NOTÍCIAS

01-SET-2023

Prefeitura de Caucaia lança Programa Patrulha Maria da Penha em Caucaia

#Segurança POR ASCOM 01 DE SETEMBRO DE 2023

O Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, lançou, nesta quinta-feira (31), dentro das comemorações do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, mais um importante projeto para o município. Através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Programa de Patrulhamento Maria da Penha vai contemplar e ajudar mulheres vítimas de violência no município.

O projeto é composto por 12 guardas municipais, uma psicóloga e uma agente administrativa, os 14 profissionais receberam treinamento na Casa da Mulher Brasileira. A formação envolveu tópicos como rede de proteção, atendimento à mulher vítima de violência, atendimento à pessoa LGBTQIAPN+, medidas protetivas, atendimento humanizado, e atualizações em relação à Lei Maria da Penha.

O prefeito Vitor Valim destacou a importância do projeto. *"Nós estamos há muito tempo trabalhando em defesa das mulheres. Este ano, tivemos o projeto Prosperar, com mais 14 mil beneficiadas com qualificação, para que as nossas mulheres tenham ainda mais liberdade. E a patrulha Maria da Penha vai também garantir a integridade desse público. As mulheres vão ter liberdade de ir e vir em segurança"*, afirmou.

A Patrulha Maria da Penha contará com uma viatura especial para as diligências que envolvem a violência contra a mulher, com uma identidade visual diferente dos demais veículos utilizados pela Guarda Municipal em Caucaia, com adesivação em tons de lilás e a logomarca do novo Batalhão.

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Caucaia, Coronel Andrade Mendonça, essa é uma ideia que nasceu com o objetivo de dar um tratamento humanizado às mulheres vítimas de violência em Caucaia. *"Essa é uma realidade que infelizmente ainda é recorrente em todo o Brasil, e Caucaia avança muito, pois é uma demanda de vários municípios. A Patrulha Maria da Penha irá na prática recepcionar e direcionar mulheres vítimas de violência para as redes oficiais de apoio, funcionando como um elo de ligação entre a vítima e o acolhimento"*, reforçou.

A titular do juizado de violência contra a mulher, Débora Cavalcante, reforça a relevância da iniciativa. *"Aqui em Caucaia, a quantidade de crimes contra a mulher é igual a soma de todos outros crimes, como furto, roubo. Ter esse projeto que entende esses números e se sensibiliza para ajudar a essas mulheres é de fundamental importância para a cidade. Antes, havia muita vulnerabilidade nessa área"*, disse.

Já Raquel Andrade, secretária executiva estadual de enfrentamento à violência contra a mulher abordou o quanto a atitude da gestão municipal pode mudar a vida das mulheres. *"Nós queremos sensibilidade e atitude. A patrulha Maria da Penha é atitude. Teve atitude e teve a entrega da prefeitura de Caucaia"*, celebrou.

O evento contou também com as presenças do Matos Façanha, Secretário-executivo de Segurança; David Pizol, secretário executivo Urbano e Ambiental; Zózimo Medeiros, Secretário de Saúde; Nega do Vanderlan, secretária executiva de Desenvolvimento Social; Guthemberg Holanda, secretário de governo, entre outras autoridades.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#IPTU Há 2 dia(s)

Boletos do IPTU 2024 começam a ser entregues neste mês de maio

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento (Se [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Caucaia realiza II Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Na oportunidade, também, foi realizada a eleição de 24 dos delegados e delegadas, que representarão Caucaia na etapa regional e posteriormente, estadual

#BENEFÍCIO Há 3 dia(s)

Instituições de Caucaia começam a receber os alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Nesta quinta-feira, dia 23, as instituições cadastradas no Programa de Aquisição de Alim [...]

#BENEFÍCIO Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia divulga nova etapa de credenciamento para famílias interessadas no serviço Família Acolhedora

Lançado em 2021, o serviço Família Acolhedora tem o objetivo de fazer a ponte entre famí [...]

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

Prefeitura de Caucaia e Defensoria Pública do Ceará assinam Termo de Cooperação sobre regularização fundiária

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira [...]

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

Caucaia lança Programa de Aquisição de Alimentos Indígena, beneficiando povos tradicionais e quilombolas do município

Na manhã desta terça-feira (21), os 49 agricultores que irão participar do Programa de A [...]

#SINE Há 6 dia(s)

89 vagas de emprego no SINE Municipal, incluindo oportunidades para pessoas com deficiênciência

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Municipal, anunc [...]

#Infraestrutura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Caucaia avança na regularização dos CEPs, beneficiando milhares de moradores e empreendedores

A Prefeitura de Caucaia, através das Secretarias de Planejamento Urbano e Ambiental (SEP [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5