CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#SeloUNICEF 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO No dia D do Busca Ativa Escolar, Secretaria de Educação realiza conscientização junto a gestores escolares
#SeloUNICEF 11/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Primeira-dama Juliana Valim entrega chave do município ao Bebê Prefeito 2023
#SeloUNICEF 03/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Semana do Bebê 2023 é lançada em Caucaia em um clima de emoção e prestação de serviço
#SeloUNICEF 02/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Semana do Bebê 2023 em Caucaia tem como tema o direito de crianças com deficiências e doenças raras
#SeloUNICEF 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Caucaia lança segunda edição da campanha “Educação Sem Violência”

Você já ouviu falar da Lei Menino Bernardo? Esse é o novo tema de trabalho da Prefeitura de Caucaia, através da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF em Caucaia. O objetivo é assegurar o processo humanizado na educação de crianças e adolescentes. "A educação é um direito assegurado como fundamental a todas as crianças brasileiras. Essa educação deve vir de maneira estruturada, a fim de que as crianças e adolescentes possam desfrutar desse momento da melhor forma possível", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia. O objetivo é reafirmar que as palavras "educação" e "violência" não combinam.

O Dia pela Educação sem Violência se comemora nacionalmente em 26 de junho, e foi instituído no Brasil na data da aprovação da lei nº A Lei nº 13.010, também conhecida como Lei Menino Bernardo. A lei proíbe o castigo corporal e o tratamento cruel ou degradante como forma de educar crianças e adolescentes. O nome foi dado em homenagem a Bernardo Boldrini, que foi assassinado aos 11 anos. Vídeos do acervo pessoal da família mostram Bernardo sendo maltratado pelo pai e pela madrasta que, segundo as investigações, ministraram superdosagem de sedativo ao menino. O caso chocou a opinião pública e levantou o debate sobre a prevenção das violências contra crianças e adolescentes no seio familiar.

A Prefeitura de Caucaia tem um trabalho preventivo, envolvendo principalmente a Educação Infantil do Município. De acordo com Elaine Rocha, coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, os professores do município são orientados a trabalhar com uma política de vínculos, acolhendo não apenas as crianças, mas também as famílias. "Esse método propõe uma escuta ativa das crianças, seja através da fala, dos desenhos e outras atividades propostas aos pequenos em sala de aula. Tudo em concordância com o Plano Municipal pela Primeira Infância, política intersetorial da gestão municipal, que dá total assistência às crianças no município", disse.

A programação da campanha contará com a abordagem do tema em variados espaços, e sensibilização de pais e profissionais da educação, saúde e assistência social. "Vamos realizar abordagens em salas de espera nos Postos de Saúde e também nos CRAS do município. Na próxima sexta-feira, realizaremos o "Dia B", uma Roda de Conversa com as famílias sobre os cuidados com as crianças e adolescentes em todas as escolas de educação infantil de Caucaia", finaliza Danyelle.

#SeloUNICEF 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Blitzes educativas e a Seletiva do Prêmio PETECA marcam Dia D contra o Trabalho Infantil em Caucaia

Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de Caucaia realizou três grandes eventos em alusão à Campanha "Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil", da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF em Caucaia. Foram duas blitzes educativas, uma no centro e outra na Avenida Dom Almeida Lustosa, na Jurema, além da Seletiva Municipal do Prêmio PETECA, que aconteceu no Auditório da Câmara de Vereadores.

"É a segunda edição da campanha Todos Juntos Contra o Trabalho Infantil. Tivemos panfletagem com a abordagem junto aos comerciantes do centro de Caucaia, e também tivemos uma grande caminhada na Jurema, com crianças, adolescentes, profissionais de várias secretarias municipais. Também realizamos seminários com vários profissionais da gestão municipal sobre este tema", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Também nesta terça-feira acontece a Seletiva Municipal do Prêmio PETECA, no Auditório da Câmara de Vereadores. O evento é a culminância de um trabalho feito junto às escolas municipais, onde os alunos da rede foram convidados a realizarem trabalhos artísticos, nas modalidades de Conto, Poesia, Música e Desenho. Neste ano, 291 alunos produziram peças que serão julgadas por uma comissão formada por representantes do Ministério Público e da gestão municipal. Além disso, o evento contou com apresentações culturais, palestras e um momento de atividade física, com a equipe do Caucaia Movimenta, da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV).

O evento contou com a presença da primeira-dama, Juliana Valim. "A atual gestão municipal abraçou a causa das crianças e adolescentes no município, e isso se traduz nas inúmeras políticas públicas implementadas. A campanha de vacinal, o busca ativa escolar, a entrega dos tablets para todos os alunos da rede municipal são apenas alguns exemplos de ações concretas, que deixarão um legado para as próximas gerações de caucaienses", disse Juliana.

"Vamos finalizar a Campanha da região da praia, com mais uma blitz. Estamos trabalhando fortemente, com todo o apoio da gestão, em todos os eixos e resultados sistêmicos que envolvem o Selo UNICEF. Temos atingido todas as metas, o que mostra que somos uma gestão que se preocupa com a criança e com o adolescente", finaliza Danyelle Alves.

Saiba mais

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

Atualmente, Caucaia é uma das 471 cidades com o Selo UNICEF, aferido na última edição (2017-2020). Agora, o município trabalha para obter novamente o reconhecimento para a atual edição (2021-2024).

#SeloUNICEF 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO “Trabalho Infantil” é o novo tema de trabalho da Comissão do Selo UNICEF em Caucaia

Após um mês dedicado à erradicação do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a comissão do Selo UNICEF em Caucaia encara um novo tabu da sociedade neste mês de Junho: o trabalho infantil, realidade que afeta milhões de crianças em todo o mundo.

De acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) em 2021, estima-se quase 2 milhões de crianças e adolescentes estejam em situação de trabalho infantil no Brasil. No Ceará, os dados também expressam uma realidade preocupante. Segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT), estima-se que aproximadamente 111 mil crianças e adolescentes estejam em situação de trabalho irregular no estado, sobretudo nos setores de agricultura, comércio e serviços.

Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, chama a atenção para o fato de que, após o período pandêmico, houve um aumento de casos de trabalho infantil, impulsionado pela perda de renda de inúmeras famílias brasileiras. "A edição 2021-2024 do Selo UNICEF vem, desde de 2022, trabalhando a campanha de combate ao trabalho infantil, não só no mês de junho, que é o mês de culminância dessa campanha, mas, juntamente com todo o trabalho da equipe técnica do Selo UNICEF que vem ocorrendo diariamente na busca da garantia dos direitos das crianças e adolescentes, com a gestão e técnicos da Assistência Social, da Educação e da Saúde, no intuito de garantir que o lugar desse público é na escola, é nos equipamentos socioassisntenciais. Se sabe que, após a pandemia, com a questão econômica das famílias, um dos grandes impactos foi a diminuição da renda familiar. E consequentemente as crianças e adolescentes saíram das escolas e passaram a trabalhar de forma informal e ilegal. Então todo esse trabalho da campanha é de conscientizar todos os atores sociais no sentido de que o lugar da criança é na escola e que criança não é para trabalhar", disse.

A programação contará com caminhadas de sensibilização no centro de Caucaia e também na Jurema. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará, no dia 13 de junho, no Auditório da Câmara Municipal, a culminância da etapa municipal do concurso cultural do Ministério Público do Trabalho (MPT). Em 2022, a aluna Mariane Costa Pereira, da Escola Coronel Raimundo de Oliveira, em Caucaia, venceu a etapa estadual, na modalidade poesia.

"Esse concurso cultural já se tornou uma tradição nas escolas públicas de Caucaia. Além da poesia, os alunos produzem peças de desenho, música e conto, e o objetivo é a conscientização para a erradicação do trabalho infantil, que é uma das causas da repetência e da evasão escolar", disse Andrea Herculano, coord. municipal do PETECA. No dia 12 de junho, dia em que se celebra o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, a estudante será uma das homenageadas em solenidade que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará. O professor da aluna e a escola também serão homenageadas.

"Muito mais que uma campanha do Selo UNICEF, esse é um assunto que deve ser abraçado por toda a nossa sociedade. Daí a importância dessa conscientização, que deve ser abraçada por toda a sociedade", finaliza Danyella.

#SeloUNICEF 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Profissionais de Saúde de Caucaia participam de ciclo de palestras sobre o Maio Laranja

Agentes comunitários, Enfermeiros e Coordenadores de Postos de Saúde participaram, entre os dias 04 e 11 de maio, de um ciclo de palestras onde o tema foi Maio Laranja. O objetivo foi apresentar aos profissionais maneiras de não só identificar casos de violência contra crianças e adolescentes, mas também apresentar o fluxo de atendimento/encaminhamentos para esse tipo de ocorrência. Além da palestra com o funcionário da Secretaria de Saúde, os ouvintes também puderam contar com o relato e orientações do Conselheiro Tutelar Josiel Melo.

"O objetivo do evento é esclarecer os fluxos de encaminhamento, ou seja, como que se procede em casos de violência, ou mesmo violação de direitos, e orientamos também como ter a segurança e o anonimato. Então, entre outras orientações, apresentamos o disque 100, e também o encaminhamento ao conselho tutelar", disse, Guanacy Dias, enfermeiro, coordenador Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

Uma das principais frentes de combate à violência sexual é a capacitação de profissionais que têm contato direto com crianças e adolescentes, como Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e coordenadores de postos de saúde. Esses profissionais estão em uma posição estratégica para identificar sinais de abuso e encaminhar vítimas para atendimento especializado.

Para Cristiane Frazão, que é enfermeira na Prefeitura de Caucaia há 10 anos, "as atualizações e reciclagens sobre esse tema são bem-vindas. É muito bom despertar esse assunto entre os profissionais da saúde. Aliás, é de suma importância", elogia.

"Eu achei excelente, a condução do tema, a delicadeza que teve, o espaço para interação e tirar dúvidas. Já me deparei com um caso onde um dos parentes não quis denunciar uma situação de abuso, onde orientamos a familiar a procurar o Conselho Tutelar. Após essa palestra, temos mais orientações, também com o apoio do Conselheiro Tutelar, vai ficar mais fácil de nossas tirarmos nossas dúvidas", disse Euzeline Gadelha, coordenadora do Posto de Saúde Paulo Pontes, na Jurema.

No dia 19, próxima sexta-feira, acontece a última palestra do ciclo, com os profissionais do Hospital Municipal Abelardo Gadelha.

Saiba mais

A violência sexual contra crianças é um tema delicado e alarmante em nossa sociedade. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2020 foram registrados mais de 25 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. Esses números reforçam a importância de ações que ajudam na identificação e no combate a esse tipo de crime.

#SeloUNICEF 04/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO “A brincadeira termina quando o medo começa” é o tema da campanha de Maio Laranja da Prefeitura de Caucaia

O Maio Laranja, mês de combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, será amplamente trabalhado em Caucaia, através de vários órgãos da gestão municipal, coordenados pela equipe do Selo UNICEF no município. Atividades nas áreas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, entre outras, fazem parte da programação especial, envolvendo servidores e cidadãos, em uma ampla corrente que visa prevenir esse tipo de crime.

Com o tema ""A brincadeira termina quando o medo começa", o foco da campanha é trazer luz a um assunto que muitas vezes é encarado como tabu pela sociedade. Infelizmente, o abuso sexual de crianças e adolescentes continua sendo um problema grave no Brasil.

Em Caucaia, foram 90 denúncias realizadas entre janeiro de 2022 e abril de 2023. Estupro de vulnerável (37), abuso sexual por pessoa da família (14) e abuso sexual por membros do círculo de relações sociais de amizade (14) foram as maiores ocorrências. Para Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, os números indicam que precisamos nos mobilizar enquanto sociedade para protegermos nossas crianças e adolescentes. "Esses números são alarmantes e evidenciam a necessidade urgente de se combater o abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Em Caucaia, estamos fazendo a nossa parte, nesta verdadeira força-tarefa que envolve uma série de órgãos da gestão municipal", disse.

