Atualmente, 12 ninhos são acompanhados continuamente como forma de proteger a espécie em ameaça de extinção
A Prefeitura de Caucaia segue com trabalho de monitoramento do período reprodutivo de tartarugas marinhas que utilizam o nosso litoral para desova. Atualmente, 12 ninhos de tartarugas estão sendo acompanhados por equipes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que resguardam continuamente os locais de incubação dos ovos, garantindo o nascimento seguro dos filhotes.
O trabalho de monitoramento é realizado nas praias de Dois Coqueiros (Parque Leblon), Icaraí, Cumbuco, Cauípe e Matões, e conta com o apoio logístico e técnico do Instituto, a partir de recursos próprios do município. Para Felipe Ribeiro, presidente do IMAC, a ação é considerada como uma das mais importantes do órgão. O gestor alerta ainda sobre os cuidados que todos devem ter com a preservação dos ninhos nas praias.
"Precisamos evitar de transitar com veículos 4x4 nas praias de Caucaia, principalmente à noite, como forma de proteger as tartarugas marinhas que desovam aqui. Elas estão em ameaça de extinção, então precisamos protegê-las", disse Felipe.
O IMAC disponibiliza WhatsApp para a população enviar denúncias ou quaisquer informações relacionadas às tartarugas marinhas em Caucaia. O número é o (085) 9.9762.0206.