NOTÍCIAS

24-ABR-2023

Prefeitura de Caucaia apresenta nova Tirolesa de Caucaia para Bugueiros e Imprensa

#Turismo POR ASCOM 24 DE ABRIL DE 2023

O Cauípe conta com um novo equipamento para atração e lazer de banhistas e turistas. Trata-se da nova Tirolesa pública de Caucaia, construída por empresa especializada nesse tipo de estrutura, respeitando à legislação ambiental e parâmetros internacionais de segurança. O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (20), primeiramente para os bugueiros do município, e nesta sexta-feira (21), para a imprensa e influenciadores.

O equipamento foi um compromisso firmado pela gestão com o meio ambiente e com os bugueiros e barraqueiros do Cumbuco, Lagoa das Cristalinas e Cauípe. Uma antiga estrutura, que não atendia aos parâmetros técnicos e legislação, foi condenada por órgãos de regulação e, por isso, foram interditados em outubro de 2021. Agora, a região conta com um novo equipamento, que garante a segurança e lazer dos visitantes, e representa um novo atrativo para o trade turístico. "Nós estávamos precisando de pessoas de compromisso. Que ele falou que ia fazer e fez, e hoje está entregando a nós a nossa vitória", agradece Neidinha Santos, bugueira.

O lançamento para a imprensa, realizado nesta sexta-feira (21), contou com a cobertura de diversas mídias, além de digital influencers. O objetivo é ampliar o alcance da novidade, resultando na atração de turistas para o município, que, além de abrigar praias conhecidas internacionalmente, tem se destacado pelo turismo sustentável e pela promoção do meio ambiente. "É essa visão que a Prefeitura de Caucaia tem. Através da preservação ambiental é que vem o desenvolvimento econômico. Por isso não queremos veículos em faixa de praia, pois hoje temos mais de 130 ninhos de tartaruga supervisionados pela Prefeitura, por isso também temos sido incansáveis na proteção ambiental, que nos trouxe a Bandeira Azul, certificação inédita para o município, e tantas outras importantes ações, que vêm para cuidar do maior patrimônio do município, que são nossas belezas naturais", destacou Vitor Valim, prefeito de Caucaia. A imprensa também teve a oportunidade de conhecer um destes 130 pontos de desova de tartarugas marinhas monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), na manhã desta sexta-feira.

A nova tirolesa foi instalada às margens do rio Cauípe. O equipamento conta com uma altura de 10 metros em seu ponto mais alto, um percurso total de 200 metros de descida onde cada usuário fica suspenso por dois cabos de aço simultaneamente. O percurso dura em torno de 22 segundos, e pode atingir uma velocidade média de 30 km. São quatro pontos de descida, podendo atender o mesmo número de turistas, de até 110 kg, simultaneamente. Agora, será licitada uma empresa, que fará a gestão do equipamento, que deve começar a funcionar no segundo semestre deste ano. Detalhes como horário de funcionamento e valor de cada passeio serão definidos após esse procedimento. Metade dos lucros gerados pela Tirolesa serão destinados aos bugueiros credenciados. A outra metade deve compor um fundo de investimento para manutenção do espaço e promoção do meio ambiente.

Licitação para os bugueiros

Na quinta-feira (20), além de conhecerem a nova tirolesa, 189 bugueiros do município receberam a permissão para desenvolvimento de suas atividades com validade de dez anos, prorrogável por igual período. A ação é um reconhecimento dessa importante categoria para a indústria do Turismo e tem o objetivo formalizar e regularizar a atividade dos bugueiros em Caucaia, garantindo direitos aos profissionais. "Nos sentimos muito gratos por esse evento grande, a primeira licitação de buggys aqui no município de Caucaia. Agradecer também pelo tempo que ficou parada a tirolesa pelo auxílio que a gente recebeu, né? Não ficamos desamparados", lembrou José Auri (Liu), Vice-Presidente da Associação dos Bugueiros.

Além da permissão, o prefeito Vitor Valim anunciou que 50% do lucro da tirolesa pública será destinada aos bugueiros é que outros 50% serão destinados ao fundo de compensação ambiental do município.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Emprego Hoje

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 147 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 147 vagas de em [...]

#desenvolvimentorural Há 1 dia(s)

Prefeitura de Caucaia promove curso de aproveitamento de banana

Em um esforço contínuo para promover a educação e a sustentabilidade, além de formação p [...]

#desnevolvimnetorural Há 1 dia(s)

Criadores de Caucaia têm até 30 de abril para realizar a imunização do rebanho

Começou nesta segunda-feira (15) e irá até o próximo dia 30 a Campanha de Vacinação cont [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

UPA dos animais atende em média 1000 cães e gatos por mês, em Caucaia

Oferecer serviços de saúde gratuitos para cachorros e gatos é mais do que um gesto de co [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano

Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima à residência, para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento

#MeioAmbiente Há 6 dia(s)

Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambiental

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5