NOTÍCIAS

02-FEV-2023

Caucaia promove primeira Jornada pedagógica dos povos originários e tradicionais

#Educação POR ASSESSORIA DE IMPRENSA 02 DE FEVEREIRO DE 2023

A política pedagógica dos povos originários e tradicionais precisa ser discutida para que todos tenham acesso a uma educação que valorize as culturas e tradições dessas comunidades. Na manhã desta quarta-feira (01), no Centro Municipal de Formação e Avaliação (CEMFA), na Tabuba, foi realizada a primeira Jornada pedagógica dos povos originários e tradicionais de Caucaia. O evento, promovido pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Educação, contou com representantes das 22 escolas indígenas, quilombolas e do campo, além de gestores da educação, professores e lideranças comunitárias.

Caucaia é um município com vasta multiplicidade cultural e com diversas nuances que precisam ser respeitadas. O objetivo da jornada foi reunir os representantes e professores indígenas, quilombolas e do campo para uma troca cultural e para a apresentação de especificidades que precisam ser inseridas e respeitadas dentro do plano de ensino. Estavam presentes na Jornada os representantes das comunidades do Campo, das etnias Tabela e Anacé e das comunidades quilombolas.

De acordo com Meire Maciel, coordenadora de educação de etnias do município, o momento é de integração e de direcionamentos importantes. "Essa jornada é importantíssima pois aqui serão traçados todos os caminhos educacionais de 2023 para os povos indígenas, quilombolas e campo", pontuou Meire.

Madalena Barbosa, chefe de núcleo da etnia quilombola no município, reforçou que a jornada pedagógica é essencial para a troca de experiências e saberes é muito importante para a valorização da cultura quilombola.

Para Nildo Bento, que é da etnia Tapeba e diretor de escola indígena, a jornada foi um momento de troca de conhecimento e de acolhimento. "É um momento ímpar para nós, pois é um momento de reconhecimento da categoria educacional indígena. A educação acontece e se processa, também, fora da sala de aula", destacou Nildo.

Silvia Helena representante da etnia Anacé e coordenadora de ensino indígena, reforçou que "é um momento rico para o povo Anacé, pois valoriza os povos originários e tradicionais locais. É uma grande conquista que vai contribuir na educação da nossa educação indígena".

Rosálio da Costa, que é técnico da educação do campo, destacou que ficou muito feliz em participar do evento pois era uma oportunidade de troca de experiências com as outras comunidades. "Fortalece a diversidade do município e facilita a troca entre quilombolas e indígenas. Isso tudo fortalece nossas escolas no campo. Temos muito para aprender e ensinar", frisou Rosálio.

Por conta de todas as especificidades referentes às etnias, as aulas irão começar no dia 6 de fevereiro, em um calendário diferente do ano letivo tradicional. De acordo com a coordenadora, a jornada pedagógica vai valorizar os povos com a manutenção da cultura, ampliação do currículo escolar e valorização da localização das escolas e o aprendizado das tradições.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 3 dia(s)

Prefeitura de Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambient

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolv [...]

#MeioAmbiente Há 4 dia(s)

Prefeitura de Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do tu [...]

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Quase 3 mil caucaienses têm direito ao Vale Gás, entrega do benefício começa nesta quarta-feira (17)

Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará e do Programa Bolsa Família, com in [...]

#Emprego Há 5 dia(s)

SINE Municipal de Caucaia disponibiliza 156 novas vagas de emprego

No primeiro dia útil de abril, o Sine Municipal de Caucaia disponibiliza 156 vagas de em [...]

#Saúde Há 9 dia(s)

Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13)

A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde

#Trabalho Há 10 dia(s)

Prefeitura de Caucaia já formou mais 16 mil pessoas com cursos profissionalizantes

A Prefeitura Municipal de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Tra [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5