NOTÍCIAS

11-ABR-2023

IMAC registra o nascimento de 156 tartarugas de pente na praia do Cumbuco

#MeioAmbiente POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 11 DE ABRIL DE 2023

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou, na última sexta (07/04), na praia do Cumbuco, o nascimento de 156 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente. A equipe do IMAC deu assistência no processo de abertura do ninho, que estava localizado ao lado de uma barraca de grande movimento, para poder proteger o caminho dos filhotes até o mar. De acordo com o IMAC, até o momento, ao todo são 108 ninhos monitorados. Desses, 24 foram eclodidos e resultaram em 2500 filhotes.

O IMAC reforça que ao avistar um ninho, filhote ou tartaruga pondo ovos não se deve tentar interferir no processo, pois só pessoas treinadas e autorizadas podem fazer ações de interferências. Em Caucaia, apenas a equipe do IMAC está treinada e autorizada para fazer isso.

De acordo com o presidente do IMAC, Leandro Araújo, a abertura pública do ninho é uma ocasião importante para sensibilizar a população e os turistas sobre a proteção das tartarugas. "Foi um momento de encantamento e de educação ambiental. Essa abertura do ninho teve duas funções principais. A primeira, permite o caminho seguro e controlado dos filhotes ao mar em locais com grande trânsito de pessoas; segunda, oferece um momento de conscientização da população local e dos turistas que nos visitam sobre a necessidade de proteção com esses animais e o ecossistema em geral", garantiu Leandro.

O IMAC destaca que é muito importante a conscientização sobre a importância de não se trafegar com veículos nas praias. Os veículos utilizados pelo IMAC no monitoramento e os de fiscalização são os únicos autorizados nesses locais."É preciso compreender que esse é um dos principais impactos sobre os ninhos. Quando um veículo passa sobre um deles é quase certa a morte de todos os filhotes, portanto, consciência é a palavra de ordem", frisou Leandro Araújo, presidente do Imac.

Pioneirismo

Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.

Monitoramento

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 3 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 4 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 8 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 9 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5