CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 25/04/2024 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Prefeitura de Caucaia promove aulas de educação ambiental para escolas do município

Abrigando diferentes tipos de biomas, como serra, sertão e litoral, Caucaia conta com grande riqueza natural, tanto na fauna quanto na flora do município. Por este motivo, educar as novas gerações sobre a importância da preservação ambiental é fundamental. Nesta quarta-feira (24), foi a vez dos alunos do Imersão Nota 10, instituição de ensino voltada para o reforço e ampliação de conteúdos pedagógicos para estudantes do município, visitarem a sede do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), e conhecerem um pouco mais sobre o meio ambiente, além do trabalho do órgão.

"Hoje nós recebemos os alunos do Imersão Nota 10, onde eles vieram visitar as nossas exposições ambientais, sobre tartarugas marinhas, frutas e sementes da caatinga e do projeto Caucaia em Cores, sobre tintas de origem natural. Além disso, eles puderam realizar uma oficina de produção de mudas", disse Erilane dos Santos, gerente de educação ambiental do IMAC. "Eles também conheceram o nosso viveiro, a horta e o minhocário, e estão produzindo mudas medicinais e ornamentais".

Foi uma manhã de descobertas para os cerca de 30 alunos presentes na visita. Ana Rute, escolheu uma muda de babosa para levar como lembrança. "Gostei das plantinhas. Vou levar uma babosa pra casa, porque, quando ela crescer, vai dar pra gente passar no cabelo, e também ela é muito interessante. Eu vou cuidar dela muito bem!", disse. Já o aluno Marcos Almeida sai do IMAC bastante engajado na defesa do Meio Ambiente "Eu adorei, porque aqui mexe com a natureza e tenta reviver ela, porque há anos as pessoas estão tentando destruir", completa.

Cláudio Rocha, diretor do Imersão Nota 10, destaca os aspectos positivos de uma aula de campo como essa. "Dentro das inúmeras atividades que oferecemos para os alunos do Imersão Nota 10, nós temos a educação ambiental. Foi aí que surgiu a parceria com o IMAC. Estamos ajudando a formar uma nova geração, mais consciente e apta a defender a natureza", disse.

Você também pode participar!

Escolas públicas municipais, particulares e também as escolas estaduais podem ter acesso às oficinas e vivências promovidas pelo IMAC. Para isso, basta enviar um e-mail para o órgão, no endereço ambiental@imac.caucaia.ce.gov.br, ou ainda ligar para o telefone da ouvidoria do IMAC, (85) 98219-5989. Além disso, aquele munícipe que quiser visitar e também ter acesso a até cinco mudas de plantas medicinais, ornamentais ou condimentares, basta comparecer à sede do órgão, entre 08h e 15h.

#MeioAmbiente 22/04/2024 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA UPA dos animais atende em média 1000 cães e gatos por mês, em Caucaia

Oferecer serviços de saúde gratuitos para cachorros e gatos é mais do que um gesto de compaixão, é um investimento no bem-estar de toda a comunidade. A UPA dos animais realiza esse importante serviço em Caucaia. Mais especificamente na Av. Edson da Mota Correa, 246, próximo à Igreja Matriz. O equipamento pertence ao Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC). Em média, o espaço atende mais de 1000 pets, com os serviços de consultas clínicas, teste de calazar e vacina antirrábica.

"As consultas clínicas são a espinha dorsal da saúde preventiva para animais de estimação. Elas permitem que veterinários identifiquem precocemente problemas de saúde, o que pode ser a diferença entre algo simples ser resolvido e uma doença avançada que requer tratamento complexo e caro. Além disso, essas consultas oferecem a oportunidade de educar os tutores sobre cuidados básicos, nutrição adequada e manejo de comportamento, promovendo uma vida mais saudável para os animais", revela Átilla Holanda, médico veterinário e gestor da UPA dos Animais.

Já o teste de calazar, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, é uma ferramenta crucial, especialmente em áreas endêmicas. A doença, transmitida por picadas de mosquitos, é fatal se não for tratada. Ao oferecer este teste gratuitamente, a Prefeitura de Caucaia não apenas protege os animais de estimação, mas também prevenir a propagação da doença para outros animais e até mesmo para humanos.

