Matriculas 2020
SOCIAL

Conselheiros são empossados para 4 anos em defesa de crianças e adolescentes

10/01/20  

/admin/view/noticia/img/20200117092039conselho_tutelar_posse.jpg

Os dez conselheiros tutelares eleitos de Caucaia em outubro do ano passado foram empossados nesta sexta-feira (10/1). Eles terão quatro anos de mandato e atuarão em regime de dedicação exclusiva em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A posse aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), no Pabussu, e reuniu dezenas de lideranças políticas, vereadores e secretários municipais. “Estamos falando de um público que precisa de atenção extra. Nossa demanda é muito alta porque nosso território é muito grande. Mas todos os conselheiros que hoje assumem passaram por capacitações e estão preparados”, pontuou a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Danielle Alexandre.

Os dois conselhos tutelares de Caucaia (um na Sede e um na Jurema) são administrativamente vinculados à SDS. E também têm no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) uma importante plataforma para o acompanhamento de ocorrências.

“Todos nós temos uma missão. A de vocês é a de serem os protetores dos mais jovens. Serão vocês, conselheiros, a prestar um dos mais importantes serviços. E isso 24 horas por dia todos os dias de hoje até 2024”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Robério Benigno.

Presidente do Conselho Tutelar Sede, James Barros revela que os casos mais recorrentes nas duas unidades são de negligência. “A gente tem uma ótima parceria com o pessoal da Jurema e faremos o máximo para zelar pelas nossas crianças e pelos nossos adolescentes, que são prioridade absoluta das nossas leis. A gente trabalha em rede.”

Candidato mais votado na eleição do ano passado, Natanael Azevedo vai atuar novamente no Conselho Tutelar da Jurema. Ele comemora a possibilidade de Caucaia ganhar um terceiro equipamento, já instituído por lei pelo prefeito Naumi Amorim. O espaço funcionaria na região litorânea, cujas denúncias hoje são recepcionadas e acompanhadas pelos conselheiros da Sede.

“Seria um grande avanço. A atual gestão foi extremamente sensível em atender a essa solicitação dos conselheiros, que já vem de muitos anos. A região do litoral é muito carente. Tem, ao mesmo tempo, várias pessoas em situação de vulnerabilidade social e uma região de alto poder aquisitivo, o que acaba gerando diversas situações de violação de direitos”, pontuou Natanael Azevedo.

Para saber mais sobre as atribuições do conselheiro tutelar, clique aqui.

CONSELHEIROS DA SEDE

Juliana Miranda

James Barros

Débora Lima

Jennyfer Bandeira

Lucilene Lu

 

CONSELHEIROS DA JUREMA

Natanael Azevedo

Marcus Bento

Giovan Dodó

Francisca Freitas

Josiel Melo

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410