CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 26/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia reforça vacinação contra influenza em crianças com ação itinerante em escolas municipais Ação visa alcançar uma média de 10 mil alunos na cidade
#Saúde 26/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maternidade de Caucaia recebe novos equipamentos para leitos de puérperas e recém-nascidos Os novos equipamentos ampliam as ações da Prefeitura de Caucaia no objetivo de proporcionar mais conforto às gestantes.
#Saúde 25/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano

Atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso, diabético e gestante, aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, curativos, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS. Estes são alguns dos serviços realizados nos postos de saúde de Caucaia, que, somente nos três primeiros meses de 2024, registraram mais de 160 mil atendimentos. O resultado representa quase o dobro do número de atendimentos em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

"A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro contato que a população tem com os sistemas de saúde. Fazer uma gestão que age da melhor forma para prevenir doenças e realizar um diagnóstico eficiente e um atendimento acolhedor são nossas prioridades sempre", afirma Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia.

Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima à residência, para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento dos profissionais. Em Caucaia, 38 postos de saúde do município atendem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h e oito unidades prestam atendimento de 8h às 20h.

Fazem parte das Unidades de Atenção Primária à Saúde/ UAPS (postos de saúde) a Equipe de Saúde da Família (ESF); Equipe Multiprofissional de Atenção Primária à Saúde (EMAPS), além dos agentes comunitários de saúde.

Os Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDIs), criados em 2023 no município de Caucaia, também compõe os serviços oferecidos em dois postos de saúde no município, oferecidos pela gestão às crianças de 0 a 4 anos de idade, que possuem atrasos no desenvolvimento infantil decorrentes de condições de saúde como: Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Prematuridade Extrema, Transtorno de Oposição Desafiante, Paralisia Cerebral, entre outros.

Penha Vasconcelos, moradora do bairro Jurema, fala sobre o atendimento da unidade do bairro. "Vou sempre para as minhas consultas de rotina e sou sempre muito bem atendida por todos do posto desde. O atendimento sempre é nota dez e eu saio de lá maravilhada", celebra.

Saiba mais

Os níveis de atenção ao paciente evoluem, de acordo com a complexidade de cada quadro. Por exemplo, a Atenção Secundária é voltada para o atendimento urgente, como o hospitalar e ambulatorial — compondo as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e o Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (SAMU).

#Saúde 22/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia registra mais de 160 mil atendimentos dos postos de saúde nos três primeiros meses do ano Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima à residência, para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento
#Saúde 11/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove dia D de vacinação contra gripe para grupo prioritário neste sábado (13) A ação vai acontecer em todos os 46 postos de saúde
#Saúde 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza Operação Fronteira contra a dengue, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza

Ação inédita reúne Prefeitura de Caucaia e Prefeitura de Fortaleza em uma ampla ação de prevenção a arboviroses. Nesta terça-feira (26), agentes de endemias das duas cidades deram início à operação Operação Fronteira contra o mosquito Aedes Aegypti - transmissor da dengue, zika e chikungunya. A concentração aconteceu na Praça da Igreja Santa Luzia, no bairro Conjunto Ceará, e reuniu cerca de 60 agentes de Caucaia, que irão visitar quatro mil imóveis em 4 bairros, beneficiando 10 mil caucaienses, nos bairros Parque Albano, Conjunto São Miguel, Parque Guadalajara e Marechal Rondon. A ação segue até esta quarta-feira (27).

"O objetivo dessa ação fronteira é a gente unir as forças dessas duas grandes cidades, para evitar a proliferação das arboviroses, como tem sido visto em outros estados. E, para isso, Caucaia e a região metropolitana precisam ser exemplo", disse Zózimo Medeiros. Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia, dá mais detalhes sobre a ação: "A gente realizará nestes dois dias as visitas domiciliares padrão. Ou seja, atividades de controle vetorial, educação em saúde, telamento de caixa d'água e peixamento".

Outras iniciativas

Também neste mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveram a operação "Aedes na Mira". A ação buscou intensificar as visitas domiciliares em locais estratégicos, apontados pelo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti — LIRA. Esta metodologia aponta de forma rápida, por amostragem, a quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito que tenham dado mais alta e em locais com casos confirmados da doença.

#Saúde 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dengue: confira as dicas da Prefeitura de Caucaia e seja um aliado no combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que zela sempre pelo bem-estar da população caucaiense, dá dicas que podem ajudar na prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses fala sobre a importância de a população, também, ajudar na prevenção. "São atitudes e medidas simples que devem ser adotadas no dia a dia que farão a diferença. Eliminar o criadouro é fácil e pode ser feito em pouco tempo", esclarece.

O que fazer:

- Evite água parada em pneus, latas e garrafas vazias;

- Verifique se a caixa d'água está bem coberta;

- Limpe as calhas;

- Colocar areia nos pratos de plantas;

- Evite entulhos no quintal;

- Tampe os ralos e baixar a tampa dos vasos sanitários;

- Troque a água dos animais de estimação são alguns dos cuidados que os moradores podem ter nas suas casas.

Ações da Prefeitura

O núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses intensificou o monitoramento de indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais pode detectar precocemente a vulnerabilidade para ocorrência da dengue em determinados locais.

O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti — LIRAa, que é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito, realizado em Caucaia mostra que município se encontra, neste momento, em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, com um resultado de 1,6%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

#Saúde 19/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia intensifica o monitoramento epidemiológico e as visitas domiciliares para evitar aumento de dengue

A dengue e as outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti apresentam um comportamento sazonal, ocorrendo, principalmente, nesta época. Por isso, intensificamos o monitoramento e solicitamos o apoio da população na luta contra essas doenças que vêm aumentando em todo o país", alerta Marquezan Rocha, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia.

O núcleo intensificou o monitoramento de indicadores epidemiológicos, entomológicos e operacionais pode detectar precocemente a vulnerabilidade para ocorrência da doença em determinado local.

O último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti — LIRAa, que é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do mosquito, realizado em Caucaia mostra que município se encontra, neste momento, em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, com um resultado de 1,6%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Durante essa época, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é responsável pelo Núcleo de Endemias e Zoonoses, também intensifica as visitas e inspeções focais em domicílios da cidade que deram positivo para o aumento de focos. Os ciclos de visita de combate à dengue, que acontecem periodicamente, são divididos nas quatro regiões: Jurema, Praia, Sede e Grande Nova Metrópole.

Marquezan fala sobre cuidados que a população deve ter em casa para evitar os focos do mosquito. "O morador deve tirar, pelo menos, dez minutos por semana para olhar a casa, verificar se as vasilhas dos animais estão sempre limpas, guardar pneus e garrafas em locais cobertos, retirar a água acumuladas vasos de plantas e tampar as caixas d'águas", afirma.

O gestor enfatiza ainda a questão da aceitação dos moradores em relação às vistorias. "Orientamos que as pessoas não recusem a visita dos profissionais. Eles são treinados para detectar e acabar com possíveis focos de mosquito", solicita.

Pessoas que apresentem febre com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: manchas vermelhas no corpo, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, vermelhidão nos olhos ou diminuição dos leucócitos (detectado em exame de sangue) devem buscar atendimento de saúde.

Saiba mais

As visitas domiciliares, realizadas pelos agentes de Endemias, tem como objetivo promover a limpeza de depósitos com água, peixamento e telamento de caixas d'água e Ultra Baixo Volume (UBV - fumacê costal) em locais com casos confirmados da doença. Para além desses procedimentos, também é realizado um trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção às doenças.

#Saúde 19/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em 5 meses, Núcleo que atende crianças com Transtorno do Espectro Autista de Caucaia registra mais de 600 atendimentos

Com a finalidade de atender crianças de até quatro anos (primeira-infância) com atrasos ou transtornos de desenvolvimento infantil, os dois Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI), inaugurados pelo prefeito Vitor Valim, nos postos de Saúde Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia, e no Giselda Magalhães, no Potira, registraram mais de 600 atendimentos em cinco meses de atuação.

O programa, que é realizado pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com atendimento de uma equipe multiprofissional com terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e profissional de educação física. Essa equipe desenvolve intervenções clínica-terapêuticas, que possuem o potencial de prevenir transtornos de desenvolvimento infantil e corrigir atrasos, gerando aquisições neuropsicomotoras, fortalecendo a vinculação familiar e comunitária.

Com a implantação do NCDI nas duas UAPS, Caucaia passa a ser o segundo município do Estado do Ceará a ofertar cuidado às crianças na primeira infância com Autismo, TDAH e outros Transtornos de Desenvolvimento Infantil.

A equipe do NCDI atende pacientes recém nascidos com atrasos de desenvolvimento infantil, crianças com paralisia infantil, Sindrome Dwon, Autistas, crianças com agitação psicomotora e atrasos na fala e motor.

Sergiana Bezerra, coordenadora do NCDI em Caucaia, fala sobre o impacto do programa na cidade. "Caucaia também tem uma estratégia que desenvolve uma estimulação precoce, um acompanhamento especifico direcionado para esse público. É uma iniciativa inovadora, que tem um acompanhamento contínuo da equipe e que evita grandes deslocamentos das famílias", afirma.

As crianças são atendidas no NCDI sempre com a presença de dois ou três profissionais, geralmente Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga e Psicóloga ou Fisioterapeuta, a depender da necessidade do caso clínico.

Saiba mais

A previsão da SMS é implantar um NCDI no Posto Francisco Paulo Pontes, no mês de abril, e em todos os distritos de saúde do município até o final de 2024.

#Saúde 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gravidez na Adolescência: Prefeitura de Caucaia intensifica ações educativas de prevenção

Durante este mês de fevereiro, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Saúde e da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, realizará ações que tem como finalidade conscientizar sobre os desafios e impactos da gravidez precoce.

Na programação da campanha, que acontecerá nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS, constarão palestras educativas e interativas com abordagem para os adolescentes do município.

Danyelle Alves, atual articuladora oficial do Selo Unicef, destaca a importância dessa iniciativa em Caucaia. "A educação é uma ferramenta fundamental na prevenção da adolescência. Participando desse tipo de ação, os jovens podem tomar decisões mais responsáveis, evitar a gravidez precoce e construir projetos de vida a longo prazo", afirma.

Durante o decorrer do ano, também são realizadas palestras educativas em escolas, orientações e consultas de planejamento familiar nos postos de saúde, oferta de métodos contraceptivos, orientações e acompanhamento de adolescentes nos serviços de convivências dos CRAS.

Saiba mais

O Selo Unicef é uma certificação expedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Existe desde 1999 para estimular gestões públicas a melhorar indicadores sociais de crianças e adolescentes. Recebem o documento as administrações municipais que reduzirem desigualdades e garantirem direitos.

A Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são as principais referências utilizadas pelo Unicef na definição das diretrizes e dos critérios avaliados para a emissão do Selo. A edição atual, 2021- 2024, será a nona, e nosso município continua tendo como prioridade crianças e adolescentes, portanto, continuamos trabalhando juntamente com o UNICEF.

Serviço:

Gravidez na Adolescência: Prefeitura de Caucaia intensifica ações educativas de prevenção em fevereiro

Palestras:

Datas

- 07/02 Horário: 14h Local: CRAS Araturi (Av. Central, S/N - Araturi)

- 20/02 Horário: 09h e 14h Local: CRAS Metrópole (Rua 127, No 118 - Nova Metrópole)

- 21/02 Horário: 13h30 Local: CRAS Jurema (Rua Mateus Lemos, 4401)

- 28/02 Horário: 14h Local: CRAS Sede (Rua José Pontes, S/N- Centro)

#Saúde 05/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia alcança, pela 3ª vez consecutiva, as metas dos indicadores relacionados à gestante no Programa Previne Brasil

Pela terceira vez consecutiva; o município de Caucaia alcançou um resultado relevante na avaliação do Programa Previne Brasil, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros, com o alcance de três metas em relação à saúde da mulher gestante, no terceiro quadrimestre de 2023.

O Previne Brasil estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária em Saúde (APS). O financiamento federal para a APS é baseado em 7 indicadores de saúde. Cada município recebe o recurso financeiro de acordo com as metas alcançadas em cada indicador.

Na avaliação do programa, que acontece quadrimestralmente e é feita com os indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas, Caucaia atingiu novamente o percentual do financiamento em três indicadores: consulta de pré-natal; testes rápidos de sífilis e HIV e saúde bucal das gestantes, tendo alcançado assim, pela vez consecutiva, as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

As sete metas estabelecidas são as seguintes: seis consultas de pré-natal nas gestantes entre a primeira e a vigésima semana de gestação; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Camila Moreira, diretora da APS de Caucaia, destaca a importância deste resultado. "Com mais este resultado, estamos garantindo mais uma vez um pré-natal seguro para a mãe e o bebê. Isso é fruto de um trabalho incansável de todos os nossos colaboradores que fazem a atenção primária do município e do compromisso desta gestão com a população", afirma.

A cidade também garantiu o aumento de mais dois indicadores: exame citopatológico (prevenção ginecológica) e uma expressiva cobertura vacinal, atingindo 91% da cobertura de penta e pólio, em menores crianças.

Saiba mais

Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Caucaia realizaram mutirões para intensificar o cadastro com a população do município para o Programa Previne Brasil. Essas informações, além de definir os recursos financeiros destinados a investimentos para a área de Caucaia, vão subsidiar o planejamento das equipes e facilitar a comunicação com os moradores para a disponibilização de serviços e acompanhamento da população.

#Saúde 26/01/2024 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Agentes de endemias de Caucaia recebem capacitação sobre Leishmaniose Visceral com técnicos da Fiocruz

A luta contra as zoonoses ganha mais um vilão em comunidades afastadas, como as residentes na região serrana de Caucaia: o acesso dos profissionais aos animais domésticos.

Com o objetivo de treinar os agentes comunitários de endemias (ACEs) que atendem a estas regiões sobre manejo e controle de Leishmaniose Visceral, popularmente conhecido como calazar, a Secretaria de Saúde de Caucaia (SMS) e o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) realizou um convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), especialistas em endemias e zoonoses, para o treinamento destas equipes.

A capacitação teve início nesta segunda-feira (22), conta com carga horária total de 40 horas. Debater as estratégias de prevenção da doença, além de fortalecer as ações de educação permanente dos profissionais de saúde do município são alguns dos pontos abordados. Os técnicos Artur Velho e Adilson Almeida, da Fiocruz Rio de Janeiro, e Giovanny Mazzarotto, da Fiocruz Ceará, ministraram a capacitação. "A ideia é aumentar o número de técnicos capacitados capazes de fazer não só o diagnóstico mas também o controle para então subsidiar políticas públicas junto aos gestores do município", revela Giovanny. "São esses profissionais que de fato precisam dessa capacitação pois são eles que são as primeiras barreiras e conhecem as especificidades de cada comunidade, muitas vezes até mesmo de cada família", completa Artur.

Ainda de acordo com os técnicos, que realizam capacitações semelhantes em todo o Brasil, o município de Caucaia se destaca pela união de dois órgãos estratégicos para a promoção da saúde, seja animal ou humana, na capacitação de profissionais. "Eu queria reforçar que o diferencial foi esse trabalho do Instituto do Meio Ambiente junto com a secretaria de Saúde, que foi uma coisa que eu não observei em outros municípios. Saúde animal anda junto com a saúde humana, que anda junto com o meio ambiente. Então vocês estão indo no caminho certo", finaliza Giovanny.

Ao todo, 40 profissionais, que estão vinculados ao Núcleo de Endemias e Zoonoses da SMS de Caucaia estão participando do curso. Marquezan Rocha, coordenador de Endemias e Zoonozes do Município, fala sobre a importância da formação. "Esse treinamento, ministrado pelos profissionais da Fiocruz, é muito relevante para os nossos agentes de endemias, pois implica diretamente na ação preventiva da doença", afirma.

De acordo com Leandro Araújo, presidente do IMAC, agora os profissionais devem replicar as técnicas aprendidas em outras áreas de serra no município. O objetivo é criar um cinturão de monitoramento da região de serra. "É a primeira vez que existe uma parceria institucional entre esses três órgãos. No Ceará é uma inovação. É a primeira iniciativa para que se monte um cinturão de monitoramento nas Serras e nas bases das Serras do município, que são potenciais locais de eclosão desse tipo de doença", enfatiza.

Esta, é a primeira vez que os agentes de endemias recebem esse tipo de formação e, após a conclusão, todos ganharão certificação.

Saiba mais

Leishmaniose Visceral Canina (calazar)

A Leishmaniose é transmitida pela picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito-palha) e pode acometer cães e humanos. O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem matéria orgânica (lixo, fezes de animais e frutas em decomposição) que possa facilitar a criação do mosquito.

#Saúde 25/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com mais de 8 mil atendimentos de saúde, Programa Viva a Vida da Prefeitura segue levando serviços às comunidades

Desde o inicio do Programa Viva a Vida no seu Bairro, que iniciou nesse mês de janeiro e é realizado pela Prefeitura de Caucaia, já foram contabilizados mais de 8 mil atendimentos somente nos serviços de saúde ofertados à população.

O novo programa de assistência social e cidadania já é considerado o maior já desenvolvido em Caucaia de acesso à serviços para a comunidade de forma itinerante.

Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, destaca a importância da ação. "Uma iniciativa desse porte, com muitas secretarias envolvidas e com um trabalho extraordinário sendo entregue de forma eficiente, com qualidade e os ótimos números só mostram o comprometimento desta gestão com os caucaienses. E a população tem abraçado e se beneficiado intensamente com esse programa", celebra.

Entre os serviços de saúde, os mais procurados na ação, estão a mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, vacinação, prevenção ginecológica, atendimento com nutricionista, entre outros.

Marcondes Cardoso, morador da Iparana, bairro que foi contemplado com a ação nessa última segunda-feira (22), fala sobre o serviço que recebeu. "Eu realizei a ultrassonografia da próstata e estou imensamente feliz. Além de já ter feito o exame, já vou mostrar ao médico e fui muito bem atendido", diz.

Saiba mais

Nestes próximos dias, a ação vai percorrer os bairros Tababuá, Sitios Novos e Garrote

- Dia 26/01 (sexta-feira) - Tabapuá - EEIEF DONA LAVINIA DE MEDEIROS

- Dia 27/01 (sábado) - Sítios Novos - EEIEF ALICE MOREIRA DE OLIVEIRA

- Dia 03/02 (sábado): Garrote - EEIEF FAUSTO DÁRIO SALES

#Saúde 16/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia promove formação sobre Lei que protege o atendimento prioritário de pessoas com TEA A ação, que é executada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS de Caucaia, capacita principalmente servidores que trabalham nas recepções.
#Saúde 15/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital Municipal de Caucaia fica em terceiro lugar em ranking estadual em número de cirurgias eletivas O trabalho desenvolvido faz parte de uma política da SMS, que visa organizar e ampliar o acesso a procedimentos e zerar as filas formadas ainda por conta da pandemia de Covid-19
#Saúde 05/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Postos de Saúde de Caucaia registram mais de 600 mil atendimentos em 2023 Os 46 postos de saúde do município atendem de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h
#Saúde 03/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Caucaia, atendimento humanizado tem auxiliado na recuperação de pacientes da UTI do hospital municipal

"Eu cheguei ao hospital municipal quase morta. Abaixo de Deus, vocês salvaram a minha vida", disse, emocionada e cheia de gratidão, D. Francisca Damasceno, de 75 anos, que passou 59 dias internada em um dos novos leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha. "Eu sou muito grata e morro de saudade de cada um que me tratou tão bem na UTI".

Humanizar, ainda mais o atendimento, e tratar a todos com ainda mais dignidade, garantindo a recuperação e o bem-estar dos pacientes é uma das premissas da equipe da unidade intensiva. A UTI, que conta com dez leitos permanentes e uma alta tecnologia, foi inaugurada pelo prefeito Vitor Valim em junho deste ano, e já atendeu mais de quase 200 pessoas que precisaram de cuidados intensivos, desde a inauguração.

D. Francisca Damasceno recebeu todo o cuidado e carinho necessário para auxiliar na recuperação durante os 59 dias em que ficou internada na UTI do Hospital Municipal, por conta de um grande desconforto respiratório. Durante a internação, os profissionais realizaram até uma comemoração de aniversário para a paciente, dentro dos padrões de segurança de saúde de uma UTI. D. Francisca também realizou uma chamada de vídeo para os familiares em celebração à data, também acompanhada pelos profissionais. Já em casa, D. Francisca e os familiares já entraram em contato com a equipe do hospital para parabenizar e agradecer o atendimento prestado.

Thiago Mariz, diretor-chefe da UTI, ressalta a importância de um atendimento humanizado para tratar casos graves. "Para além do trabalho sério e comprometido de toda a equipe do hospital, procuramos humanizar o atendimento e, assim, são criados laços que podem ajudar muito na recuperação de pacientes graves", afirma.

O hospital de Caucaia é uma unidade de saúde referência em traumatologia na região e atende a demanda de pacientes de dez municípios cearenses. Empatia e atenção Ana Alice Mota acompanhou o avô, Antônio de Oliveira Mota (69), ambos moradores do bairro Nova Metrópole, durante alguns dias no Hospital Municipal. Ela também tem um relato positivo sobre a experiência da família no equipamento. "Durante os dias que meu avô ficou internado na UTI e na enfermaria por conta de uma anemia grave, todos os profissionais foram muito presentes e atenciosos. Tanto é que a recuperação dele foi rápida. Eu só tenho a agradecer pelo tempo que eu passei no hospital acompanhando o meu avô, por ter encontrado profissionais tão empáticos como aqueles", afirma.

Saiba mais

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou, no dia 27 de junho, dez leitos permanentes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha. O hospital contava, anteriormente, com uma estrutura provisória de leitos de UTI em forma de contêiner por causa da pandemia. Agora, a unidade tem um espaço de alvenaria com equipamentos e tecnologia avançadas

#Saúde 20/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Gestão Municipal entrega mais um Posto de Saúde reformado, novos serviços e horário de atendimento ampliado
#Saúde 14/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia apresenta indicadores relevantes no Encontro de Imunização do Ceará O Município foi destaque por conta das diversas ações desenvolvidas
#Saúde 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com mais 1.300 cirurgias de trauma em 2023, Hospital de Caucaia alerta para a prevenção de acidentes de trânsito Mais de 80% das cirurgias são por conta de imprudência nas ruas
#Saúde 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica vacinação contra Covid-19 para todos os públicos A aplicação dos imunizantes para pessoas assintomáticas, a partir de agora, também acontece nas Unidades de Atenção Primária à Saúde/ UAPS (postos de saúde)
#Saúde 08/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Técnicos de enfermagem de Caucaia finalizam 1o módulo do curso de atualização em sala de vacinação A previsão é que segundo módulo da formação seja iniciado no primeiro semestre de 2024
#Saúde 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dezembro vermelho: Prefeitura de Caucaia promove abertura do mês de prevenção às ISTs Entre os servicos ofertados estavam: palestra com infectologista, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C, ventosaterapia, auriculoterapia, vacinação, entre outros
#Saúde 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sabadão da Saúde: Caucaia registra 5061 atendimentos com a abertura de oito postos de saúde nesse sábado (25) A realização dos serviços aos fins de semana, segue um planejamento para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas
#Saúde 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre oito postos de saúde neste sábado (25) para atendimento médico, odontológico, testes rápidos e vacinação A ação já beneficiou quase 60 mil pessoas desde o inicio dos atendimentos
#Saúde 09/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Secretaria de Finanças de Caucaia se engaja na campanha Novembro Azul
#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia aumenta número de postos de saúde com funcionamento de 8h às 20h e já conta com 8 unidades com horário ampliado Com o horário estendido, a população terá ainda mais oportunidades de atendimento médico, de enfermagem e vacinação
#Saúde 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Caucaia, Núcleo de Crescimento e Desenvolvimento Infantil completa dois meses de atuação com mais de 120 atendimentos Com a implantação do NCDI na UAPS Joaquim Braga, Caucaia passa a ser o 2o município do Estado a ofertar cuidado às criança com Transtornos de Desenvolvimento Infantil.
#Saúde 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Novembro azul: Prefeitura de Caucaia intensifica ações de prevenção ao câncer de próstata Os serviços envolvem a promoção da atenção integral à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e combate ao câncer de próstata do público masculino
#Saúde 28/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia promove formatura de quase 400 Agentes de Saúde e de Endemias do curso técnico de formação Com a finalização do curso, que teve a duração de seis meses, os profissionais se tornaram técnicos em suas respectivas áreas de atuação
#Saúde 27/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Com mais de 50 mil atendimentos no geral, Prefeitura de Caucaia promove abertura de oito postos de saúde no sábado (28) A população terá disponível serviços médicos, de enfermagem, odontológicos e vacinação
#Saúde 18/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Outubro Rosa: Prefeitura de Caucaia intensifica ações de prevenção ao câncer de mama A ação conta com uma programação com atendimentos diversos
#Saúde 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia “D” de campanha de multivacinação acontece neste sábado (07/10), em Caucaia A imunização acontecerá nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPAS (postos de saúde), de 8h às 17h
#Saúde 28/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sabadão da Saúde: Caucaia abre oito postos neste sábado (30) para atendimento médico, de enfermagem e odontologia Durante o Sabadão da Saúde, também vai ocorrer o lançamento da Campanha de Multivacinação nas oito unidades abertas.
#Saúde 26/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia implanta linha de cuidados específicos para diabéticos e hipertensos Até o mês de outubro, outras dez UAPS também terão a linha de cuidado específico implantada
#Saúde 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia “D” de campanha de multivacinação acontece no sábado (30), em Caucaia A imunização acontecerá nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPAS (postos de saúde), de 8h às 17h
#Saúde 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia intensifica vacinação antirrábica na zona rural A ação registra mais de 17 mil animais vacinados em 2023
#Saúde 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESCORPIÕES: Caucaia reforça alerta no período de reprodução Rotineiramente, os agentes de endemias realizam trabalhos de orientação
#Saúde 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UPAS de Caucaia otimizam atendimento para identificar pacientes com infecção generalizada Os profissionais nas UPASde Caucaia foram capacitados para agir com condutas padronizadas que garantem rapidez no diagnóstico
#Saúde 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim reinaugura posto de saúde Dr. Joaquim Braga com implantação de núcleo de desenvolvimento infantil Com funcionamento de 8h às 20h e com a média de 5 mil atendimentos mensais, o prefeito reinaugurou o espaço que foi completamente reformado e revitalizado
#Saúde 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia registra mas de 4 mil atendimentos com a abertura de postos de saúde no último sábado O exame de eletrocardiograma vai ficar disponível permanentemente em seis UAPS.
#Saúde 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim inaugura o posto de saúde José Rodrigues dos Santos, na Tabuba, totalmente reformado Durante o evento de inauguração, o prefeito Vitor Valim anunciou que a UAPS também vai ofertar, a partir de hoje, exame de eletrocardiograma (ECG).
#Saúde 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim inaugura novas instalações do posto de saúde Francisca de Fátima da Costa, no bairro Guadalajara Agora, a UAPS também vai ofertar exame de eletrocardiograma (ECG)
#Saúde 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agosto dourado: Caucaia realiza ações de sensibilização sobre aleitamento materno A programação, que acontecerá durante todo o mês, será executada no Hospital Maternidade Santa Terezinha e nos 46 postos de saúde do município
#Saúde 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim anuncia medidas que beneficia e valoriza os agentes de endemias Com a aprovação do projeto, a reestruturação do plano de cargos e carreira contempla a alteração do modo de análise dos servidores
#Saúde 09/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia recebe quatro câmaras refrigeradas para reforçar a conservação de imunizantes no município A entrega dos refrigeradores, que otimização as campanhas de vacinação em Caucaia e aumentará a promoção à saúde no município, foi feita ao titular da SMS, Zózimo Medeiros
#Saúde 07/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da atenção primária à saúde de Caucaia recebem formação sobre desenvolvimento infantil Após a formação, que será desenvolvida em formato teórico e prático durante todo o mês de agosto, serão implantados Núcleos de Crescimento e Desenvolvimento Infantil (NCDI)
#Saúde 26/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre oito postos neste sábado para ampliar atendimento à população A ação surgiu com a ideia de disponibilizar ainda mais um atendimento acessível, de qualidade e atender à população que não consegue ir durante a semana
#Saúde 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza mais de 1.300 testes rápidos de leishmaniose em cães no primeiro semestre de 2023 Para ter acesso ao serviço, o tutor deve entrar em contato com o Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia
#Saúde 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Postos de saúde de Caucaia passam a contar com acolhimentos organizados por protocolo de classificação de risco O objetivo da ação é otimizar os atendimentos e aumentar o acesso da população às unidades em todos os turnos de acordo com a gravidade do paciente
#Saúde 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia oferece aulas de pilates gratuitas em pelo menos seis localidades do município Pelo menos 350 caucaienses já são beneficiados com as aulas de pilates que acontecem durante a semana na cidade
#Saúde 27/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim inaugura dez leitos permanentes de UTI no hospital municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha Na oportunidade, foi sancionada lei que homenageia enfermeiro que trabalhou na unidade
#Saúde 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre oito postos neste sábado para ampliar atendimento à população A ação surgiu com a ideia de disponibilizar ainda mais um atendimento acessível, de qualidade e atender à população que não consegue ir durante a semana
#Saúde 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maternidade de Caucaia registra mais de 2300 atendimentos em dois anos de atuação da sala de parto humanizado A sala possui cinco leitos para pré e parto, além de barra para alongamento, bola suíça, banqueta para parto e assento cavalinho
#Saúde 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica vacinação contra gripe e Covid-19 em instituições públicas e privadas A ação, que é organizada pela coordenação de imunização e o núcleo de mobilização social da SMS
#Saúde 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica vacinação de pessoas de zero a seis anos do Programa Criança Feliz Para além da vacinação que acontece de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h, a coordenação de imunização também executa uma ação de imunização nas escolas municipais
#Saúde 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia bate novo recorde com mais de 4.300 atendimentos nos postos de saúde neste sábado Os serviços são disponibilizados a todos os moradores do município
#Saúde 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre oito postos de saúde neste sábado (27) para atender a população Neste sábado, também vai acontecer mais um dia “D” de vacinação contra influenza, para pessoas com idade superior a seis meses.
#Saúde 17/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de Saúde e de Endemias de Caucaia participam de curso técnico de formação Ao término do curso, agora no mês de junho, os profissionais se tornarão técnicos em suas respectivas áreas de atuação, em prol da promoção da saúde dos usuários do SUS
#Saúde 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia vacinação contra influenza para população em geral acima de 6 meses de idade a partir desta segunda-feira (15) A imunização acontecerá em todas as 46 UAPS e noa dois pontoa fixos de vacinação da cidade
#Saúde 12/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia internacional da enfermagem é celebrado em Caucaia com o registro de mais de 216 mil serviços ofertados à população de janeiro a abril de 2023 Zelar pelos pacientes e garantir o bem-estar deles, administrar medicamentos, realizar procedimentos e acionar equipe multiprofissional são algumas atribuições deste profissional
#Saúde 08/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital Municipal de Caucaia é selecionado para participar do projeto Lean, que reduz superlotações em urgências e emergências O hospital Municipal está no processo de implantação da metodologia que tem como finalidade reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos do país
#Saúde 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de 2500 pessoas são atendidas com a abertura dos postos de saúde de Caucaia neste sábado (29) As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (Postos de Saúde) funcionaram de 8h às 16h
#Saúde 28/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza mais “Sabadão da Saúde” com 8 UBSs abertas A ação, que sempre acontece no último sábado do mês, tem o objetivo de disponibilizar ainda mais um atendimento acessível, de qualidade e atender à população que não consegue ir durante a semana.
#Saúde 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim é eleito presidente do Consórcio Público de Saúde CISVALE

Na manhã desta quinta-feira (27), foi realizada a Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público de Saúde Interfederativo do Vale do Curú (CISVALE), no auditório da Policlínica Regional de Caucaia Dr. José Correia Sales.

