NOTÍCIAS

08-MAI-2023

Hospital Municipal de Caucaia é selecionado para participar do projeto Lean, que reduz superlotações em urgências e emergências

O hospital Municipal está no processo de implantação da metodologia que tem como finalidade reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos do país

#Saúde 08 DE MAIO DE 2023

O Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi selecionado para participar do Projeto Lean nas Emergências, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.


O hospital Municipal está no processo de implantação da metodologia que tem como finalidade reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos do país.


Para participar do Projeto Lean, o hospital passou por uma avaliação criteriosa que foi dividida em diferentes etapas. Nos dias 1 e 2 de dezembro 2022, um consultor do Sírio-Libanês esteve no hospital e avaliou se a unidade atendia aos critérios para entrar na segunda etapa do programa. Nessa primeira etapa, foi coletado os indicadores que iriam nortear o trabalho da equipe do Lean em otimizar os processos dentro do hospital. Todas as equipes foram envolvidas, desde os setores administrativos, áreas técnicas, assistenciais e laboratorial.


A segunda etapa do projeto que ocorreu em janeiro de 2023, 08 membros da equipe do hospital de Caucaia foram participar de um treinamento em São Paulo, no Sírio Libanês, para iniciar a fase prática, que é chamada de Fase 1 do Lean. Após esse treinamento, deu-se início as visitas quinzenais, entre reuniões online para acompanhar o desenvolvimento do projeto com a equipe de especialistas auxiliando no passo a passo e dessa forma, melhorar o nosso hospital e a qualidade assistencial como um todo.


Na fase atual, as equipes estão sendo treinadas pelos consultores para colocarem em prática ferramentas e métodos do programa, com a implementação de fluxos, processos e protocolos aplicados dentro da realidade da unidade hospitalar.


Zózimo Medeiros, titular da SMS de Caucaia, destaca a importância da participação do hospital municipal de Caucaia neste projeto nacional. "O objetivo desta ação é atender ainda melhor e de forma mais rápido os nossos pacientes. Por isso, ficamos felizes com essa seleção e participação nesse projeto tão importante para o país. As mudanças já são percebidas desde a porta de entrada do serviço até os processos internos assistenciais", afirma


Saiba mais



No dia 19 de abril, o prefeito Vitor Valim apresentou o espaço dos dez novos leitos de UTI e desmente fake News sobre o hospital Municipal. Na oportunidade, o prefeito adiantou aos caucaienses que apresentará, neste mês de maio, o projeto da reforma que a unidade de saúde receberá. As intervenções na unidade serão realizadas de forma modulada, até o final da gestão.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 4 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 9 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5