"Eu passava aqui perto e não sabia que era um serviço público. A Nina está sendo atendida aqui desde 2023, aí ela vem sendo acompanhada aqui. Já dei a vacina aqui, a antirrábica. Sempre quando eu venho, a gente é sempre bem atendido", revela Eli Freitas, contadora. A dona de casa, Alexandra Rodrigues, também utiliza o espaço, e elogia a iniciativa da Prefeitura. "Geralmente tem mais particular. É difícil encontrar um assim que atenda com o coração, com amor. O atendimento aqui eu acho excelente, porque eles atendem muito bem e atendem rápido", completa.

"A UPA dos animais funciona de 08h às 16h, sem intervalo para almoço. São 40 senhas diárias, que são distribuídas até às 15h30, e atende cães e gatos. Basta trazer um documento de identidade e o comprovante de residência", finaliza Átilla.

Serviço

UPA dos Animais - Prefeitura de Caucaia

Endereço: Av. Edson da Mota Correa, 246 - Centro, Caucaia. Próximo à Igreja Matriz.

Horário de funcionamento: De 08h às 16h (última ficha entregue até às 15h30).

Serviços: Consultas clínicas, teste de calazar e vacina antirrábica.

Observações: O dono do animal deve portar documento de identificação com foto e o comprovante de endereço.

#MeioAmbiente 17/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL Caucaia participa da 2ª Conferência da Década do Oceano, evento internacional de responsabilidade ambiental

Três anos após o início da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Década do Oceano, uma conferência global reuniu a comunidade e os parceiros para celebrar o que já foi feito e definir prioridades conjuntas para o futuro. Foi este o objetivo da 2ª Conferência da Década do Oceano, que aconteceu entre os dias 10 e 12 de abril, em Barcelona, e contou com a participação da Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Planejamento Urbano e Ambiental (SEPLAM).

Além de buscar parcerias e conhecer novas abordagens e técnicas de manejo sustentável do oceano, o objetivo foi também divulgar as experiências exitosas do município, como o monitoramento de ninhos de tartarugas, e as políticas públicas que trouxe a Caucaia, pela primeira vez, o selo Bandeira Azul. "O Selo Bandeira Azul tem sido enaltecido pelo governo da Espanha como uma das grandes aquisições do nosso município. A balneabilidade, o monitoramento dos ninhos de tartaruga além da retirada do lixo oceânico, ação realizadas em parceria com a ONG Winds For Future, também foram destacados", disse Diego Pinheiro, secretário de Planejamento Urbano e Ambiental.

O evento contou também com a presença da Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, do Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado, Oriel Filho, do Cientista Chefe da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Felipe Matias, do Assessor Especial da Casa Civil do Ceará, Dedé Teixeira, e do representa da ONG Winds For Future, Rômulo Alexandre .

Governos, universidades, empresas do setor privado, ONGs, entre outros, participaram do evento a fim de apresentarem um balanço das conquistas dos primeiros três anos da Década, e definir uma visão coletiva para os próximos anos. Vários eventos nacionais e internacionais ocorreram antes e depois da conferência principal, além de espaço para os agentes proporem e liderarem eventos paralelos, de networking e exposições. "Saímos daqui com novas estratégias de preservação do nosso oceano e técnicas de monitoramento de nossa orla, início de tratativas que visam fomentar o financiamento internacional para os nossos programas sociais, além de, claro, a promoção do nosso turismo", finalizou Diego.

Saiba mais

Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Década dos Oceanos visa estimular a ciência oceânica e o conhecimento, a fim de reverter o declínio do sistema oceânico e promover novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável deste enorme ecossistema, a partir dos objetivos da Agenda 2030.

#MeioAmbiente 16/04/2024 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia registra o nascimento de quase 600 filhotes de tartaruga marinha em apenas um dia

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Caucaia vem investindo na promoção do turismo, sem esquecer do manejo correto do Meio Ambiente. Além dos turistas e cidadãos, quem parece aprovar também estas políticas públicas são as tartarugas marinhas, que têm no município um espaço seguro e propício para a desova da próxima geração.