A ação contou com a participação de dez prefeitos e secretários municipais de saúde de todo o Estado. O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, foi eleito para o biênio 2023-2024. Já para a vice-presidência, foi eleita a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino.

Vitor Valim ressaltou o que pode ser fortalecido na nova gestão do consórcio. "É uma alegria estar aqui. E a nossa vontade realmente é de juntar a força técnica que já existe, o trabalho brilhante que já é executado aqui, mas podemos melhorar sempre. Podemos pegar o que já está andando e juntar forças políticas de todos nós para melhorar a vida da nossa gente", afirmou.

Ícaro Borges, superintendente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), destacou a importância da presidência do consórcio. "O prefeito Vitor Valim vai ter essa missão, junto ao Governo do Estado, de fortalecer a regionalização de dez municípios e, com isso, melhorar a saúde da população que chega a 370 mil habitantes só em Caucaia e mais de 600 mil no total", disse.

Na oportunidade, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo consorcio durante os dois anos 2021-2022.

O consorcio gerencia a Policlínica Regional de Caucaia Dr. José Correia Sales e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Caucaia Danilo Dalmo da Rocha Correia, com especialidades médicas pactuadas entre os entes.

Saiba mais

Os votos para eleição à presidência do consórcio são proporcionais ao tamanho do território de cada município, além do voto do Governo do Estado. Cada município tem o seu score diferente.

#Saúde 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia suspende contrato com INTS e volta a gerir Hospital e Maternidade municipal

Na tarde desta quarta-feira (26), o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, informou, que, após diálogo de forma amigável, foi realizada a suspensão do contrato 2021.10.26.02/001 existente entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Organização Social (OS) Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que gerencia o Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha e Maternidade Santa Terezinha. A gestão e execução direta dos serviços e ações de saúde das duas unidades voltará a ser do Município de Caucaia, através da Secretaria Saúde.

Durante live realizada nos canais oficiais da Prefeitura, Vitor Valim tranquilizou a população e ressaltou que não haverá interrupção da prestação dos serviços e nem prejuízo para servidores e fornecedores.

"O processo de transição, que acontecerá nos próximos 15 dias, acontecerá de forma cuidadosa e transparente. Essa tranquilidade que eu quero passar para todos. Estamos aqui para cuidar da nossa gente, do nosso povo", afirmou o prefeito.

Saiba mais

Na última quarta-feira (19), o prefeito Vitor Valim apresentou o espaço dos dez novos leitos de UTI e desmente fake News sobre o hospital Municipal. Na oportunidade, o prefeito adiantou aos caucaienses que apresentará, em maio, o projeto da reforma que a unidade de saúde receberá. As intervenções na unidade serão realizadas de forma modulada, até o final da gestão.

#Saúde 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia aplicação de dose de reforço bivalente para pessoas acima de 18 anos nesta quarta-feira (26) Conforme o Ministério da Saúde (MS), o objetivo é reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país
#Saúde 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia reforça importância a atualização vacinal que previne a meningite A imunização acontece nos 46 postos de saúde
#Saúde 21/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia segue com Imunização contra Covid-19 e influenza neste sábado A aplicação acontecerá em dois pontos instalados na cidade
#Saúde 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Serviço de atendimento domiciliar de Caucaia celebra cinco anos com o registro de mais de 12 mil atendimentos O serviço tem uma média de 400 atendimentos domiciliares de saúde mensalmente
#Saúde 12/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove dia D de vacinação contra influenza e Covid-19 (bivalente) para grupo prioritário neste sábado (15) A imunização acontecerá em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nos dois pontos fixos instalados na cidade e em mais uma escola na localidade da Jandaiguaba
#Saúde 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Caucaia, Postos de Saúde registram mais de 92 mil atendimentos nos três primeiros meses de 2023 Para ter acesso aos serviços, basta procurar a unidade mais próxima a sua residência para fazer um cadastro e iniciar o processo de atendimento dos profissionais
#Saúde 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia vacinação bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades

Adotando sempre a postura de priorizar o bem-estar da população, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, nesta terça-feira (04), a imunização bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades previamente comprovadas.

Nesta fase da imunização, foram incluídas pessoas com comorbidades como grupo prioritário para recebimento de dose de reforço da vacina.

Para além de pessoas com comorbidades, devem se vacinar, nesta fase, indivíduos imunocomprometidos a partir de 12 anos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência também a partir de 12 anos; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; idosos com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade; adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Para receber o reforço bivalente é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2).

A aplicação do imunobiológico da Pfizer/Comirnaty está sendo realizada no Grêmio de Caucaia e na Escola Rubens Vaz, de segunda-feira a sábado, de 9h às 14h e nas UAPS Antonio Jander, José Rodrigues dos Santos (posto da Tabuba) e Sergio Rodrigues, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h.

Serviço:

Caucaia inicia vacinação bivalente contra Covid-19 para pessoas com comorbidades

Locais:

Segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h

??UAPS Sérgio Rodrigues (Av D, S/N- Nova Metrópole)

??UAPS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do colégio S/N

??UAPS Antônio Jander - Av. Central, S/N - Araturi

Segunda-feira a sábado, de 9h às 14h

??Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

??Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon).

#Saúde 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove 11ª Conferência Municipal de Saúde
#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pelo segundo mês consecutivo, Caucaia registra mais de 2 mil atendimentos com a abertura de postos de saúde no sábado

Ofertar um atendimento de qualidade para o maior número de caucaienses e priorizar o bem-estar da população, principalmente neste período com maior incidência de viroses por conta das chuvas, é prioridade da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste último sábado (25), pelo segundo mês consecutivo, foi registrado mais de dois mil atendimentos na abertura dos oito postos de saúde.

As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saude) funcionaram de 8h às 16h, com atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso e diabético; aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, curativos, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Além dos postos abertos de 8h às 16h, no sábado, a unidade Terezinha Lima Moreira, que fica próximo ao hospital municipal Dr. Abelardo Gadelha Rocha, segue funcionando em regime de plantão com atendimento 24 horas.

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária ã Saúde (APS), destaca "Esta iniciativa de abrir os postos de saúde aos sábados contempla, principalmente, quem não consegue ir durante a semana. E tem sido de grande importância nesse período com maior número de viroses e arboviroses", afirma.

Nesse sábado também ocorreu, nas UAPSs, um mutirão de imunização bivalente contra Covid-19 para todo o grupo prioritário desta fase da vacinação.

Saiba mais

Desde julho de 2022, todo último sábado de cada mês, a SMS abre unidades para atendimento.

Os equipamentos da APS contam com 03 ou 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possuem profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas tecnicos em saude bucal e agentes comunitários de saúde (ACS). As Unidade também disponibilizam atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia reforça vacinação contra Covid-19 em crianças com ação intinerante nas escolas municipais

As Secretarias de Saúde e Educação de Caucaia firmaram, mais uma vez, uma parceria para ampliar o número de imunização contra Covid-19 nas escolas municipais. Desta vez, crianças de 6 meses a menores de 12 anos serão contempladas com a implementação da ação itinerante, que será realizada no período de 27/03 a 13/04.

A prática, que não tem necessidade de agendamento prévio e obedece a um calendário pré-estabelecido pelas secretarias, tem como objetivo minimizar a distância da comunidade escolar em relação aos pontos fixos de vacinação, possibilitando maior facilidade para que o público infantil possa se vacinar.

A metá é que mais de 5 mil crianças da faixa-etária sejam vacinadas. Nesta etapa da estratégia itinerante, a comunidade escolar recebe primeira, segunda e terceira doses do imunizante.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, reforça a necessidade dos pais autorizarem a imunização na escola "Para continuarmos avançando na imunização, precisamos do total apoio dos pais e responsáveis, para crescermos o número de crianças vacinadas", solicita.

Além das escolas, a vacinação acontece em dois pontos fixos da cidade: Grêmio de Caucaia e Escola Rubens Vaz.

Mais informações

Atualmente, em Caucaia, das crianças de seis meses a 11 anos, 49,05%, já tomaram a primeira dose, 31,54% foram iminizadas com as duas doses e somente 1,51% com a terceira.

Documentação necessária para a vacinação

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação as crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Serviço:

Caucaia reforça vacinação contra Covid-19 em crianças com ação intinerante nas escolas municipais

Data: 27/03 a 13/04

Locais: escola municipais (de acordo com cronograma)

#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia conta com oito postos de saúde abertos neste sábado (25) A atividade, que sempre acontece no último sábado do mês, também tem como principal finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana.
#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito Vitor Valim entrega novo fardamento aos agentes de endemias de Caucaia Os trabalhadores foram contemplados com mais de 1300 itens, entre calças, coletes, camisas e bolsas
#Saúde 24/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove mutirão de vacinação contra Covid-19 para todos os públicos neste sábado (25) A ação tem como objetivo intensificar a campanha de vacinação com ações estratégicas direcionadas para a ampliação da cobertura vacinal no município
#Saúde 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia conta com oito postos de saúde abertos neste sábado (25) Especialmente, neste sábado, também vai acontecer nas sete unidades, o dia “D” de imunização bivalente contra Covid-19
#Saúde 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Posto de Saúde do Parque Soledade funciona com atendimento 24 horas até domingo (26)

Para fortalecer o atendimento de saúde e redirecionar o fluxo de atendimento do hospital municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) ampliou o horário de funcionamento das Unidade de Atenção Primária à Saúde/UAPS (posto de saúde) por conta do aumento das síndromes respiratórias e arboviroses registradas nas últimas semanas, ocasionadas por conta do período de chuva que ocorre no Estado.

Até o domingo (26), a unidade Terezinha Lima Moreira, localizada no Parque Soledade, está aberta com demandas livres, com atendimento aberto para toda a população do município e funcionará 24 horas, com equipe médica e de enfermagem. A unidade está localizada próxima ao Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, que registra, neste momento, um aumento no volume de atendimentos.

Camila Moreira, Diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia fala sobre a relevância da população procurar o local correto para atendimento. "É importante que a população que apresentar sintomas leves de síndromes respiratórias, procurem os postos de saúde e não as unidades de urgência e emergência do município", esclarece.

Para os atendimentos de rotina, ps pacientes devem procurar as UAPSs da área próxima à sua residência.

Atualmente, Caucaia já conta com mais 4 UAPS que possuem horário expandido cotidianamente. As unidades Francisco Paulo Pontes, Joaquim Braga, Antonio Jander e Jose Rodrigues dos Santos ficam abertas de 8h às 20, com atendimento a área de adscrição de cada um.

Saiba mais

Todo último sábado do mês, a SMS abre oito postos de saúde para atendimento médico, de enfermagem, odontologia e equipe multiprofissional.

No último sábado de fevereiro, foram registrados mais de 2 mim atendimentos.

Serviço:

Posto de Saúde do Parque Soledade funciona com atendimento 24 horas ate o domingo (26)

UAPS Terezinha Lima Moreira

Data: até domingo (26)

Horário: funcionamento 24 horas

Endereço: Rua Paulo Gomes da Silva- Parque Soledade - próximo ao Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha

#Saúde 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia aplicação de dose de reforço bivalente para todo o grupo prioritário Para receber o reforço bivalente é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2)
#Saúde 18/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Para reforçar atendimento de Saúde, UBS do bairro Parque Soledade funcionará 24h, neste final de semana Parque Soledade, está aberta com demandas livres, com atendimento aberto para toda a população do município
#Saúde 11/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia amplia horário de atendimento de posto de saúde, neste final de semana A unidade ficara aberta de 8h às 16h
#Saúde 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza ações que fortalecem a prevenção ao câncer do colo do útero em alusão ao “Março Lilás”

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar, a partir desta segunda-feira (06), uma campanha com ações específicas para as mulheres do município.

Os serviços serão ofertados nas Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (postos de saúde), com consultas médicas e de enfermagem com foco na saúde da mulher; intensificação do teste para (Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs); vacinação contra (Vírus do Papiloma Humano (HPV) para pessoas de 9 a 14 anos; prevenção ginecológica, além de palestras e ações educativas.

As mulheres que tiverem interesse nos serviços, devem procurar o posto de saúde mais próximo a sua residência para fazer um cadastro e marcar a data dos procedimentos. É necessário levar RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária ã Saúde (APS) de Caucaia ressalta a importância da ação. "Estamos intensificando os serviços, neste mês de março, para tentarmos reduzir ainda mais o número de mortes por câncer de colo do útero, promovendo a prevenção desde cedo", afirma.

No último sábado do mês de março, vai ocorrer o fechamento da ação com a abertura de oito postos de saúde, principalmente para quem não consegue ir às unidades durante a semana.

Serviços:

Prefeitura de Caucaia inicia campanha "Março Lilás para fortalecer a prevenção ao câncer do colo do útero*

Data de início: 06/03

Locais: 46 UAPSs

Horário: 8h às 16h

#Saúde 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE UPA de Caucaia oferece atendimento odontológico de urgência dia e noite

A Unidade de Pronto de Atendimento (UPA), no Centro em Caucaia atende casos de urgência e emergência odontológica 24h, de domingo a domingo, com demanda livre. A unidade recebe cerca de 420 pacientes por mês que procuram atendimento odontológico.

Uma fratura no dente foi o que levou a jovem, Thays Carvalho (30), a procurar a emergência da UPA. A promotora de marketing chegou à unidade com fortes dores. "Eu tive uma fratura no meu último dente, ele estava quebrado e inflamado. Senti muita dor, inclusive tive inchaço no rosto, por conta da inflamação. Essa foi a primeira vez que precisei da urgência odontológica e eu só tenho a agradecer pela agilidade e atendimento porque desde então, eu nunca mais soube o que é uma dor de dente", conta.

A assistência odontológica oferecida pela UPA, no Centro de Caucaia, atende casos como: dor dentária aguda, hemorragia, edema da face, abscesso dentários, fraturas de maior porte e traumas. "São situações de urgência e emergência. A maioria dos casos é de pacientes com queixa de dor dentária aguda. Nós realizamos uma abordagem inicial com procedimento de urgência endodôntica, medicação para cessar a dor, e caso seja necessária a realização de procedimento de maior complexidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas ", explica Aline Melo, dentista que atua na UPA.

A unidade, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), conta com uma equipe composta por 12 dentistas e 4 auxiliares em saúde bucal, que atuam nos três turnos, manhã, tarde e noite, incluindo feriados. O perfil da unidade é para situações de urgência e emergência, outros tratamentos dentários como limpeza e restauração são realizados pela Atenção Básica, nos Postos de Saúde do município.

#Saúde 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Com o aumento das chuvas nesses últimos dias no Estado, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolveu estratégias para intensificar as ações de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti no município.

No cronograma, estão sendo reforçadas as visitas domiciliares com agentes de endemias; UBV (fumacê) costal e monitoramento dos pontos estratégicos (PEs), que são locais que, pela suas características, propicia a criação e dispersão ativa e passiva do mosquito; peixamento; criação de multiplicadores do conhecimento de prevenção às arboviroses e intervenção interativa em postos de saúde.

Para além de todas esses serviços, também estão sendo realizadas ações em instituições públicas e particulares, com os mobilizadores que levam cenários de uma casa totalmente limpa e livre do mosquito causador de doenças como a dengue, chikungunya e zika e uma demonstração de casa que está propicia a ter foco, também é levado um mostruário do ciclo evolutivo do Aedes Aegypti (ovo até a fase adulta). Ainda durante as operações, as equipes apresentam o peixe-beta, que auxilia no combate ao mosquito.

Silvana Nascimento, coordenadora da Vigilância em Saúde de Caucaia, ressalta a importância das ações nesta época do ano. "É preciso, neste momento, que fiquemos em alerta para o controle efetivo das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Durante todo o ano, são desenvolvidas diversas ações efetivas. Mas neste período de chuvas, nós intensificamos as iniciativas", afirma.

A coordenadora destaca ainda o apoio da população no controle do mosquito "É essencial que cada cidadão se empenhe para que, juntos, possamos inibir a proliferação do mosquito. É fundamental que cada um disponha de 10 minutos semanais para fazer uma inspeção na sua casa, verificando se não existe água acumulada e descartando lixos e entulhos em locais adequados, por exemplo", orienta.

Sobre peixamento

Em locais propícios ao nascimento de larvas do Aedes aegypti e onde não é recomendado o uso de larvicidas, o controle biológico é realizado com o uso de peixes do tipo beta. Essa espécie se alimenta de pequenas larvas e, dessa forma, conseguem auxiliar no combate à dengue, zika e chikungunya. O peixe beta é distribuído de forma monitorada pela equipe dos Agentes de Endemias.

Saiba mais

De acordo com dados epidemiológicos, o município se encontra, neste momento, em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, já que o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apresentou um resultado de 2,2%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de 1%.

#Saúde 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia segue com inscrições abertas para Pré-conferências Municipais de Saúde 2023

Caucaia segue com as inscrições para as pré-conferências municipais de saúde, por meio de formulário eletrônico. Esta etapa inicial é preparatória para 11ª Conferência Municipal de Saúde de Caucaia, que, este ano, terá como tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

Organizada pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal, as pre-conferências serão abertas ao público em geral e divididas entre os territórios: sede, praia, sertão e grande jurema . Os acontecerão entre os dias 02 e 20 de março, de acordo com calendário pré-estabelecido.

O evento tem o objetivo de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas e a escolha dos delegados e delegadas que participarão da etapa municipal.

Nos dias 28/01 e 01/03, foram realizadas as conferências livres, na Fatene. Os encontros são espaços de debate e participação dos povos originários, comunidades tradicionais e sociedade civil, com o objetivo de discutir os eixos temáticos da 11a conferência.

Saiba mais

A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Caucaia é uma instância de participação da comunidade na Gestão do SUS, realizada a cada quatro

anos, com a apresentação de vários segmentos sociais.

Servico:

Caucaia segue com inscrições para pré-conferências Municipais de Saúde

Horário: 9h30

Locais e datas:

1ª Pré conferência - Distrito I ( Região Sede); Data: 02.03 - Local: FATENE

2ª Pré Conferência - Distrito II (Região das Praias)- Data: 07.03 - Local: Escola Celina Sá

3ª Pré conferência - Distrito III ( Região da Catuana e Sitios Novos) - Data: 09.03 - Local: Escola Plácido Monteiro Gondim, Catuana

4ª Pré Conferência - Distrito III ( Região Matões e Tabuleiro Grande) - Data: 14.03 - Local: CRAS Matões

5ª Pré conferência - Distrito III ( Região Capuan e Genipabu) - Data: 15.03 Local: CRAS Capuan

6ª Pré conferência - Distrito IV ( Grande Metrópole e Regiao da BR 020 - Data: 16.03 - Local: Igreja católica do Nova Metrópole - Horário: 09h30

7ª Pré conferência - Distrito V (Grande Jurema)- Data: 17.03 - Local: Escola Liceu do Parque Potira

8ª Pré conferência - Distrito VI ( Grande Jurema) - Data: 20.03 - Local: Escola Liceu do Parque Potira

Clique nos link abaixo e faça a sua inscrição

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em sábado de atendimento ampliado, Caucaia bate recorde com mais de 2 mil atendimentos nos postos de saúde

Priorizar a saúde e o bem-estar dos cidadãos faz parte das prioridades da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste contexto, no último sábado (24), foi batido mais um recorde com o registro de mais de dois mil atendimentos na abertura dos oito postos de saúde.

As Unidades de Atenção Primária à Saúde/UAPS (Postos de Saúde) funcionaram de 8h às 16h, com atendimento médico, de enfermagem, odontológico e multiprofissional; cuidados com o hipertenso e diabético; aferição de sinais vitais; teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Terezinha Marcelino falou sobre como foi o atendimento recebido na ação. "Estou muito contente com o atendimento que eu recebi. É difícil para quem trabalha durante a semana ir em algum posto. Com a prefeitura abrindo aos sábados também, ajuda muito a gente. Todos estão de parabéns", afirma.

A população que esteve presente nas unidades, também participou das interações educativas para prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chicungunya.

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS), destaca "Essa iniciativa funciona bem para todos os cidadãos de Caucaia, porque funciona em horários compatíveis, ofertando uma ainda maior resolutividade da atenção primaria", afirma.

Saiba mais

Desde julho de 2022, todo último sábado de cada mês, a SMS abre unidades para atendimento. Os equipamentos da APS contam com 03 ou 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possuem profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS). As Unidades também disponibilizam atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

#Saúde 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia aplicação de dose de reforço bivalente em grupos prioritários a partir desta segunda-feira (27)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai iniciar a primeira etapa da aplicação do reforço bivalente contra a Covid-19, em dois pontos fixos instalados na cidade e em três Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

A aplicação do imunobiológico da Pfizer/Comirnaty vai ser realizada no Grêmio de Caucaia e na Escola Rubens Vaz, de segunda-feira a sábado, de 9h às 14h e nas UAPS Antonio Jander, José Rodrigues dos Santos (posto da Tabuba) e Sergio Rodrigues, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h.

Conforme o Ministério da Saúde (MS), esta etapa do cronograma está dividida em cinco fases - todas elas contemplarão pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários. Na primeira, podem se vacinar indivíduos imunocomprometidos; acolhidos e trabalhadores em instituições de longa permanência; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e idosos com 70 anos ou mais.

Para receber o reforço bivalente é preciso ter completado, pelo menos, o esquema primário de vacinação com as doses monovalentes (D1+D2).

Para ter acesso à vacina, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência, cartão nacional do SUS (CNS) e documento que comprove o pertencimento aos grupos prioritários

Sobre a Pfizer/Comirnaty

Pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina devem iniciar ou completar o esquema primário com duas doses monovalentes (D1 + D2). Após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente Pfizer/Comirnaty poderá ser administrado.

Já pessoas que completaram o esquema primário ou que receberam uma ou duas doses de reforço estão aptas a receber a vacina bivalente, também respeitando o intervalo de quatro meses desde a última dose recebida.

Saiba mais

O reforço bivalente Pfizer/Comirnaty contém uma mistura de cepas do coronavírus - a original e as subvariantes da Ômicron BA.4 e BA.5. Este imunizante integra a segunda geração de vacinas contra a doença.

Serviço:

Caucaia inicia aplicação de dose de reforço bivalente em grupos prioritários a partir desta segunda (27)

Locais:

Segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h

??UAPS Sérgio Rodrigues (Av D, S/N- Nova Metrópole)

??UAPS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do colégio S/N

??UAPS Antônio Jander - Av. Central, S/N - Araturi

Segunda-feira a sábado, de 9h às 14h

??Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

??Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon).

#Saúde 23/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre oito postos de saúde para atendimento médico e ações de combate às arboviroses neste sábado (25)

Chamar a atenção da população para os perigos do mosquito Aedes Aegypti e atender as pessoas que não podem receber os atendimentos durante a semana. Este são os principais objetivos da abertura de oito postos de saúde, neste sábado (25), em mais uma ação realizada pela Prefeitura de Caucaia, através de Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A SMS vai disponibilizar as unidades, de 8h às 16h, para ações educativas sobre arboviroses e coleta de sorologia para dengue, além de atendimento médico, de enfermagem e odontologia e equipes de residentes multiprofissionais, que atuam em serviços, tais como auriculoterapia, ventosa, massoterapia, entre outros.

Durante a abertura dos postos, também terão cuidados com o hipertenso e ao diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação do sábado não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.

Saiba mais

Todos os meses, a Secretaria de Saúde registra uma média de mil atendimentos com a abertura dos postos no último sábado.

Serviço:

Caucaia abre oito postos de saúde para atendimento médico e ações de combate às arboviroses neste último sábado de fevereiro

Data: 25/02 sábado)

Horário: 8h às 16h

Locais:

- UAPS Joaquim Braga (Rua 103 - S/N - Planalto Caucaia)

- UAPS Maria de Jesus Ferreira (Rua Marcos Couto Bezerra - S/N - Picuí)

UAPS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

- UAPS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

- UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

- UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

- UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).

- UAPS Novo São Miguel (Rua 17, No 1732 - Novo São Miguel).

#Saúde 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Parto humanizado proporciona segurança para gestante e fortalece vínculo entre mãe e bebê

O contato pele a pele entre a mãe e o bebê nos primeiros minutos de vida é o momento conhecido como "hora de ouro". O vínculo afetivo faz parte do protocolo de parto humanizado realizado pela Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). A maternidade oferece assistência humanizada com apoio físico e emocional para as parturientes e conta com o novo o Centro de Assistência à Gestante, que ampliou o atendimento para as futuras mamães.

Mãe de primeira viagem, Adrielly Ferreira, (19), chegou à maternidade cheia de medos e inseguranças. Durante o trabalho de parto, foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar que ofereceu apoio emocional e orientações. A jovem deu à luz por parto natural e humanizado. "Eu pensei que eu não ia conseguir ter normal, eu tava morrendo de medo, mas as enfermeiras me ajudaram muito, conversaram, me passaram tranquilidade, segurança e em menos de duas horas de trabalho de parto, eu já tava com a minha neném nos braços e pude amamentá-la", disse a estudante. A neonatologista, Janaína Machado, explica que o contato entre mãe e bebê logo após o nascimento é importante para fortalecer o vínculo. "Aquele momento que o bebê sai do útero e vai para o colo da mãe, proporciona aconchego, segurança, ele sente o cheiro da mãe e isso acalma o bebê", disse.

Antes da chamada hora de ouro, o trabalho de parto humanizado prepara a gestante para o momento de dar à luz. São utilizadas técnicas que proporcionam conforto, segurança e bem-estar. As gestantes atendidas pela Maternidade Santa Terezinha recebem massagem terapêutica com óleos aromáticos e relaxantes, musicoterapia técnicas de pilates com utilização da bola suíça, cavalinho (cadeira apropriada para estimular o parto normal), caminhada pelo jardim, orientações sobre posturas ideais para alívio das dores e ganham arte gestacional com a imagem da placenta. De acordo com a enfermeira obstetra, Arliane Gomes, no parto humanizado é levando em consideração o protagonismo da mulher, seus desejos, respeitando suas escolhas, medos e oferecendo uma rede de apoio emocional e física. "A humanização no parto traz benefícios que ajudam na dilatação do colo, redução da dor e dos níveis de estresse e ansiedade, além de apresentar efeitos positivos também no tempo de trabalho de parto, que muitas vezes se torna mais ágil e menos doloroso", explica a especialista.

A dona de casa, Suliane Viana, (30) espera o segundo filho e vai realizar o parto cesárea. Antes da cirurgia, a gestante também foi atendida com as condutas para parto humanizado. Ela conta que o acolhimento e suporte emocional da equipe fizeram diferença no atendimento. "A gente chega aqui no nervoso, né? Com os sentimentos à flor da pele e hoje eu me senti muito segura, percebo como o atendimento tá bem melhor. O atendimento dos médicos e enfermeiros foi muito bom e diferente de antigamente, porque há cinco anos eu precisei ser acompanhada aqui pela maternidade, mas hoje eu achei tudo muito melhor. Esse acolhimento faz diferença porque ajuda a passar o nosso nervosismo", relata.

Tanto no parto normal como na cesariana é possível oferecer as técnicas para parto humanizado. "Toda gestante tem direito a uma assistência humanizada e segura, sendo ela parto normal ou cesárea, alguns métodos mudam conforme o parto, mas a humanização tem que estar presente em todas as etapas", finaliza a enfermeira obstetra, Arliane Gomes.

Mais assistência e conforto

Para proporcionar mais conforto e ampliar a capacidade de atendimento das gestantes, a maternidade agora conta com o Centro de Assistência à Gestante. O espaço foi reformado recentemente e oferece três salas para parto natural, sala de medicação, observação, espaço pré-cirúrgico e sala para cuidados imediatos do recém-nascido. A equipe multidisciplinar é composta por obstetras, neonatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas.

