Realizado em parceria com a Beneficência Portuguesa, projeto visa reduzir mortalidade por doenças cardíacas e AVC no município
A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oficializou a adesão ao Projeto Cardio, uma iniciativa da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) em parceria com a Fundação Novartis, BNDES e IDIS. O projeto tem como foco o acompanhamento das doenças cardiovasculares por meio da qualificação da Atenção Primária à Saúde.
A parceria visa reduzir a mortalidade por doenças como hipertensão, infarto e AVC, promovendo ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado contínuo com pacientes crônicos, especialmente hipertensos e diabéticos.
O Projeto Cardio será implementado em Caucaia com uma série de ações estratégicas, incluindo a capacitação de profissionais da Atenção Básica para aprimorar o conhecimento e as habilidades das equipes de saúde, etapa que deve ter início no próximo mês de agosto.
A implementação do projeto inclui também: a implantação de protocolos clínicos baseados em evidências, garantindo um atendimento padronizado e eficaz; a ampliação do rastreamento e monitoramento de pacientes, identificando e acompanhando indivíduos em risco de forma mais eficiente; o uso de tecnologias para coleta de dados e apoio à decisão clínica, otimizando a gestão da informação e a tomada de decisões; e a integração entre equipes de saúde e planejamento baseado em indicadores, promovendo um cuidado mais coordenado e voltado para resultados.
A experiência do projeto em São Paulo já apresentou resultados expressivos, como a triplicação do número de hipertensos com pressão controlada, e a redução de 48% nos casos de AVC e 43% nos infartos nas áreas onde foi implantado. Além de Caucaia, Fortaleza e a Área Descentralizada em Saúde de Maracanaú também firmaram parceria com a Beneficência Portuguesa para a execução do projeto.
Para Ivan Mendes Júnior, consultor do projeto no estado, o projeto Cardio potencializa o que já vem sendo feito na Atenção Básica. "Vamos ajudar a fortalecer os processos já existentes, qualificando o cuidado e contribuindo para melhores resultados", afirmou.
O secretário de saúde de Caucaia, Moacir Soares, destacou que o projeto vem para transformar o cenário da cardiologia no sistema de saúde do município. "O projeto proporcionará um atendimento mais rápido, mais eficiente e mais qualificado aos pacientes que necessitam de serviços", ressaltou.
O início da implementação será acompanhado por um cronograma de capacitações, reuniões com as equipes de saúde e atividades nas Unidades Básicas, com foco especial na organização do cuidado e no acompanhamento de resultados. A iniciativa representa um avanço importante para Caucaia e reforça o compromisso da gestão com a saúde preventiva e de qualidade para toda a população.