NOTÍCIAS

10-MAR-2023

IMAC realiza resgate de tartaruga marinha de 60kg na praia da Tabuba

#MeioAmbiente POR ASCOM 10 DE MARÇO DE 2023

Em mais uma ação fruto do monitoramento diário, realizado pelas equipes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), nesta quarta-feira (08), os profissionais do órgão, Flavio Luna, Tanara Almeida e Thiago Menezes, atenderam um chamado para salvamento de uma tartaruga marinha que estava presa entre pedras na praia da Tabuba, litoral caucaiense. O IMAC coordenou a operação de salvamento que envolveu também profissionais dos Bombeiros, St. Kubi, St. Valdemar, Sd. Rocha, Sd. Rubens, St. Dantas e Sgt. Cid., e a utilização de equipamentos hidráulicos.

"Verificamos que a tartaruga subiu à praia na maré cheia para a postura dos seus ovos e no caminho de retorno para o mar ficou presa entre as pedras. Ao avaliar o estado do animal, foi constatado que era da espécie Eretmochelys imbricata, ou popularmente conhecida como Tartaruga de Pente de 94 cm de comprimento por 86 cm de largura, com peso aproximado de 60 Kg", disse Thiago Menezes, gerente de orla do IMAC. Ainda de acordo com o órgão, o animal estava em um buraco e seu casco estava preso em três locais.

Após retirada do local onde estava presa, os técnicos do IMAC verificaram que a tartaruga apresentava ótimas condições, sem lesões e conseguiu seguir sozinha para a água, sem necessidade de cuidados especiais. "Sem o trabalho articulado com os bombeiros, a morte do animal seria certa. Mais uma vida salva. Um agradecimento especial também deve ser feito ao Grupo de estudos e articulações sobre Tartarugas marinhas - VERDELUZ, que foi quem realizou o contato entre os bombeiros e o IMAC", reforça Thiago.

Saiba mais

Em dezembro de 2022, o IMAC realizou o resgate de uma tartaruga-Oliva, encalhada na praia do Cumbuco. A tartaruga foi encontrada por populares que entraram em contato com o IMAC. O órgão realiza o monitoramento de tartarugas marinhas na orla de toda a cidade. O trabalho é realizado durante todo o ano e intensificado durante o ciclo reprodutivo desses animais, que ocorre entre o início de novembro e final de julho, com o nascimento dos últimos filhotes. Até o momento já foram catalogados e protegidos 64 ninhos.

O IMAC possui um número de Whatsapp específico para a informação sobre encalhes, avistamentos, ninhos, nascimentos e informações sobre tartarugas marinhas (85-98108-0778).

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5