#Saúde 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia aplica mais de 400 doses de vacina contra Covid-19 no bloquinho da vacinação em apenas um dia

Proteção e diversão marcaram a realização do bloquinho da vacinação infantil, realizado nesta sexta-feira (17), no Grêmio de Caucaia, com o registro de mais de 400 doses de vacina contra Covid-19 aplicadas.

A finalidade da ação, realizada pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi o de proporcionar um momento acolhedor e garantir que ainda mais crianças a partir de seis meses ficassem protegidas contra a COVID-19.

Lidyanne Morais, mãe do Saul, de dois anos, enalteceu a iniciativa da gestão. "Nós temos que ter muito cuidado com os nossos pequenos porque eles são o nosso futuro. Então, eu acho muito importante essa ação para que eles tomem as vacinas. E foi tudo muito rápido e organizado", celebra.

Durante o evento, as crianças, que tomaram o imunizante Pfizer pediátrica (primeira e segunda doses e reforços), contatam com a entrega de guloseimas, brincadeiras, pinturas e apresentação de atividades sobre a saúde bucal e alimentação saudável.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, celebra o resultado do bloquinho infantil. "Estamos felizes com o resultado. Muitos pais e responsáveis aderiram à ação e levaram seus filhos para imunizar. O nosso objetivo é realizar grandes outros eventos assim, fora a imunização que já acontece rotineiramente", afirma.

Locais de vacinação:

De segunda-feira a sábado, de 9h às 14h, adultos e crianças podem tomar a vacina contra a Covid-19 no Grêmio e na Escola Rubens Vaz.

Os pais também podem levar as crianças aos postos de saúde D. Cotinha e Francisco Paulo Pontes, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 15h.

Saiba mais

Esta ação no Grêmio foi mais umas várias iniciativas que a coordenação de imunização realiza para vacinar o maior número de pessoas.

A vacinação infantil também já aconteceu nas escolas municipais.

#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza mutirão de testes para HIV, hepatites B e C e sífilis e entrega de preservativos durante toda a semana

Com foco na conscientização sobre a importância da prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar, durante toda esta semana, de 13h às 16h, uma intensificação de testes para HIV, hepatites B e C e sífilis e a distribuição de preservativos masculinos e femininos, em todas as 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

A programação do "Bloquinho Carnaval Seguro", que é organizada pela Atenção Primária à Saúde (APS), conta, para além dos testes, com equipes que vão orientar sobre as estratégias de prevenção disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante toda a operação, vão ser ofertados uma média de 2 mil testes e 70 mil preservativos.

Camila Moreira, diretora da APS de Caucaia, destaca a relevância da ação. "O mutirão tem como finalidade chamar a atenção da população de Caucaia para as questões relacionadas às ISTs, abordando desde a prevenção básica, com o uso do preservativo, a profilaxias (medicação) e também salientar a importância do diagnóstico precoce. É simples, rápido e indolor", afirma.

Para ter acesso ao teste, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão nacional do SUS (CNS).

Sobre os testes

O teste rápido para HIV, hepatites B e C e sífilis não requer jejum e pode ser realizado em poucos minutos, facilitando o acesso ao resultado de forma rápida.

Os resultados ficam disponíveis no mesmo dia e a retirada deve ocorrer pessoalmente.

Os casos com diagnóstico positivo recebem imediatamente encaminhamento, o que ajuda para o início precoce do tratamento especializado, caso seja necessário. Os testes podem ser realizados durante todo o ano nas UAPS.

Serviço:

Caucaia realiza mutirão de testes para HIV e entrega de preservativos durante toda esta semana

Data: até sexta-feira (17)

Local: 46 UAPS

Horário: 13h às 16h

#Saúde 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Bloquinho da Vacinação promete agitar e proteger a garotada nesta sexta-feira (17) em Caucaia

Já em clima de carnaval e com o objetivo de estimular as crianças em relação à importância da imunização, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar, nesta sexta-feira (17), o "Bloquinho da Vacinação Infantil", no Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia, de 9h às 14h, para crianças acima de 6 meses que precisam iniciar ou atualizar o esquema vacinal contra a Covid-19.

Para além da vacinação, a programação do bloquinho vai contar com atividades lúdicas, guloseimas, pintura facial e muitas brincadeiras.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, explica as vantagens da ação. "Nós queremos proporcionar um momento acolhedor e divertido durante a vacinação infantil. Papais, mamães ou responsáveis, não deixem de levar seus filhos para se protegerem e também se divertirem", solicita.

O local, que vai estar todo preparado e decorado para receber as crianças que podem ir fantasiadas, é um dos pontos fixos de imunização instalados na cidade.

As crianças vão poder tomar o imunizante Pfizer pediátrica (primeira e segunda doses e reforço - D3, após 4 meses da aplicação anterior.

Para receber a vacinação, é necessário que os pais ou responsáveis apresentem: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde e cartão de vacina.

Saiba mais

Esta ação no Grêmio é mais uma das várias iniciativas que a coordenação de imunização realiza para vacinar o maior número de pessoas. A vacinação infantil também já aconteceu nas escolas municipais.

Serviço

Bloquinho da Vacinação promete agitar e proteger a garotada nesta sexta-feira (17) em Caucaia

Local: Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

Data: sexta-feira (17)

Horário: 9h às 14h

#Saúde 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza vacinação em casa para pessoas com comorbidades

Prezando sempre a importância que a vacinação vai muito além da prevenção individual e, sim, de toda a comunidade, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza a imunização em domicílio para pessoas com comorbidades previamente comprovadas.

A aplicação das vacinas, tais como contra Covid-19, influenza (gripe), meningite, entre outras, segue um cronograma pré-estabelecido pela coordenação de imunização do município e acontece todos os dias da semana.

Estrella Pinheiro, coordenadora de Imunização de Caucaia, destaca a relevância da ação. "Nós compreendemos que muitas pessoas não conseguem ir aos locais de vacinação por conta de algum problema de saúde. Então, a vacina vai até essas pessoas por meio dessa operação. O importante é que todo mundo seja imunizado", afirma.

Para ter acesso ao serviço, o paciente ou um familiar responsável pode acionar o agente comunitário de saúde (ACS) que atende a área da sua residência ou comparecer ao posto de saúde mais próximo e solicitar que os técnicos realizem a aplicação. Após comprovação da comorbidade, as equipes agendam o dia da aplicação do imunizante necessário.

Documentação necessária:

É preciso que o paciente ou responsável apresente ao agente de saúde ou no posto mais perto da residência, a seguinte documentação: RG, comprovante de residência, Cartão Nacional do SUS (CNS), cartão de vacina e algum documento que comprove a comorbidade.

Saiba mais

Comorbidade é toda doença, condição ou estado físico e mental que, em razão da gravidade, pode potencializar os riscos à saúde, caso o portador venha a se infectar com algum agente patogênico.

Neste contexto, é preciso dar a essas pessoas (as que não podem se locomover) atenção especial, como no caso da vacinação em domicílio,

Serviço:

Caucaia imuniza em domicílio pessoas com comorbidades

Documentação necessária: RG, comprovante de residência, Cartão Nacional do SUS (CNS), cartão de vacina e algum documento que comprove a comorbidade.

Dias: segunda-feira a sexta-feira (de acordo com cronograma).

#Saúde 07/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica vacinação contra Covid-19 em crianças de 3 a 11 anos Crianças de 3 e 4 anos que tomaram o esquema primário de coronavac devem tomar a dose de reforço.
#Saúde 03/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia implanta ambulatório especializado na saúde do homem

A prevenção é fundamental para uma vida saudável por isso, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou o ambulatório da saúde do homem.

O ambulatório de prevenção ao câncer de próstata vai funcionar sempre na última sexta-feira de cada mês, de 8h às 12h, na Clínica de Atendimentos Especializados de Caucaia (CAEC), com a realização de consultas com urologistas e exames de toque retal.

Débora Lavôr, diretora da Atenção Especializada de Caucaia, ressalta a relevância da implantação. "Nós acreditamos na importância de realizar esse trabalho de prevenção durante todo o ano. Por isso, todos os meses, 40 homens serão atendidos e encaminhados para serviços mais especializados, caso seja necessário", afirma.

Os interessados nos serviços, devem procurar o CAEC, de segunda-feira a sexta-feira para a realização de um cadastro. Após o cadastramento, os pacientes realizam exames laboratoriais, de forma agenda, incluindo o Antígeno Prostático Específico (PSA), e já apresentam ao médico no dia da abertura do ambulatório.

Dr. Galeno Taumaturgo, urologista e responsável pelo ambulatório, destaca a iniciativa da Prefeitura. "Caucaia é um dos poucos municípios do Estado que tem um serviço permanente de saúde do homem. É algo específico para eles que, muitas vezes, costumam dar menos atenção à saúde. Aqui, tem esse diferencial", vibra.

José Ribamar (56), professor de educação física e morador de Caucaia há 55 anos, passou pela consulta com o médico e comemorou a oportunidade de ter esse cuidado com a saúde. "Antes, nós não tínhamos esse atendimento com essa qualidade toda que estamos tendo agora. Estou muito satisfeito e pretendo fazer sempre os meus exames preventivos", diz.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no País. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022.

#Saúde 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE No último final de semana, Caucaia realizou mais de mil atendimentos com a abertura de postos de saúde

A Atenção Primária à Saúde (APS) tem como um dos princípios impactar positivamente na situação de saúde do coletivo. Nesta perspectiva, o sábado (28) foi evidenciado por mais de mil atendimentos às famílias caucaienses com serviços médicos, de enfermagem, odontologia, vacinação de crianças e adultos, realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, curativos e atendimentos multiprofissionais (ventosas, massagens e auricoterapia) na ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em sete Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

A execução dos serviços sempre no último sábado do mês tem como principal finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana. E como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços sempre são disponibilizados a todos os moradores do município.

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde (APS) de Caucaia, celebra os resultados da operação que já chega ao sexto mês consecutivo. A ação foi, mais uma vez, de muito sucesso para a APS de Caucaia. Atender mais de mil pessoas em um dia significa um respeito com a promoção à saúde e a prevenção às doenças. Quero registrar também todo o empenho dos nossos profissionais, que não medem esforços para atender da melhor maneira possível", afirma.

Para além de todos os outros serviços disponibilizados, neste mês dedicado ao combate à hanseníase, foram ofertadas, no sábado, consultas específicas para pessoas com a doença e ações educativas.

Os serviços ficaram disponíveis nas seguintes unidades: UAPS Joaquim Braga; UAPS Maria de Jesus Ferreira; UAPS Francisco Paulo Pontes, UAPS Antônio Jander Machado, UAPS Ednir Carneiro Galeno, UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira e UAPS Manoel Gomes da Silva.

*Saiba mais*

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um aumento real de 100% no numero de atendimentos de enfermagem nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), comparando a média do período de 2017-2020 com a de 2021-2022.

#Saúde 31/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pela segunda vez consecutiva, Caucaia alcança metas dos indicadores relacionados à gestante no Programa Previne Brasil
#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre sete postos de saúde para atendimento médico, de enfermagem e odontologia neste sábado (28)

Contemplando mais uma ação de abertura dos postos de saúde no último sábado de cada mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, vai disponibilizar sete unidades para atendimento médico, de enfermagem e odontologia neste sábado (28), de 8h às 16h.

A abertura das unidades aos fins de semana tem como principal intuito atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana.

Os postos disponibilizarão atendimento médico, de enfermagem e multiprofissional, cuidados com o hipertenso e ao diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Na ocasião, neste mês dedicado ao combate à hanseníase também serão ofertadas consultas específicas para esta doença e ações educativas.

Como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação do sábado não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.

Os serviços ficarão disponíveis nas seguintes unidades:

UAPS Joaquim Braga; UAPS Maria de Jesus Ferreira; UAPS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UAPS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).

Serviço:

Caucaia abre sete postos de saúde para atendimento médico, de enfermagem e odontologia neste sábado (28)

Data: 28/01 (sábado)

Horário: 8h às 16h

Locais:

UAPS Joaquim Braga - Rua 103, S/N - Planalto Caucaia

UAPS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí

UAPS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UAPS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).

#Saúde 23/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica vacinação contra meningite

Quem não já ouviu falar que vacinar é um ato de amor? A vacina, além de um cuidado individual, representa cuidado coletivo, com o próximo. Para garantir esse cuidado, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) intensificou as vacinas Meningocócicas C e ACWY, contra meningite.

A vacina contra meningite C, que segue até fevereiro, está sendo aplicada em crianças menores de 5 anos (rotina); crianças de 5 a 10 de idade (avaliar situação vacinal), trabalhadores da área da saúde, educação e transporte coletivo. Já a vacina meningocócica ACWY, que vai ser aplicada até junho, é para o público de adolescentes de 11 e 12 anos (rotina) e para adolescentes não vacinados de 13 a 17 anos.

A imunização é aplicada, sempre das 8h às 16h, nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da cidade, de segunda a sexta, e em todo último sábado do mês, em sete unidades especificas.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, destaca a importância dos pais ou responsáveis ficarem atentos aos cartões de vacina das crianças e adolescentes. "É fundamental que os pais ou responsáveis fiquem atentos aos cartões de vacinação porque ainda existem casos graves dessa doença", alerta.

Saiba mais

A doença meningocócica (DM) é uma infecção bacteriana aguda grave. Os sorogrupos A, B, C, Y, W e X são os principais responsáveis pela ocorrência da doença invasiva, portanto de epidemias.

Serviço:

Caucaia amplia aplicação da vacina contra meningite C e ACWY

Data:

Meningite C: até fevereiro

Meningite ACWY: até junho

Locais: 46 UAPS- segunda a sexta-feira

Horário: 8h às 16h

Locais Sete UAPS - todo último sábado do mês

Horários: 8h às 16h

Endereços (último sábado do mês):

UAPS Joaquim Braga - Rua 103, S/N - Planalto Caucaia

UAPS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí

UAPS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UAPS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

UAPS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).

#Saúde 22/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maternidade Municipal de Caucaia implanta Ambulatório de Neonatologia para recém-nascidos

Os bebês nascidos na Maternidade Municipal Santa Terezinha, unidade de saúde da Prefeitura de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, agora têm acesso à primeira consulta com o neonatologista na própria unidade. O atendimento acontece na primeira semana de vida do bebê com o objetivo de prevenir doenças, complicações e evitar a taxa de mortalidade do neonatal.

Após a alta do nascimento, o bebê já sai da maternidade com o retorno agendado para o especialista. "A maternidade tem um perfil de atender gestantes de médio risco e, quando a mãe tem um pré-natal de médio ou alto risco, ou seja, teve uma gestação que precisou de maior vigilância, a tendência é que esse bebê também precise de uma assistência maior depois de nascido, então esse serviço surgiu para garantir maior cuidado de saúde ao recém-nascido", disse Jéssica Sodré, gestora médica da maternidade.

Durante o atendimento clínico, o especialista avalia as condições de saúde do bebê e solicita exames. De acordo com a gestora, em menos de uma semana de implantação do serviço, houve demanda de reinternação. "Tivemos recém-nascidos que, após a alta, voltaram a apresentar icterícia, febre e, com essa primeira consulta, foi possível reavaliar esse neném, cuidar dele de novo e dar maior assistência. Esse período de avaliação acontece na primeira semana e é muito importante que seja até 28 dias, pois nesse intervalo é quando ocorre a maior taxa de mortalidade neonatal", destaca.

Mãe de primeira viagem, Ednara Moraes, deu à luz ao pequeno João Bernardo na Maternidade Santa Terezinha. Com apenas 24h de vida, o bebê já tem programação definida para a primeira semana. "Sem dúvidas vou retornar para a consulta. Gostei muito do atendimento que recebi aqui, todo mundo foi muito atencioso e achei ótimo oferecer a consulta com o médico responsável, porque muita gente não tem condições de pagar um plano de saúde, né? ", destaca. O ambulatório de neonatologia funciona todos os dias e conta com uma equipe de especialistas.

Cuidados Neonatal

Na maternidade, os recém-nascidos também recebem cuidados especiais em casos de complicações cardíacas e respiratórias. Os leitos das incubadoras são adaptados para manter a temperatura aquecida e permitir o monitoramento da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio. Nos últimos meses, após a nova gestão, a unidade de saúde reforçou o atendimento com a aquisição de novos equipamentos e reestruturação do espaço físico dos leitos. Atualmente a maternidade conta com cinco incubadoras e quatro berços aquecidos.

Assistência 24h

A Maternidade Santa Terezinha funciona 24h e atende pacientes do município de Caucaia e nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres por mês são assistidas pela unidade que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. A maternidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos. As gestantes recebem também assistência para parto humanizado.

#Saúde 20/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza cerimônia de encerramento da turma 08 de residentes multiprofissionais em saúde Durante o evento, foram entregues certificados de conclusão da residência multiprofissional.
#Saúde 13/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica a atualização vacinal dos profissionais de saúde e de educação do município

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, através da Coordenação de Imunização, intensifica a ação para atualizar o cartão vacinal dos profissionais da área da saúde e da educação da cidade. A ação tem como objetivo reforçar as vacinas dos profissionais que trabalham em serviços que estão em constante exposição de doenças contagiosas, muitas delas imunopreveníveis.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, ressalta os cuidados do município com os profissionais. "Nós sabemos que a imunização dos profissionais é essencial por conta de uma maior exposição às doenças de etiologia infecciosas e o risco intrínseco da profissão e que também podem transformá-los em disseminadores de doenças. Por isso, sempre temos esse zelo e criamos essa ação para intensificar a vacinação deles", diz.

A atividade, que seguirá que o dia 15 de fevereiro, acontece dentro das unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e na rede especializada (hospitais, UPAS, CEO e CAEC), escolas municipais e sede da Secretaria de Educação.

Márcia de Castro, professora do município há 31 anos e atual ouvidora da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Caucaia, tomou a vacina contra meningite e destacou a importância dessa da atividade. "A gente que trabalha com um grande público, precisa dessa proteção maior. Temos uma demanda grande de alunos, pais e professores que nos procuram. Essa ação é muito importante. A secretária está de parabéns por essa iniciativa", afirma.

Para receber a imunização, é necessário apresentar: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde e cartão de vacina.

*Vacinas disponibilizadas*

Covid-19; Hepatite B; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); dT (Difteria e Tétano).

#Saúde 05/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de saúde e de endemias de Caucaia recebem décimo quarto salário

Prezando sempre pelo compromisso e destacando a relevância do trabalho dos profissionais da cidade, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), efetivou o repasse do incentivo financeiro extra, chamado popularmente de décimo quarto salário, nesta segunda-feira (02), aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) do município.

A categoria dos ACEs recebeu o incentivo financeiro adicional, que veio da União, no valor de R$ 2.288,00 (por pessoa). Já para os ACS, o valor creditado na conta de cada um foi de 2.424,00. O crédito foi repassado como parcela extra e não pode ser utilizado para pagamento do décimo terceiro salário.

Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, ressalta a importância do repasse. "A gestão compreende o quanto esse valor extra é importante para cada agente. Acreditamos também que é uma forma de agradecer o empenho desses profissionais que estão, diariamente, de porta em porta, cuidando dos cidadãos caucaienses", afirma.

Atualmente, Caucaia possui 173 agentes de endemias e 437 agentes de saúde.

Sobre o trabalho dos agentes

Tanto o ACEs como o ACSs têm uma comunicação com a população, porém o foco de cada um é diferente. Os agentes de combate às endemias realizam periodicamente visitas em domicílios, onde é analisado o quintal, procedimentos de limpeza e, sobretudo, se existe algum foco de proliferação de doenças. Durante as visitas, são realizados, caso necessário, tratamento, telamento e peixamento, além de um trabalho educacional junto à população. Os ACEs também efetuam os procedimentos de fumacê costal e com o carro.

Já o Agente Comunitário de Saúde realiza a visita para verificar como está a saúde da família e faz todo o acompanhamento de pessoas em estado de vulnerabilidade, que possuem algum sofrimento psíquico, dependências químicas, para além da condução de grávidas, idosos, crianças, lactantes, entre outros.

Saiba mais

O valor é um repasse feito pelo Ministério da Saúde a todos os municípios brasileiros por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O "Incentivo Financeiro Adicional" representa uma décima quarta parcela a ser paga para o agente comunitário de saúde e agentes de combate às endemias, não podendo ser usado como 13º, por isso recebe a denominação popular (não jurídica) de Décimo Quarto.

#Saúde 29/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia inicia vacinação contra Covid-19 para crianças de seis meses até dois anos sem comorbidades
#Saúde 29/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Natal de Amor é comemorado com pacientes do Hospital Municipal de Caucaia Os pacientes internados no Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, unidade gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, INTS, receberam a visita do grupo Natal de Amor.
#Saúde 21/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza mais de 2 mil procedimentos de saúde com a abertura de postos nesse sábado (17)

Esse terceiro sábado do mês de dezembro (17) foi evidenciado como um dia produtivo e que respeita o processo de aumentar o atendimento à população, com a realização de 2 mil procedimentos de saúde nos 8 postos abertos na cidade.

As Unidades dê Atenção Primária à Saúde (UAPS) abriram de 8h às 16h para atendimento às famílias de Caucaia em uma ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de profissionais das mais diversas especialidades.

As unidades disponibilizaram serviços médicos, de enfermagem e odontologia; cuidados com o hipertenso e o diabético; prevenção ginecológica; vacinação de crianças e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

A execução dos serviços aos fins de semana tem como principal finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana. E como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação não se restringiu aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços foram disponibilizados a todos os moradores do município.

Juliana Pires (35), moradora do bairro Jurema e que foi atendida no último sábado na UAPS Francisco Paulo Pontes, detalha sobre como foi o atendimento. "Eu fui renovar a receita de hipertensão e fui muito bem atendida, da recepção a gestara do posto. Gostei muito. Além da Limpeza, que eu acho fundamental. Eu dou nota dez para esse posto", afirma.

Os serviços ficaram disponíveis nas seguintes unidades: UAPS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha; UAPS Maria F. Do Nascimento; UAPS Francisco Paulo Pontes; UAPS Antônio Jander Machado; UAPS Edinir Carneiro Galeno; UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, UAPS Maria de Jesus Ferreira e UAPS Manoel Gomes da Silva.

#Saúde 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia registra mais de 530 mil vistorias domiciliares de agentes de endemias entre janeiro a novembro de 2022

A forma mais eficaz de prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya doenças é o combate ao mosquito. Com o objetivo continuo de erradicar o Aedes aegypti, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou 530.839 inspeções focais em domicílios caucaienses em entre janeiro e novembro deste ano.

Os ciclos de visita de combate ao mosquito Aedes Aegypti, que são realizadas por 124 agentes de Endemias, tem como objetivo promover a limpeza de depósitos com água, peixamento e telamento de caixas d'água e Ultra Baixo Volume (UBV - fumacê costal) em locais com características potenciais para proliferação do mosquito.

Para além desses procedimentos, também é realizado um trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção às doenças.

O coordenador do Núcleo de Endemias e Zoonoses de Caucaia, Marquezan Rocha, destaca a importância da sociedade para prevenir as doenças. "Reforçamos que todos fiquem atentos às suas casas e locais de trabalho. É essencial que todos façam a sua parte e contribuam para que a população de mosquitos possa diminuir. Tira dez minutos na semana para vistoriar a sua casa", orienta.

O gestor enfatiza ainda a questão da aceitação dos moradores em relação às vistorias. "Orientamos que as pessoas não recusem a visita dos profissionais. Eles são treinados para detectar e acabar com possíveis focos de mosquito", solicita.

De acordo com dados epidemiológicos, o município se encontra em médio risco para as doenças transmitidas pelo Aedes, já que o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apresentou um resultado de 1,4%, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é até 1%.

*Sobre peixamento*

Em locais propícios ao nascimento de larvas do Aedes aegypti e onde não é recomendado o uso de larvicidas, o controle biológico é realizado com o uso de peixes do tipo beta. Essa espécie se alimenta de pequenas larvas e, dessa forma, conseguem auxiliar no combate à dengue, zika e chikungunya. O peixe beta é distribuído de forma monitorada pela equipe dos Agentes de Endemias.

#Saúde 16/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia altera dois pontos fixos de vacinação a partir desta sexta-feira (16)

Com o objetivo de atender a população sempre da melhor forma, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), altera o endereço de dois pontos fixos de vacinação instalados na cidade, a partir desta sexta-feira (16).

A imunização, que acontece no Imersão Nota 10 (antiga Casa Brasil), vai ser realizada na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Antônio Jander, no bairro Araturi. Já a Escola Bíblica, do Metrópole, será substituída pela UAPS Sérgio Rodrigues.

As unidades Grêmio de Caucaia, Escola Rubens Vaz e a UAPS José Rodrigues dos Santos, na Tabuba, não sofrerão modificações de endereço.

O atendimento nas UAPS Antônio Jander, Sérgio Rodrigues e José Rodrigues dos Santos funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h. Já o Grêmio e a Escola Rubens Vaz funcionam de segunda-feira a sábado, de 9h às 14h.

Para ter acesso à vacina, basta levar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.

Para além da vacina contra Covid-19, todos os outros imunizantes também estão sendo aplicados nas UAPS.

Serviço:

Caucaia altera dois pontos fixos de vacinação a partir desta quinta-feira (15)

Novos locais

- UAPS Antônio Jander (Avenida Central, SN - Araturi).

- UAPS Sérgio Rodrigues (Av.D,S/Nº - Nova Metrópole)

Continuam:

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude);

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon);

- UAPS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba)

Dias e Horário Grêmio e Escola Rubens Vaz: segunda-feira a sábado/ 9h às 14h

#Saúde 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital Municipal de Caucaia inicia etapa do Projeto Lean para otimizar atendimento na emergência

O Hospital Dr. Abelardo Gadelha da Rocha, unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia, gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, foi selecionado para participar do Projeto Lean, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio Libanês. A unidade está no processo de implantação da metodologia que tem como objetivo reduzir a superlotação nas urgências e emergências dos hospitais públicos do país.

Para participar do Projeto Lean o hospital passa por uma avaliação criteriosa que é dividida em diferentes etapas. Nos dias 1 e 2 de dezembro, um consultor do Sírio-Libanês esteve no hospital e avaliou se a unidade atende aos critérios para entrar na segunda etapa do programa. "Essa primeira etapa foi a coleta de indicadores que vão nortear o trabalho da equipe do Lean nas emergências em otimizar os nossos processos dentro do hospital. Todas as equipes foram envolvidas, tanto os setores administrativos como das áreas da técnica e laboratorial. O objetivo é atender melhor e mais rápido os nossos pacientes", explica, Thiago Mariz, diretor clínico e gerente médico do hospital de Caucaia.

A próxima etapa do projeto será em janeiro e membros da equipe do hospital de Caucaia vão participar de um treinamento em São Paulo, no Sírio Libanês, para iniciar a fase prática, que é chamada de Fase 1 do Lean. "Depois desse treinamento, nós vamos ter visitas mensais e reuniões quinzenais com a equipe de especialistas do projeto para nos auxiliar no passo a passo e dessa forma a gente melhorar o hospital e a qualidade assistencial como um todo", disse Thiago.

Sobre o Lean

Em tradução livre, Lean significa "enxuto". O Lean é um projeto do Ministério da Saúde desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - Proadi/SUS, executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. O objetivo é reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. Com início em agosto de 2017 e fim previsto para 2023, a proposta deve atender até 160 hospitais do sistema público de saúde.

A participação dos hospitais no projeto acontecem em ciclos, que iniciam a cada seis meses. Para participar do Lean a instituição deve atender a alguns critérios essenciais de elegibilidade, que consideram a estrutura, governança institucional e algumas características da emergência.

#Saúde 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia abre oito postos de saúde neste sábado (17) para atendimento médico, de enfermagem e odontologia

Por conta das comemorações de Natal e réveillon que, este ano, acontecerão em dois sábados consecutivos, e respeitando a estratégia de ampliar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia, vai abrir oito Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), excepcionalmente, neste sábado (17).

A atividade, que sempre acontece no último sábado do mês, também tem como principal finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana.

Os postos disponibilizarão atendimento médico, de enfermagem, odontologia e multiprofissional, cuidados com o hipertenso e ao diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

A realização dos serviços aos fins de semana, segue um planejamento para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas. A ação não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.

Os serviços ficarão disponíveis nas seguintes unidades: UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha; UBS Maria F. Do Nascimento; UBS Francisco Paulo Pontes; UBS Antônio Jander Machado; UBS Edinir Carneiro Galeno; UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, UBS Maria de Jesus Ferreira e UBS Manoel Gomes da Silva.

Em quatro unidades (Araturi, Toco, Sergio Rodrigues e Paulo Pontes) haverá também disponibilização do serviço de odontologia para a população caucaiense.

Serviço:

Caucaia abre oito postos de saúde neste sábado (17) para atendimento médico, de enfermagem e odontologia

Data: 17/12 (sábado)

Horário: 8h às 16h

Locais:

UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UBS Maria F. Do Nascimento - Rua José Paulino de Moraes, 18 - Matões

UBS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí

UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UBS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

UBS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).

#Saúde 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia registra um aumento de 100% no número de atendimentos de enfermagem nos postos de saúde

Um atendimento acolhedor e sensível e o cuidado com a saúde da população são características do atendimento da Atenção Primária à Saúde (APS) de um município. Neste contexto, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um aumento real de 100% no numero de atendimentos de enfermagem nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), comparando a média do período de 2017-2020 com a de 2021-2022.

