NOTÍCIAS

12-NOV-2022

Caucaia participa da Cerimônia Nacional de entrega da Bandeira Azul

A praia do Cumbuco recebeu oficialmente a Bandeira Azul nessa sexta-feira (11), chancela ecológica internacional concedida às praias.

#MeioAmbiente POR ASCOM 12 DE NOVEMBRO DE 2022

A praia do Cumbuco recebeu oficialmente a Bandeira Azul nessa sexta-feira (11), chancela ecológica internacional concedida às praias, marinas e embarcações de turismo com gestão ambiental adequada por normas internacionais, para a temporada 2022/2023. A Cerimônia ocorreu em Niterói, RJ, e contou com a presença dos representantes de todas as praias que receberam o selo e membros do comitê do programa e do Ministério do Turismo. Cumbuco é a única praia do Ceará a receber a certificação Bandeira Azul.

Na ocasião, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), Leandro Araújo, e a secretária de Turismo e Cultura, Yrwana Albuquerque, estiveram presentes representando o município de Caucaia. Para Leandro Alves, presidente do IMAC, a certificação internacional mostra o compromisso da gestão municipal com a questão ambiental. "O Selo Azul indica aos turistas destinos que mantém a balneabilidade das praias, a limpeza, conscientização dos turistas e da população local. Ou seja, mostra o compromisso com a gestão ambiental. E isso se deu graças a um trabalho sério desenvolvido, como: o monitoramento permanente da balneabilidade da praia, limpeza contínua, além de monitoramento das tartarugas marinhas", ressaltou.

Para receber o selo Bandeira Azul, a praia do Cumbuco adotou critérios como foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que deverão ser mantidos e comprovados anualmente. A secretária Yrwana celebrou a conquista que ajuda a fortalecer o turismo da região com um local que tem compromisso como meio ambiente. "Já estamos com a bandeira em mão e em breve vamos hasteá-la com muito orgulho em nosso litoral. Esse momento marca o compromisso da gestão com o desenvolvimento do turismo ecológico do nosso municipio", pontuou.

A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul está prevista para acontecer no dia 26 de novembro, na Praia do Cumbuco.

Bandeira azul

Bandeira Azul é uma certificação ecológica voluntária, concedida a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.Atualmente, apenas 18 praias brasileiras têm o título. Três delas na Bahia, as únicas do Nordeste.

O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em gestão, qualidade, proteção e educação ambiental.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Trabalho Há 2 dia(s)

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar

Caucaia realiza II Seminário sobre empreendedorismo para alunos do Projeto Prosperar

#Saúde Há 2 dia(s)

Hospital municipal de Caucaia realiza primeira cirurgia ortopédica usando técnica de Ilizarov

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido na melhoria da g [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

Caucaia realiza mais de 3 mil pré-natais de janeiro a novembro de 2022

Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.

#Saúde Há 3 dia(s)

Caucaia fica em 3º lugar entre as cidades cearenses no ranking do Previne Brasil

O município de Caucaia alcançou, mais uma vez, um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil.

#Saúde Há 4 dia(s)

Caucaia registra quase 5 mil atendimentos domiciliares de saúde de janeiro a novembro de 2022

O programa de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 15 integrantes.

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

SDST dá início à entrega do benefício do Vale-Gás em Caucaia

Começou nesta terça-feira (29), e vai até o próximo dia 16 de dezembro a entrega dos Vale-Gás a quase 7 mil famílias caucaienses.

#Turismo Há 4 dia(s)

Caucaia participa de feira internacional de turismo, em Barcelona

Caucaia participa de feira internacional de turismo, em Barcelona

#Esporte Há 5 dia(s)

Pedalaço reuniu mais de 150 ciclistas em ação que marcou um ano do projeto

Pedalaço reuniu mais de 150 ciclistas em ação que marcou um ano do projeto

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito