NOTÍCIAS

30-MAI-2023

Prefeitura de Caucaia promove novo curso de Corte e Costura

#Empreendedorismo POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 30 DE MAIO DE 2023

A gestão municipal tem proporcionado muitos incentivos ao empreendedorismo profissionalização dos caucaienses. Prova disso é o Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município, que tem formado centenas de pessoas em várias áreas. Na área de Corte e costura, por exemplo, em menos de um ano do lançamento do projeto, mais de 75 mulheres passaram pelo curso e estão aptas para empreender e trabalhar nesse segmento. Nesta quarta-feira (29), foi iniciada a quinta turma de Corte e Costura avançado que conta com 15 alunas. O curso encerrará em junho deste ano.

A professora Rosa Abigail fez um balanço sobre o projeto Prosperar e ressaltou a importância dos cursos para a comunidade. "O Projeto Prosperar permite que essas alunas trabalhem em casa ou entrem no mercado de trabalho de forma mais qualificada. A formação que elas recebem é de alta qualidade e isso é inédito. Não é todo local que se tem um curso de qualidade totalmente gratuito como esse. No caso do curso de Corte e costura são quatro módulos que permitem maior desenvoltura para as alunas. Algumas alunas começaram do zero e é muito prazeroso ver o processo de desenvolvimento delas. A gente percebe a satisfação das alunas. Elas aprendem e podem praticar tudo no maquinário que é de excelente qualidade. Além disso, depois do curso, elas saem mais seguras e começam a fazer modinha, roupa íntima, bolsa, bonecas para vender", professora Rosa Abigail.

A aluna Eulene Almeida disse que estava muito empolgada com o curso e que era uma chance de garantir um trabalho e uma renda. "Eu estava desempregada e estava procurando vaga do SINE Caucaia. chegando lá vi que tinham muitas vagas para costureira e me interessei pela área. Fiquei sabendo que a Prefeitura ia abrir esse curso e me inscrevi. Eu pesquisei sobre quanto custaria fazer esse mesmo curso na iniciativa privada e vi que era muito caro. Fiquei feliz por ter o mesmo curso de graça e estou muito feliz de aprender esse novo trabalho", reforçou Eulene.

O curso básico de Corte e Costura oferece 160 horas/ aula e maquinário de primeira linha onde as alunas produzem peças exclusivas. Além disso, a plataforma do Projeto Prosperar (https://ead.eadcedepam.com.br/) promove cursos de empreendedorismo na modalidade Ensino à distância (EAD).

Saiba mais

O Projeto foi lançado em julho de 2022 e tem oferecido 57 formações distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação. No total, são mais de 20 mil vagas.

O Projeto Prosperar é realizado por meio do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O programa é financiado pelo contrato de empréstimo celebrado entre a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Banco de Desenvolvimento da América Latina, e o município.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 4 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 9 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5