De acordo com dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve um aumento de 19,3% nas denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2020 em comparação com o ano anterior. No total, foram registradas 86.837 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes em 2020, sendo que 79,1% das vítimas eram meninas e 20,9% eram meninos. Além disso, 58,9% das denúncias envolviam violência sexual cometida por conhecido da vítima, como familiares, vizinhos e amigos da família.

Programação

Formações, lives, rodas de conversa, peça teatral e oficinas são algumas das atividades que serão realizadas. A primeira ação acontece já nesta quinta-feira (04), quando se iniciam as formação com Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Coordenadores de Unidades de Saúde, UPAS e Hospital Municipal, sobre identificação e fluxo de atendimento/encaminhamentos das situações de violência contra crianças e adolescentes.

Como denunciar?

Disque 100

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, basta discar 100.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão administrativo municipal, autônomo, responsável pelo atendimento de crianças ameaçadas ou violadas em seus direitos. Os conselhos têm-se constituído em importantes peças na rede de proteção da criança e do adolescente, nos casos de denúncias de negligência, maus-tratos, abuso físico e sexual de crianças e adolescentes e também instrumento de combate ao comércio e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Conselho Tutelar - Sede: (85) 3342 8123 / (85) 99110 4288 / conselhotutelarsede@sas.caucaia.gov.br

Conselho Tutelar - Jurema: (85) 98114 4400 / conselhotutelarjurema@sas.caucaia.ce.gov.br

Delegacia Metropolitana de Caucaia

Rua José Matias de Brito - Centro, Caucaia - CE, 61602-040

085 3101 3360

Programação completa

04 e 05/05 Formação com Agentes Comunitários de Saúde

10 e 11/05 Formação com Coordenadores de Postos e Enfermeiros

11/05 Sensibilização dos comerciantes do Cumbuco

12/05 Formação dos profissionais da SEJUV do Caucaia Movimenta

Live do MINISTÉRIO PÚBLICO - Rede Peteca

12/05 a 17/05 Atividades Sócio-Educativas nas Escolas Municipais /Parceria SEJUV e IMAC

15 a 19/05 Atividades Socioeducativas nos CRAS e CREAS

17 a 19/05 Teatro de Fantoches - Programa Criança Feliz/CRAS Sede, Capuan e Metrópole

18/05 Dia D no Caucaia Movimenta (SEJUV)

18/05 Dia D - Lar Fabiano de Cristo

18/05 Peça Teatral Esquete - Imersão Nota 10

18 e 19/05 Oficina com o Projeto Caucaia em Cores - IMAC e NUCA

#SeloUNICEF 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Escolas de Caucaia recebem nova remessa de kits de higienização e estação de lavagem de mãos em parceria com a UNICEF

Dia de festa e confraternização na Escola ABA Tapeba, no Capuan. Na manhã desta quinta-feira (16), ela e mais quatro escolas do município receberam a segunda remessa de kits de higienização e estações de lavagem de mãos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). São elas: Manuel Pereira, Kurumin Nedi, Nicolau Noronha e Yara Guerra.

Estiveram presentes no evento, o Secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, a Secretária Executiva de Trabalho, Izabel Calado, a articuladora do Selo UNICEF em Caucaia, Danyelly Alves e Rui Aguiar, chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza. "Esse evento fecha um ciclo de trabalho que o UNICEF começou com a Prefeitura de Caucaia, de volta segura das crianças e adolescentes indígenas e quilombolas nas escolas, com a garantia de água, saneamento e as condições básicas de higiene. A minha palavra é de gratidão, à Secretaria de Educação, de Saúde e de Desenvolvimento Social aqui de Caucaia, sob a coordenação local do Selo UNICEF", disse Rui.

Em agosto de 2022, outras cinco escolas municipais já haviam sido contempladas com os mesmos produtos e a estação de lavagens de mãos. Além de receber o material, uma equipe do UNICEF veio até o município e realizou uma capacitação junto aos educadores das escolas que receberam os kits. Momento de aprendizado e troca de experiência entre os profissionais.

Para Roberta Lima, do núcleo gestor da escola Aba Tapeba, os kits reafirmam a importância das medidas de higiene amplamente divulgadas nos meses de enfrentamento à Covid-19. "Pra escola é muito importante porque a gente consegue, pós-pandemia, fomentar tudo o que foi trabalhado durante aquele período. A importância da lavagem de mãos, da higiene, tanto coletiva quanto pessoal", destaca. A educadora revela ainda que a escola já está se organizando para a distribuição dos ítens individuais e disponibilização do ítens coletivos.

Saiba mais

Com a pandemia de Covid-19, o hábito de lavar ou higienizar as mãos com mais frequência foi amplamente divulgado em todo o mundo, como forma simples, segura e eficaz para evitar a propagação do vírus. A técnica correta de lavagem das mãos inclui esfregar as palmas e as costas das mãos, entre os dedos, friccionar as pontas dos dedos na palma oposta e envolver o polegar oposto com a palma fechada.

#SeloUNICEF 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Comissão do Selo UNICEF em Caucaia alcança meta no programa Busca Ativa Escolar

Toda criança tem o direito à educação. Visando garantir esse bem, um dos braços da campanha do Selo UNICEF nos municípios é o Busca Ativa Escolar. Neste quesito, Caucaia acabou de ganhar nota 10! De acordo com o relatório do Selo UNICEF, o município já atingiu a primeira meta de (re)matrícula dos estudantes prevista pelo programa.

O Busca Ativa Escolar prevê o monitoramento dos estudantes que não estão oficialmente na rede educacional. A comissão do Selo UNICEF, através da Secretaria de Educação, implementa estratégias para identificar os estudantes em idade escolar que não estão matriculados, ou se encontram em outra rede educacional. Os números iniciais previam que 1639 crianças e estudantes estavam nessa situação. A última medição seria realizada em 31 de março de 2023 e previa a (re)matrícula de 657 estudantes. Porém, essa meta já foi alcançada pela equipe responsável ainda no mês de fevereiro.