Os números, contabilizados até outubro de 2022, correspondem ao desempenho dos enfermeiros e enfermeiras nas 46 UAPS (postos de saúde) da cidade.

As principais atribuições dos enfermeiros são: consultas, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, prevenção ginecológica e visitas domiciliares.

Para além desses serviços, os enfermeiros executam as ações de assistência integral à criança, mulher, adolescente, adulto e idoso e supervisionam o trabalho e a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Camila Moreira, diretora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia destaca o desempenho dos profissionais. "Os enfermeiros e enfermeiras de Caucaia promovem ainda mais qualidade, de forma incansável e consciente, ao cuidado da comunidade e isso inclui o fortalecimento de sistemas de saúde", afirma.

John Lennon Albuquerque, de 26 anos, é atendido na UAPS Paulo Pontes e fez um tratamento por seis meses no equipamento, ressalta o atendimento dós enfermeiros. "Eu sempre fui muito bem atendido no posto. Fiz tratamento durante seis meses e o atendimento das enfermeiras sempre foi nota 10", conta.

Saiba mais

Os equipamentos da APS contam com 03 ou 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possuem profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas tecnicos em saude bucal e agentes comunitários de saúde (ACS).

A Unidade também disponibilizam atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista,

Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

#Saúde 02/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Hospital municipal de Caucaia realiza primeira cirurgia ortopédica usando técnica de Ilizarov
#Saúde 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza mais de 3 mil pré-natais de janeiro a novembro de 2022 Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 3.203 pré-natais e 700 testes rápidos de gravidez nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de janeiro a novembro de 2022.
#Saúde 01/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia fica em 3º lugar entre as cidades cearenses no ranking do Previne Brasil O município de Caucaia alcançou, mais uma vez, um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil.
#Saúde 30/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia registra quase 5 mil atendimentos domiciliares de saúde de janeiro a novembro de 2022 O programa de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 15 integrantes.
#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Ações de promoção à saúde beneficiam pacientes com diabetes em Caucaia Orientar os pacientes sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento é o propósito de diversas ações que são desenvolvidas, durante todo o ano, pela Prefeitura de Caucaia,.
#Saúde 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove ação para intensificar multivacinação de crianças e adolescentes A operação acontecerá nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município, de 8h às 16h, e seguirá até o dia 23 de dezembro.
#Saúde 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia volta a estender funcionamento de pontos fixos de vacinação contra Covid-19 para atendimento aos sábados Com o objetivo de fortalecer a proteção contra a Covid-19, a Prefeitura de Caucaia estende o funcionamento de dois pontos fixos de imunização a partir deste sábado (12).
#Saúde 04/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia oferta curso de formação de pilates solo para os profissionais de saúde do município O objetivo da ação é ampliar o atendimento da atividade para todos os distritos de saúde de Caucaia e aumentar o número de pessoas beneficiadas com o projeto.
#Saúde 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove vacinação antirrábica para cães e gatos nos dois primeiros sábados de novembro

Seguindo a uma recomendação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar, nos sábados 05 e 12 de novembro, a vacinação antirrábica para cães e gatos em Caucaia.

A ação vai acontecer sempre de 8h às 17h, em 88 pontos distribuídos entre as áreas da grande Jurema e Centro, no dia 05, que é o dia "D" de vacinação estadual. Já no dia 12, a imunização dos animais vai ser realizada em 47 locais, entre a área litorânea e a zona rural (Capuã, Genipabu, Primavera, Sítios Novos e Catuana).

Confira os locais de vacinação antirrábica:

Sede e Grande Jurema - Link 01

Área Litorânea e Zona Rural - Link 02

A vacinação acontece de forma gratuita e é a única forma de prevenção contra a raiva, que é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade.

Sobre a raiva humana

A raiva humana é uma antropozoonose causada pelo vírus rábico que pertence à família Rhabdoviridae e ao gênero Lyssavirus. Os animais que podem transmitir raiva aos humanos são principalmente cães e gatos raivosos, mas todos os animais endotérmicos (de sangue quente) também podem ser infectados e transmitir o vírus aos humanos. O vírus é transmitido para humanos pelo contato direto com a saliva de um mamífero infectado, seja através de mordidas ou penetrando por feridas abertas, seja através de lambidas na lesão ou mucosas — por exemplo, boca — sendo permeáveis a esse tipo de germe.

Quais os Sintomas da Raiva Humana (Hidrofobia)?

Os sintomas da raiva humana só começam a aparecer quando o vírus chega ao cérebro. Esse período é de aproximadamente 45 dias após infecção. Os primeiros sintomas são parecidos com os sintomas da gripe, como: mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade. Conforme o desenvolvimento da doença, sintomas relacionados com a função cerebral começam a aparecer, como ansiedade, confusão, agitação, comportamento anormal, alucinações e insônia.

Serviço

Caucaia pronome vacinação antirrábica para cães e gatos nos sábados 05 e 12

Data: sábados (dias 05 e 12 de novembro)

Horário: 8h às 17h



REGIÃO LITORÂNEA (AS PRAIAS)

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://www.caucaia.ce.gov.br/arquivos/2262/CAMPANHA%20DE%20VACINACAO__2022_0000001.pdf'></iframe>

Jurema

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://www.caucaia.ce.gov.br/arquivos/2263/CAMPANHA%20DE%20VACINACAO__2022_0000001.pdf'></iframe>

#Saúde 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza homenagem ao Dia do Dentista com manhã de serviços e cuidados voltados para os profissionais
#Saúde 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Dia da Saúde Bucal: Atendimento odontológico de urgência cresce em 38% na UPA de Caucaia

Nesta terça-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. A data busca conscientizar sobre a importância da saúde bucal e prevenção de doenças. A UPA no Centro, em Caucaia, gerenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS, atende casos odontológicos de urgência e emergência e nos últimos três meses teve um aumento de 38% em comparação ao trimestre anterior.

A unidade funciona 24h por livre demanda de crianças e adultos. Entre julho e setembro foram 1.629 atendimentos, cerca de 38% a mais do que os meses de abril a junho que registraram 1.176 atendimentos. A maioria dos casos é de pacientes com queixa de dor dentária aguda. "São mais frequentes casos de pulpite (uma inflamação na polpa dentária que causa dor aguda). A pulpite normalmente é causada por cárie ou trauma que provoca dano ao nervo dentário, levando à inflamação ou necrose do dente. A abordagem inicial é realizada com procedimento de urgência endodôntica, medicação para cessar a dor, e ,caso seja necessária a realização de procedimento de maior complexidade, o paciente é encaminhado para o Centro de Especialidades Odontológicas ", explica Aline Melo, dentista que atua na UPA.

A dentista destaca ainda que ações básicas com a higiene bucal previnem doenças e podem evitar dores. "Escovar os dentes, pelo menos três vezes ao dia, usar creme dental com flúor, manter o uso habitual do fio dental, visitar o dentista regularmente, são ações simples de prevenção a saúde bucal", disse Aline Melo.

A Unidade de Pronto Atendimento recebe também pacientes que sofreram fraturas dentárias (ocasionadas por queda ou acidentes), abscessos e hemorragias. "Trabalhamos com equipe integrada e quando necessário o atendimento também é compartilhado com os médicos de plantão para que o paciente tenha uma melhor assistência", conta a dentista.

A equipe odontológica da UPA é composta por vinte dentistas e quatro auxiliares em saúde bucal para atendimento dia e noite. O perfil da unidade é para situações de urgência e emergência, outros tratamentos dentários como limpeza e restauração devem ser realizados através da Atenção Básica, nos Postos de Saúde do município.

#Saúde 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia supera Fortaleza e Ceará com 97% de crianças vacinadas contra a poliomielite

Vacinar é um ato de amor e questão de saúde pública. É através da imunização que conseguimos a erradicação de doenças e mortalidade. Com esta visão, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou múltiplas ações com a finalidade de imunizar o maior número de crianças caucaienses durante a Campanha Nacional, o que levou o município a registrar 97,3% de crianças de 1 a menores de 5 anos vacinadas contra a poliomielite até esta terça-feira (25).

Enquanto Caucaia, segundo maior município em população do Estado, atingiu 97,3% de crianças vacinadas, a capital Fortaleza imunizou apenas 52% e o Ceará 82%

A Campanha Nacional, que segue até o dia 31 de outubro, tem como principal objetivo evitar que um possível surto de paralisia infantil retorne ao país. Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, destaca que ainda é preciso uma atenção por parte dos pais e responsáveis. "Mesmo com esse número bom de imunização, ainda é preciso ficar em alerta em relação à vacinação de crianças dessa faixa-etária de 1 a menor de 5 anos. Pais e responsáveis, não deixem de levar seus filhos para conseguirmos a homogeneidade dos vacinados e atingirmos os 100%", afirma.

Durante toda a campanha, além da imunização nos postos de saúde, foram realizados dias "D" de vacinação, imunização dentro das escolas municipais, abertura dos pontos fixos para a vacina contra a poliomielite e ações em outros locais descentralizados na cidade, principalmente, em localidades mais distantes da sede.

Neste momento, para ter acesso à vacina, basta procurar uma das 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h.

Documentação necessária

Para receber a imunização, é necessário apresentar: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacinação.

Saiba mais

A poliomielite ou 'paralisia infantil' é uma doença causada pelo poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 32. Esse vírus pode causar paralisia para toda a vida e também pode levar à morte.

O poliovírus é muito contagioso. É transmitido pelo contato com as fezes ou por gotículas de espirros ou de tosse de infectados. Se a pessoa entrar em contato com as fezes ou secreções do infectado com as mãos e tocar a boca, ela pode ser infectada. Além disso, objetos, como brinquedos, que estejam contaminados e que possam ser colocados na boca, também podem causar a infecção.

#Saúde 18/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE População de Caucaia conta com atendimento médico e de enfermagem em oito postos de saúde neste sábado (22)

Excepcionalmente, neste mês de outubro, a abertura das oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) com serviços para a população, será realizada no penúltimo sábado (22), com atendimento ao público, de 8h às 16h.

A atividade também tem como principal objetivo atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana.

Os postos disponibilizarão atendimento médico, de enfermagem e multiprofissional, cuidados com o hipertenso e ao diabético, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Na ocasião, neste mês dedicado à saúde da mulher, também serão ofertadas um número ainda maior de exames citopatologicos (prevenções ginecológicas), preferencialmente em mulheres entre 25 a 64 anos).

Como estratégia para otimizar a demanda e atender com qualidade o maior número de pessoas, a ação do sábado não se restringe aos moradores da área do posto de saúde. Os serviços serão disponibilizados a todos os moradores do município.

Os serviços ficarão disponíveis nas seguintes unidades: UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha; UBS Maria F. Do Nascimento; UBS Francisco Paulo Pontes; UBS Antônio Jander Machado; UBS Edinir Carneiro Galeno; UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, UBS Maria de Jesus Ferreira e UBS Manoel Gomes da Silva.

Em quatro unidades (Araturi, Toco, Sergio Rodrigues e Paulo Pontes) haverá também atendimento odontológico para a população.

Serviço:

*População de Caucaia conta com atendimento médico e de enfermagem em oito postos de saúde neste sábado (22)

Data: 22/10 sábado)

Horário: 8h às 16h

Locais:

UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UBS Maria F. Do Nascimento - Rua José Paulino de Moraes, 18 - Matões

UBS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí

UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UBS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

UBS Manoel Gomes da Silva (Rua Alaide Mateus, S/N - Toco).

#Saúde 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Reinaugurado há um mês, Posto de Saúde Paulo Pontes realiza mais de 23 mil atendimentos Reinaugurado há um mês, Posto de Saúde Paulo Pontes realiza mais de 23 mil atendimentos
#Saúde 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia prorroga vacinação contra poliomielite em crianças de 1 a menores de 5 anos segue até dia 31 Com o objetivo de imunizar o maior número de crianças caucaienses e evitar que um possível surto de paralisia infantil volte a ocorrer, a Prefeitura de Caucaia
#Saúde 03/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Maternidade Santa Terezinha realiza triagem neonatal para prevenir e diagnosticar doenças em recém-nascidos

Cerca de 200 bebês são avaliados mensalmente na unidade

Alguns exames realizados nas primeiras horas de vida do recém-nascido são fundamentais para prevenir e diagnosticar doenças. Na Maternidade Santa Terezinha, em Caucaia, os bebês são submetidos, até 48h após o nascimento, a uma triagem neonatal para identificar problemas congênitos de audição, visão e coração. O diagnóstico pode ser feito a partir dos testes do olhinho, pezinho, coraçãozinho, orelhinha e linguinha.

Os testes, feitos por uma equipe composta por enfermeiros e médicos neonatologistas, pediatras e oftalmologistas, são importantes para a detecção precoce de doenças que costumam não apresentar sintomas imediatos. Os profissionais verificam se o bebê possui alteração cardíaca, comprometimento de visão e audição ou limitação nos movimentos da língua, o que pode comprometer a amamentação e, futuramente, a fala.

"Os exames são capazes de diagnosticar doenças que, quanto mais cedo identificadas, apresentam melhores chances de tratamento, podendo prevenir sequelas graves e até mesmo óbitos'', explica Geórgia Mota, enfermeira neonatologista da Maternidade Santa Terezinha. A unidade realiza, em média, 200 partos por mês e todos os bebês passam pela triagem neonatal.

O teste do coraçãozinho, por exemplo, é feito nas primeiras 24h de vida do recém-nascido. Um sensor colocado na mão direita e em um dos pés do bebê é capaz de medir a frequência cardíaca e a concentração de oxigênio no sangue. "Quando o exame dá alterado, a gente solicita um mais detalhado, como um ecocardiograma, para um diagnóstico mais preciso. Se ficar evidenciado que há uma doença cardiológica, a criança será encaminhada para o especialista", detalha Laura de Castro, pediatra neonatologista.

Cuidados especiais

Os recém-nascidos que apresentam alterações cardíacas ou respiratórias recebem, ainda, cuidados especiais ao longo do período de internação. Os leitos das incubadoras mantêm a temperatura aquecida e permitem o monitoramento da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio. A unidade de saúde reforçou o atendimento, adquiriu novos equipamentos e reestruturou o espaço físico dos leitos. Atualmente a maternidade conta com cinco incubadoras e quatro berços aquecidos. "Isso significa que, se for necessário atender casos mais graves, o bebê será assistido enquanto aguarda a transferência para uma unidade de porte terciário", completa a médica.

Para prevenir a doença hemorrágica em recém-nascidos, a Maternidade também oferece suplementação de vitamina K no momento do nascimento. "É muito frequente que o bebê nasça com deficiência dessa vitamina, o que pode levar a um quadro de hemorragia gástrica. Por isso, é fundamental fazer aplicação intramuscular de vitamina em todos os bebês", acrescenta a médica.

Assistência 24h

A Maternidade Santa Terezinha é uma unidade de saúde da Prefeitura Municipal de Caucaia gerida pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde - INTS. A instituição funciona 24h e atende pacientes do município de Caucaia e nove cidades do interior do Ceará. Cerca de 1.200 mulheres por mês são assistidas pela unidade que oferece serviços de obstetrícia, ginecologia, atendimento ambulatorial e exames de imagem. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neonatologistas, cirurgiões pediátricos, obstetras, ginecologistas, oftalmologistas, dentista, anestesistas, enfermeiros neonatologistas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

Saiba mais

Em 25 de junho de 2021, a Prefeitura de Caucaia inaugurou a sala de parto humanizado, com uma equipe de profissionais com médico e enfermeira obstétricos, técnicos de enfermagem e também médico neonatologista, além do quadro assistencial com psicólogas que atuam no suporte emocional e assistente social, que dá apoio na garantia do direito da gestante.

A maternidade, além de parto humanizado, oferece também serviços tais como, a arte na barriga das gestantes, entrega do certificado e do primeiro registro dos recém-nascidos e print da placenta.

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#Saúde 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeitura de Caucaia realiza a Semana do Bebê 2022

Com o tema "Desenvolvimento da Criança e Cuidados Pós-Pandemia, Saúde e Vida Lá Fora", a Prefeitura de Caucaia, através da Comissão do Selo UNICEF e secretarias municipais, realiza, a partir da próxima quarta-feira (05), a Semana do Bebê 2022. O dia D acontece no Lar de Clara, a partir das 08h, no auditório do Lar de Clara. Instituída pelo UNICEF, a ação tem como objetivo assegurar estratégias que garantam a saúde e o bem-estar das crianças de zero a seis anos de idade.

A Semana do Bebê envolve atividades de diversas secretarias municipais, como Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para Danyelle Alves, a ocasião serve para trazer à tona temas mais do que relevantes quando se fala da saúde e do bem-estar dos pequenos. "Na edição deste ano, vamos tratar dos temas atraso no desenvolvimento, o fortalecimento de vínculos e o aleitamento materno exclusivo. Todas as atividades serão realizadas em parceria com as três secretarias", disse.

A programação já começa na quarta-feira, dia 05, e segue até o 14 de outubro, com várias ações nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. O cronograma de atividades prevê palestras, atividades socioeducativas, entrega de kits para gestantes, entre outras atividades.

Saiba mais

No Brasil, a Semana do Bebê foi uma iniciativa do UNICEF, instituição que sistematizou a iniciativa e a disseminação deste evento por todo o país, transformando-se numa das estratégias primordiais para assegurar a atenção adequada às crianças desde o nascimento até os seis anos de idade, ou seja, na primeira infância.

Em Caucaia, a Semana do Bebê foi instituída através de decreto municipal, considerando a necessidade de orientar e sensibilizar a população sobre os cuidados com os bebês desde a gestação, bem como motivar os gestores públicos e a sociedade civil sobre a garantia do direito ao pleno desenvolvimento de cada criança.

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#Saúde 29/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove dia D de vacinação contra poliomielite nesta sexta-feira (30)

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) promoverá, nesta sexta-feira (30), um dia "D" de vacinação contra a poliomielite. A imunização acontecerá em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, nos cinco pontos fixos instalados na cidade e em mais seis locais distribuídos em territórios onde o percentual de crianças não vacinadas é maior.

A operação especial faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que já termina nesta sexta-feira, para crianças de 1 a 5 anos.

O objetivo da ação é avançar na imunização do público infantil e garantir a atualização do cartão de vacinas das crianças.

Estrella Pinheiro, Coordenadora de Imunização de Caucaia, ressalta a importância da ação. "O Dia D é promovido para darmos ainda mais oportunidades aos pais de levarem seus filhos para vacinarem e, assim, evitarmos as doenças imunopreveníveis", afirma.

Atualmente, Caucaia tem quase 4 mil crianças que não tomaram o imunizante.

Documentação necessária

Para receber a imunização, é necessário apresentar: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência , Cartão Nacional de Saúde e cartão de vacina.

Sobre a poliomielite

A poliomielite, ou 'paralisia infantil', é uma doença causada pelo poliovírus dos sorotipos 1, 2 e 32. Esse vírus pode causar paralisia para toda a vida e pode ser fatal.

Serviço:

*Caucaia promove dia D de vacinação contra poliomielite nesta sexta-feira (30)

Data: sexta-feira (30)

Local: 42 UBSs

Horário: 8h às 16h

- Local: 4 UBSs

Horário: 8h às 20h

- UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

- UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

- UBS Dr. Joaquim Braga (Rua 103, S/N - Planalto Caucaia)

- Local: pontos fixos

Horário: 9h às 14h

- Projeto Imersão Nota 10 (antiga Casa Brasil) - Rua Santa Marta, 35 - Conj. Novo Paraíso;

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude);

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon);

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos;

Local: Bolsões

Horário: 9h às 15h

- Mestre Antônio - Areninha (Rua 4 - Curicaca)

- CRAS Metrópole (Rua 127 N° 118 - Nova Metrópole)

- Depósito Ratinho (Rua Heribaldo Rodrigues, 1250 - Potira)

- lanchonete JT (Rua marcos Couto bezerra 1360 - Picuí)

Horário: 9h às 12h

- Escola Luzia Morais Correia Távora (Rua são Matheus 245 São Miguel)

- Escola Danilo Sá (Rua João Paulo II, S/N - parque são Gerardo)

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#Saúde 16/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia lança oficialmente a campanha de Setembro Amarelo com programação especial para crianças e adolescentes

A saúde mental das crianças e adolescentes tem sido uma preocupação da Prefeitura de Caucaia durante o Setembro Amarelo. A gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, nesta quinta-feira (15), no Grêmio de Recreio e estudos de Caucaia, a campanha internacional que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, um evento de promoção das ações de valorização da vida durante esse mês. Na ocasião, a primeira-dama Juliana Valim esteve presente com diversas autoridades políticas e secretários da gestão.

Durante o evento, a primeira-dama Juliana Valim, reafirmou que a campanha Setembro Amarelo é muito importante e que é preciso valorizar e apoiar o aparato de saúde que garante o atendimento físico e psíquico às crianças e adolescentes do município. "Nossa gestão é marcada pelo cuidado, carinho, acolhimento e amor pelas pessoas. Por isso, venho aqui para reafirmar o compromisso da nossa gestão para com todos os profissionais da saúde e para com as crianças e adolescentes de Caucaia", afirmou.

O Setembro Amarelo é um mês para lembrar que é preciso ter sempre um olhar sensível para a valorização da vida de todos, principalmente em relação ao público infantil e adolescentes. As situações que levam ao suicídio podem surgir de quadros depressivos graves, sofrimentos psíquicos severos e persistentes, bem como uso de substâncias psicoativas. Com o advento da pandemia, em 2019, os quadros de sofrimentos psíquicos aumentaram e as demandas de atendimentos em saúde mental seguiram em crescimento.

A campanha municipal de 2022, tem como tema #juntospelavida, e contará com uma programação voltada para adultos, crianças, idosos e para profissionais que atuam na linha de frente da saúde mental de Caucaia. O slogan da campanha de 2022 tem como intuito abordar um tema delicado a partir do ponto de vista de valorização da vida, ampliando o conceito de saúde no período pós-pandemia. O ideal é ter uma rede de apoio, tanto familiar, de amigos, quanto de saúde.

Após a palestra com o enfermeiro especialista em saúde mental, Guanacy Nonato, o evento seguiu com outras atividades paralelas como o treino funcional KIDS (SEJUV); Oficinas de desenhos; Escuta qualificada; oficina de produção de muda, Exposição de sementes nativas, Oficina de produção de mudas, doação de mudas e o momento do Lanche.

A secretária adjunta de saúde de Caucaia, Graça Lemos, esteve presente no evento e reforçou que a atual gestão tem trabalhado arduamente na valorização da vida com crianças e adolescentes. "Estamos reunidos para celebrar o cronograma das atividades da campanha Setembro Amarelo, marcada pela prevenção ao suicídio. Esse ano, o tema é "#JuntosPelaVida" nos mostra o quão importante é celebrar a vida", reforçou a secretária.

Entre os destaques da programação dessa quinta-feira (15), houve a apresentação de dança dos adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Caucaia (NUCA); palestra interativa sobre os mitos sobre a saúde mental e o suicídio; oficinas de desenhos; participação quinteto da banda município, além de escuta qualificada.

Na ocasião, a Secretaria Adjunta de Saúde destacou as datas das próximas ações da Campanha Setembro Amarelo em Caucaia.

Confira a programação:

- 23/09

Ação: Setembro Amarelo - Cuidando de quem cuida para profissionais dos equipamentos CAPS

Local: Parque Botânico

Horário: 13h30

- 30/09

Ação: Caminhada no bairro Jurema

Local de concentração: Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Capemi (Av. Dom Almeida Lustosa, 4242)

Horário: 8h30

Iniciativas feitas voltadas para os cuidados com a saúde mental

Em Caucaia, os Centros de Atenção Psicossocial - CAPS funcionam de segunda à sexta, das 8h às 16h, e realizam atendimentos com profissionais especialistas em saúde mental, as equipes são compostas por assistentes sociais, enfermeiros, médicos clínicos, nutricionista, psiquiatras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais.

#Saúde 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica vacinação contra meningite C e de HPV4 para crianças e adolescentes A vacinação visa aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e contra o HPV (Papilomavírus humano), além de evitar a ocorrência de surtos.
#Saúde 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia intensifica ações de vacinação contra poliomielite

A programação, que reforça as últimas semanas da Campanha Nacional contra a Poliomielite, conta com a realização do Dia "D" de vacinação no feriado desta quarta-feira (07), abertura da sala de vacinação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) até às 20 horas e a implantação da vacinação contra a poliomielite, até domingo, nos seis pontos fixos instalados na cidade e em mais três UBSs.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, reforça a importância de os pais levarem seus filhos para imunização. "Estamos na reta final da campanha e, infelizmente, muitos pais ainda não levaram seus filhos para vacinar. Vamos abrir novos espaços e ampliar horários para que os pais ou responsáveis tenham ainda mais oportunidade de não deixar seus filhos sem o imunizante", afirma.

De segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h, as salas de vacinação das 46 UBSs estarão abertas para vacinação.

Serviços

Prefeitura de Caucaia intensifica ações de vacinação contra poliomielite

Cronograma

1- Abertura dos seis pontos fixos de vacinação instalados na cidade para vacina contra POLIOMIELITE (gotinha)

Segunda-feira a domingo

Horário: 9h às 14h

Locais:

- Secretaria de Patrimônio Avenida Coronel Corrêa, 2214, Centro;

- Projeto Imersão Nota 10 (antiga Casa Brasil) - Rua Santa Marta, 35 - Conj. Novo Paraíso;

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude);

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon);

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos;

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

2- Abertura de cinco Unidades Básicas de Saúde - UBS) -postos de saúde - abertas até às 20h com sala de vacina funcionando (Pólio).

Segunda-feira a sexta-feira

Horário: 8h às 20h

- Locais:

- UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

- UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

- UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua doColégio, S/N - ao lado da escola).

- UBS Dr. Joaquim Braga (Rua 103, S/N - Planalto Caucaia)

3- Realização do dia D de vacinação contra a Poliomielite

- Data: 07/09 (quarta-feira - feriado)

Locais: 06 pontos fixos e 03 UBSs

Pontos fixos:

- Secretaria de Patrimônio Avenida Coronel Corrêa, número2214, Centro;

- Projeto Imersão Nota 10 (antiga Casa Brasil) - Rua SantaMarta, 35 - Conj. Novo Paraíso;

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude);

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon);

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos;

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua doColégio, S/N - ao lado da escola).

03 UBSs

- UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

- UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

- UBS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 -Potira 1

Horário pontos fixos: 9h às 14h

Horário UBS: 8h às 16h

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#Saúde 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia reinaugura Posto de Saúde Francisco Paulo Pontes

"Uma boa estrutura física é muito importante, mas o fundamental é, de forma concreta, atender ainda melhor as pessoas e aumentar o número de serviços porque a verdadeira autoridade é o povo", foram com essas palavras que Vitor Valim, prefeito de Caucaia, inaugurou o novo posto de Saúde Francisco Paulo Pontes, na Jurema, na manhã desta quarta-feira (02).

A Unidade Básica de Saúde, que foi completamente reformada e revitalizada, ampliou o horário de atendimento, passou a atender de 8h à 20h, ganhou novo sistema elétrico e hidráulico, pintura e intervenções na totalidade; sala de residência médica e multiprofissional; novos consultórios odontológicos, médico e de enfermagem; sala de vacinação e de procedimento e uma nova Central de Esterilização de Materiais (CME).

A Unidade de Saúde conta com recepção, coordenação, farmácia, e salas para curativo, coletas de exames laboratoriais e coleta de material para prevenção ginecológica.

O espaço, que acolhe a população de uma área de aproximadamente 20 mil habitantes, registra uma média de 2 mil pessoas atendidas mensalmente. Além da melhoria na infraestrutura, o Paulo Pontes passou a contar com 04 equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que possui profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS). O Posto disponibiliza, também, atendimento diário da Equipe do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF), com os seguintes profissionais: Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Educador Físico e Psicólogo.

A dona de casa e moradora de Caucaia há mais de 40 anos, Rosilene Morais, ressalta o atendimento da nova unidade. "Eu estou achando excelente esse posto. Eu vim hoje para marcar uma consulta. Achei que fosse demorar, mas não. Eu já me consultei e a médica já pediu o retorno para ver os exames em um mês. Tudo o que eu queria, eu resolvi", afirma.

Saiba mais

Os colaboradores do posto já contam também com a utilização do novo prontuário eletrônico.

#Saúde 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Sete postos de saúde de Caucaia abrem para atendimento neste sábado (27)

Pelo terceiro mês consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde Caucaia (SMS), realiza uma ação que acontece todo último sábado do mês, com abertura de Unidades de Atenção Primária à Saude (UAPS) para atendimento ao público, de 8h às 16h.

A ação deste sábado (27), que vai contar com sete unidades funcionando, também tem como finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana.

Os postos disponibilizarão atendimento médico, de enfermagem e multiprofissional, cuidados com o hipertenso e ao diabético (com consulta e coleta de sangue), exame de prevenção ginecológica, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, hepatites, sífilis e HIV, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Na ocasião, também ficarão disponíveis ações em alusão ao "agosto dourado", que trata sobre a importância do aleitamento materno.

Os serviços ficarão disponíveis nas seguintes unidades:

UAPS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha;

UAPS Maria F. Do Nascimento;

UAPS Francisco Paulo Pontes;

UAPS Antônio Jander Machado;

UAPS Edinir Carneiro Galeno;

UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira e

USPS Maria de Jesus Ferreira.

Mais informações

Para a coleta de sangue para hipertensos e diabéticos, é preciso ir a uma das unidades com jejum de, no mínimo, 8 horas. O resultado final saíra em até dez dias no Posto de Saúde de origem do paciente.

