NOTÍCIAS

17-MAI-2023

Curso de capacitação da Prefeitura de Caucaia beneficia mais de 700 produtores rurais

#Agricultura POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 17 DE MAIO DE 2023

A produção rural em Caucaia é uma tradição familiar em muitas comunidades. Para capacitar e qualificar os empreendedores rurais, a Prefeitura de Caucaia, por meio do trabalho e parceria entre as secretarias do Desenvolvimento e Trabalho (SDST) e Desenvolvimento Rural (SDR), oferece para os caucaienses, o Projeto Prosperar, o maior programa de capacitação profissional do município. De julho de 2022 até o momento, a iniciativa foi responsável pela qualificação e profissionalização de 16 comunidades rurais.

Os cursos oferecidos nas áreas de agroecologia, aproveitamento das águas, compostagem, escoamento de produção e de logística, manejo de animais, piscicultura, marketing e apresentação de embalagens capacitaram mais de 700 pessoas.

Para dar oportunidade e exaltar o trabalho dos microempreendedores que participaram das atividades e cursos do Projeto Prosperar, foi desenvolvida a Feira de Negócios. A quarta edição, que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, na Praça da Matriz, em Caucaia, contou com a participação de diversos produtores rurais das comunidades da Serra do Juá, da Rajada, Coités Pedreiras e Japuara.

Na ocasião, os representantes do campo, das comunidades quilombolas e indígenas expuseram produtos como artesanato, bolos, doces e a produção rural de frutas, verduras e legumes cultivados de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Sebastião Conrado, a capacitação dos produtores rurais de Caucaia no Projeto Prosperar é uma oportunidade de melhorar e fortalecer a economia familiar rural. "A participação das comunidades rurais na Feira de Negócios, por exemplo, foi de grande importância para a agricultura familiar do nosso município. Os produtores rurais que participaram dos cursos tiveram uma grande oportunidade de gerar renda com os produtos de qualidade, produzidos de forma orgânica e natural", explicou o secretário Sebastião Conrado.

A representante dos produtores da comunidade quilombola da Serra do Juá, Maria Suelina Souza da Silva, destacou a alegria de ter participado da feira. "Foi muito bom poder mostrar a todos a qualidade dos produtos orgânicos e saudáveis que a minha comunidade produz e ainda poder ter gerado renda com a participação na Feira", disse a produtora.

Projeto Prosperar

O Prosperar é o maior programa de profissionalização de Caucaia. Lançado em julho de 2022, oferece 57 cursos gratuitos, com mais de 20 mil vagas, distribuídas entre as áreas de alimentação, confecção, empreendedorismo, estética, formação geral, hotelaria e turismo, produção agrícola e tecnologia da informação, com o objetivo de capacitar e fortalecer o empreendedorismo no município.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5