NOTÍCIAS

11-MAI-2023

Corredor de Hidrogênio Verde vai garantir mais desenvolvimento e empregos para Caucaia

#Tecnologia POR ASCOM 11 DE MAIO DE 2023

Nesta quarta-feira (10), Caucaia deu mais um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável. A assinatura de dois documentos, Parceria de Portos Verdes e Corredor Logístico de Hidrogênio Verde, reforçam e impulsionam a instalação do hub de Hidrogênio Verde (H2V) em território caucaiense, gerando mais desenvolvimento tecnológico, industrial e socioeconômico.

A cerimônia que firmou a parceria entre os Portos (Pecém e Roterdã) aconteceu no Complexo do Pecém, e contou com as presenças do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, do primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte e do Prefeito de Caucaia, Vitor Valim. "É com muita alegria que firmamos essa parceria, que vai trazer mais desenvolvimento ao Ceará, e muita alegria a todos nós caucaienses, já que toda a expansão da ZPE 2 é dentro do território de Caucaia. Cada vez mais o Hidrogênio Verde vai trazer toda uma cadeia produtiva de industrialização para o Ceará e para Caucaia, trazendo cada vez mais emprego e renda, que vai vir através da Termelétrica que recentemente lançamos a pedra fundamental, da Transnordestina, e tantas outras coisas que estão vindo para o território caucaiense pra trazer desenvolvimento para a nossa cidade e mais oportunidades de emprego", disse Vitor Valim.

A Parceria de Portos Verdes firma o compromisso de três anos entre Porto do Pecém e Porto de Roterdã, com o objetivo de apoiar empresas holandesas a exportar e investir no Brasil e vice-versa, e também aumentar a cooperação bilateral para promover iniciativas em desenvolvimento portuário, como energia eólica onshore e offshore e a produção de hidrogênio verde.

Já o Corredor Logístico de Hidrogênio Verde firma o entendimento entre os dois portos e empresas com pré-contratos firmados e projetos em curso para a produção de hidrogênio verde no Pecém. No documento, as partes expressam o interesse em criar um corredor de ponta a ponta da cadeia de suprimentos para hidrogênio verde, incluindo produção no Pecém e recebimento e distribuição em Roterdã, para atender à demanda na Holanda e em outros países do Noroeste da Europa.

Saiba mais

Em novembro de 2021, o Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, ao lado do então Governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a ampliação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Com quase 2 mil hectares, o anúncio representou a chegada de novos investimentos para o município. Na mesma ocasião, Vitor Valim anunciou a redução de impostos para que novas empresas se instalem no município, diminuindo o Imposto Sobre Serviço (ISS) de 5% para 2% em empresas que se instalarem na ZPE 2.

Atualmente, o Ceará conta com 27 memorandos relacionados à produção de H2V. Destes, três já avançaram a pré-contratos selados e têm área reservada na ZPE: Fortescue, Casa dos Ventos e AES. O investimento é estimado em US$ 8 bilhões. Além disso, o Porto do Pecém deve investir R$ 2,2 bilhões para dotar o terminal de infraestrutura capaz de abrigar os projetos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 3 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 8 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5