Serviço

Sete postos de saúde de Caucaia abrem para atendimento neste sábado (27)

Data: 27/08 (sábado)

Horário: 8h às 16h

Locais:

UAPS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UAPS Maria F. Do Nascimento - Rua José Paulino de Moraes, 18 - Matões

USPS Maria de Jesus Ferreira - Rua Marcos Coutos Bezerra, S/N - Picuí

UAPS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UAPs Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UAPS Ednir Carneiro Galeno, Rua Eribaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

#Saúde 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza exames laboratoriais periódicos para quase 600 agentes Comunitários de Saúde e de Endemias Cuidar de quem ajuda a cuidar dos caucaienses é uma das prioridades da gestão municipal. Por isso, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS).
#Saúde 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica campanha contra poliomielite e de multivacinação de crianças e adolescentes

A aplicação dos imunizantes segue até o dia 09 de setembro

A Secretaria Municipal Saúde de Caucaia (SMS) iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias, e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com até 15 anos de idade.

A vacinação acontecerá nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município, de 8h às 16h.

A campanha tem como finalidade realizar a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente.

Estrella Pinheiro, Coordenadora de Imunização de Caucaia, ressalta a importância da ação. "A campanha torna-se importante para evitarmos as doenças imundo-previsíveis. É fundamental que os pais levem seus filhos para fazer a atualização do cartão vacinal", afirma.

Vacinação contra a poliomielite

Público-alvo: crianças de 1 ano a 4 anos

Vacina Oral Poliomielite (VOP): para crianças de um a quatro anos, de forma indiscriminada, desde que já tenham recebido as três doses de VIP do esquema básico.

Entenda o esquema vacinal:

1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP); 2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP); 3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP); 1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP); 2º reforço: para crianças de 4 anos por meio da vacina oral (VOP).

Multivacinação para atualização de caderneta de vacinação

Público-alvo: crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias

A campanha de multivacinação contemplará as crianças e adolescentes menores até 14 anos 11 meses e 29 dias, não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Vacinas disponibilizadas para crianças

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP - inativada e VOP - atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponibilizadas para adolescentes

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.

Documentação necessária

Para receber a imunização, é necessário apresentar: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência , Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacinação.

Serviço:

Campanhas nacionais contra poliomielite e de multivacinação de crianças e adolescentes inicia nesta segunda-feira em Caucaia

Data: 08/08 a 09/09

Horário: 8h às 16h

Local: 46 UAPS

Segunda a sexta-feira

#Saúde 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia amplia locais de vacinação infantil contra Covid-19

Para garantir um atendimento e a cobertura vacinal infantil contra a Covid-19, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou os locais de vacinação infantil contra Covid-19, desde a última segunda-feira (01).

Além da vacinação que já acontece em dois pontos fixos instalados no Município e, neste momento, no Iandê Shopping, o atendimento acontecerá também de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h nas 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS).

Crianças de 03 a 11 anos, poderão tomar a 1ª ou a 2ª dose. Já público entre 12 a 17, deverá tomar até a 3ª dose da vacina.

Nas UBSs, também estão disponíveis outros imunizantes para que o esquema vacinal das crianças seja atualizado.

Documentação necessária

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF e Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Serviço

Caucaia amplia locais de vacinação infantil contra Covid-19

Segunda a sexta: 46 UBSs

Horário: 8h às 16h

Segunda-feira a domingo: pontos fixos

Horário: 9h às 14h

Endereços pontos fixos de vacinação infantil

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia reabre ponto de vacinação contra Covid-19 no Iandê Shopping

/admin/view/noticia/img/20220728104100saude.jpg

Com o objetivo de fortalecer a proteção contra a Covid-19 e disponibilizar mais um local de imunização para a população, Caucaia vai reabrir, a partir desta quinta-feira (28) até o próximo dia 11 de agosto, o ponto de vacinação do Iandê Shopping, de segunda-feira a sábado, de 14h às 20h.

Crianças de 03 a 11 anos, poderão tomar a 1ª ou a 2ª dose. Já o público entre 12 a 17, deverá tomar a 3ª dose do imunizante. Pessoas a partir de 18 anos, já podem ser imunizadas com a segunda dose de reforço (4ª dose).

Além do Iandê Shopping, a imunização continuará nos outros seis locais fixos instalados no município.

Serviço:

Caucaia abre mais um ponto de vacinação contra Covid-19

Locais: Iandê Shopping (térreo)

Endereço: Av. Edson da MotaCorrea, 620 - Centro

Horário: 14h às 20h(segunda-feira a sábado)

Pontos fixos

Horários: 9h às 14h

Adultos:

- Grêmio de Caucaia (Rua José daRocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. NovoHorizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole(Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos(Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola)

Crianças:

- Pátio da Secretaria dePatrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia sedia conferência dos Conselhos de Saúde dos Estados e Municípios da Região Nordeste

A Casa do Agente Comunitário de Saúde de Caucaia recebeu essa semana Conselheiros de Saúde dos Estados e Municípios da Região Nordeste para uma troca de experiência. A ação contou com a presença de Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Gutemberg Holanda, procurador geral do município; Irene Sousa, presidente do Conselho Municipal de Caucaia e Coordenadora de Plenária de Conselheiros do Estado do Ceará, e de representantes dos conselhos do país.

O encontro, que teve início na segunda-feira (25) e foi até esta quarta-feira (27), teve como objetivo a troca de saberes, além de analisar, avaliar, refletir e propor novas estratégias para o fortalecimento do SUS e da participação social nos Conselhos de Saúde da Região Nordeste e, sobretudo, destacar as responsabilidades dos conselheiros e conselheiras.

Durante o evento, foram realizadas mesas de debates fundamentais para a consolidação da participação social e o papel dos Conselhos de Saúde, focando em temas como o novo modelo de financiamento do SUS; a importância dos Conselhos Locais de Saúde para a consolidação dos Conselhos de Saúde; a judicialização na saúde, a importância das ouvidorias e a autonomia e independência financeira dos Conselhos de Saúde.

Gutemberg Holanda, procurador geral do Município, que na ocasião, representava a Prefeitura de Caucaia, destacou a parceria entre o conselho municipal e a gestão atual "Sabemos e acreditamos na importância dos conselhos de saúde e ficamos muito felizes em consolidar uma parceria ativa com o conselho local", afirmou.

Zózimo Medeiros, secretário de saúde de Caucaia, ressaltou o crescimento e fortalecimento do trabalho em conjunto com os conselhos municipais. "Eu tenho observado que estamos evoluindo, no decorrer dos anos, e percebo o quanto amadurecemos e crescemos do ponto de vista do conhecimento, das habilidades e das atitudes. Os resultados têm sido muito bons no fortalecimento do sistema único de saúde. Um grande exemplo dessa coparticipação é este momento aqui de hoje", finalizou.

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia disponibiliza, pela primeira vez, teste rápido de gravidez nos Postos de Saúde

Com a finalidade de facilitar o diagnóstico precoce e dar o início imediato ao pré-natal garantindo a saúde das mamães e bebês, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza, a partir deste mês de julho, teste rápido de gravidez (TRG) em todas as 46 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município.

O teste é indicado para mulheres em idade fértil e que apresentem atraso menstrual de, pelo menos, sete dias, quando os níveis do hormônio beta HCG já estão maiores.

Para fazer o teste, a mulher passa pelo acolhimento da UAPS. Em seguida, a equipe de enfermagem identifica a queixa da ausência de menstruação e realiza o teste. Para ter acesso ao serviço, é preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado.

O procedimento, que é realizado de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h, respeita o direito, autonomia e sigilo das mulheres. Para casos em que o teste for positivo, a gestante é logo vinculada ao pré-natal, dando início ao acompanhamento de forma completa.

Pré-Natal

As futuras passam a ter prioridade nos exames ultrassons obstétricos, além de hemograma, glicemia, teste de sífilis, HIV, entre outros. Em caso de uma gravidez de risco, as gestantes serão encaminhadas para consulta na atenção especializada de Caucaia.

Serviço:

Prefeitura de Caucaia disponibiliza teste rápido de gravidez nos postos de saúde

Local: Nas 46 UBSs do Município.

Horário: 8h às 16h

#Saúde 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza dia D de vacinação infantil contra Covid-19 neste sábado (23)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá, neste sábado (23) mais um dia "D" de vacinação infantil contra Covid-19. A imunização acontecerá em três Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e nos dois pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h, para crianças de 3 a 11 anos.

Para avançar na imunização do público infantil e para ter ainda mais opções de locais de vacinação aos fins de semana, a operação convoca os pais e responsáveis para deixar o calendário vacinal das crianças atualizado.

O dia D será destinado às crianças de 3 a 5 anos, com a primeira dose, e dos 6 a 11 anos para primeira e segunda doses, obedecendo o prazo.

Estrella Pinheiro, coordenadora de Imunização de Caucaia, reforça a importância da operação. "Iniciamos a vacinação da primeira dose em crianças a partir de 3 anos e o Dia D é uma boa oportunidade dos pais que trabalham na semana e só conseguem vacinar seus filhos no sábado", afirma.

Serviço:

Dia "D" de vacinação contra influenza e sarampo

Data: sábado (23)

Locais: UAPS e pontos fixos

Horários: 9h às 14h

Endereços UAPS

- UAPS Ednir Rodrigues Galeno (Rua Eribaldo Rodrigues -Parque Albano

- UAPS Sérgio Rodrigues Teixeira (Av. D S/D)

UAPS João Rodrigues dos Santos (Rua do Colégio - ao lado da escola - Tabuba)

Endereços Pontos Fixos

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na AvenidaCoronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 30 anos

A partir desta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS), liberará, sem a necessidade de agendamento prévio, a segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra Covid-19 para pessoas acima de 30 anos, que foram imunizadas há quatro meses ou mais.

O objetivo da ação, que segue uma recomendação do Ministério da Saúde, é de impedir o avanço dos casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas no Estado e de ampliar o público-alvo da imunização.

A vacinação acontece nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h, de domingo a segunda, e em todo último sábado do mês, de 8h às 16h, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). Atualmente, o município registra o número de 733.511 doses aplicadas (população geral).

Documentos necessários no ato da vacinação

Ao comparecer aos pontos de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS),comprovante de residência e cartão de vacinação.

Janssen

A segunda dose de reforço Janssen está liberada para pessoas a partir de 18 anos (que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), vacinadas com a dose de reforço há 4 meses). Já a terceira dose de reforço Janssen para pessoas a partir de 30 anos (que receberam a vacina Janssen no esquema primário - dose única), vacinadas com a segunda dose de reforço há 4 meses ou mais).

Serviço

Pessoas a partir de 30 anos já podem tomar a 4ª dose da vacina contra Covid-19 em Caucaia

Pontos fixos adulto

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua doColégio, S/N - ao lado da escola).

UBS que abrirão todo último sábado do mês

Horário: 8h às 16h

UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UBS José Rodrigues dos Santos Rua do colégio, S/N- Tabuba

UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa,Jurema.

UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UBS Edinir Carneiro Galeno, Rua Erivaldo Rodrigues, 518 -Potira 1

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

#Saúde 14/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia intensifica ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Com o objetivo de conter o avanço das arboviroses neste período, a Prefeitura de Caucaia, por intermédio do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza um mutirão de aplicação de inseticidas com bomba costal - Ultra Baixo Volume (UBV) fumacê costal - em locais com características potenciais para proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Na ação, que terá a duração de 10 dias, os agentes de endemias irão percorrer todos os quarteirões dos bairros pré-determinados, tais como Pe. Júlio Maria, Planalto Caucaia, Parque Albano, entre outros, realizando a aplicação do fumacê em dois ciclos. Para efetivar o bloqueio, os profissionais passarão duas vezes, em um período de sete dias, em cada rua.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Endemias, Marquezan Rocha, nem todos os horários são propícios para a realização do procedimento. "O inseticida fica aproximadamente duas horas no ar e tem a função de desalojar os mosquitos que ficam escondidos, mas para isso, é fundamental que as condições climáticas sejam favoráveis, com pouco vento e sem chuva. A ação se torna mais eficaz de manhã cedo, no final da tarde e à noite", afirma.

O coordenador ressalta ainda a importância de a população colaborar para o combate ao mosquito. "A população deve eliminar qualquer tipo de objeto que possa acumular água, para evitar que se torne um criadouro do Aedes aegypti. Calhas, declives no terreno e ralos devem ser vistoriados. O mesmo vale para a caixa d'água, cisterna e outros recipientes, como garrafas, potes, latas e pratinhos de vasos de plantas", alerta.

A aposentada e moradora de Caucaia há 30, Áurea Soares (76), reforça a importância da operação nos bairros da cidade. "Essa ação mata além do mosquito da dengue, as muriçocas também. É um alívio para nós. E a gente também precisa cuidar da nossa casa. Aqui, eu tenho o cuidado de não deixar água parada", diz.

Saiba mais

A SMS trabalha cotidianamente no combate ao mosquito transmissor das doenças. Nos seis primeiros meses do ano, foram registradas 268.156 inspeções focais em domicílios de Caucaia, divididos nas quatro regiões: Jurema, Praia, Sede e Grande Nova Metrópole.

As visitas domiciliares, também realizadas pelos agentes de Endemias, tem como objetivo promover a limpeza de depósitos com água, peixamento e telamento de caixas d'água em locais com características potenciais para proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para além desses procedimentos, também é realizado um trabalho de conscientização da população sobre a importância da prevenção às doenças.

#Saúde 30/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comitiva de deputados estaduais visitam Hospital Municipal de Caucaia

Na tarde desta quarta-feira (29), o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (HMAGR) recebeu a visita técnica de comitiva de deputados estaduais. Os parlamentares Salmito Filho, Bruno Pedrosa, Fernanda Pessoa, Silvio Nascimento e Tony Brito tiveram a oportunidade de conhecer de perto o fluxo do equipamento e o atendimento prestado à população.

De acordo com o deputado estadual Salmito Filho, foi constatado o compromisso da gestão para com a saúde de Caucaia e os ganhos já visíveis para a população. "Percebemos, nesta visita, o compromisso dos gestores em melhorar ainda mais a saúde da população. Para atender os 10 municípios assistidos pelo hospital municipal de Caucaia, a gestão ampliou vários serviços. Como por exemplo, saiu de um para três salas que compõem o centro cirúrgico. Quando a atual gestão assumiu, tinha apenas 5 leitos de UTI e 13 de enfermaria para atender os pacientes acometidos com covid-19, passando para 20 leitos UTI e 65 de enfermaria", afirma.

Durante a visita, foram citadas outras melhorias que serão implementadas no espaço nas próximas semanas, como a instalação de um Raio X Digital, em substituição ao analógico; ampliação do laboratório e a estruturação física de 10 leitos definitivos de UTI.

A deputada estadual Fernanda Pessoa reforçou o trabalho no equipamento. "Percebemos que, mesmo em um período de pandemia, que não passou ainda, tudo aqui está tranquilo. Vimos o cuidado e a determinação nos gestores. O nosso compromisso é ajudar ainda mais o município de Caucaia", diz.

O deputado estadual Silvio Nascimento reforçou que, como parlamentar de Caucaia, tem se esforçado para trazer recursos para contribuir com as melhorias. "Todo o meu MAPP é destinado para o meu município. Só para Saúde, destinamos um milhão de reais e duas ambulâncias", declarou.

"É impossível resolver todos os problemas do município e, principalmente, da Saúde em apenas um ano e seis meses. Estamos aqui para reconhecer o trabalho incansável da gestão do prefeito Vitor Valim pelos esforços em melhorar a Saúde de Caucaia", reforçou o deputado Tony Brito.

Zózimo Medeiros, titular da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia, destacou as melhorias já realizadas no hospital nesta gestão. "Enfrentamos vários desafios. Quando assumimos, encontramos um hospital extremamente carente na estrutura física e nos serviços oferecidos. Porém, a nossa dedicação é para melhorar, de forma incansável, a saúde de Caucaia e a qualidade de vida da nossa população", destaca.

Saiba mais

Em 2021, o hospital se tornou referência no tratamento e atendimento a pacientes com Covid-19 em Caucaia. Desde o início do ano, a gestão municipal ampliou os serviços e a rede de atendimento na unidade. O Hospital Municipal de Caucaia Abelardo Gadelha da Rocha conta com uma equipe composta por clínicos gerais, pediatras, cirurgiões gerais, anestesistas e traumatologistas.

No início da gestão, o município de Caucaia possuía apenas 5 leitos de UTI e 13 leitos de enfermaria destinados a pacientes vítimas do Covid-19. Com a intervenção da nova gestão e durante o pico da pandemia, a UTI foi ampliada para 20 leitos. E de 13 leitos de enfermaria saltou para 65 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19.

A unidade hospitalar vai receber 10 novos leitos de UTI permanente para ampliar e melhorar o atendimento. Além disso, vai receber novos equipamentos e passar por uma reforma estrutural.

#Saúde 29/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove seminário sobre saúde mental de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) promoverá, nesta sexta-feira (01/07), um seminário sobre o fluxo de atendimentos da saúde mental de crianças e adolescentes do município, de 8h30 às 12h, no Sesc Iparana, com a participação de outras secretarias municipais e autoridades locais.

A ação, que está contemplada no eixo de resultados sistêmicos do Selo UNICEF, edição 2021-2024, faz parte das inúmeras atividades para a cidade de Caucaia conquistar o reconhecimento.

Os fluxos que serão apresentados durante o evento contribuirão para o alinhamento técnico e melhoria na qualidade do acesso às populações de crianças e adolescentes aos serviços de saúde mental em Caucaia, que perpassam pela rede de atenção psicossocial (RAPS) e que compreende desde acolhimento na Atenção Primária em Saúde, passando pela Atenção Especializada, chegando até a Rede de Urgência e Emergência

Georgevania da Fonseca, enfermeira e mobilizadora técnica da Saúde do Selo UNICEF, destaca a importância da ação. "Para além do seminário ser preconizado pelo UNICEF para que o município receba a certificação, o evento também apresenta um trabalho de parceria entre as pastas da saúde, educação e assistência, que construíram juntas um fluxo da saúde mental para nossas crianças e adolescentes", afirma.

Saiba mais

Mensalmente, são registrados uma média de 2.500 atendimentos no Centro de Apoio Psicossocial (CAPs) infantil, de Caucaia.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma certificação expedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Existe desde 1999 para estimular gestões públicas a melhorar indicadores sociais de crianças e adolescentes. Recebem o documento as administrações municipais que reduzirem desigualdades e garantirem direitos.

Serviço

Caucaia promove seminário sobre saúde mental de crianças e adolescentes

Data: 01/07

Horário: 8h30 às 12h

Local: Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 - Iparana, Caucaia)

#Saúde 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera vacinação contra influenza para população em geral

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia libera, a partir desta terça (28), a vacinação contra influenza para pessoas de todas as idades. Os moradores de Caucaia poderão receber a imunização em qualquer uma das 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de 8h às 16h. A ação tem como finalidade convocar a população para permanecer com o calendário vacinal atualizado e tentar conter o aumento de casos de gripes na cidade.

Estrella Pinheiro, coordenadora de Imunização de Caucaia, reforça a importância da operação. "Neste momento, onde estamos verificando o aumento dos casos de síndrome gripal, é de extrema importância que as pessoas procurem as unidades para serem imunizadas", afirma.

Saiba mais

A vacina contra a influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A versão deste ano do imunizante sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no último ano. O agente infeccioso provoca uma infecção viral aguda com sintomas de síndrome gripal, tal como a Covid-19.

Serviço:

Dia "D" de vacinação contra influenza e sarampo

Data: a partir desta terça-feira (28)

Locais: 46 UBSs

Horários: 8h às 16h

#Saúde 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Comunidade de Matões recebe programa Prefeitura Presente

Cidadania e transparência estão presentes nas ações da Prefeitura de Caucaia. Serviços gratuitos como cadastro único, emissão de documentos oficiais, vacinação, orientação sobre saúde bucal, cadastro no SINE e recreação para crianças foram oferecidos nesta sexta-feira (24) para a comunidade caucaiense, na Escola Paulo Ferreira, na localidade de Matões. A iniciativa faz parte do Programa Prefeitura Presente, que visa aproximar cada vez os serviços da Prefeitura à população.

O Programa Prefeitura Presente tem a participação dos esforços de diversas secretarias municipais. O programa é itinerante e acontece na última sexta-feira de cada mês. Nesta edição, o destaque foi para o serviço de vacinação contra Covid-19. A servidora municipal Socorro Miranda tomou sua quarta dose contra a Covid-19 e elogiou a iniciativa de reunir diversos serviços gratuitos de saúde em um só lugar. "Eu estou muito feliz de tomar minha vacina e estou satisfeita de poder ter esse serviço de saúde bem perto de casa. Nossa comunidade é carente e precisa desse tipo de atendimento. Que venham mais vezes", vibra Socorro.

Na ocasião, o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) esteve presente para a doação de mudas para a comunidade local. Além dos serviços de saúde e emissão de documentos, o Programa Prefeitura Presente elaborou uma programação especial para as crianças. Os agentes de trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) de Caucaia promoveram dinâmicas lúdicas sobre educação no trânsito.

"O programa é mais uma ação da gestão atual que tem o objetivo de oferecer serviços básicos para estreitar ainda mais os laços com a comunidade. Através disso, temos como oferecer às localidades mais distantes do Centro de Caucaia a oportunidade de ter acesso rápido aos diversos serviços gratuitos, inclusive de vacinação, sem sair do bairro", reforça Gleydson Oliveira, representante da Coordenação do Programa Prefeitura Presente.

Saiba mais

Desde 2021, a atual gestão municipal tem realizado ações de descentralização de serviços, a fim de democratizar o acesso a procedimentos tão importantes. Coité Pedreiras, Parque Soledade, Minguaú e Parque Leblon são algumas das localidades que já receberam a ação.

Para participar, basta comparecer com documento com foto ao local itinerante, que é avisado com antecedência nos canais oficiais da Prefeitura de Caucaia e na própria comunidade.

#Saúde 24/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia amplia atendimento de saúde, todo último sábado do mês, em pelo menos seis UBSs

Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde Caucaia (SMS), disponibilizará atendimento, todo último sábado do mês, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a partir deste sábado (25).

A ação, que também tem como finalidade atender à população que não pode ir aos postos de saúde durante a semana, vai contar com atendimento médico, de enfermagem e multiprofissional, cuidados com o hipertenso e ao diabético, exame de prevenção ginecológico, aferição de sinais vitais, teste de covid-19, além de vacinação adulta e infantil e a realização de cadastros e cartão nacional do SUS.

Os serviços ficarão disponíveis, de 8h às 16h, nas seguintes unidades: UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha; UBS José Rodrigues dos Santos; UBS Francisco Paulo Pontes; UBS Antônio Jander Machado; UBS Edinir Carneiro Galeno e UBS Sérgio Rodrigues Teixeira.

Sobre a prevenção ginecológica

Durante o atendimento aos sábados, ficarão disponíveis 360 exames de prevenção ginecológica, para mulheres com idade entre 25 a 64 anos, além de consultas e encaminhamentos, caso seja necessário.

Para ter acesso ao serviço, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço atualizado e o cartão nacional do SUS.

Saiba mais

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados 16.590 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição.

O câncer de colo do útero foi uma das causas mais frequentes de morte por câncer em mulheres. A taxa de mortalidade por câncer de colo do útero caiu significativamente com o aumento do rastreamento da doença por meio do exame ginecológico.

Serviço:

Caucaia amplia atendimento de saúde aos fins de semana

Data: todo íntimo sábado do mês, a partir do dia 25/06

Horário: 8h às 16h

Locais:

UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UBS José Rodrigues dos Santos Rua do colégio,

S/N- Tabuba

UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UBS Edinir Carneiro Galeno, Rua Erivaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

#Saúde 23/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia disponibiliza vacina contra meningite C para crianças com até 10 anos e profissionais de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) disponibilizará, a partir desta sexta-feira (24), a vacina Meningocócica C (conjugada) para crianças não vacinadas com idade até 10 anos, 11 meses e 29 dias e para profissionais da saúde do município. A medida atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, devido à baixa cobertura vacinal. A vacinação visa aumentar a proteção contra a doença meningocócica C e evitar a ocorrência de surtos.

A imunização será aplicada, sempre de 8h às 16h, nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, de segunda a sexta-feira, e em todo último sábado do mês, em seis unidades específicas, relacionadas abaixo.

Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, destaca a importância dos pais ou responsáveis ficarem atentos aos cartões de vacina das crianças. "Algumas crianças com idade de 10 anos, 11 meses e 29 anos não receberam o imunizante Meningocócico C porque não tinha no esquema vacinal anterior. Então, é fundamental que os pais fiquem atentos porque existem casos graves dessa doença", alerta. A coordenadora ressalta ainda a necessidade da imunização por parte dos trabalhadores da saúde. "É muito importante também que os profissionais de saúde, independentemente da idade, se conscientizem que eles também devem tomar a vacina para minimizarmos a gravidade e letalidade da doença", afirma.

Serviço:

Caucaia disponibiliza vacina contra meningite C para crianças com até 10 anos não vacinadas e profissionais de saúde

Data: a partir desta sexta-feira

Locais: 46 UBSs - segunda a sexta-feira

Horário: 8h às 16h

Locais Seis UBSs - todo último sábado do mês

Horários: 8h às 16h

UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UBS José Rodrigues dos Santos Rua do colégio,

S/N- Tabuba

UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UBS Edinir Carneiro Galeno, Rua Erivaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos e profissionais de saúde

Com a finalidade de conter o avanço dos casos de Covid-19 registrados nas últimas semanas e de ampliar o público-alvo, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia, a partir desta terça-feira (21), a aplicação da 2° dose de reforço (4° dose) para pessoas acima de 40 anos e profissionais da saúde, que foram imunizadas há quatro meses ou mais. A vacinação acontecerá sem a necessidade de agendamento prévio.

A imunização, que segue a recomendação do Ministério da Saúde, acontece nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h, de domingo a segunda, e em todo último sábado do mês, de 8h às 16h, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Atualmente, o município registra o número de 704.773 doses aplicadas (população geral).

Documentos necessários no ato da vacinação

Ao comparecer aos pontos vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.

Saiba mais

A segunda dose de reforço Janssen está liberada para pessoas a partir de 18 anos (que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), vacinadas com a dose de reforço há 4 meses);

Já a terceira dose de reforço Janssen deve ser aplicada em pessoas a partir de 40 anos (que receberam a vacina Janssen no esquema primário (dose única), vacinadas com a segunda dose de reforço há 4 meses ou mais).

Serviço:

Prefeitura de Caucaia libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos e profissionais da saúde

Pontos fixos adulto

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

UBS que abrirão todo último sábado do mês

UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha - Rua Pedro Gomes da Rocha, 261 - Centro

UBS José Rodrigues dos Santos Rua do colégio,

S/N- Tabuba

UBS Francisco Paulo Pontes - Av. Dom Almeida Lustosa, Jurema.

UBS Antônio Jander Machado - Av. Central, S/N - Araturi

UBS Edinir Carneiro Galeno, Rua Erivaldo Rodrigues, 518 - Potira 1

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, Av D, S/N- Nova Metrópole

Horário: 8h às 16h

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia atinge meta de indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil

O Município de Caucaia alcançou um expressivo resultado na avaliação do Programa Previne Brasil, que mede os indicadores de desempenho e qualidade da atenção básica de saúde nos municípios brasileiros.

O Previne Brasil estabeleceu um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária em Saúde (APS). A partir de agora, o financiamento federal para a APS é baseado em 7 indicadores de saúde. Cada município recebe o recurso financeiro de acordo com as metas alcançadas em cada indicador.

Na avaliação do programas, que acontece quadrimestralmente e é feita com os indicadores referentes às ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e doenças crônicas, Caucaia atingiu o percentual do financiamento, na área do pré-natal, por ter alcançado as metas propostas pelo Ministério da Saúde.

As metas estabelecidas são as seguintes: seis consultas de pré-natal nas gestantes entre a primeira e a vigésima semana de gestação; gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; gestantes com atendimento odontológico; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

O secretário de saúde de Caucaia, Zózimo Medeiros, destacou a importância desse resultado.

"Acreditamos que a atenção primária é o coração da saúde de todos os municípios e com Caucaia não seria diferente. Esse resultado é fruto do compromisso da gestão da Prefeitura de Caucaia e dos profissionais de saúde que estão cada vez mais empenhados em oferecer um serviço mais qualificado e humanizado. Tanto é que saímos da posição 181ª para a 115ª, no Estado", afirma.

Saiba mais

Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Caucaia realizaram mutirões para intensificar o cadastro com a população do município para o Programa Previne Brasil.

Essas informações além de definir os recursos financeiros destinados a investimentos para a área de Caucaia, vão subsidiar o planejamento das equipes e facilitar a comunicação com os moradores para a disponibilização de serviços e acompanhamento da população.

#Saúde 14/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza mensalmente mais de 400 acompanhamentos domiciliares de saúde

Humanizar, promover desospitalização precoce, otimizar os leitos hospitalares, reduzir as internações e permitir que o paciente seja atendido no conforto do seu lar é o objetivo do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), realizado pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Saúde do Município.

O SAD de Caucaia possui uma equipe multiprofissional com 14 integrantes, composta por médico da medicina de família, paliativista, pediatra, enfermeiras, fisioterapeuta, nutricionista, técnicos de enfermagem, assistente social, coordenadora médica e motoristas.

Valdir Correia, morador do bairro Jandaiguaba, é acompanhado pela equipe do SAD para um tratamento paliativo e fala sobre o atendimento que recebe semanalmente. "Eu não tenho palavras para expressar e agradecer todo o cuidado e o zelo que essa equipe tem com os pacientes. Eles fazem tudo para me atender logo. Que coisa linda esse programa", afirma.

