NOTÍCIAS

29-ABR-2023

Secretaria de Turismo e Cultura realiza show em alusão ao Dia Nacional do Chorinho

#Turismo POR ASCOM 29 DE ABRIL DE 2023

Neste sábado (29), a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SETCULT), realiza, das 17h, a primeira edição do Chorinho Sol & Mar. O evento acontece no Cumbuco, ao lado da CEART, na rua Almirante Pedro Frontim.

De acordo com Cícero Goes, Secretário Executivo de Turismo e Cultura, o evento foi planejado com três grandes objetivos. "A SETCULT realizará esse evento em comemoração ao Dia do Chorinho, que aconteceu no último dia 23. E aproveitaremos a oportunidade para homenagear um dos tesouros vivos da cultura do nosso município, o Mestre Macaúba dos Bandolins, além disso, o evento será um atrativo a mais para os turistas que visitam o nosso litoral neste fim de semana prolongad0", reforça.

A atração fica por conta da dupla Marinaldo & Ronaldo e grupo, que são filhos do Mestre da Cultura homenageado no evento, Macaúba dos Bandolins, que seguiram os passos artísticos do pai. "A nossa proposta é realizar uma roda de choro, homenageando os grandes nomes do chorinho, como Jacob do Bandolim, Valdir Azevedo, Pixinguinha, entre outros. É uma responsabilidade e uma alegria muito grande homenagear também o meu pai, que influenciou tanto a cena do chorinho no Ceará, onde foi um dos pioneiros", relatou Marinaldo.

Mestre Macaúba dos Bandolins

José Felipe da Silva se tornou Macaúba ainda criança. O bandolim também é de berço, por influência do pai. Em 2017, recebeu o título de Mestre da Cultura por uma vida dedicada à música e ao instrumento que é sua verdadeira paixão.

Saiba mais

Gênero musical tipicamente brasileiro, o chorinho surgiu no final do século XIX no Rio de Janeiro. Caracterizado por sua harmonia alegre e ritmo rápido e cadenciado, com destaque para o cavaquinho, violão, pandeiro e flautim, o Chorinho é um patrimônio cultural, e tem uma importância significativa na história da música brasileira. Ele foi um precursor do samba e influenciou outros gêneros musicais, como a bossa nova.

Serviço

Chorinho Sol e Mar

Data: 29/04 (domingo)

Horário: 17h

Local: Cumbuco (rua Almirante Pedro Frontim - próx. à CEART)

Atração: Roda de Choro com Marinaldo & Ronaldo e grupo

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5