"Atribuímos a conquista dessa primeira meta ao trabalho realizado de forma intersetorial, como orienta o Selo UNICEF e preconiza a LEI No 3.369, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021, que institui a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar no Município de Caucaia. É extremamente gratificante promover e acompanhar o retorno da criança e ou adolescente à escola, assegurando assim o direito à educação de qualidade. Fora da Escola Não Pode", disse Andréa Herculano, Mobilizadora do Selo UNICEF na Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Cláudia Diniz, coordenadora operacional do Programa, agora a equipe vai se concentrar e acompanhar os alunos buscados, e monitorar possíveis casos de abandonos eminentes. "Agora vamos acompanhar os alunos que entraram nessa fase por meio de observações que acontecem ao longo do ano, para termos a certeza de que os alunos, depois que retornaram à escola, permanecem efetivamente. Outro passo importante é iniciar a segunda fase da edição, que se dá através do mapeamento de possíveis novos casos de risco de abandono ou evasão, identificando as causas para encaminhar os estudantes de volta à escola, após inicia-se um novo ciclo de 04 observações desses novos casos", relata.

"Parabenizo à coordenação da Busca Ativa Escolar em Caucaia, através da coordenadora Cláudia Diniz, e também em nome da mobilizadora da Educação, Andrea Herculano, e a todos os profissionais que fazem a Secretaria Municipal de Educação. Essa conquista é uma conquista da Prefeitura de Caucaia, e ela comprova o compromisso da atual gestão no combate à evasão escolar e na rematrícula de crianças e adolescentes que estavam evadidos, garantindo o acesso à educação e à escola", finaliza Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

#SeloUNICEF 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Primeira campanha do Selo UNICEF em Caucaia abordará a Prevenção à Gravidez na Adolescência

Em 2022, 578 crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos deram à luz em Caucaia. O número corresponde a 13,7% dos nascimentos no município. Com o objetivo de abordar o tema "gravidez na adolescência", a campanha "Tudo tem seu Tempo" marca o retorno das atividades do Selo UNICEF em Caucaia. A ideia é informar e desmistificar uma série de temas ligados aos casos de gestação precoce.

"Essa é a nossa primeira campanha de um ano com muitas ações para as crianças e adolescentes do município. O tema é importantíssimo, já que a gravidez na adolescência impacta no desenvolvimento dessa gestante como um todo, em sua saúde, seu desenvolvimento escolar, e também em seu bem estar social", revela Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

"Uma das nossas missões é reduzir o indicador de adolescentes grávidas, que atualmente se encontra em 14,3%. A finalidade principal dessa ação é promover a atenção integral na prevenção e cuidado da gravidez na adolescência, ampliando a garantia de direitos de crianças e adolescentes", disse Georgevânia da Fonseca, enfermeira e mobilizadora técnica da Saúde do Selo UNICEF. "A gravidez na adolescência é um fenômeno complexo, relacionado ao contexto sociocultural, econômico e político. A prevenção exige esforços dos setores responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas que têm como perspectiva central os direitos humanos, mas demanda também o envolvimento de todos os setores da sociedade civil", completa.

Serão oferecidas rodas de conversa com adolescentes já atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Na ocasião, a equipe da Residência Multiprofissional em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) irão falar sobre saúde da mulher, com enfoque para adolescentes, e também solucionarão dúvidas dos participantes. "O nosso conteúdo será voltado para que os adolescentes possam se sentir acolhidos e informados sobre o assunto. Não será uma aula ou uma palestra, mas um bate-papo com trocas de saberes", revela Sergiana Bezerra, Supervisora Geral da Residência Multiprofissional em Saúde.

Programação

Palestras

CRAS Sede

10/02 às 14h

CRAS Jurema

15/02 às 13h

CRAS Araturi

(Realizado no Imersão Nota 10)

16/02 às 09h

CRAS Metrópole

16/02 às 09h e às 13h

CRAS Capuan

17/02 às 09h e às 13h

CRAS Grilo

(Realizado na Escola Indígena Cacique Antônio Ferreira da Silva)

28/02 às 09h

Evento online - ADOLESCÊNCIA PRIMEIRO - Gravidez depois

Organização: Rede Peteca e do Projeto PREVINE - Violência nas Escolas Não!

Data:16/02, às 14h

Link de inscrição: https://forms.gle/UFMrtXbFrDMg1JpR7

#SeloUNICEF 29/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Caucaia é destaque no cumprimento de ações que melhoram indicadores e garantem certificação do UNICEF Após dois anos de intensas atividades, a Comissão do Selo UNICEF de Caucaia enumera conquistas e objetivos a serem alcançados em busca do Selo UNICEF.
#SeloUNICEF 03/11/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Projeto Viveiros Educativos promove a prática de hortas comunitárias em Caucaia Cultivar hortas domésticas é não apenas uma atividade tradicional, mas também uma aposta na saúde e qualidade de vida.
#SeloUNICEF 19/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Bebê prefeita 2022 recebe chave simbólica de Caucaia
#SeloUNICEF 06/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Caucaia lança a Semana do bebê e distribui kits para gestantes

O cuidado que a atual gestão municipal tem com as mães e as crianças caucaienses acontece desde o pré-natal. A Prefeitura de Caucaia, por meio da ação conjunta das secretarias de Saúde, Desenvolvimento social e Educação e em parceria com o Selo Unicef, lançou, na manhã desta quinta-feira (06), no Lar de Clara, a semana do bebê, que tem o objetivo de assegurar estratégias que garantam a saúde e o bem-estar das crianças de zero a seis anos de idade. a semana do bebê envolve atividades nas secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O evento contou com a presença da primeira-dama, Juliana Valim e representantes das Secretarias, gestantes e Comissão do Selo Unicef.

