Na noite desta segunda-feira (10), o secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia, Diego Pinheiro, participou de uma reunião na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (SINDUSCON), para apresentar aos profissionais o novo Atlas Caucaia. Lançado em abril deste ano, a plataforma, online e interativa, proporciona a todos os interessados uma consulta dinâmica dos mapas do município, podendo verificar informações como: limites municipais, limites de bairro e distritos, zoneamento urbano, rodovias, rotas do Bora de Graça, localização de Equipamentos Públicos e as plantas dos loteamentos aprovados no município. Esse acesso se dá tanto por forma de mapas digitais, quanto em arquivos para download.
Na apresentação, Diego reforçou o objetivo de promover a transparência e a eficiência no planejamento urbano em Caucaia, e facilitar o acesso dos cidadãos às informações fundamentais da base cartográfica de Caucaia. "Caucaia é um município enorme, com várias especificidades, o que gera uma série de oportunidades, mas também alguns desafios. O Atlas nasce com a missão de ser mais um suporte a todos aqueles que desejam empreender em nosso município, já que esse instrumento é um mapa interativo, onde uma série de informações se encontra de forma dinâmica e transparente", reforçou.
Além do Atlas Caucaia, o site oferece também a Consulta Urbanística: "Nela, todos os usos permitidos naquela zona específica, todos os parâmetros, de modo prático e rápido, serão a partir de agora disponibilizados também ao usuário", continuou Diego.
"Acabamos de ser apresentados ao Atlas Caucaia, e estamos impressionados positivamente. Isso vai dar um maior dinamismo nas consultas de construtoras que queiram empreender em Caucaia. A gente consegue economizar em deslocamento, não só a minha percepção, mas a de todos que estavam aqui no auditório, foi a melhor possível. Então, parabéns à Prefeitura de Caucaia. Isso vai dar um salto, e acreditamos que as pessoas consigam empreender cada vez mais em Caucaia", elogiou Patriolino Dias, presidente do SINDUSCON.
Saiba mais
Um exemplo de utilização é para a construção de novas edificações ou funcionamento de empreendimentos no município. Basta informar ao site o número de IPTU do terreno e um email, que o sistema responde automaticamente quais tipos de atividades são passíveis de serem exercidas naquele local.
Em caso de dúvidas sobre o Sistema Atlas Caucaia, a SEPLAM disponibiliza atendimento ao cidadão para orientações e esclarecimentos adicionais no próprio sistema. Conheça a plataforma: https://atlas.seplam.caucaia.ce.gov.br/