NOTÍCIAS

22-ABR-2022

Caucaia participa da 14ª edição do Selo Município Verde

#MeioAmbiente 22 DE ABRIL DE 2022

O compromisso com o meio ambiente é uma das premissas da nova gestão da Prefeitura de Caucaia, que participa mais uma vez do Programa Selo Município Verde (PSMV), certificação concedida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). O selo premia municípios cearenses pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável, bem como a implantação de políticas de resíduos sólidos, educação ambiental, fauna e flora.

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), órgão responsável pelas ações protetivas do meio ambiente no município, enviou a documentação necessária para a participação do processo do PSMV e está no aguardo das próximas etapas do processo da SEMA. O próximo passo é a divulgação da lista dos municípios participantes e depois uma visita técnica inlocu, nas instalações do IMAC, que deve acontecer entre 4 a de julho a 31 de agosto. A visita é conduzida pelo comitê da SEMA, formado por técnicos e representantes dos Órgãos públicos, universidades e entidades da sociedade civil, e acompanhada pela Prefeitura e técnicos do IMAC.

O selo tem três eixos temáticos: Política Municipal de Meio Ambiente; Saneamento Ambiental e Saúde Pública; e o eixo Biodiversidade e Mudanças Climáticas. De acordo com a SEMA, para garantir a credibilidade e transparência do processo que atesta e confere a certificação ambiental, o PSMV conta com um Comitê Gestor, presidido e coordenado pela Sema.

Leilane Chaves, Coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, destaca que Caucaia recebeu a certificação em todas as edições, desde 2014. "Participar deste processo é de fundamental importância, pois demonstra que o município está comprometido com as ações de gestão ambiental. Caucaia sempre participou das edições e contribuiu, por meio do trabalho intersetorial, com diversas iniciativas sustentáveis que são essenciais para o desenvolvimento ambiental e econômico da cidade, além da promoção de mais qualidade de vida para os munícipes e visitantes", destaca Leilane Chaves, técnica do IMAC", enfatiza a coordenadora.

Caucaia recebeu a certificação em todas as certificações, desde 2014, e ao longo desses anos recebeu a certificação na categoria B e C. A expectativa é de que o município alcance a nota máxima.

Selo Verde

Entregue a cada dois anos, o Programa Selo Município Verde - PSMV - é um Programa de Certificação Ambiental pública, instituído por lei estadual. A premiação identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

Após avaliação documental, os municípios que atingirem a nota de corte - igual ou maior que 50 pontos - do Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) e de acordo com a pontuação alcançada, serão pré-classificados conforme as categorias A, B e C. Todos serão visitados pelos técnicos da SEMA e por representantes da Comissão Técnica, para a averiguação das informações. "Após a visita ‘in locu' teremos a classificação final, conforme as três categorias de pontuação do ISA: > 90 < 100 = A; > 70 < 90 = B; > 50 < 70 = C"

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#desenvolvimentorural Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove curso de aproveitamento de banana

Em um esforço contínuo para promover a educação e a sustentabilidade, além de formação p [...]

#desnevolvimnetorural Há 1 dia(s)

Criadores de Caucaia têm até 30 de abril para realizar a imunização do rebanho

Começou nesta segunda-feira (15) e irá até o próximo dia 30 a Campanha de Vacinação cont [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

UPA dos animais atende em média 1000 cães e gatos por mês, em Caucaia

Oferecer serviços de saúde gratuitos para cachorros e gatos é mais do que um gesto de co [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano

Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima à residência, para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambiental

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 8 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5