NOTÍCIAS

01-JUN-2023

"Trabalho Infantil" é o novo tema de trabalho da Comissão do Selo UNICEF em Caucaia

#SeloUNICEF POR ASCOM 01 DE JUNHO DE 2023

Após um mês dedicado à erradicação do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a comissão do Selo UNICEF em Caucaia encara um novo tabu da sociedade neste mês de Junho: o trabalho infantil, realidade que afeta milhões de crianças em todo o mundo.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) em 2021, estima-se quase 2 milhões de crianças e adolescentes estejam em situação de trabalho infantil no Brasil. No Ceará, os dados também expressam uma realidade preocupante. Segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT), estima-se que aproximadamente 111 mil crianças e adolescentes estejam em situação de trabalho irregular no estado, sobretudo nos setores de agricultura, comércio e serviços.

Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, chama a atenção para o fato de que, após o período pandêmico, houve um aumento de casos de trabalho infantil, impulsionado pela perda de renda de inúmeras famílias brasileiras. "A edição 2021-2024 do Selo UNICEF vem, desde de 2022, trabalhando a campanha de combate ao trabalho infantil, não só no mês de junho, que é o mês de culminância dessa campanha, mas, juntamente com todo o trabalho da equipe técnica do Selo UNICEF que vem ocorrendo diariamente na busca da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, com a gestão e técnicos da Assistência Social, da Educação e da Saúde, no intuito de garantir que o lugar desse público é na escola, é nos equipamentos socioassisntenciais. Se sabe que, após a pandemia, com a questão econômica das famílias, um dos grandes impactos foi a diminuição da renda familiar. E consequentemente as crianças e adolescentes saíram das escolas e passaram a trabalhar de forma informal e ilegal. Então todo esse trabalho da campanha é de conscientizar todos os atores sociais no sentido de que o lugar da criança é na escola e que criança não é para trabalhar", disse.

A programação contará com caminhadas de sensibilização no centro de Caucaia e também na Jurema. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará, no dia 13 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, a culminância da etapa municipal do concurso cultural do Ministério Público do Trabalho (MPT). Em 2022, a aluna Mariane Costa Pereira, da Escola Coronel Raimundo de Oliveira, em Caucaia, venceu a etapa estadual, na modalidade poesia.

"Esse concurso cultural já se tornou uma tradição nas escolas públicas de Caucaia. Além da poesia, os alunos produzem peças de desenho, música e conto, e o objetivo é a conscientização para a erradicação do trabalho infantil, que é uma das causas da repetência e da evasão escolar", disse Andrea Herculano, coord. municipal do PETECA. No dia 12 de junho, dia em que se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a estudante será uma das homenageadas em solenidade que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará. O professor da aluna e a escola também serão homenageadas.

"Muito mais que uma campanha do Selo UNICEF, esse é um assunto que deve ser abraçado por toda a nossa sociedade. Daí a importância dessa conscientização, que deve ser abraçada por toda a sociedade", finaliza Danyella.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SINE Há 1 dia(s)

89 vagas de emprego no SINE Municipal, incluindo oportunidades para pessoas com deficiênciência

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) Municipal, anunc [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia avança na regularização dos CEPs, beneficiando milhares de moradores e empreendedores

A Prefeitura de Caucaia, através das Secretarias de Planejamento Urbano e Ambiental (SEP [...]

#BENEFÍCIO Há 4 dia(s)

Caucaia lança Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiando quase 7 mil pessoas

A manhã desta quinta-feira (16) foi de festa para 164 produtores rurais e quase 50 insti [...]

#Saúde Há 5 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove mutirão para zerar filas de exame respiratório

A ação realizada na UAPS Francisco Paulo Pontes, na Jurema, faz parte de uma política da Secretaria de Saúde, que visa organizar e ampliar o acesso a procedimentos

#Cultura Há 6 dia(s)

Prefeitura de Caucaia lança editais de Apoio Financeiro às Quadrilhas Juninas

As tradições juninas são valorizadas em Caucaia. Para celebrar as festividades de São Jo [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Caucaia realiza Pré-Conferências Municipais da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde

Os encontros têm o objetivo de iniciar, contextualizar o tema e mobilizar a comunidade para a realização da conferência, que acontecerá no dia 22 de maio

#Emprego Há 7 dia(s)

Prefeitura de Caucaia realiza abertura de envelopes de propostas técnicas para permissionários do Mercado da Jurema

Conforme edital, publicado em 15 de março deste ano, aconteceu hoje (13), no setor de Li [...]

#Educação Há 11 dia(s)

Caucaia recebe exposição itinerante do projeto Olho D’Água

O projeto atenderá aproximadamente 680 participantes, entre alunos, professores, comunidade e instituições convidadas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5