Na edição da Semana do Bebê deste ano, serão abordados três temas: atraso no desenvolvimento infantil, fortalecimento de vínculos e aleitamento materno exclusivo. Hoje, a abertura do evento contou com apresentação das crianças do Projeto Arte Cultura Clara Música, Dramatização da Peça "A Bela e a Fera", além da entrega de kits para 16 gestantes.

Durante a cerimônia de abertura da Semana do Bebê, a Primeira-Dama, Juliana Valim, realizou a entrega de kits para as gestantes (banheira plástica, bolsa, camiseta, álcool 70%, algodão bola, colônia infantil, conjunto pagão, creme de assaduras, fralda em tecido, fralda descartável, hastes flexíveis, lenços umedecidos, mamadeiras de 240 ml e de 50 ml, manta, meias, sabonete em barra, sabonete líquido, shampoo infantil e toalha fralda). "Nossas crianças precisam ser cuidadas para virarem adultos saudáveis e é o nosso dever garantir isso. Cuidado e humanização são pilares da nossa gestão. Eu reafirmo o nosso compromisso de cuidar com zelo e amor de todas as mães, filhos e famílias aqui presentes", pontuou Juliana.

A gestante Vânia Araújo, que está grávida novamente depois de 15 anos, conta que quando descobriu a gravidez foi até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e recebeu orientações e apoio. Hoje, ela esteve presente na cerimônia de abertura da Semana do Bebê e recebeu o kit gestante das mãos da primeira dama. "Eu fiquei emocionada e feliz de receber o kit. Eu não esperava essa gravidez de agora. Estou começando do zero de novo e ter esse apoio é muito bom. Com esse kit que eu recebi, vou economizar bastante. É uma grande ajuda", destacou Vânia.

Além da entrega dos kits, a programação contou com uma equipe da Saúde para Vacinação, Aplicação de Flúor, e a acolhida com os personagens da Formação da Educação Infantil.

A articuladora do selo Unicef, Danyelle Alves, destacou que a Semana do Bebê também está em atuação nas Unidades Básicas de Saúde, creches e nos Cras através da atuação de projetos como o Criança Feliz, que tem atividades lúdicas para as crianças na primeira infância. Durante essa semana também teremos os dados dos indicadores do município que são relacionados aos cuidados com mães e com a primeira infância que serão usados como parâmetro para o próximo ano.

A programação da Semana do Bebê, teve início nesta quinta-feira, 05, seguirá até o 14 de outubro, com várias ações nas áreas da educação, saúde e assistência social. O cronograma de atividades ainda prevê palestras, orientações e atividades socioeducativas.

#SeloUNICEF 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Escolas de Caucaia recebem kits de higienização e estação de lavagem de mãos em parceria com a UNICEF

No dia do estudante, alunos de 10 escolas da rede municipal de Caucaia receberam um grande presente do UNICEF. Com o objetivo de assegurar os hábitos de higiene nas escolas do município, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)beneficiou as instituições de ensino com kits de higienização. A solenidade de entrega simbólica aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), na Escola Tapeba Angaturama Lindalva Teixeira, em Jandaiguaba.

O evento contou com a presença da primeira-dama, Juliana Valim, do vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, o Secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, Raul Guerreiro, representante do UNICEF, Sávio Nascimento, Vereador, além do corpo docente da escola, alunos e demais participantes. Para a primeira-dama, a doação do UNICEF reforça o trabalho que a gestão municipal vem fazendo para melhorar a estruturadas unidades educacionais do município. "É muito bom poder contar com o UNICEF nessa missão que a gestão Vitor Valim assumiu para si, que é a de dar às crianças e jovens da nossa cidade uma educação de excelência. Desde a questão estrutural e tecnológica, com a reforma das escolas e a entrega dos tablets, passando pela capacitação e valorização dos professores e corpo gestor, até ocasiões como essas, de cuidado e empatia", disse Juliana Valim.

O vice-prefeito, Deuzinho Filho, destacou o empenho dos órgãos que fazem a gestão municipal."Aqui é um momento festivo, mas que reflete todo esse trabalho dos órgãos do município. Quem conhece o prefeito sabe que ele nos dá autonomia para trabalhar. E esse é o resultado de um trabalho técnico, de uma gestão que tem obsessão em entregar o melhor para os caucaienses", avaliou.

"Foram mil litros de sabonete líquido, a mesma quantidade de máscara de tecido com tripla camada para criança, 360 litros de álcool em gel, absorventes, papel toalha, enfim, uma série de produtos que poderão potencializar a higiene das crianças dentro das escolas do município. Além de, claro, as estações de lavagem de mãos, finalizando essa grande remessa de materiais", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Além de receber o material, uma equipe do UNICEF veio até o município e realizou, nos dias 14 e15 de junho, uma capacitação junto aos educadores das escolas que receberam os kits. Momento de aprendizado e troca de experiência entre os profissionais.Além disso, as escolas também irão receber kits educativos, compostos por cartilhas sobre menstruação, cartelas adesivas, folhetos e cartazes, contendo mensagens lúdicas atrativas, com linguagem acessível, para reforçar a importância do convívio seguro na escola.

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#SeloUNICEF 22/06/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA "Educação Sem Violência" é o novo foco de trabalho do Selo UNICEF e órgãos do município para o mês junho

A educação é um direito assegurado como fundamental a todas as crianças brasileiras. Essa educação deve vir de maneira estruturada, a fim de que as crianças e adolescentes possam desfrutar desse momento da melhor forma possível. Para reafirmar que as palavras "educação" e "violência" não combinam, a Prefeitura de Caucaia, através da Comissão do Selo UNICEF, irá promover uma série de debates com foco na Educação Sem Violência.

