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5