Em 2021, o SAD, foi habilitado para funcionar como o Programa Federal do Ministério da Saúde "Melhor em Casa", que atende pacientes de qualquer faixa etária, acamados ou não, que morem na área de abrangência do programa, que necessitam ser desospitalizados e que estejam estáveis clinicamente, sendo o domicílio o local mais adequado para o tratamento de saúde. O atendimento também é feito em pessoas que precisam de cuidados paliativos, reabilitação de curto prazo e prevenção de doenças. Os pacientes devem estar com doenças agudas, crônicas agudizadas ou complexas progressivas.

Giselle de Almeida, médica e coordenadora do programa, destaca a importância da ação. "O programa amplia o atendimento dos usuários do SUS por meio de uma equipe multiprofissional especializada que realiza um serviço integral, humanizado e que promove a participação ativa dos familiares no processo do cuidado e ampliação da autonomia dos pacientes", afirma.

O atendimento é de 7h às 19h, de segunda-feira a domingo.

Como ter acesso ao serviço?

Os interessados em ter acesso ao serviço deverão procurar a equipe de assistência nas unidades de saúde do município como os postos de saúde, Hospital Municipal de Caucaia e UPAS.

#Saúde 06/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde

Com o objetivo de ampliar o público-alvo e de conter avanço dos casos de Covid-19, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, liberará, a partir desta terça-feira (07), a 2ª dose de reforço (4ª dose) para pessoas acima de 50 anos e profissionais da saúde, sem a necessidade de agendamento prévio.

Caucaienses que tomaram há pelo menos quatro meses a 3ª dose, devem tomar o imunizante. A vacinação, que segue a uma recomendação do Ministério da Saúde, acontece nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h, de domingo a segunda.

Atualmente, o município registra o número de 691.704 doses aplicadas (população geral).

Documentos necessários no ato da vacinação

Ao comparecer aos pontos vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.

Serviço

Prefeitura de Caucaia libera 4ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas a partir de 50 anos

Pontos fixos adulto

Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

#Saúde 02/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica campanha contra Covid-19 e abre novo ponto de vacinação

Com o objetivo de fortalecer a proteção contra a Covid-19, Caucaia agora conta, até a próxima terça-feira (07), com mais um ponto de vacinação. O Iandê Shopping também passará a ser local de imunização, das 15h às 20h. O objetivo é intensificar e fortalecer a imunização infantil no município.

Crianças de 5 a 11 poderão tomar a 1ª ou 2ª dose da vacina contra Covid-19. Já o público entre 12 a 17, deverá tomar a 3ª dose do imunizante.

Nos locais, também serão disponibilizadas vacinas contra influenza para gestantes, puérperas, profissionais da saúde, professores e crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a de sarampo, estará disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais da saúde.

Além do Iandê Shopping, a imunização continuará nos outros dois locais fixos instalados do município.

Serviço:

Caucaia abre mais um ponto de vacinação contra Covid-19

Local: Iandê Shopping (térreo)

Endereço: Av. Edson da Mota Correa, 620 - Centro

Horário: 15h às 20h

Pontos fixos:

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça Sheyla Aragão Cordeiro (antiga Praça PEC) - Avenida Central, número 639, bairro Araturi.

#Saúde 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia a aplicação da dose de reforço (D3) em adolescentes a partir de 12 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) liberará, a partir desta terça-feira (31), a primeira dose de reforço (3ª dose) da vacina contra a Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos. A indicação é que a vacina seja aplicada, no mínimo, quatro meses após a 2ª dose.

A imunização, que atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, não precisa de agendamento prévio e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h.

Atualmente, o município registra o número de 686. 077 doses aplicadas (população geral).

Documentação necessária

Ao comparecer aos locais de vacinação, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência.

Como se cadastrar (1ª dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação.

Serviço

Caucaia libera 1ª dose de reforço (3ª dose) da vacina contra Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos

Data: a partir desta terça-feira (31)

Dias/horários:

Pontos fixos: segunda a domingo - 9h às 14h

UBSs: segunda a sexta - 9h às 14h

Endereços pontos fixos:

Adulto

Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

#Saúde 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Profissionais da Saúde recebem formação para identificação de violência sexual em crianças e adolescentes, em Caucaia

Ainda em alusão ao Maio Laranja, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) promoveu, nos dias 26 e 27 de maio, uma formação para agentes comunitários de saúde (ACS) e para a equipe multiprofissional das unidades de saúde, sobre a identificação de violência sexual em crianças e adolescentes.

A ação foi uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e a Atenção Primária em Saúde da SMS, e contou com 60 colaboradores.

Guanacy Dias, enfermeiro e coordenador do NEPS, destaca a importância da ação. "Essa formação é de extrema relevância, pois esclarece os fluxos que os profissionais de saúde devem executar ao identificar casos suspeitos de violência sexual em crianças e adolescentes", afirma.

Durante o encontro, que também contou com a participação do Conselho Tutelar, os profissionais puderam tirar dúvidas, tais como identificar e fornecer um direcionamento correto em casos suspeitos.

Como denunciar

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, basta discar 100.

Sobre o Maio Laranja

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune. A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

#Saúde 27/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Potira III recebe caravana de ações no Projeto Prefeitura Presente

Realizado sempre nas últimas sextas-feiras de cada mês, o projeto Prefeitura Presente é uma ação da gestão municipal de Caucaia para levar à comunidade os serviços públicos, como Cadastro Único, cadastro junto ao SINE Municipal, vacinação contra Covid-19, aferição de pressão, emissão de documentos, entre outros. Nesta sexta-feira (27), foi a vez do Parque Potira III receber o Projeto. Oportunidade que Natália da Cruz aproveitou para vacinar os filhos. "O atendimento foi ótimo. Aproveitei para vacinar meus filhos contra a Covid. Dei a vacina deles, e ainda peguei uma muda de planta!", comemora.

Reginaldo e Jamile, que são casados, aproveitaram também a manhã de serviços à comunidade. "Vim atrás da minha reservista, que há muitos anos tinha tirado e se deteriorou. Também aproveitei pra tomar a terceira dose da vacina contra Covid-19, e agendei o meu RG também. Foi ótimo", disse Reginaldo.

"As pessoas têm conseguido ter mais acesso a serviços, como Cadastro Único, emissão de documentos, serviços de saúde, que em muitas comunidades mais distantes o acesso é mais difícil devido à extensão territorial do nosso município. O Prefeitura Presente permite que a gente leve às populações esses serviços, garantindo que elas possam ser atendidas com dignidade, em sua própria comunidade e com mais conforto", disse Rosana Brasil, Diretora de Proteção Básica e Especial.

Saiba mais

Desde 2021, a atual gestão municipal tem realizado ações de descentralização de serviços, a fim de democratizar o acesso a procedimentos tão importantes. Coité Pedreiras, Parque Soledade, Minguaú e Parque Leblon são algumas das localidades que já receberam a ação.

Para participar, basta comparecer com documento com foto ao local itinerante, que é avisado com antecedência nos canais oficiais da Prefeitura de Caucaia e na própria comunidade.

#Saúde 26/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Prefeitura de Caucaia lança Projeto Busca Ativa Vacinal com imunização nas Escolas

Desde o último dia 17, a Prefeitura de Caucaia, através da Comissão do Selo UNICEF e das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, deu início a um grande e ousado projeto que tem como objetivo a imunização de todas as crianças matriculadas na rede de ensino infantil do município, com doses da campanha vacinal para Tríplice Viral e Catapora. Nesta quinta-feira (26), aconteceu o lançamento oficial da campanha, no Centro de Educação Infantil (CEI) Davi Rodrigues, no Parque Albano. Além das crianças, grandes protagonistas da ação, o evento contou com a presença da primeira-dama do município, Juliana Valim, do secretário municipal de Educação, Sérgio Kobayashi, da secretária adjunta de Saúde, Dr. Graça Medeiros, da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Natécia Campos, representantes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), e demais autoridades.

Juliana Valim falou sobre a importância de vacinar na idade certa, e deu o exemplo que tem dentro de casa: "Como mãe, quero falar sobre a grande importância da vacinação. A minha Maria já está com o cartão cem por cento preparado, na hora que der a idade certa, eu já estou lá para vaciná-la. Pois a vacina salva vidas, e conseguimos evitar muitas complicações, e a proliferação de doenças", disse. A primeira-dama ajudou a acalmar o pequeno Emanuel Davi, que no colo da mãe, Neila Costa, representou todas as crianças do município na vacinação simbólica. "Eu me sinto muito feliz porque ele vai representar todas as crianças, não apenas aqui do colégio, mas de todo o município. Eu acho importante vacinar para prevenir doenças, porque é muito ruim ter uma criança doente em casa, então eu acho muito importante", disse Neila.

A campanha segue até dezembro deste ano, e deve percorrer todas as 138 creches do município, em busca de crianças do berçário até o infantil cinco, classes do ensino infantil, público-alvo da campanha vacinal para Tríplice Viral e Catapora. Para isso, o município foi dividido em distritos. A meta é imunizar 95% dos matriculados nas unidades de ensino, cerca de 700 crianças. De maneira interna, as creches do município realizarão um concurso cultural entre as crianças matriculadas, a fim de fazê-las refletir sobre a importância da vacinação.

"Isso é um símbolo de todo um trabalho de compromisso que a Prefeitura Municipal de Caucaia com a imunização e a saúde das nossas crianças. Agora, cabe aos pais também se conscientizarem, e fazerem a sua parte. Logo, logo estaremos comemorando não apenas os 95%, mas 100% de crianças vacinadas", finaliza Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

Saiba mais

A Comissão Municipal do Selo UNICEF em Caucaia está atrelada à Casa de Projetos Yara Guerra, e ao gabinete do Vice-Prefeito do município. É missão da Comissão aprovar e colocar em prática o Plano Municipal das Crianças e dos Adolescentes, que buscará alcançar uma série de indicadores nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. O objetivo é não apenas alcançar a certificação do Selo UNICEF, mas de fato melhorar a vida de crianças e adolescentes no município.

#Saúde 26/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE Atividades físicas e feira de empreendedorismo marcam o Dia do Desafio realizado pela Prefeitura de Caucaia

A Praça da Igreja Matriz de Caucaia recebeu, na última quarta-feira (25), a turma do programa Caucaia Movimenta para, em parceria com o SESC, para as atividades do Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática de atividade física e esportes. A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), promoveu uma noite de muita diversão e bem-estar, com atividades de zumba e treinamento funcional para as participantes. Além das atividades físicas, algumas empreendedoras, participantes do programa Caucaia Movimenta, expuseram seus produtos e serviços em uma feirinha.

O secretário de Esporte e Juventude (SEJUV), Mickauê Franklin, acompanhou as atividades do Dia do Desafio e celebrou o entusiasmo e a adesão dos participantes. "O projeto Caucaia Movimenta é sinônimo de saúde e bem-estar. E trazer essa turma para participar do Dia do Desafio é muito gratificante para todos nós que promovemos a saúde da nossa comunidade", ressaltou o secretário.

A coordenadora do projeto Caucaia Movimenta, Nádia Santos, iniciou as atividades do Dia do Desafio com dança. "No dia 25 de maio a gente celebra o Dia do Desafio, juntamente com a turma do projeto Caucaia Movimenta, que incentiva a promoção da saúde e qualidade de vida. É um dia muito especial, é muito gratificante participar disso tudo, pois a gente traz muita animação e alegria para a comunidade", destacou Nádia.

Para a participante Lucirene Andrade, a iniciativa é muito importante para incentivar a prática de atividades físicas e a integração com outras pessoas. "Eu amo participar do Caucaia Movimenta. A gente dança, faz amizade e fica em forma. Eu fico até triste quando não tem. Queria todo dia", afirma a aluna.

Além das atividades de dança e treinamento funcional, um dos grandes destaques foi a feirinha das empreendedoras. Escalda-pés com sais, bolsas, bijuterias e diversas comidas como doces e salgados eram algumas das opções dos 16 expositores.

Saiba Mais

O Projeto Caucaia Movimenta tem o objetivo de estimular a saúde de forma gratuita através de atividades como dança e treinamento funcional.

O Caucaia Movimenta é uma iniciativa da Secretaria de Juventude e Esporte de Caucaia (SEJUV), e beneficia pelo menos 10 localidades do município de Caucaia: Nova Metrópole, Jurema, Tabapuá, Icaraí, Cumbuco, Araturi, Sede, Planalto Caucaia, Pabussu e Mirambé (Taquara). O projeto conta com mais de 400 alunos participantes, entre jovens, adultos e idosos.

#Saúde 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza Dia D de vacinação contra sarampo e influenza neste sábado (28)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá, neste sábado (28), mais um dia "D" de vacinação contra o sarampo e a influenza. A imunização acontecerá em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em uma escola do município, de 8h às 17h, e nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h.

Para evitar o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à imunização, a ação se destina a intensificar a Campanha Nacional, que vai até o dia 03 de junho, e convocar a população para permanecer com o calendário vacinal atualizado.

A vacinação de sarampo será destinada às crianças de 6 meses a 4 anos,11 meses e 29 dias (todas que estiverem nesta faixa etária deverão ser imunizadas, independente do número de vacinas aplicadas anteriormente) e profissionais de saúde.

Já a imunização contra a influenza terá foco nos profissionais de saúde, idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, caminhoneiros, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e longo curso, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores portuários, população privada de liberdade, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas e funcionários do sistema prisional.

Estrella Pinheiro, coordenadora de Imunização de Caucaia, reforça a importância da operação. "Estamos chegando ao fim da Campanha Nacional de Vacinação e o Dia D acontece justamente neste sábado para dar ainda mais oportunidade dos pais levarem seus filhos para se imunizar", afirma.

Durante a ação, também serão disponibilizados, em todos os postos de saúde, serviços como consultas médicas, de 8h às 12h, emissão do Cartão Nacional de Saúde e aferição de sinais vitais. Em unidades específicas, acontecerão atividades especiais, tais como bate-papo com os pais sobre hábitos deletérios que causam atraso na fala das crianças (UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha); Orientações de Saúde Mental (UBS Valdenuzia Moreira Bastos - Pacheco); orientação nutricional na infância de forma lúdica (UBS Afonso de Medeiros - Tabapuá); Orientação Nutricional Adulto e Infantil e Antropometria e avaliação nutricional (UBS Sérgio Rodrigues Teixeira) e Antropometria e avaliação física (Escola Antônio Albuquerque Sousa Filho).

Saiba mais

O sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Quando a doença ocorre na infância, o paciente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente, e pode ocasionar também cegueira. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas atrás das orelhas e no corpo.

Serviço:

Dia "D" de vacinação contra influenza e sarampo

Data: sábado (28/05)

Locais: UBSs, escola municipal e pontos fixos

Horários: UBSs e escola: 8h às 17h - Pontos fixos: 8h às 14h

Endereços:

- UBS Antônio Jander Pereira Machado (Av. Central Oeste, 181 - Araturi)

- UBS Francisco Paulo Pontes (Av. Dom Almeida Lustosa, S/N MarechalRondon)

- UBS Afonso de Medeiros (Rua 5, S/N- Tabapuá)

- UBS Valdenuzia Moreira Bastos (Rua Adriano Martins, S/N, Pacheco)

- UBS Maria Firmino Mendes - Dona Cotinha (Rua Pedro Gomes Rocha N 26)

- UBS Sérgio Rodrigues Teixeira (Av. D S/N - Nova Metrópole)

- Escola Antônio Albuquerque Sousa Filho (R. Heribaldo Rodrigues, 488 -Parque Potira)

Endereços pontos fixos (9h às 14h)

Adulto

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

Crianças

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 20/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 2ª dose de reforço (4ª dose) da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos

Atendendo a uma recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) libera, a partir desta sexta-feira (20), a segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 60 anos. A indicação é que a vacina seja aplicada, no mínino, quatro meses após a terceira dose.

A imunização não precisa de agendamento prévio e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h. Atualmente, o município registra o número de 677.074 doses aplicadas (população geral).

Documentação necessária

Ao comparecer aos locais de vacinação, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência.

Como se cadastrar (1ª dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação.

Serviço

Caucaia libera 2ª dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 60 anos

Data: a partir desta sexta-feira (20)

Dias/horários:

Pontos fixos: segunda a domingo - 9h às 14h

UBSs: segunda a sexta - 9h às 14h

Endereços pontos fixos:

Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

#Saúde 16/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia Busca Ativa Vacinal para alcance de meta de imunização tríplice viral e catapora

Em 2019, o Brasil perdeu o certificado de zona livre para o sarampo. A caxumba é outra doença que não representava mais um grande risco à saúde, mas que voltou a ameaçar devido aos baixos índices da cobertura vacinal. Para essas e outras duas enfermidades, rubéola e catapora, as vacinas tríplice viral e contra catapora são as principais fontes de prevenção. A boa notícia é que o Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza os imunizantes gratuitamente, basta que os pais ou responsáveis encaminhem os pequenos nas idades indicadas: 1 ano e 1 ano e 3 meses (tríplice viral, primeira e segunda dose, respectivamente), e 15 meses e 4 anos (varicela, primeira e segunda dose, respectivamente).

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no município de Caucaia, a equipe técnica do Selo UNICEF, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), dão início, nesta teça-feira (17), ao projeto Busca Ativa Vacinal. A ideia é que as equipes da SMS, com o apoio dos funcionários da SME, percorram as 138 creches do município, em busca crianças entre 1 e 4 anos, público alvo da campanha vacinal para Tríplice Viral e Catapora.

A meta é imunizar 100% dos matriculados nas unidades de ensino, cerca de 700 crianças. "Estamos vivendo um novo tempo na imunização em Caucaia, com o novo projeto de Busca Ativa Vacinal, estaremos vacinando nossas crianças que estudam nas creches do município, nossas equipes estão preparadas para atualizarmos o cartão vacinal dos nossos pequenos, garantindo o direito à saúde", disse Estrella Gurgel, coordenadora de Imunização de Caucaia. Ainda de acordo com a SMS, a ação poderá também atender demandas da própria comunidade.

A SME também fez a sua parte, instruindo gestores e instituindo premiação às creches que atingirem a meta de vacinação. "Apoiando o Projeto Busca Ativa Vacinal, a SME realizou um momento formativo com os secretários escolares da rede municipal para o acompanhamento do cartão de vacina, documento apresentado para a realização da matrícula na escola. E, em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, organizou o calendário de vacina nas escolas, e premiará aquelas que conseguirem o maior percentual de crianças vacinadas com a Tetra Viral", disse.

As primeiras visitas acontecem a partir de amanhã, 17 de maio. O município foi dividido em distritos, a fim de facilitar a ação e cobrir todas as 138 creches do município. "O nosso objetivo é que nenhuma criança caucaiense fique à margem de imunização", finaliza Danyelle Alves, articuladora do Selo UNICEF em Caucaia.

#Saúde 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia amplia locais de vacinação contra a influenza

Para garantir um atendimento ainda mais qualificado para os moradores de Caucaia e ampliar a cobertura vacinal, a partir deste sábado (14), a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abrirá novos locais de vacinação contra influenza (gripe) nesta segunda fase da imunização.

Além da vacinação que já acontece nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, o atendimento acontecerá também nos pontos fixos instalados na cidade, de segunda-feira a domingo, de 9h às 14h, para crianças e adultos.

Este segundo momento de imunização é destinado aos públicos prioritários, tais como gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O público da primeira fase (crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, idosos e profissionais da saúde) que ainda não se vacinou ainda poderá receber a vacina durante a segunda fase, que vai até o dia 3 de junho.

Saiba mais

A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A vacina de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal.

Documentação necessária

Todos os grupos deverão apresentar documento oficial com foto. A SMS de segue as recomendações do informe técnico do Ministério da Saúde no que diz respeito à documentação e escolha dos grupos prioritários.

Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade devem apresentar também documento que comprove a vinculação ativa na área.

Pessoas com comorbidades poderão apresentar, além do documento de identificação, qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.).

Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar apenas os documentos básicos de identificação, já que a deficiência é autodeclarada.

Serviço

Caucaia amplia locais de vacinação contra a influenza

Segunda a sexta: 46 UBSs

Segunda-feira a domingo: pontos fixos

Horário: 9h às 14h

Endereços pontos fixos

Adultos

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola)

Crianças

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza mutirão de encoleiramento de cães contra calazar

A Prefeitura de Caucaia promove, por meio do Núcleo Controle de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um mutirão de encoleiramento de cães para o controle da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), também conhecida como calazar. A ação, que faz parte do Programa Nacional de Encoleiramento de Cães, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, acontece, neste primeiro ciclo, na localidade da Barreira Vermelha, em Iparana, desde a última terça-feira (10/05).

O bairro foi contemplado com a operação por conta da incidência de casos da leishmaniose visceral canina e humana entre os anos de 2018 a 2020. Para ajudar a combater e rastrear a doença, foram realizados testes em todos os cães domiciliados na região.

Durante o mutirão, os agentes de endemias realizam visitas domiciliares e colocam as coleiras em cães a partir dos três meses de idade, com a devida autorização dos tutores, impregnadas com deltametrina a 4%, que tem ação repelente contra o flebotomíneo, também conhecido como "mosquito-palha", "cangalhinha" e "birigui", responsável pela transmissão da doença. Ao todo, 302 cães domiciliados no bairro receberão o equipamento.

Guilherme Meneses, médico veterinário, explica como a coleira atua para evitar a doença. "A coleira funciona para controlar e prevenir os mosquitos como um repelente e um inseticida. O mosquito não se aproximará do cão. Caso isso aconteça, o inseto morrerá", diz.

Simone Rego (49), comerciante do bairro, aprovou a atividade da Prefeitura. "Achei essa iniciativa muito boa e fiquei muito feliz porque tenho dois cachorros e gosto muito deles e não quero que nada de mal aconteça com eles e nem com os meus familiares", afirma

Programa Nacional de Encoleiramento

O Programa terá a duração de quatro anos, divididos em oito ciclos, com a duração de um semestre. A cada ciclo, os animais participantes receberão uma coleira nova.

Leishmaniose Visceral Canina (calazar)

A Leishmaniose é transmitida por picada de um flebótomo contaminado (conhecido como mosquito-palha) e pode acometer cães e humanos. Alguns sintomas que podem levar o proprietário a desconfiar que o animal está doente são: crescimento exagerado das unhas, pêlos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos.

O combate ao inseto vetor deve ser feito com aplicação de inseticida no ambiente e o uso de produtos repelentes no cão. Além disso, as pessoas devem evitar deixar os animais em ambientes úmidos e que acumulem material (lixo, fezes de animais e frutas em decomposição) que possa facilitar a criação do mosquito.

#Saúde 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Servidores da Saúde de Caucaia recebem curso de formação sobre descarte correto de resíduos sólidos

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Caucaia (SMS), ofertou, na Fatene, nos dias 29/04 e 06/05, uma formação direcionada aos servidores que atuam na manutenção da limpeza dos equipamentos que compõem a Atenção Especializada em Saúde (AES) da Cidade. Ao todo, 40 colaboradores participaram da formação, que foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da SMS.

A atualização teve o intuito de organizar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (PGRSS) e fornecer uma atualização técnica aos colaboradores, propiciando reciclagem de acordo com normas atualizadas pela ANVISA e fornecendo esclarecimentos sobre o correto manejo e descarte dos resíduos produzidos nas unidades.

Guanacy Dias, enfermeiro e coordenador do NEPS, destaca a importância da formação. "Essa ação, além de fornecer uma qualificação profissional, vai garantir uma maior eficácia na qualidade ocupacional dos nossos colaboradores, permitindo um ambiente de trabalho com mais saúde e um atendimento ainda melhor para a nossa população", afirma.

Fátima Barbosa, técnica de enfermagem do CAPS Geral, ressalta a relevância de momentos como este do treinamento. "Para mim, foi gratificante porque enriqueceu nossos conhecimentos como pessoa. E para o trabalho, foi um crescimento ainda maior", celebra.

Unidades que compõem a Atenção Especializada em Saúde

- Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha

- Hospital e Maternidade Santa Terezinha

- Unidade de Pronto Atendimento - UPA Centro

- Unidade de Pronto Atendimento - UPA Jurema

- Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Geral

- Centro de Atenção Psicossocial - CAPS AD (álcool e drogas)

- Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I (Infantojunvenil)

- Serviço de Atenção Domiciliar - SAD

- Serviço de Atendimento Especializado - SAE

- Clínica de Assistência Especializada de Caucaia - CAEC

- Centro de Especialidades Odontológicas - CEO

#Saúde 06/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia amplia horários de atendimentos nas unidades de saúde

Para garantir um atendimento de qualidade à população, e tendo em vista o aumento de casos de arboviroses e de infecções respiratórias registradas nas últimas semanas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia ampliou, até o dia 13/05, os horários de atendimentos às demandas da Atenção Primária do Município.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Terezinha Lima Moreira, localizada no Parque Soledade 1, e Ana Clara Castro de Moreira, no Parque Soledade 2, passarão a funcionar, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 22h. Já no sábado e no domingo, o atendimento acontecerá das 8h às 17h.

A Secretária de Saúde informa ainda que os pacientes receberão atendimento de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Nos locais também haverá disponibilidade do teste de Covid-19, caso seja necessário.

Após uma semana de atendimento com horários diferenciados, será realizada uma avaliação sobre a continuidade do aumento da carga-horária.

Serviço:

Caucaia amplia horários de atendimentos das unidades de saúde

Dias e horários:

Segunda a sexta: 8h às 22h

Sábado e domingo: 8h às 17h

Locais:

- UBS Terezinha Lima Moreira (rua Paulo Gomes Silva, 49 - Parque Soledade 1)

- UBS Ana clara Castro de Moreira (Rua Célio Rodrigues Viana, 150, Parque Soledade 2, próximo a colégio Sonho Meu)

#Saúde 06/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pontos fixos de vacinação contra Covid-19 não funcionam neste domingo

Em razão da celebração do dia das mães, comemorado neste dia (08) de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Caucaia informa que não haverá vacinação contra Covid-19 nos pontos fixos instalados no Município (adulto e infantil), neste domingo.

A imunização voltará a ser realizada normalmente a partir da segunda-feira (09/05), de 9h às 14h.

Confira o cronograma de imunização que ocorre neste momento em Caucaia:

- 5 a 17 anos: 1ª e 2ª doses;

- Grávidas ou puérperas com mais de 12 anos e jovens a partir de 18 anos: 1a, 2a e 3a doses;

- Pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos e idosos acima de 70 anos: 1ª a 4ª dose (respeitando o intervalo de 4 meses da 3a aplicação.

Endereços pontos fixos

Adultos

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola)

Crianças

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 2ª dose de reforço (4ª dose) da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 70 anos

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) libera, a partir desta quinta-feira (05/05), a segunda dose de reforço (4ª dose) da vacina contra a Covid-19 para idosos acima de 70 anos, que tomaram a terceira dose há, no mínimo, quatro meses .

A imunização não precisa de agendamento prévio e acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pontos fixos instalados na cidade, de 9h às 14h. Atualmente, o município registra o número de 668.455 pessoas vacinadas (população geral).

Documentação necessária

Ao comparecer aos locais de vacinação, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência .

Como se cadastrar (1ª dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação.

Serviço

Caucaia libera 2ª dose de reforço da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 70 anos

Data: a partir desta quinta-feira (05/05)

Dias/horários:

Pontos fixos: segunda a domingo - 9h às 14h

UBSs: segunda a sexta - 9h às 14h

Endereços pontos fixos:

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola).

#Saúde 02/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia segunda fase da campanha de vacinação contra influenza nesta segunda-feira (2)

A Secretaria Municipal de Caucaia (SMS) inicia, a partir desta segunda-feira (02/05), a segunda fase da campanha contra influenza. A vacinação acontece em todos os 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h

Este segundo momento de imunização é destinado aos públicos prioritários, tais como gestantes, puérperas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

O público da primeira fase (crianças, idosos e profissionais da saúde) que ainda não se vacinou ainda poderá receber a vacina durante a segunda fase, que vai até o dia 3 de junho.

Saiba mais

A vacina contra a Influenza atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B. A vacina de 2022 sofreu alteração na cepa H3N2, conforme o vírus circulante no ano anterior. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que provoca sintomas de síndrome gripal.

Documentação necessária

Todos os grupos deverão apresentar documento oficial com foto. A SMS segue as recomendações do informe técnico do Ministério da Saúde, no que diz respeito à documentação e escolha dos grupos prioritários.

Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema de privação de liberdade devem apresentar também documento que comprove a vinculação ativa na área.

Pessoas com comorbidades poderão apresentar, além do documento de identificação, qualquer comprovante que demonstre pertencer ao grupo (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, etc). Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar apenas os documentos básicos de identificação, já que a deficiência é autodeclarada.

Serviço

Caucaia inicia segunda fase da canal Ana de vacinação contra influenza nesta segunda-feira*

Data: a partir desta segunda-feira (02/05)

Local: 46 UBSs de Caucaia

Horário: 8h às 16h

#Saúde 30/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Pontos fixos de vacinação contra Covid-19 não funcionam neste domingo

Em virtude do feriado do dia do trabalhador, celebrado no dia 01 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia (SMS) informa que não haverá vacinação contra Covid-19 nos pontos fixos instalados no município (adulto e infantil), neste domingo.

A imunização voltará a ser realizada normalmente a partir da segunda-feira (02), de 9h às 14h.

Confira o cronograma de imunização que ocorre neste momento em Caucaia:

- 5 a 17 anos: 1° e 2° doses;

- Grávidas ou puérperas com mais de 12 anos e jovens a partir de 18 anos: 1°, 2° e 3° doses;

- Pessoas imunocomprometidas com mais de 18 anos e idosos acima de 80 anos: 1° a 4° dose (respeitando o intervalo de 4 meses da 3° aplicação.

Atualmente, Caucaia registra 664.056 doses aplicadas na população geral.