"Nós acabamos de sair de uma campanha muito exitosa, de combate ao trabalho infantil, e já abraçamos, como sociedade, esse tema também tão importante. O dia 26 de junho é o Dia Nacional pela Educação sem Violência, momento oportuno para desmistificar uma série de paradigmas da nossa sociedade. O mais importante é entendermos que o processo de aprendizado nunca irá necessitar da violência para acontecer com sucesso, muito pela contrário", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

O Dia Nacional pela Educação sem Violência, citado por Danyelle, foi instituído no Brasil na data da aprovação da lei nº A Lei nº 13.010, também conhecida como Lei Menino Bernardo, que proíbe o castigo corporal e o tratamento cruel ou degradante como forma de educar crianças e adolescentes. O nome foi dado em homenagem a Bernardo Boldrini, que foi assassinado aos 11 anos. Vídeos do acervo pessoal da família mostram Bernardo sendo maltratado pelo pai e pela madrasta que, segundo as investigações, ministraram superdosagem de sedativo ao menino. O caso chocou a opinião pública e levantou o debate sobre a prevenção das violências contra crianças e adolescentes no seio familiar.

A Prefeitura de Caucaia tem um trabalho preventivo, envolvendo principalmente a Educação Infantil do Município. De acordo com Elaine Rocha, coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, os professores do município são orientados a trabalhar com uma política de vínculos, acolhendo não apenas as crianças, mas também as famílias. "Esse método propõe uma escuta ativa das crianças, seja através da fala, dos desenhos e outras atividades propostas aos pequenos em sala de aula. Tudo em concordância com o Plano Municipal pela Primeira Infância, política intersetorial da gestão municipal, que dá total assistência às crianças no município", revela.

Sobre as consequências da violência contra criança no contexto educacional, Elaine revela que: "A violência pode causar um bloqueio no processo de desenvolvimento nas crianças. Violência verbal, física, e psicológica, sendo essa ainda mais danosa para os pequenos", conclui.

Programação

Rodas de conversa, oficinas de arte e peça teatral fazem parte das iniciativas educativas e preventivas para promover o assunto nos equipamentos da Prefeitura até o final do mês de Junho. A peça abordará a história do Menino Bernardo. "A educação no município tem avançado tanto em estrutura quanto em formação de profissionais e investimento em tecnologia. Formas de aprendizado arcaicas não fazem parte da visão de humanização que temos na gestão municipal, e abraçarmos essa campanha, através do Selo UNICEF, é apenas mais uma das ações da prefeitura de Caucaia, no que tange o cuidado e o zelo com nossas crianças e adolescentes", finaliza Deuzinho Filho, vice-prefeito de Caucaia.

#SeloUNICEF 20/06/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Prefeitura de Caucaia adere ao Programa 1 Milhão de Oportunidades do UNICEF

Os jovens caucaienses de 14 a 24 anos ganharam mais um apoio na hora de conseguir uma oportunidade de emprego e/ou qualificação profissional. A gestão municipal aderiu ao Programa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e entidades parceiras. A parceria tem foco no desenvolvimento de estratégias para gerar oportunidades de emprego e capacitação profissionais aos adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos de idade.

"O 1MiO é uma plataforma parecida com o SINE, onde se divulgam cursos e vagas de emprego para jovens. Juntamente com o Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ), órgão do município de Caucaia, vamos alimentar com vagas de trabalho para essa faixa etária, envolvendo setor privado e público. Através da mesma plataforma, a própria empresa também poderá divulgar suas vagas. Ou seja, é um verdadeiro mundo de oportunidades", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Um funcionário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho de Caucaia (SDST), ficará responsável pela atualização da plataforma com as oportunidades referentes ao município de Caucaia, a fim de garantir que os jovens caucaienses sempre tenham acesso a novas oportunidades. Você pode se inscrever e conferir as oportunidades através do endereço https://1mio.com.br/.

"Um dos focos da atual gestão é promover oportunidades para nossas crianças e jovens. Prova disso é o projeto #próximospassos, da Secretaria de Educação, que prepara os alunos do 9º ano do ensino fundamental para as seleções de escolas técnicas do município, ou mesmo o lançamento do Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Essa é mais uma iniciativa, dessa vez em parceria com o UNICEF, para dar mais oportunidades para adolescentes e jovens caucaienses", finaliza Danyelle Alves.

Saiba mais

O 1MiO reúne Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos.

#SeloUNICEF 03/06/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Caucaia reúne diversas secretarias para planejamento de estratégias para o Selo UNICEF

Prestes a lançar duas grandes campanhas, sobre Trabalho Infantil e Educação Sem Violência, a comissão do Selo UNICEF em Caucaia, através da articuladora, Danyelle Alves, esteve em reunião, na manhã desta quarta-feira (01), juntamente com o secretário de Educação, Sérgio Kobayashi, de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natécia Campos e o secretário executivo de Saúde, Afrânio Junior.

O encontro aconteceu no Gabinete do Vice-Prefeito, Deuzinho Filho, que também esteve presente. "Nunca o Selo UNICEF foi tão atuante em Caucaia. A gestão municipal tem dado todo o apoio para que as políticas públicas apontadas como prioridade pela Comissão possam ser implementadas. O nosso compromisso é com o futuro do nosso município, representado por essas crianças e jovens que hoje tem protagonismo e total atenção da Prefeitura de Caucaia", disse Deuzinho Filho.

Na pauta, a logística das campanhas sobre prevenção do Trabalho Infantil e a Educação sem Violência, ambas a serem desenvolvidas em junho. Também neste mês deve acontecer um Seminário de Saúde Mental, trazendo mais esse importante assunto à discussão no município.

"Também falamos sobre outros assuntos que tangenciam o trabalho da Comissão do Selo UNICEF em Caucaia, como o Busca Ativa Escolar, programa que busca promover uma educação de qualidade para todos, ou o Fluxo de Atendimento de Crianças e Adolescentes em Saúde Mental. Também abordamos o Seminário de Saúde Mental, que deve ocorrer no dia 23 de junho, e sobre a implementação dos mecanismos da Lei da Escuta Protetiva, que buscam prevenir e dar respostas às violências contra crianças e adolescentes", pontua Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Saiba mais

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para incentivar e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

#SeloUNICEF 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comissão Intersetorial do Selo UNICEF realiza reunião de planejamento de Campanhas

A equipe do Selo UNICEF em Caucaia se reuniu para planejar três campanhas municipais com os seguintes temas: Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Conscientização contra o Trabalho Infantil e Promoção à Educação sem Violência. A primeira delas, também conhecida como Maio Laranja, já começa no próximo mês.

