NOTÍCIAS

08-SET-2022

Com 22 milhões de passageiros em um ano, programa Bora de Graça proporciona aumento real na renda do caucaiense

#Mobilidade POR ASCOM 08 DE SETEMBRO DE 2022

Transporte público, além de um direito social, significa dignidade e economia para o bolso da população. Em Caucaia, a gratuidade do transporte público e ampliação das rotas é um compromisso da atual gestão municipal. Caucaia é a segunda cidade mais populosa do Ceará, e a maior do Brasil a implantar 100% da tarifa zero com o Programa Bora Graça. Neste mês de setembro, após um ano da iniciativa, os resultados da economia no bolso e o acesso a locais que antes eram restritos são uma realidade.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Patrimônio e Transporte (SPT), em agosto de 2021, antes do Programa Bora de Graça, a quantidade de passageiros transportados por dia era de 18.512. No dia da implantação do Programa, em 1 de setembro do mesmo ano, a quantidade foi de 35.284. Em agosto deste ano, foram transportados um total de 2.434.509 passageiros e mais de 17 mil km rodados em um dia no município. Atualmente, a média de passageiros transportados por dia é de 87.998.

Com o Programa Bora de Graça, o transporte público no município é totalmente gratuito e oferece 70 ônibus rodando em 21 linhas diariamente. O investimento da Prefeitura Municipal de Caucaia no programa é de cerca de R$ 2 milhões por mês.

Para a caucaiense Ilda Martins Paula, o transporte gratuito significa uma grande economia para o orçamento familiar e uma ajuda na hora qualificação profissional e nas entrevistas de emprego. "Eu sou muito grata à Prefeitura pelo Bora de Graça. Eu uso muito o transporte municipal. Antes do programa, eu não tinha dinheiro para andar no ônibus e, muitas vezes, tinha que sair de casa a pé, andando muito, para poder resolver minhas coisas. Chegava cansada em casa. Com o programa, eu consigo resolver tudo e ainda me ajuda na hora de me capacitar profissionalmente. Pois faço muitos cursos no CATEQ e sempre uso o transporte público para ir e vir", afirmou Ilda.

Além da economia no bolso do cidadão, o Bora de Graça promove acesso aos locais de lazer e cultura da cidade. Com o transporte gratuito, o caucaiense tem mais condições de diversão ao visitar amigos e familiares, ir à praia, shoppings, festas e exposições de arte e cultura promovidos pela Prefeitura de Caucaia, por exemplo.

O recepcionista Alex Oliveira celebrou a economia de mais de 4 mil reais nas passagens em um ano de programa. Antes, ele gastava cerca de R$380,00 por mês com transporte. "O programa Bora de Graça melhorou bastante meu orçamento. Antes, eu gastava muito com passagens. Com a gratuidade, eu consegui juntar dinheiro e posso investir em outras coisas. Além disso, com a tarifa zero, consigo reunir a família e amigos e posso combinar uma praia com todos".

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim destaca que os principais benefícios do programa Bora de Graça são a inclusão social, a economia no orçamento do caucaiense e a sustentabilidade ambiental, afinal há uma redução considerável de carros e das emissões diárias de CO2 no trânsito da cidade. Valim ainda ressalta que "a implantação do programa Bora de Graça só foi possível após muito estudo e responsabilidade fiscal. Nosso compromisso é com o bem-estar da população. Por isso, assegurar um transporte gratuito era prioridade no meu primeiro ano de gestão".

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5