O município recebeu 1.104 doses na última quinta-feira e já começou a imunizar as primeiras grávidas na sexta, reforçando seu compromisso com o cuidado materno-infantil
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Caucaia
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês. O município recebeu 1.104 doses na última quinta-feira (04/12) e já começou a imunizar as primeiras grávidas na sexta-feira (05/12), reforçando seu compromisso com a prevenção e o cuidado materno-infantil.
Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) estão sendo abastecidas e realizarão a aplicação da vacina em suas gestantes, garantindo acesso universal e descentralizado ao novo imunizante. Para acelerar o início da campanha, Caucaia se antecipou e listou previamente todas as gestantes acompanhadas pela rede municipal, facilitando a busca ativa e permitindo que a vacinação começasse de forma rápida, organizada e segura.
A vacina está indicada para gestantes a partir de 28 semanas de idade gestacional, independentemente da idade da mulher, seguindo as recomendações técnicas do Ministério da Saúde.
O coordenador de Imunização do município, Roberto Wagner, destacou o preparo rápido e estruturado da rede municipal para garantir a proteção das gestantes.
"A partir do momento em que Caucaia recebeu as primeiras informações do Estado e do Ministério da Saúde, nós já nos organizamos antecipadamente para assegurar agilidade tanto no recebimento quanto na aplicação e no registro das doses para a população. Antes mesmo da chegada dos imunizantes, realizamos uma força-tarefa para levantar nominalmente todas as gestantes acompanhadas nas UAPS do município, identificando cada uma delas e sua idade gestacional. Isso permitiu priorizá-las e garantir que fossem imunizadas o quanto antes. Já na sexta-feira, conseguimos vacinar as primeiras gestantes da nossa cidade", afirmou.
A bronquiolite é uma infecção viral que atinge principalmente os bronquíolos, pequenas vias aéreas dos pulmões. Ela é mais comum em bebês menores de um ano e pode causar dificuldade para respirar, febre, chiado, cansaço ao mamar e, nos casos mais graves, necessidade de internação. O principal agente responsável é o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que provoca milhares de atendimentos e hospitalizações infantis no Brasil todos os anos, especialmente no período de maior circulação viral.
Ao vacinar a gestante, os anticorpos são transferidos para o bebê durante a gestação, oferecendo proteção nos primeiros meses de vida, fase em que as crianças são mais vulneráveis e ainda não podem receber esse imunizante diretamente. A vacina representa um avanço importante para a saúde pública brasileira, sendo segura, eficaz e aplicada em dose única, com potencial para reduzir de forma significativa os casos graves de bronquiolite no município.
A gestão Municipal reforça seu compromisso em proteger mães e bebês e se posiciona entre os primeiros municípios do Ceará a avançar na vacinação contra a bronquiolite. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as gestantes procurem a UAPS onde são acompanhadas para receber a vacina, levando documento de identificação e cartão da gestante.