Tirar Caucaia da última colocação do SPAECE foi um dos grandes desafios enfrentados e agora alcançado pela atual gestão. Nesta segunda-feira (27), foi divulgado oficialmente pelo Governo do Estado que Caucaia atingiu resultado recorde e cresceu 31,8 pontos na série histórica do SPAECE Alfa (voltado para a Alfabetização), saindo de uma proficiência média de 156,2 pontos para 188 pontos. Além disso, Caucaia atingiu um percentual de 98,9% na alfabetização de alunos do 2º ano do ensino fundamental, índice maior do que o resultado estadual, que foi de 97%.
Essa é a primeira vez que o resultado do município dá um salto superior a 30 pontos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.
"Foi um dos principais compromissos que assumi com os caucaienses. Não podíamos mais ser a última cidade a ocupar no dado do SPAECE. Para isso que ousamos em investir nos tablets internet em casa para os nossos alunos, na valorização dos nossos professores e na reforma de nossas escolas, para citar apenas alguns exemplos de ações concretas que nos trouxeram a este resultado", comemorou Vitor Valim, prefeito de Caucaia.
O município nunca havia atingido uma proficiência superior a 160 no exame, o que destaca ainda mais o amplo trabalho da Secretaria de Educação. "Comemoramos um resultado que é fruto do trabalho árduo de professores, dos Núcleos Gestores, e do esforço da nossa Secretaria de Educação, e de uma série de decisões realizadas por esta gestão a fim de entregarmos mais e melhor para as nossas crianças", disse Sergio Kobayashi, secretário de Educação.
Saiba mais
A atual gestão municipal, desde 2021, tem na Educação um de seus principais focos de trabalho. O investimento nos tablets com chips de acesso à internet a todos os alunos do ensino fundamental, a fim de garantir o ensino à distância na época da pandemia, foi o primeiro ato nesse sentido. O município investiu também na valorização dos profissionais da educação, professores e núcleo gestor, que além de terem antigas demandas atendidas, como a progressão horizontal, os precatórios do FUNDEF, foram um dos primeiros do país a terem o piso nacional ratificado no município.
Além disso, foi também nesta gestão o investimento em escolas de tempo integral. Atualmente o município conta com 04 escolas em tempo integral, além de mais de 40 escolas com turmas em tempo integral. Entre elas, o Polo Avançado, com ensino integral para alunos do 9º ano selecionados pela SME e o Imersão Nota 10, com aulas de reforço e extracurriculares (ballet, xadrez, música, contação de histórias. Entre as últimas iniciativas da Educação em Caucaia, o município lançou, em julho deste ano, o Bora Conectar, que vai levar conexão de internet banda larga a 45 mil alunos da rede municipal.