Endereços pontos fixos

Adultos

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole) - Exceto aos domingos.

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua do Colégio, S/N - ao lado da escola)

Crianças

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

#Saúde 28/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia promove dia "D" de vacinação contra sarampo neste sábado (30/04)

A Prefeitura de Caucaia, promoverá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste sábado (30), o dia "D" de vacinação contra o sarampo e a influenza. A imunização acontecerá em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 17h.

A ação tem como objetivo intensificar a Campanha Nacional e convocar a população para permanecer com o calendário vacinal atualizado, evitando o reaparecimento de doenças que já haviam sido erradicadas graças à vacinação.

Estrella Pinheiro, coordenadora de Imunização de Caucaia, reforça a importância da operação. "No dia ‘D' todas as equipes estarão voltadas para a vacinação. É muito importante que pais ou responsáveis levem seus filhos para se imunizar. É essencial esse cuidado para que o Sarampo não volte com força total", fala.

Público-alvo

A imunização contra a influenza terá foco nos profissionais de saúde, idosos e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Já para o sarampo, a vacinação será destinada somente aos profissionais de saúde e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 (todas que estiverem nesta faixa etária deverão ser imunizadas, independente do número de vacinas aplicadas anteriormente).

Saiba mais

O sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas. Quando a doença ocorre na infância, o paciente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente, e pode ocasionar também cegueira.

Os sintomas do sarampo s
ão febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas atrás das orelhas e no corpo.

Serviço

Dia "D" de vacinação contra influenza e sarampo

Data: sábado (30/04)

Horário: 8h às 17h

Local: 46 UBSs de Caucaia

#Saúde 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Mais de mil atendimentos são registrados na sala de parto humanizado na Maternidade de Caucaia

"Eu até me emociono quando lembro do cuidado e atenção que eu recebi em todo o momento que eu estive na maternidade." Foi assim, com a voz embargada de emoção, que Andressa Doudement, de 26 anos, iniciou a conversa sobre a experiência na sala de parto humanizado do Hospital Maternidade Santa Teresinha, em Caucaia. O equipamento, inaugurado no dia 25 junho de 2021, pela Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registra, em dez meses de atuação, 1026 atendimentos.

Às 3h do dia 04 de novembro de 2021, Andressa, que é microempreendedora e moradora do Município há trezes anos, teve a bolsa de parto rompida e, logo em seguida, foi levada para a maternidade municipal. Já no local, recebeu todo o apoio dos profissionais e foi encaminhada para a sala, que conta com 03 leitos para preparação e parto, além de barra para alongamento, bola suíça, banqueta para parto e assento cavalinho.

Pensando sempre na segurança e conforto da paciente, o atendimento para as futuras mamães disponibiliza uma equipe de profissionais com médico e enfermeira obstétricos, técnicos de enfermagem e também médico neonatologista, além do quadro assistencial com psicólogas que atuam no suporte emocional e assistente social, que dá apoio na garantia do direito da gestante.

Aylla Maria, nome escolhido pela mamãe, nasceu às 18h do mesmo dia, e Andressa reforça a importância de ter um espaço acolhedor como esse na cidade em um momento tão especial. "Eu sempre recomendo a maternidade Santa Terezinha para as gestantes. Eu tive, desde a recepção até a enfermaria, um atendimento maravilhoso. As enfermeiras ficaram ao meu lado o tempo todo", lembra.

O Hospital e Maternidade Santa Terezinha é um Polo Hospitalar, atendendo não apenas cidadãos caucaienses, mas também pessoas de cidades vizinhas. Com uma média de 240 partos mensais, (normais e cesárea), o espaço funciona 24 horas, com 39 leitos pós-partos e também com atendimento ambulatorial.

Mais informações:

A maternidade municipal além de parto humanizado oferece também serviços, tais como, a arte na barriga das gestantes, entrega do certificado e do primeiro registro dos recém-nascidos e print da placenta.

#Saúde 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia antecipa vacinação contra influenza e sarampo em crianças de seis meses a 5 anos

Seguindo a resolução No 59/2022 do Governo do Estado do Ceará de antecipar a data da vacinação de influenza (gripe) e sarampo em crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos para esta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia divulga os locais e horários da imunização.

A vacinação acontecerá nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Os pais deverão levar as crianças no horário de 9h às 15h30, de segunda a sexta-feira, portando o cartão de vacinação da criança.

De acordo com a Secretária de Saúde do Ceará (Sesa), a medida leva em consideração os riscos do retorno da circulação do sarampo no Brasil e também por conta do período de chuvas no Estado.

Mais informações

No feriado de Tiradentes, celebrado nesta quinta-feira (21/04), excepcionalmente, não haverá a disponibilização dos insumos.

A campanha contra influenza e sarampo foi iniciada no dia 04 de abril e segue até o dia 03 de junho.

Serviço

Locais e horários da vacinação contra influenza e sarampo em crianças de seis meses a 5 anos em Caucaia

Data do início: 20/04 (quarta-feira)

Horário: 9h às 15h30

Segunda-feira a sexta-feira

Locais: 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS)

#Saúde 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Confira a programação da vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21/04) em Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulga a programação da vacinação, adulto e infantil, contra a Covid-19 no feriado de Tiradentes, celebrado desta quinta-feira (21).

A imunização acontece para os cidadãos já cadastrados no sistema do Governo do Estado Saúde Digital, não sendo necessário agendamento prévio. A vacinação acontecerá nos pontos fixos instalados no município, de 9h às 14h.

A vacinação da 1ª e 2ª doses está liberada para crianças acima de 5 anos. Para a vacina Coronavac, o prazo é de 4 semanas. Já para a Pfizer, 8 semanas.

Documentação necessária:

Adultos:

Ao comparecer aos locais de vacinação, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência

Crianças:

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Serviço:

Adulto

Horário: 9h às 14h

Endereços:

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole)

- UBS José Rodrigues dos Santos (Rua do colégio, S/N - ao lado da escola)

Criança de cinco a 11 anos

Horário: 9h às 14h

Endereços:

- Pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia.

- Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi.

Como se cadastrar (1a dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação.

Mais informações

Conforme o decreto estadual (14 de abril de 2022), a Prefeitura de Caucaia reforça que o uso obrigatório de máscaras permanece nos equipamentos de saúde, tais como hospitais, clínicas médicas e odontológicos, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). É orientado também o uso de máscaras por idosos, pessoas imunocomprometidas ou que estejam com sintomas gripais. Nos pontos fixos de vacinação contra Covid-19, a Prefeitura também recomenda o uso da máscaras.

#Saúde 19/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove mutirão de vacinação contra Covid-19 nas escolas municipais

Com o objetivo de avançar a imunização no município, a Prefeitura de Caucaia promoverá um mutirão de vacinação, a partir desta quarta-feira (20), até o dia 28 de abril, para intensificar a vacinação em crianças com idade superior aos cinco anos. A ação, que deve beneficiar até 19 mil crianças, faz parte de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação do Município. Com isso, não só aumentar os índices vacinais, a ação vai facilitar o acesso à vacinação contra Covid-19 para este público.

A imunização dos estudantes, em regime de mutirão deve contemplar pelo menos 70 escolas municipais. O procedimento, que não tem necessidade de agendamento prévio e obedece a um calendário pré-estabelecido pelas duas secretarias, minimizará a distância da comunidade escolar em relação aos pontos fixos de vacinação.

Para ter acesso aos imunizantes, é preciso que pais ou responsáveis cadastrem as crianças no Saúde Digital.

Mais informações

Além das escolas, a vacinação continua em dois pontos fixos da cidade: Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Araturi, e na Secretaria de Patrimônio, no Centro.

Documentação necessária para a vacinação

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Como se cadastrar (1° dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação.

#Saúde 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia intensifica ações de combate à dengue com quase 150 mil vistorias domiciliares em apenas três meses
#Saúde 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia promove mutirão de saúde e serviços de odontologia para gestantes

Promover saúde em um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher é o principal objetivo do mutirão promovido pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Saúde de Caucaia. O órgão realiza, nesta terça-feira (05) e quarta-feira (06), de 8h às 12h e 13 às 16h, um mutirão para intensificar os serviços odontológicos e testes rápidos de HIV e sífilis para as gestantes.

O Dia D acontecerá na terça-feira em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regionais 1, 2 e 3. Já na quarta-feira (6), a ação será realizada em todos os postos de saúde das regionais 4, 5 e 6.

As equipes das Unidades de Saúde da Família contarão com a presença de dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, que ampliarão os atendimentos às gestantes.

Os postos de saúde contarão com enfermeiras que farão os exames. O diagnóstico oportuno da infecção pelo HIV e da sífilis durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical.

Na oportunidade, também acontecerá uma conversa, com o grupos das gestantes, sobre os procedimentos e preparos para o parto.

Para ter acesso aos serviços, as gestantes devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua residência com documento original com foto, CPF e comprovante de residência atualizado.

Serviço:

Caucaia disponibiliza testes rápidos e serviços de odontologia para gestantes nesta terça-feira

Data: terça-feira (05/04)

Local: UBS das regionais 1, 2 e 3

Data: quarta-feira (06/04)

Local: UBS das regionais 4, 5 e 6

Horário: 8h às 12h e 13h às 16h

#Saúde 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação contra influenza e sarampo começa nesta segunda (4) em Caucaia

A Secretaria Municipal de Caucaia inicia, nesta segunda-feira (04/04), a campanha de vacinação contra influenza (gripe) e sarampo. A aplicação dos imunizantes acontecerá de forma simultânea até o dia 03 de junho, de acordo com um calendário pré-estabelecido, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nesta primeira etapa, que segue até o dia 30/04, a imunização contra influenza contempla idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. Já a do sarampo será aplicada, neste momento, somente em trabalhadores da saúde.

A vacina contra influenza, neste ano, inclui proteção contra a nova cepa H3n2, da Influenza A, além de atuar contra os vírus Influenza B e Influenza A com a cepa H1n1. O imunizante pode ser tomado junto à vacina contra a Covid-19, em pessoas a partir dos 12 anos.

Cronograma da vacinação contra influenza

1ª fase - 04 a 30/04

- Idosos acima de 60 anos;

- Profissionais de saúde.

2ª fase - 02/05 a 03/06

- Crianças a partir de seis meses e abaixo de cinco anos;

- Gestantes e puérperas

- Pessoas com comorbidade e deficiências permanentes;

- Povos indígenas;

- Professores;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores do transporte coletivo;

- Profissionais portuários;

- Membros das Forças de Segurança e Salvamento e das Forças Armadas;

- Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas.

Sarampo

1ª fase: 04 a 30/04

- Trabalhadores da saúde.

2ª fase: 02/05 a 03/06

- Crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos.

Documentação necessária

Para receber a imunização, é necessário apresentar: documento original com foto, CPF, comprovante de residência , Cartão Nacional de Saúde (CNS) e cartão de vacinação.

Serviço

Campanha de vacinação contra influenza e sarampo

Locais: Unidades Básicas de Saúde

Dias/Horário: segunda a sexta/ 8h às 16h

#Saúde 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde informa novo horário de vacinação em Caucaia

A Secretaria de Saúde de Caucaia anuncia que, por conta da descentralização e ampliação dos pontos de vacinação contra a Covid-19, os horários de imunização contra a doença foram reformulados. Em qualquer uma das 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos pontos fixos do município, a vacinação acontecerá de 9h às 14h.

A aplicação das doses segue ocorrendo por ordem de chegada e sem agendamento prévio de segunda a sexta-feira. Para receber o imunizante, é preciso apresentar CPF ou Cartão SUS e RG ou Registro de Nascimento, além do comprovante de residência.

A secretaria reforça ainda a importância de que todos os cidadãos completem o ciclo vacinal. Para isso, basta procurar a UBS mais próxima da residência ou um dos pontos fixos de imunização.

#Saúde 24/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza vacinação contra Covid-19 em crianças com ação itinerante nas escolas

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação tem o objetivo de facilitar o acesso e ampliar o número de imunização contra Covid-19 para as crianças de 5 a 11 anos. Para isso, a Prefeitura de Caucaia está realizando uma ação de vacinação itinerante nas escolas públicas do município. A meta é que mais de 36 mil crianças sejam vacinadas.

O procedimento, que não tem necessidade de agendamento prévio e obedece a um calendário pré-estabelecido pelas secretarias, deve minimizar a distância da comunidade escolar em relação aos pontos fixos de vacinação, facilitando a vacinação para o público infantil.

A vacinação das crianças neste formato já aconteceu em 16 estabelecimentos de ensino municipal somente em março, e deve chegar a mais equipamentos públicos. Estrella Pinheiro, coordenadora de imunização de Caucaia, reforça a necessidade dos pais ou responsáveis cadastrarem as crianças no Saúde Digital: "Hoje, Caucaia tem mais de 16 mil crianças não cadastradas. Para continuarmos avançando nesta etapa da imunização, precisamos do total apoio dos pais e responsáveis, para aumentarmos o número de cadastros e consequentemente, de crianças vacinadas", solicita.

Já Antônio de França, assessor institucional de políticas públicas da Secretaria de Educação de Caucaia, ressalta a importância da parceria. "É de suma importância a parceria entre as duas secretarias para fortalecer o elo com as famílias e garantir mais segurança e tranquilidade para as nossas crianças e para a nossa gestão escolar. Juntos conseguiremos dar ainda mais qualidade de vida à nossa população", afirma.

Além das escolas, a vacinação acontece em dois pontos fixos da cidade: Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Araturi, e na Secretaria de Patrimônio, no Centro.

Mais informações

Nas próximas semanas, outras escolas de Caucaia receberão a vacinação.

Atualmente, 76% das crianças cadastradas já tomaram a primeira dose e 16% foram imunizadas com as duas doses.

Documentação necessária para a vacinação

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Como se cadastrar (1a dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação.

#Saúde 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia recebe 24 novos residentes que vão reforçar atendimento na saúde do Município

A manhã desta segunda-feira (21), foi marcada pela cerimônia de acolhimento dos 24 novos residentes que atuarão nas unidades de saúde de Caucaia. O evento, que foi realizado pela Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contou com a presença da Dra. Graça Dias Alves, secretária adjunta de Saúde, Sergiana Bezerra, supervisora Geral da Residência Multiprofissional e Dr. Marcos Túlio, coordenador da Residência Médica.

As residências, que tem duração de dois anos e são vinculadas à Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Município de Caucaia, tem como objetivo fortalecer o sistema local de saúde, que atende mais de 90% da população.

As novas turmas que desempenharão um trabalho em Caucaia se dividirão em medicina da família, residência multiprofissional em saúde mental, saúde da família e saúde coletiva, contemplando serviços de nutrição, enfermagem, serviço social, educação física, fonoaudiologia, medicina veterinária, psicologia, odontologia e fisioterapia.

Sete residentes médicos atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e o restante da turma de residentes multiprofissionais terá a experiência também nos postos de saúde, na Rede de Atenção Psicossocial e na gestão dos serviços.

Dra. Graça Dias Alves, secretária adjunta de Saúde de Caucaia, deu boas-vindas aos novos residentes e destacou a importância desse momento. "É com muito entusiasmo que a Secretaria de Saúde acolhe todos vocês neste momento tão relevante. Aqui, vocês terão um largo campo de aprendizado e evolução", destaca.

A fonoaudióloga Mayara Castro (28), que vai ficar na residência multiprofissional, falou sobre a expectativa em relação à experiência. "As minhas expectativas para esses dois anos são as melhores porque eu acredito na residência em saúde como agente transformador do SUS", afirma.

Sobre a residência médica

Durante o processo formativo da residência, o graduado em medicina desenvolve um treinamento em serviço, composto por 60 horas semanais, com turnos diurnos e noturnos, além de plantão na rede hospitalar em uma determinada especialidade, previamente, escolhida e, progressivamente, adquire competências para exercício profissional qualificado.

Os residentes estarão sob supervisão de preceptores, que são profissionais com competência técnica e ética comprovadas.

Sobre a residência multiprofissional

O objetivo da Residência Multiprofissional - RIS-ESP/CE é "ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde".

#Saúde 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza I Conferência Municipal de Saúde Mental

Com o tema central "A Política da Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção do psicossocial no SUS", foi realizada, nesta quinta-feira (17), a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Caucaia. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal, o evento aconteceu de forma virtual.

O evento contou com a participação do prefeito em exercício de Caucaia, Deuzinho Filho, do Secretário Municipal de Saúde, Zózimo Medeiros, da primeira-dama de Várzea Alegre, Sônia Fortaleza, e dos inscritos para o evento distribuídos nas quatro regiões: Jurema, Sede, Praia e Sertão.

Além do tema central, os participantes foram agrupados para discursão do eixo principal que foi sobre fortalecer e garantir políticas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos.

O objetivo da conferência foi, de forma coletiva, avaliar junto com os usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços, as demandas para o aperfeiçoamento da Política de Saúde Mental na cidade. Na oportunidade, também foi realizada a construção de indicativos do Plano Plurianual (PPA) do município, bem como elencadas as propostas para a Conferência Estadual de Saúde, que será realizada em junho, em Fortaleza.

O secretário Municipal de Saúde, Zózimo Medeiros, destaca a relevância do evento para o Município. "As conferências têm como finalidade disponibilizar um tempo legítimo de debate e conversa para propor diretrizes para a melhoria das políticas públicas de saúde", afirma.

Na oportunidade, também, foi realizada a eleição de 20 dos delegados e delegadas, que representarão Caucaia na etapa estadual. Ainda em virtude dos protocolos de segurança para combater a Covid-19, a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde disponibilizou um formulário eletrônico, para que a população pudesse participar, de forma virtual e interativa.

Saiba mais

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais atualmente. Outra pesquisa, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mostrou que 47,9% dos psiquiatras entrevistados perceberam uma alta nos atendimentos realizados após o início da crise pandêmica e 89,2% dos médicos relataram agravamento do quadro psiquiátrico nos pacientes.

#Saúde 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza mutirão de cirurgia de catarata com a oferta de mais de 8 mil procedimentos

Com o objetivo de eliminar a fila por uma cirurgia eletiva oftalmológica de catarata, a Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a campanha de 2022 de cirurgias coletivas que beneficiará a população com mais de 8 mil procedimentos. O mecanismo, que é denominado facectomia, consiste na substituição do cristalino (lente natural do olho) por uma lente intraocular ocular artificial (LIO).

Em um primeiro momento, as pessoas que já se cadastraram na Central de Regulação da Secretaria, passam por consultas especializadas, avaliações e exames. Após essa fase, e em caso de indicação médica de intervenção cirúrgica, o paciente contará com toda infraestrutura técnica e equipe médica, além de lanche e transporte até o local das operações. Todo o processo é realizado por três clínicas credenciadas junto à Prefeitura.

Samara Damasceno (38), moradora de Caucaia há 26 anos e que estava como acompanhante do pai Agemiro Jerônimo (66), no dia da cirurgia, enaltece o trabalho da Prefeitura. "Nós não teríamos condição de operar o meu pai na rede particular. E essas cirurgias da Prefeitura não deixam nada a desejar. Tudo muito organizado", afirma.

Já o Sr. Agemiro estava radiante com a condição de enxergar bem novamente logo após a operação. "Tinha uma mancha cinza que não me deixava enxergar direito. Agora, já estou vendo tudo limpo e estou muito satisfeito", vibra.

A técnica de enfermagem Helenita Souza (61) está no processo de consultas e avaliações para a cirurgia do segundo olho. "Recebi esse presente de ser chamada logo para as consultas e vou já operar meu outro olho", comemora.

Diariamente, uma média de 100 cirurgias são realizadas. Após todo o processo, todos passam por instruções sobre o pós-operatório, bem como a garantia da consulta após 15 dias.

Posteriormente, além das cirurgias de catarata, que foram iniciadas, no edital de 2022, no mês de fevereiro, outros serviços também serão disponibilizados, tais como operação de pterígio, que é um tumor benigno que tem crescimento que começa no tecido transparente do olho e pode difundir para a córnea, e a limpeza das lentes.

Como se cadastrar

Quem deseja passar pela análise para uma possível cirurgia, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para uma avaliação médica, portando documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. Logo em seguida, será agendada e regulada a triagem e a cirurgia oftalmológica na Central de Regulação, na sede da Secretaria de Saúde, localizada na rua Coronel Correia, 2089 - Centro.

Sobre a catarata

A catarata se configura pela opacidade do cristalino. As pessoas com esse problema ficam com a visão nublada, como se enxergassem por uma janela embaçada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Apesar de ser um procedimento simples, algumas condições contra indicam momentaneamente a realização do procedimento, como o paciente possuir diabetes e hipertensão mal controlados, fazer uso de anticoagulantes e outras medicações, assim como algumas doenças oftalmológicas. Nesses casos, o médico avaliará o caso e definirá a melhor conduta a ser tomada.

#Saúde 15/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera vacinação em crianças a partir de 5 anos sem agendamento

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), libera, a partir desta quarta-feira (16), a vacinação de crianças de 5 a 11 anos sem a necessidade de agendamento prévio.

Neste momento, os pais ou responsáveis não precisam marcar data e horário para a imunização das crianças. De todo modo, é preciso efetuar o cadastro no Saúde Digital.

A vacinação das crianças acontece de segunda a sexta-feira, em dois pontos da Cidade: Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Araturi, e Secretaria de Patrimônio Público e Transporte, no Centro, de 9h às 15h. As escolas municipais também estão recebendo equipes da saúde para a imunização dos estudantes. Neste momento, Caucaia registra 55% de crianças cadastradas para tomar as vacinas.

Documentação necessária para a vacinação

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Como se cadastrar (1° dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação

Mais informações

Com o objetivo de proporcionar o acesso aos pais e responsáveis que não disponham de internet ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro no Saúde Digital, a Prefeitura disponibiliza locais de apoio como nos próprios locais de vacinação, em todas as escolas municipais e na sede da Secretaria de Saúde, no centro de Caucaia.

Serviço:

Caucaia libera vacinação em crinças a partir de 5 anos sem agendamento

Horário: 9h às 15h

Locais:

- Praça de Esportes e Cultura (PEC) - Avenida Central, s/n, próximo a Creche Olga e Parsilfal Barroso - Araturi

- Secretaria de Patrimônio - R. Coronel Correia, 2214- Centro

#Saúde 14/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia aplicação da 4ª dose da vacinação contra Covid-19 em imunocomprometidos

A ação vai contemplar pessoas acima de 18 anos e vai acontecer sem agendamento prévio

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará, nesta segunda-feira (14/03), de 9h às 15 horas, a aplicação da quarta dose da vacinação contra Covid-19 em imunocomprometidos que possuam idade superior a 18 anos e que receberam a terceira dose há, no mínimo, quatro meses.

A imunização, que obedece a uma recomendação do Ministério da Saúde, não terá a necessidade de agendamento prévio e acontecerá em quatro pontos fixos de vacinação do município.

Atualmente, Caucaia tem 2.477 pessoas com imunossupresão cadastrados no Saúde Digital. Deste total, mais de 70% não compareceram para tomar a primeira dose.

Documentação necessária

Ao comparecer aos locais de vacinação, é necessário apresentar os documentos originais: identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado.

Nestes casos, além dos documentos de identificação, para receber a dose de reforço, é necessário apresentar documentação comprobatória. De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados imunossuprimidos as categorias abaixo, que devem apresentar os seguintes documentos:

I - Imunodeficiência primária grave: atestado/relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença. Não poderá ser apenas o CID.

II - Quimioterapia para câncer: atestado/relatório médico descritivo com dados clínicos, exames e tratamento que comprovem essa condição. Não poderá ser apenas o CID (validade um ano).

III - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa condição (não poderá ser apenas o CID) ou relatório de alta (transplante ou relatório médico descritivo com tipo de transplante).

IV - Pessoas vivendo com HIV/AIDS: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença (não poderá ser apenas o CID) ou exame que comprove (teste rápido ou outro) ou cadastro Siscel ou Siclom.

V - Uso de corticóides em doses =20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por =14 dias: relatório médico descritivo com dados clínicos e exames que comprovem a condição de uso de corticóide nessas condições: acima de 20mg/dia e tempo maior que 14 dias (no momento da vacina) ou receita médica (que indique tratamento vigente - no momento da vacina).

VI - Uso de drogas modificadoras da resposta imune: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem a doença (não poderá ser apenas o CID), e receita médica que contenha alguma das medicações a seguir. Leflunomida; Micofenolato de mofela; Azatiprina; Ciclofosfamida 6-mercaptopurina; Ciclosporina; Tacrolimus; Metotrexato ; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacinibe, baracinibe e upadacinibe).

VII - Pacientes em hemodia´lise: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa condição (não poderá ser apenas o CID) ou comprovante de diálise (cartão ou outro documento que comprove a hemodiálise).

VIII - Pacientes com doenças auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias¹: relatório médico descritivo com dados clínicos e de exames que comprovem essa doença. Não poderá ser apenas o CID.

¹Doenças Inflamatórias crônicas imunomediadas: Artrite Reumatóide; Anemia hemolítica autoimune; Crioglogulinemia mista essencial; Cirrose biliar primária; Doença de Crohn; Doença de Kawasaki; Dermatomiosite; Esclerose Múltipla; Esclerodermia sistêmica; Espondilite anquilosante; Granulomatose de Wegener; Hepatite Auto-imune; Lúpus Eritematoso Sistemico; Miastenia gravis; Mielite transversa; Polimialgia reumática; Poliarterite nodosa; Polimiosite; Psoríase (Artrite psoriática); Púrpura de Henoch-Scholein; Retocolite ulcerativa; Sarcoidose; Síndrome Sjogren; Vasculites.

Como se cadastrar (1ª dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro";

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados:

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada;

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro;

6) Verifique o e-mail de confirmação.

Serviço:

Caucaia inicia aplicação da 4ª dose da vacinacão contra Covid-19 em imunossuprimidos

Data: a partir de segunda-feira (14/03)

Horário: 9h às 15h

Endereços:

- Grêmio de Caucaia (Rua José da Rocha Sales, 194 - Açude)

- Escola Rubens Vaz (Av. Novo Horizonte, s/n - Mal. Rondon)

- Paróquia sagrado Coração de Jesus (Av. A, 760 - Nova Metrópole)

- UBS José Rodrigues dos Santos (Posto da Tabuba - Rua das Flores, 21).

#Saúde 11/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Agentes de Saúde realizam mutirão para intensificar o cadastro de atualização da população de Caucaia

Para melhorar a comunicação entre a Prefeitura e os moradores e os serviços ofertados à população, os Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Caucaia realizarão, a partir desta segunda-feira (14/03), um mutirão para intensificar o cadastro com a população do município junto ao Previne Brasil, programa do Governo Federal que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS).

Este cadastro, que seguirá até o mês de maio, é o registro do cidadão no SUS, a identificação e vínculo com a Unidade Básica de Saúde (UBS). Essas informações, além de subsidiar o planejamento das equipes e facilitar a comunicação com os moradores para a disponibilização de serviços e acompanhamento da população, vão definir os recursos financeiros destinados a investimentos para Caucaia.

Neste contexto, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para que a população aceite a visita e responda ao questionário, que será realizado nas próprias residências pelos 439 agentes de saúde de Caucaia. Na hora da visita, os agentes comunitários solicitam à população, o RG, CPF, cartão do SUS e, se tiver, o NIS. As informações são restritas e não serão vinculadas a outros sistemas.

A coordenadora de atenção primária de saúde de Caucaia, Camila Moreira, destaca a importância da população participar desse processo de cadastramento. "Com essa atualização, fica ainda mais fácil e rápido para equipe dos postos de saúde entrem em contato com os moradores para avisar sobre consultas, exames e vacinação, entre outros serviços", afirma.

Saiba mais

Para dar ainda mais agilidade no atendimento aos cidadãos, em 2021, a Prefeitura de Caucaia entregou a todos os Agentes de Saúde um tablet. O equipamento facilita o preenchimento de formulários. Nele, foi instalada a Plataforma FastMedic, que serve como um prontuário eletrônico, onde as informações dos cidadãos de Caucaia estarão à disposição de toda a rede de saúde no município, Postos, Hospital, Maternidade Santa Terezinha, UPAs e o sistema do SUS.

Serviço:

Agentes Municipais de Saúde realizam mutirão para intensificar o cadastro de atualização da população de Caucaia

Data: a partir de segunda-feira (14/08)

Horário: 8h às 14h

#Saúde 09/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura lança Projeto Caucaia Movimenta que promove a saúde e bem-estar

No Dia da Mulher, comemorado mundialmente todos os dias 08 de março, foi a data escolhida pela Prefeitura de Caucaia para o lançamento oficial do Projeto Caucaia Movimenta. A iniciativa tem o objetivo de estimular a saúde de forma gratuita através de atividades como dança e treinamento funcional. Na noite desta terça-feira (08), a programação foi especial e contou com um aulão de dança, na praça do Remo, na Jurema, e reuniu participantes de diferentes bairros de Caucaia, um público estimado de 200 pessoas.

"Eu me sinto muito bem, é onde eu tiro todo o estresse e todo o cansaço do dia a dia. A gente encontra professores maravilhosos. É muito bom e eu aconselho a cada um de vocês", disse Mara Matias, que participa do Movimenta Caucaia desde o primeiro dia. Raquel Miranda, também participante do Movimenta Caucaia, revela o quanto gosta de participar do Projeto, e convida todos a também participarem: "Pense numa aula! Eu me sinto ótima, não falto uma. Bora meu povo, se acorda, vem dançar", convida.

O Secretário de Esporte e Juventude, Mickauê Franklin, revela que a própria equipe da SEJUV se surpreendeu com a adesão ao projeto: "O Movimenta Caucaia é o maior projeto de promoção à saúde em Caucaia. Nós não imaginávamos o sucesso dessa iniciativa, que em tão pouco tempo já agrega pessoas de tantos bairros. É um grande sucesso, superou nossa perspectiva", afirma Mickauê Franklin, Secretário de Esporte e Juventude.