"A reunião de hoje foi muito rica, já que conseguimos reunir profissionais de diversas áreas da gestão municipal, como Saúde, Esporte e Juventude, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente, Comunicação, além do NUCA, entre outros. Com isso, saímos com propostas factíveis para a operacionalização de campanhas que possam promover estes importantes temas no município", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

A Prefeitura de Caucaia irá não apenas aderir às campanhas, mas disponibilizar profissionais para a promoção de maneira abrangente dos temas propostos. Abaixo, seguem mais informações sobre os motes das campanhas, que devem acontecer em Maio e Junho.

Maio Laranja

O dia 18 de Maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, por esse motivo, durante todo o mês, a sociedade se mobiliza em relação ao tema, promovendo informações e ações relevantes para a diminuição dos crimes.

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.

Dia Nacional pela Educação sem Violência

Também conhecida como "Lei Menino Bernardo", no dia 26 de junho de 2014, o Congresso Nacional aprovou a lei que instituiu o Dia Nacional pela Educação sem Violência. Desde então, ONGs e órgãos públicos se mobilizam para promover a boa educação e criação parental, a fim de evitar que casos como o do pequeno Bernardo se repitam.

#SeloUNICEF 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Caucaia realiza 1º Fórum da Criança e do Adolescente do Selo UNICEF

Na manhã desta sexta-feira (11), aconteceu o primeiro Fórum Comunitário de Caucaia, com o objetivo de discutir o planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes no município. A cerimônia aconteceu no Convento das Irmãs Cordimarianas, no centro de Caucaia, e teve a presença de representantes da gestão municipal e da sociedade civil.

O evento contou com uma apresentação do Ritual Toré com alunos da Escola Municipal Abá Tapeba, declamação de poemas com os jovens do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Caucaia (NUCA), além de intervenção musical realizada pelo músico e articulador artístico-cultural do município, Daniel Sombra.

Além da Comissão Intersetorial, autoridades políticas representadas nas figuras do vice-prefeito, Deuzinho Filho, Erick Aragão, Presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia, Julio Cals, Presidente Nacional da Cruz Vermelha, Natécia Campos, Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Emilio Freitas, assessor da Secretaria Municipal de Educação, e Zózimo Medeiros, Secretário de Saúde, também estavam presentes no Fórum, e firmaram compromisso de discutir junto com a sociedade o novo plano municipal.

Na ocasião, o vice-prefeito, Deuzinho Filho destacou novidades na área educacional: "Caucaia vai se empenhar para conseguir o Selo e garantir ainda mais qualidade de ensino para os jovens. A expectativa é que mais dois centros de educação infantil sejam entregues no município para reforçar o compromisso de cuidar dos jovens do município", afirmou.

A equipe do "Caucaia rumo ao Selo UNICEF" apresentou aos presentes as principais ações discutidas e sugeridas para a definição de políticas públicas de desenvolvimento de crianças e adolescentes. A atual articuladora oficial do selo unicef, Danyelle Alves, falou sobre a metodologia do 1° Fórum Comunitário e ressaltou a importância da implementação de políticas públicas voltadas para os jovens: "Foi um grande evento, que contou com a participação de 93 pessoas de vários segmentos da sociedade. Nele, aprovamos o Plano Municipal das Crianças e dos Adolescentes, bem como apresentamos o diagnóstico de todo o trabalho que realizamos para chegar lá. Nosso próximo passo agora é colocar o nosso Plano na plataforma do Selo Unicef, estando mais próximos de conseguirmos o Selo para o nosso Município", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

Saiba mais

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para incentivar e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes

#SeloUNICEF 09/02/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO DE PESSOAS E TECNOLOGIA Tudo pronto para o 1º Fórum da Criança e do Adolescente do Selo UNICEF em Caucaia

"Caucaia rumo ao Selo UNICEF". Tema mais do que adequado à equipe do Selo UNICEF 2021-2024, já que as últimas semanas têm sido de intensas e importantes reuniões com o objetivo de garantir o reconhecimento ao município. Agora, a equipe está pronta para apresentar à sociedade e os principais órgãos envolvidos na temática da Criança e do Adolescente em Caucaia o que deve vir a ser o novo Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. O evento acontece na próxima sexta-feira (11), a partir das 08h, no Convento das Irmãs Cordimarianas, no centro de Caucaia.

"Na última semana tivemos a última e mais importante reunião antes do Fórum, quando apresentamos ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA) o resultado de meses de trabalho e diagnósticos", revela Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

Erick Aragão, presidente do COMDICA, junto com seus pares, não apenas aprovou o trabalho, como elogiou o resultado alcançado pela equipe do Selo UNICEF em Caucaia. "A apresentação do diagnóstico do selo Unicef ao COMDICA atendeu às expectativas do colegiado e tornou visível as necessidades que precisamos atender para aprimorar o trabalho da rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes. A expectativa é que no Fórum comunitário do selo Unicef nós possamos discutir as ações sugeridas e avançar na definição de um plano municipal de direito das crianças e dos adolescentes", disse.

Saiba mais

O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF nos municípios participantes. O evento reúne órgãos da gestão municipal, conselheiro tutelar, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, crianças, adolescentes e suas famílias, profissionais de saúde, educação, assistência social e saneamento básico, entre outros. O evento serve para discutir um planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

Além disso, o 1º Fórum Comunitário de Caucaia deve contar com uma apresentação ritualística do Toré, com alunos da Escola Municipal Abá Tapeba, além de uma intervenção musical realizada pelo músico Daniel Sombra.

