Evento marca os 20 anos do SUAS e reforça o compromisso do município com a proteção social e a garantia de direitos
Foto: Marcos Vasconcelos/ Prefeitura de Caucaia
Teve início nesta quinta-feira (3), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Caucaia. Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a conferência segue até esta sexta-feira (4) com o tema "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência".
O evento reúne gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários da rede e representantes da sociedade civil. O objetivo é avaliar a política de assistência social no município, propor melhorias e eleger os delegados que representarão Caucaia na etapa estadual da conferência.
A secretária de Desenvolvimento Social, Danielle Gonçalves, destacou o papel estratégico da iniciativa.
"Essa Conferência é um espaço muito importante porque envolve o controle social e a construção coletiva de propostas e projetos que podem beneficiar os caucaienses. A assistência social é uma política pública para todos, e momentos como esse reforçam o quanto ela é essencial para o nosso município", ressalta a secretária.
Ao longo dos dois dias de programação, os participantes irão discutir propostas nos cinco eixos temáticos definidos nacionalmente e aprovar as deliberações que nortearão as ações da política municipal nos próximos anos. A eleição dos delegados que levarão as demandas locais para a 14ª Conferência Estadual da Assistência Social também está prevista.
A realização da conferência reforça o compromisso de Caucaia com a escuta ativa e a participação social na formulação de políticas públicas voltadas à proteção e à garantia de direitos, especialmente para os que mais precisam.