Saiba mais

O Caucaia Movimenta é uma iniciativa da Secretaria de Juventude e Esporte de Caucaia e beneficia pelo menos 10 localidades do município de Caucaia: Nova Metrópole, Jurema, Tabapuá, Icaraí, Cumbuco, Araturi, Sede, Planalto Caucaia, Pabussu e Mirambé (Taquara). O projeto conta com mais de 400 alunos participantes, entre jovens, adultos e idosos.

#Saúde 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza mais um Dia D de vacinação infantil contra a Covid-19 neste sábado (5)

A ação vai contemplar crianças de 5 a 11 anos em oito pontos diferentes do Município

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará, neste sábado (05/03), mais um "Dia D" para vacinar, com a primeira e segunda doses, crianças de 5 a 11 anos, em oito pontos diferentes da Cidade, de 9h às 15h.

Além dos dois pontos fixos já em funcionamento que oferecem vacinação infantil no Município, localizados no pátio da Secretaria de Patrimônio, no Centro de Caucaia, e na Praça dos Esportes e Cultura (PEC), no bairro Araturi, a ação acontecerá também em seis escolas municipais da região, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

No "Dia D", a imunização será realizada em crianças com cadastro ativo e agendadas para a data.

Confira os locais de vacinação:

Sede - Escola Maria Dolores

Rua da Consolação 465 - Novo Pabussu

Jurema - Escola Antônio Albuquerque

Rua Eribaldo Rodrigues 488 - Parque Potira

Jurema - São Miguel Escola Luiza Távora

Rua São Mateus 245 - Conjunto Novo são Miguel

Praia - Escola Verônica Maria Silva de Menezes

Rua Q, n° 02 - Munguba

Garrote - Escola Raimunda Nonata Forte Sales

Rua nossa senhora do perpétuo Socorro S/N - Tabubinha

BR 020 - Escola José Nunes de Miranda - Tucunduba

Documentação necessária para a imunização

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Como se cadastrar (1ª dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

Além do cadastramento, é necessário, para este sábado, o agendamento da imunização para locais específicos.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro";

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados:

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada;

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro;

6) Verifique o e-mail de confirmação.

Mais informações:

Para facilitar o acesso à vacinação, será disponibilizado um ônibus para levar pais e as crianças que serão imunizadas nas escolas. Os pais ou responsáveis deverão procurar os locais para as informações referentes ao horário de saída dos transportes.

Garrote - Escolas que irão oferecer transporte:

- Fausto Dário Sales (Fazenda Garrote)

- José Pontes Filho (Alto do Garrote)

- Amaro Rodrigues (Cipó)

BR020 - Escolas que irão oferecer transporte:

Escolas que irão oferecer transporte:

- Júlio de Castro e Silva (Ipu)

- Yara Guerra e Silva (Serra da Rajada)

#Saúde 28/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia promove Pré-conferências Municipais de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove as Pré-conferências Municipais de Saúde Mental que acontecerão nos dias 03, 04, 08 e 09/03, de forma virtual, com o tema central "A Política da Saúde Mental como direito: pelo defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção do psicossocial no SUS". Os encontros serão divididos por regiões: Jurema, Sede, Praia e Sertão.

O objetivo das pré-conferências é o de escutar e, de forma coletiva, discutir com os usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços, as demandas para o aperfeiçoamento da Política de Saúde Mental, onde serão levantadas as propostas para a Conferência Municipal de Saúde.

Ainda em virtude dos protocolos de segurança para combater a Covid-19, a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde disponibilizou um formulário eletrônico, para que a população possa participar, de forma virtual e interativa. Os interessados devem se inscrever, até o dia 28/02, no link:

https://forms.gle/7Hkz7CJnewzGzwpE7

Sobre a Conferência Municipal de Saúde Mental

A conferência acontecerá no dia 17/03 e junto com a participação popular avaliar a situação de saúde mental no Município e propor diretrizes para a construção de políticas públicas, consolidando um relatório final de propostas.

Na oportunidade, também, será realizada a eleição de 20 dos delegados e delegadas, que representarão Caucaia na etapa municipal, que acontecerá em Fortaleza, em junho.

Serviço

Pré-conferências Municipais de Saúde

03/03 - Região Jurema

04/03 - Região Sede

08/03 - Região Praia

09/03 - Região Sertão

Horário: 9h às 12h

#Saúde 23/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 2ª dose da vacina contra Covid-19 para crianças de 8 a 11 anos sem agendamento

A partir desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, libera a segunda dose da vacina contra Covid-19, mesmo sem agendamento prévio, para crianças de 8 a 11 anos, que foram imunizados há pelo menos 28 dias com a Coronavac, na primeira dose.

A vacinação das crianças acontece todos os dias em dois pontos da cidade: Praça de Esportes e Cultura (PEC), no Araturi, e Secretaria de Patrimônio, no Centro. De segunda a sábado, de 9h às 15h, e aos domingos, de 9h às 14h.

A coordenadora de Imunização da Prefeitura de Caucaia, Estrella Pinheiro, destaca a importância da continuação do esquema vacinal. "É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças para tomar a segunda dose da vacina para dar continuidade na proteção", afirma.

A coordenadora ressalta ainda a necessidade do aumento do cadastro para atingirmos a cobertura vacinal. "É fundamental que os pais fiquem atentos ao cadastro dos filhos para atingirmos o maior número de crianças vacinadas", finaliza.

Sonia Melo (52), mãe da primeira criança vacinada no Município, fala sobre a expectativa em relação ao reforço. "Estou muito ansiosa para que a Sofia receba a segunda dose. E sou muito grata ao SUS e à Prefeitura de Caucaia por essa oportunidade de imunizar a minha filha", comemora.

Documentação necessária

Os pais ou responsáveis devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Já em relação às crianças que serão imunizadas, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS, além do cartão de vacinação.

Como se cadastrar (1ª dose)?

O cadastro para a primeira dose é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação

Mais informações

Com o objetivo de proporcionar o acesso aos pais e responsáveis que não disponham de internet, ou que tenham alguma dificuldade durante o cadastro no Saúde Digital, a Prefeitura disponibiliza locais de apoio nos próprios locais de vacinação, em todas as escolas municipais e na sede da Secretaria de Saúde, no centro de Caucaia.

#Saúde 21/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Crianças de cinco anos já podem se vacinar contra Covid-19 em Caucaia

O município de Caucaia avança para a última fase da faixa etária infantil para vacinação contra Covid-19. A partir desta terça-feira (22), crianças de 5 a 11 anos estão aptas a se imunizar contra o coronavírus. "Já são cerca de 10 mil crianças imunizadas com a primeira dose no município. Temos feito mutirões em todos os fins de semana, desde o início da vacinação para esta faixa etária. Para continuarmos avançando, precisamos do apoio dos pais e responsáveis, para alavancarmos o número de cadastros e agendamentos", explica Estrella Gurgel, Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Caucaia.

Para isso, os pais ou responsáveis deverão cadastrar os filhos na Plataforma Saúde Digital, bem como agendar o atendimento em um dos dois pontos fixos de vacinação específicos para crianças: Secretaria de Patrimônio, no centro, e a Praça PEC, no Araturi. Após esse procedimento, basta se dirigir a um dos pontos de vacinação na data escolhida, portando RG, CPF e comprovante de endereço (pais ou responsáveis), RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS (da criança a ser imunizada).

Como se cadastrar?

O cadastro e agendamento para a vacinação é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação

7) Finalize o cadastro e confira a disponibilidade de agendamento

#Saúde 17/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza novo Dia D de vacinação contra Covid-19 para crianças

Crianças de 6 a 11 anos são o público-alvo de uma nova ação de Dia D para vacinação contra Covid-19. Para isso, os pequenos já devem estar com cadastro ativo na Plataforma Saúde Digital, e agendamento para este sábado (19), data em que acontece o evento. Para a imunização, será exigida a seguinte documentação: RG, CPF e comprovante de endereço dos pais e responsáveis; RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS da criança a ser imunizada.

Pontos de vacinação

No próximo sábado (19), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde se dividirão em sete locais diferentes, a fim de abranger várias áreas do município. Além dos dois fixos que funcionam regularmente em todos os dias da semana, Secretaria de Patrimônio, no Centro, e Praça PEC, no Araturi, os pequenos podem se dirigir até os seguintes locais:

- Escola Maria Mota - Rua Coronel Corrêa 3367 - Pabussu

- Escola Nely Caula - Rua Luiz Gomes da Silva S/N - Mestre Antônio

- Escola Alice Moreira - Rua Henrique Martins, 260 - Sítios Novos

- Escola Maria de Lourdes - Rua da Igreja, 614 - Taquara

- CEI Davi Rodrigues - Rua dos Córregos, 2318 - Parque Albano

No sábado (19), todos os pontos funcionarão de 09h às 15h. Importante: no domingo (20), bem como no decorrer de toda a próxima semana, o atendimento continua normalmente nos dois pontos fixos já estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (Praça PEC e Secretaria de Patrimônio).

#Saúde 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia amplia cobertura vacinal contra Covid-19 para crianças de 6 a 11 anos

A partir desta quarta-feira (16), crianças de 6 e 7 anos também já poderão se vacinar contra Covid-19 em Caucaia. Elas se unem à faixa etária de 08 a 11 anos, que já estava sendo atendida desde o início da vacinação infantil no município. Para isso, os pais ou responsáveis deverão cadastrar os filhos na Plataforma Saúde Digital, bem como agendar o atendimento em um dos dois pontos fixos de vacinação específicos para crianças, como explica Estrella Gurgel, Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Caucaia. "A Secretaria de Saúde de Caucaia está preparada para continuar avançando na cobertura vacinal contra o coronavírus tanto para os adultos quanto para as crianças. Porém, para o público infantil, a gente tem um desafio ainda maior, pois contamos com a conscientização dos responsáveis em relação ao cadastramento e agendamentos dos pequenos no site do Governo", disse.

Pontos de Vacinação e Cadastro

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia conta com dois pontos fixos de vacinação contra Covid-19 para crianças. São eles a Secretaria de Patrimônio, no centro, e a Praça PEC, no Araturi. Uma vez cadastrados e com agendamento confirmado na Plataforma Saúde Digital, basta se dirigir a um dos pontos de vacinação portando RG, CPF e comprovante de endereço (pais ou responsáveis), e RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS (da criança a ser imunizada).

Como se cadastrar?

O cadastro e agendamento para a vacinação é realizado no site do Governo do Estado. Para efetuar o procedimento, é preciso informar nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação

7) Finalize o cadastro e confira a disponibilidade de agendamento

#Saúde 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 3ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais

A partir da próxima segunda-feira (14), pessoas com 18 anos ou mais já estão aptas a receber a 3ª dose da vacina contra Covid-19. Aqueles que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais, podem procurar os Pontos Fixos de Vacinação e os Postos de Saúde do município.

Pontos fixos

São eles o Grêmio de Caucaia (Açude), a Escola Rubens Vaz (Marechal Rondon), o Icaraí Club (Icaraí) e a Igreja Bíblica Nova Metrópole (Nova Metrópole), lembrando que este último ponto de vacinação não funciona aos domingos. O caucaiense deve levar o RG ou documento oficial com foto, CPF e cartão de vacinação. O horário de funcionamento de segunda-feira a sábado é de 09h às 15h30, e no domingo de 09h às 14h30. (Observação: a Igreja Bíblica Nova Metrópole não funciona aos domingos).

Caso prefira, o caucaiense também pode se dirigir a um dos 46 Postos de Saúde do município. Estes funcionam de 08h às 15h e de segunda a sexta-feira para vacinação contra Covid-19.

Reforço da Janssen

Em relação à dose de reforço da vacina Janssen, os caucaienses que foram imunizados há mais de 60 dias já podem tomar a segunda dose da vacina sem a necessidade de agendamento prévio. Este imunizante só está sendo disponibilizado em dois dos quatro pontos fixos de vacinação. São eles o Grêmio de Caucaia, no bairro Açude, e a Escola Rubens Vaz, no Marechal Rondon.

#Saúde 09/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza ações de promoção a saúde mental a funcionários no Hospital Municipal

E quando aqueles que cuidam de nós também precisam de cuidado? Foi pensando nisso que Luana Castro e Isadora Marques, psicólogas do Hospital Abelardo Gadelha da Rocha, criaram o projeto "O importante é recomeçar". Desde de julho de 2021, as profissionais se revezam nos plantões com o objetivo de atender e prestar apoio psicológico aos profissionais de saúde. "Os que buscaram primeiro o atendimento começaram a falar do projeto e outros profissionais começaram a nos procurar também", revela Luana.

Promovido pela Secretaria de Saúde, somente em Janeiro foram 75 atendimentos. Ainda de acordo com Luana, o atendimento acontece com o suporte de um Médico do Trabalho e do Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Qualquer funcionário do hospital, contratado, cooperado ou servidor, têm direito ao atendimento. Uma delas é Rozerlane Ferreira. Ela trabalha no setor de limpeza do hospital e revela que tem encontrado no atendimento apoio e cuidado que jamais imaginou receber: "Todo mundo precisa desse acompanhamento. Nem todo canto tem psicólogo que seja de graça. Eu estou achando ótimo", revela.

De acordo com Luana, as conversas têm o objetivo de acolher o profissional, pois, melhorando sua vida pessoal, impacta também em suas atividades profissionais. "O nosso maior objetivo é que, com o acolhimento que a gente oferta, eles se sintam cuidados e possam cuidar também, numa cadeia crescente de sentimentos positivos", finaliza Luana.

Para ter acesso ao serviço, basta procurar o setor de Psicologia do Hospital Abelardo Gadelha. O funcionário também pode falar diretamente com as psicólogas, através de informativos colocados em todos os setores do Hospital com QR Code que direcionam para os contatos das profissionais.

#Saúde 03/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia realiza novo Dia D de vacinação contra Covid-19 para o público infantil neste sábado (05)

Após a grande adesão da população ao primeiro Dia D de vacinação para crianças de 08 a 11 anos, ocorrido no último dia 29 de janeiro, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza uma segunda ação exclusiva para os pequenos. Ela acontece no próximo sábado (05). Neste dia, não será exigido o cadastro previo na Plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado, assim como o agendamento para imunização. Aqueles que procurarem os pontos de atendimento poderão realizar os procedimentos no próprio local de atendimento, com o auxílio dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Basta levar RG, CPF e comprovante de endereço próprios, além do RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS da criança a ser imunizada.

Pontos de atendimento

Além dos dois pontos fixos já em funcionamento, no pátio da Secretaria de Patrimônio, no centro de Caucaia, e a Praça PEC, no bairro Araturi, neste sábado, seis novos locais funcionarão provisoriamente como ponto de vacinação. São eles:

EEFIEF Iná arruda

Rua Francisco Ferreira da Silva S/N, Itambé

UAPS Valdenuzia Moreira Bastos

Rua Adriano Martins S/N

Pacheco

EEFIEF Oscar de Azevedo e Sá

Rua São Francisco S/N

Genipabu

CRAS Perpétua Magalhães

Rua 127, 118

Metrópole

UAPS Paulo Pontes

Avenida Dom Almeida Lustosa, 4242, Marechal Rondon

EEFIEF Antônio Albuquerque Sousa Filho

Rua Heribaldo Rodrigues, 488

Parque Potira

Todos os pontos de vacinação funcionarão das 09h às 15h.

Atendimento normal no domingo (06)

No domingo, apenas os dois pontos originais de vacinação (Secretaria de Patrimônio e Praça PEC) funcionarão, das 09h às 14h. Neste dia, volta a necessidade de cadastro e agendamento para vacinação, diferente do sábado, Dia D. Os pais ou responsáveis deverão portar os mesmos documentos citados para o atendimento, próprios e os da criança a ser atendida.

#Saúde 31/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura de Caucaia abre novo ponto de vacinação contra Covid-19 Prefeitura de Caucaia abre novo ponto de vacinação contra Covid-19 para adultos e ponto exclusivo para cadastro e agendamento para vacinação infantil
#Saúde 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia realiza Dia D de vacinação contra Covid-19 para o público infantil neste sábado (29)

Neste sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia vai promover o primeiro mutirão de vacinação contra Covid-19 para imunizar crianças de 08 a 11 anos. Neste dia, além da imunização, os pequenos sem cadastro podem realizar o procedimento no próprio local de atendimento, com o auxílio dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde. Além dos dois pontos fixos já em funcionamento, no pátio da Secretaria de Patrimônio, no centro de Caucaia, e a Praça PEC, no bairro Araturi, neste sábado, seis postos de saúde funcionarão provisoriamente como ponto de vacinação. São eles:

UBS Maria Firmino Mendes (D. Cotinha) - Centro

UBS José Rodrigues dos Santos - Tabuba

UBS Luiz Costa Oliveira - Capuan

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira - Nova Metrópole

UBS Antonio J. P. Machado - Araturi

UBS Dr. Francisco Djalma Soares - Tabapuazinho

De acordo com Estrella Gurgel, Coordenadora de Imunização da SMS, o dia D busca aumentar o número de cobertura vacinal em relação ao público infantil e chamar atenção dos pais e responsáveis que ainda não cadastraram seus filhos: "Nossa cobertura em relação aos adultos é excelente, hoje temos mais de 260 mil primeiras doses aplicadas no município. Agora, é a vez das crianças, e o momento de esses adultos que já estão vacinados se conscientizarem, cadastrarem os filhos na plataforma do governo e trazê-los até um dos pontos de vacinação", ressalta.

Todos os pontos de vacinação funcionarão das 09h às 15h. No domingo, apenas os dois pontos originais de vacinação (Secretaria de Patrimônio e Praça PEC), funcionarão das 09h às 14h. Para se vacinar, as crianças deverão estar acompanhadas dos pais, que devem portar RG, CPF e comprovante de endereço próprios. Ele também deverá apresentar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartão do SUS da criança a ser imunizada.

#Saúde 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Crianças a partir de 8 anos já podem se vacinar contra Covid-19 em Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia, nesta quinta-feira (27), a aplicação da vacina contra Covid-19 em crianças de 08 a 11 anos. Para se vacinar, o pequeno deve estar cadastrado e realizar o agendamento em um dos dois pontos de atendimento exclusivo para crianças.

Agendamento

O agendamento para a vacinação começa às 21h30 desta quarta-feira (26), e é realizado no site do Governo do Estado, evitando filas e aglomerações. Para se vacinar, as crianças deverão estar acompanhadas dos pais, que devem portar RG, CPF e comprovante de endereço próprios. Ele também deverá apresentar RG ou Certidão de Nascimento, assim como o CPF ou Cartao do SUS da criança a ser imunizada.

Os pequenos receberão a vacina Pfizer/Cominarty, versão pediátrica do laboratório Pfizer, ou Coronavac, conforme Nota Técnica do Governo do Ceará. Vale lembrar que, na ocasião da vacinação contra Covid-19, a criança não deve tomar mais nenhum imunizante para qualquer outra enfermidade, essa orientação é válida por um período mínimo de 15 dias.

Pontos de Vacinação

A vacinação do público infantil em Caucaia ocorre no pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia, e a Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi. Ambos funcionando de segunda-feira a sábado, de 09h às 15h, e no domingo, de 09h às 14h.

#Saúde 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Em Caucaia, pessoas com 20 anos ou mais já podem tomar a 3ª dose da vacina contra Covid-19

A partir desta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia passa a imunizar com a 3ª dose da vacina contra Covid-19 pessoas com 20 anos ou mais. A dose de reforço deverá ser necessariamente da Pfizer, independentemente das duas primeiras doses, Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer. Todos aqueles que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais, devem procurar os Pontos Fixos de Vacinação e os Postos de Saúde do município.

Vale lembrar que a vacina de reforço do imunizante da Janssen tem um período diferente para aplicação. Ela deve ocorrer após 60 dias da primeira dose. Este imunizante só está sendo disponibilizado em dois dos três pontos fixos de vacinação. São eles o Grêmio de Caucaia, no bairro Açude, e a Escola Rubens Vaz, no Marechal Rondon.

Pontos fixos

São eles o Grêmio de Caucaia (Açude), a Escola Rubens Vaz (Marechal Rondon) e o Icaraí Club (Icaraí). Lembre-se de levar seu RG ou documento oficial com foto, CPF e cartão de vacinação. O horário de funcionamento de segunda-feira a sábado é de 09h às 15h30, e no domingo de 09h às 14h30.

Caso prefira, o caucaiense também pode se dirigir a um dos 46 Postos de Saúde do município. Estes funcionam de 08h às 15h para vacinação contra Covid-19. Qualquer dúvida, ou para solicitar mais informações sobre a Campanha de Vacinação contra Covid-19 em Caucaia, ligue para o telefone: 98856 0376.

#Saúde 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia inicia vacinação contra Covid-19 para crianças

O primeiro dia de vacinação contra Covid-19 para o público infantil em Caucaia foi marcado por expectativa por parte dos pequenos e alívio para os pais. Seguindo as orientações do Governo do Estado, a Prefeitura de Caucaia começou a imunizar as crianças de 11 anos. A primeira delas foi a pequena Sofia Ferreira, que fez questão de chamar os colegas a também se vacinarem: "Galerinha, venha se vacinar. É tranquilo! Peça a sua mamãe e seu papai para se vacinar para não pegar coronavírus", convida.

Já o servidor público Mário Régys levou o filho, Mário Elísio, para tomar a primeira dose. Para ele, a imunização do público infantil é mais um passo para que essa pandemia chegue ao fim. "Se as crianças não se vacinarem, a pandemia vai continuar por mais tempo ou não vai cessar. Nós pais temos a responsabilidade de vacinar os nossos filhos para que eles fiquem protegidos, e assim proteger toda a sociedade".

A Secretaria de Saúde de Caucaia (SMS) fez uma decoração especial para os pontos-fixos de vacinação para receber com carinho as crianças. Além disso, o setor de Imunização da SMS pensou em uma série de estratégias para fazer a alegria do novo público. "Nós temos um ambiente bem lúdico para a criança passar o tempo de vacinação de forma agradável. Contação de histórias, distribuição de bombons e pipocas, tudo para que essa criança possa sair de forma bem agradável da vacina", explica Estrella Gurgel, Coordenadora da Imunização.

Cadastro e agendamento

Diferente da vacinação para o público adulto, o Governo do Estado do Ceará exige o cadastro do público infantil como pré-requisito para o envio de doses para os municípios. Além disso, os pais e responsáveis devem ficar atentos ao site e redes sociais da Prefeitura de Caucaia para garantirem o agendamento da vacinação, sempre que um novo lote de vacinas estiver à disposição. Os dois procedimentos, cadastro e agendamento, devem ser feitos através da Plataforma Saúde Digital. Qualquer dúvida ou pedido de informação sobre esses procedimentos, basta ligar para o telefone 0800 275 1475.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia dá início ao agendamento para vacinação contra Covid-19 para crianças

A imunização contra Covid-19 para crianças de 11 anos em Caucaia já começa nesta quarta-feira (19). Este será o primeiro grupo de crianças a ser vacinadas, seguindo orientação estabelecida pela Nota Técnica do Governo do Ceará. Mas, para garantir a imunização, todas as crianças nessa faixa etária devem estar cadastradas na Plataforma Saúde Digital, e ter realizado agendamento nos locais de vacinação exclusivos para este público.

Agendamento

O agendamento para a vacinação começa às 20h desta segunda-feira (17), e também é realizado no site do Governo do Estado, evitando filas e aglomerações. Para se vacinar, as crianças deverão estar acompanhadas dos pais, estar cadastrados no site Saúde Digital e realizar o agendamento escolhendo data, local e horário para tomar a vacina. No dia da vacinação, o responsável pela criança deverá portar RG, CPF e comprovante de endereço próprios. Ele também deverá apresentar RG e CPF da criança a ser imunizada.

Os pequenos receberão a vacina Pfizer/Cominarty, versão pediátrica do laboratório Pfizer, conforme Nota Técnica do Governo do Ceará. O documento traz ainda a orientação em relação à aplicação da segunda dose nas crianças, que deve acontecer oito semanas após a primeira aplicação. Vale lembrar que, na ocasião da vacinação contra Covid-19, a criança não deve tomar mais nenhum imunizante para qualquer outra enfermidade, essa orientação é válida por um período mínimo de 15 dias.

Pontos de Vacinação

Foram estabelecidos dois novos pontos de vacinação, exclusivos para a imunização das crianças. São eles o pátio da Secretaria de Patrimônio, localizada na Avenida Coronel Corrêa, número 2214, no centro de Caucaia, e a Praça PEC 2000, que fica na Avenida Central, número 639, no bairro Araturi. Ambos funcionando de segunda-feira a sábado, de 09h às 15h, e no domingo, de 09h às 14h.

#Saúde 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO E TRANSPORTE Prefeitura de Caucaia realiza sanitização de carros oficiais

Com o objetivo de proteger a população, bem como, os servidores municipais, a Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Patrimônio e Transporte, deu início à sanitização preventiva de carros oficiais utilizados pelos órgãos municipais utilizados para transportar os cidadãos caucaienses.

Com o aumento dos casos de Covid-19 e Influenza, a atenção e o cuidado com a população foi redobrado pela gestão municipal. De acordo com Silvio Nascimento, Secretário de Patrimônio e Transporte, em apenas um dia 130, carros foram higienizados: "Essa ação é realizada com ozônio, deixando o carro totalmente sanitizado. Foi uma parceria que conseguimos e que não vai gerar nenhum custo para o município", revela.

Transportes de todas as áreas da gestão municipal receberam a sanitização, principalmente da Saúde, que enviou ambulâncias para realizar o procedimento. De acordo com o fornecedor, essa sanitização utiliza produtos aprovados pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Agricultura. A empresa também dispõe de laudos técnicos que comprovam a eficácia do procedimento com a redução da carga viral e bactérias nas superfícies dos automóveis.

Saiba mais

Os cuidados de prevenção são fundamentais para evitar que mais pessoas sejam contaminadas com o vírus, seja da Covid-19 ou da Influenza. Para isso, é importante que cada um faça sua parte.

*Use máscara em público, especialmente em locais fechados ou quando não for possível manter o distanciamento físico;

* Higienize as mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

* Cubra o nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

* Se puder, fique em casa se você sentir indisposição. Caso os sintomas sejam superiores a três dias, procure a unidade de saúde mais próxima e realize o teste.

#Saúde 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Caucaia libera 3ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com 25 anos ou mais

A partir desta sexta-feira (14), pessoas com 25 anos ou mais já estão aptas a receber a 3ª dose da vacina contra Covid-19. Aqueles que tomaram a segunda dose há quatro meses ou mais, podem procurar os Pontos Fixos de Vacinação e os Postos de Saúde do município. A dose de reforço deverá ser necessariamente da Pfizer, independentemente das duas primeiras doses, Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer.

Pontos fixos

São eles o Grêmio de Caucaia (Açude), a Escola Rubens Vaz (Marechal Rondon) e o Icaraí Club (Icaraí). Lembre-se de levar seu RG ou documento oficial com foto, CPF e cartão de vacinação. O horário de funcionamento de segunda-feira a sábado é de 09h às 15h30, e no domingo de 09h às 14h30.

Caso prefira, o caucaiense também pode se dirigir a um dos 46 Postos de Saúde do município. Estes funcionam de 08h às 15h para vacinação contra Covid-19.

Reforço da Janssen

Em relação à dose de reforço da vacina Janssen, os caucaienses que foram imunizados há mais de 60 dias já podem tomar a segunda dose do imunizante sem a necessidade de agendamento prévio. Este imunizante só está sendo disponibilizado em dois dos três pontos fixos de vacinação. São eles o Grêmio de Caucaia, no bairro Açude, e a Escola Rubens Vaz, no Marechal Rondon.

#Saúde 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Crianças de 5 a 11 anos devem se cadastrar para receber a vacina contra Covid-19

Após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o município de Caucaia já está em fase de preparação para o início da vacinação da nova faixa etária a ser imunizada contra Covid-19, crianças de 5 a 11 anos. Para isso, é fundamental que pais e responsáveis de crianças nessa idade registrem seus filhos na Plataforma Saúde Digital, site do Governo do Ceará que centraliza as informações em relação à vacinação contra coronavírus no estado. "Esse cadastro é de extrema importância já que informa à Secretaria de Saúde do Estado o número de doses que cada município deve receber. Quanto mais cadastros, mais doses serão enviadas, e nossas crianças serão imunizadas com mais celeridade", revela Estrela Gurgel, Coordenadora de Imunização da SMS.

Ainda de acordo com o órgão, o município aguarda orientação do Ministério da Saúde, com atualizações no Plano de Operacionalização Nacional para Vacinação contra a Covid-19, com a confirmação do início da imunização desse público.

Passo a passo para cadastro no Saúde Digital:

Para efetuar o cadastro, é preciso informar dados pessoais como nome completo, CPF, data de nascimento e telefone para contato, entre outros. É necessário preencher corretamente os dados e é fundamental checar o e-mail de confirmação para que o processo seja efetivamente concluído.

1) Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

2) Selecione a opção "Ainda não tenho cadastro"

3) Identifique-se preenchendo corretamente seus dados

4) Nesta etapa do cadastro, deve ser informado se a pessoa está acamada

5) Confirme seus dados e crie uma senha de acesso ao cadastro

6) Verifique o e-mail de confirmação

7) Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento

Dúvidas sobre o cadastro

Pessoas que preencheram seus dados no sistema Saúde Digital e que não receberam confirmação do cadastro por e-mail podem consultar a efetivação do cadastro pelo telefone 0800 275 1475.

www.caucaia.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 13:40:02