#SeloUNICEF 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Selo Unicef em Caucaia finaliza reuniões de diagnóstico para Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes

Foram duas semanas de intensos trabalhos para o Selo Unicef em Caucaia. Desde o último dia 18, a equipe promoveu oito reuniões, uma para cada resultado sistêmico, além de outra exclusiva para ouvir o eixo cidadão, representado pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Caucaia (NUCA). Um trabalho que envolveu não apenas os três mobilizadores das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Trabalho, mas também os membros da comissão intersetorial, abrindo o leque de abrangência e alcance que resultará no novo Plano Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes. "A metodologia primeiro faz um diagnóstico dos desafios, onde eles estão, qual é essa população, quais são os atores envolvidos, como o município vem enfrentando, e a gente finaliza com ações e atividades que poderão ser realizadas na superação. Tendo em vista todo esse debate de forma intersetorial. O resultado são ações, também intersetoriais, que vão envolver diversos atores sociais, desde o Conselho Tutelar, Saúde, Educação, Infraestrutura, IMAC, órgãos municipais e estaduais", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

Agora, a equipe finalizou o primeiro esboço do Plano, que deve ser submetido à aprovação prévia ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caucaia (COMDICA) no próximo dia 02 de fevereiro. Com isso, finalizaram-se os principais preparativos para o 1º Fórum do Selo Unicef, que deve acontecer no dia 11 de Fevereiro. "O Fórum vem legitimar todo um diagnóstico, toda uma proposta de trabalho em defesa da criança e do adolescente, na melhoria de ações que envolvam saúde, educação, assistência social e participação cidadã. Tendo também como foco a participação da sociedade civil, debatendo, discutindo e aprovando o que é melhor para a criança e o adolescente", finaliza Danyelle.

1º Fórum do Selo Unicef

O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF nos municípios participantes. O evento serve para discutir não apenas com os órgãos públicos, mas também com a comunidade em suas mais diversas representatividades, um planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Em Caucaia, o evento acontece no próximo dia 11 de Fevereiro, a partir das 08h, no Convento das Irmãs Cordimarianas, no centro de Caucaia.

#SeloUNICEF 21/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Equipe da Prefeitura de Caucaia traça estratégias para o Selo Unicef (2021-2024)

O ano de 2022 será extremamente importante para o Selo UNICEF em Caucaia. Nesta semana, foram realizadas importantes reuniões que antecedem o 1º Fórum do Selo Unicef, que deve acontecer no próximo dia 11 de fevereiro. Encontros com mobilizadores, com secretários municipais e também com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef (2021-2024), entre outras. "O ano de 2021 foi muito importante pois já conseguimos adiantar muita coisa do nosso caminho rumo ao Selo Unicef. Porém, acredito que o ano de 2022 será ainda mais significativo, pois é quando realizaremos o 1º Fórum do Selo Unicef", disse Danyelle Alves, articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

A reunião de gestores contou com as presenças dos Secretários de Saúde, Zózimo Medeiros, de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natécia Campos e de Educação, Sérgio Kobaiashy, além do vice-prefeito, Deuzinho Filho. Na ocasião, foram apresentados os indicadores do Selo Unicef e as estratégias para que o município alcance as metas definidas. "Essa adesão por parte da gestão municipal mostra não apenas a intenção de fomentar políticas públicas para a criança e o adolescente de Caucaia, mas também o empenho e o comprometimento com o Selo Unicef", disse Deuzinho Filho, vice-prefeito.

Ainda de acordo com Danyelle, as próximas semanas serão de muito trabalho por parte de todos os envolvidos no Selo Unicef em Caucaia. "Desde o dia 18 de janeiro até o próximo dia 28 a equipe técnica do Selo Unicef, juntamente com os membros da comissão e os técnicos das secretarias, estamos trabalhando com foco nos 7 resultados sistêmicos, que são metas que temos que alcançar. Vamos debater sobre os indicadores e atividades, também sobre a participação cidadã dos adolescentes através do NUCA, um trabalho que deve ser finalizado no Fórum, dando forma ao nosso Plano Municipal em Defesa da Criança e do Adolescente", finaliza Danyelle.

1º Fórum do Selo Unicef

O 1º Fórum Comunitário é uma das grandes etapas do projeto Selo UNICEF nos municípios participantes. O evento serve para discutir não apenas com os órgãos públicos, mas também com a comunidade em suas mais diversas representatividades, um planejamento participativo para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Em Caucaia, o evento acontece no próximo dia 11 de Fevereiro, a partir das 08h, no Convento das Irmãs Cordimarianas, no centro de Caucaia.

#SeloUNICEF 10/12/2021 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Prefeitura de Caucaia realiza reunião com gestores e comissão intersetorial do Selo UNICEF

"Rumo ao Selo UNICEF"! Esse é o tema proposto pela comissão do Selo UNICEF para a edição 2021-2024 em Caucaia. Nesta quinta-feira (09), a articuladora da certificação em Caucaia, Danyelle Alves, realizou o primeiro encontro com Gestores e Comissão Intersetorial. Na pauta, empossar os integrantes da nova comissão intersetorial do Selo, além de apresentar a metodologia para garantia da certificação. O evento contou com a presença dos secretários municipais, o vice-prefeito de Caucaia, Deuzinho Filho, e a primeira dama do município, Juliana Valim.

"O Selo UNICEF tem o apoio integral da gestão Vitor Valim. O Selo UNICEF será um reconhecimento importante, mas muito mais significativo é o trabalho de todos que estão aqui pelo futuro de nossas crianças e jovens", disse a primeira dama Juliana Valim. Para o vice-prefeito, Deuzinho Filho, o Selo UNICEF é mais um braço de um trabalho voltado para a primeira infância no município: "A nossa gestão tem investido muito no futuro de Caucaia, seja na Educação, com a entrega de tablets, a entrega dos kits alimentação a todos os alunos, a reforma das escolas. Enfim, uma série de iniciativas que demonstram o nosso compromisso com os pequenos caucaienses".

"A reunião foi excelente, tivemos a presença de todos os mobilizadores, comissão efetivada pelo COMDICA. Agora temos pela frente muito trabalho, uma agenda que culminará na elaboração do Plano Municipal da Criança e do Adolescente, rumo ao Selo UNICEF!", disse Danyelle Alves.

www.caucaia.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 12:11:22