NOTÍCIAS

16-MAI-2023

Merenda escolar em Caucaia atende a quase 60 mil alunos diariamente, com suporte técnico de nutricionistas

#Educação POR ASCOM 16 DE MAIO DE 2023

"Comer pra ficar forte, trabalhar e jogar bola", disse o pequeno Artur, estudante da educação infantil. Ele é um dos 56 mil alunos da rede municipal que, diariamente, são beneficiados com a merenda escolar. Desde o início da atual gestão, em 2021, a Prefeitura de Caucaia tem investido na qualidade da merenda escolar, buscando oferecer refeições saudáveis ??e balanceadas aos alunos. O resultado desse trabalho pode ser visto na satisfação dos estudantes e na redução do desperdício de alimentos.

O serviço atende também os alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJAs). De acordo com a Secretaria de Educação (SME), os cardápios seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, e do Guia Alimentar Para a População Brasileira, priorizando alimentos in natura em detrimento dos alimentos processados e ultraprocessados. "É importante que a gente ofereça um alimento que seja agradável ao paladar, mas que também proporcione o desenvolvimento dessa criança", enfatiza Alexandre Lopes, nutricionista da SME. "A gente prioriza também a educação nutricional. Com esse alimento, a gente espera que ele leve à construção desse hábito mais saudável para casa".

Projeto de Educação Nutricional

Atualmente, a SME conta com 10 nutricionistas. Os profissionais se dividem entre as escolas do município a fim de acompanhar todos os procedimentos relativos à merenda escolar. Além disso, desde 2022 os nutricionistas implementaram o Projeto de Educação Nutricional, que consiste em palestras sobre alimentação saudável e as ameaças dos produtos industrializados. O objetivo é levar esse conhecimento tanto aos alunos quanto aos pais dos estudantes caucaienses. "O FNDE orienta que a Prefeitura tenha um consumo mínimo de alimentos naturais (frutas, hortaliças e legumes). Através da merenda escolar, a SME busca e tem conseguido alcançar esse objetivo", disse Joiciane Rodrigues.

Além disso, os profissionais também realizam a avaliação nutricional, também desde 2022, que consiste em pesar e medir alunos do Infantil V, 1º e 6º ano do ensino fundamental, contemplando também escolas indígenas e quilombolas, e integralmente os estudantes das três escolas de ensino integral. "Depois dessa pesagem, nós fazemos um diagnóstico e apresentamos à coordenação das escolas. Quando necessário, implementamos ações de educação nutricional", finaliza Joiciane.

Saiba mais

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu, pela primeira vez, um curso prático sobre boas práticas alimentares para as merendeiras da rede municipal de Caucaia. É mais uma ação concreta que visa promover a saúde e a alimentação saudável dos estudantes caucaienses.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5