Até o momento, foram 125 ninhos registrados na orla caucaiense. Nesta segunda-feira (15), aconteceu a abertura de 6 desses, totalizando 573 filhotes de tartarugas nascidas em Caucaia. Para o Gerente de Orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, a partir de agora, eventos como esse serão cada vez mais comuns, já que a temporada de postura de ovos começa em dezembro, mas entre os meses de janeiro e março, se intensificam. Consequentemente, os meses de abril e maio são os com maiores incidências de nascimento.

"Elas nasceram durante a noite de domingo para segunda, com predominância em áreas não urbanas, e aferimos a quantidade com base nos vestígios deixados nos ninhos. Em Março, já tivemos várias aberturas de ninhos, e em abril e maio devemos ter um pico de nascimento", revela Thiago.

Educação ambiental

Durante a temporada de abertura de ninhos, a equipe do IMAC realiza um trabalho de integração com as escolas públicas do município. Na última quinta-feira (11), alunos da escola municipal Helena de Aguiar Dias, do Cumbuco, participaram de uma aula expositiva sobre o trabalho do Instituto.

"Difundir o conhecimento sobre as tartarugas marinhas, em especial sobre as que são registradas no nosso litoral, compartilhar os resultados obtidos até agora sobre nosso trabalho e sensibilizar para a consciência e a preservação ambiental são alguns dos objetivos dessa ação, disse Leandro Araújo, presidente do IMAC. "Educação ambiental na veia, com resultados práticos e vivências no nosso município", finaliza.

#MeioAmbiente 12/03/2024 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia em Cores: IMAC realiza oficina de produção de tintas naturais
#MeioAmbiente 01/02/2024 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Ninhos de tartarugas são identificados em nova faixa de praia próxima aos Espigões do Icaraí
#MeioAmbiente 30/10/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Praia do Cumbuco recebe pela segunda vez reconhecimento internacional com a chancela Bandeira Azul
#MeioAmbiente 02/08/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Caucaia anuncia plano de revitalização da Avenida Litorânea e dos Espigões, no Icaraí A iniciativa beneficiará também os barraqueiros, uma vez que será construído uma área com todas a estrutura necessária para receber turistas
#MeioAmbiente 27/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Junho Verde, mês de proteção ao meio ambiente, é marcado por atividades promovidas pelo IMAC

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), realizou durante o mês de junho, a celebração "Junho Verde", um mês dedicado à promoção de atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

A programação contou com diversas atividades, como doação de mudas, exposição ambiental, limpeza de praia, rodas de conversa e trilhas educativas. A iniciativa contribuiu para fortalecer os vínculos e promover a interação da população com o meio ambiente, além de sensibilizar a população sobre a importância das árvores e dos recursos hídricos que fazem parte da cidade.

"Neste mês, comemoramos o compromisso assumido na conferência de Estocolmo de 1972. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano inaugurou o entendimento global pela importância da conservação ambiental. Em Caucaia, fazemos questão de promover a celebração e nossas atividades, não só neste mês, lembrando sempre que é nos municípios que as pessoas vivem, e onde podem acontecer as transformações locais que, somadas, repercutem globalmente", disse Leandro Alves, presidente do IMAC. "Pensar e agir localmente para a solução global é uma meta que perseguimos. É dessa forma que os esforços de Caucaia e seu povo têm sido reconhecidos. A equipe do IMAC está sempre atenta e disposta a contribuir nesse sentido, e com prazer no que realizamos. A preservação e a educação ambiental continuarão permanentemente a fim de preservar nossas serras, sertão e mar", finaliza.

Foram 13 ações realizadas, 532 pessoas contempladas, 980 mudas doadas, 21 árvores plantadas em escolas públicas municipais. Além disso, o Junho Verde também contou com a oferta de serviços do Vetmóvel. Foram 151 aplicações de vacina, 19 teste de calazar e 80 consultas no total.

Vale lembrar que as atividades contaram com o apoio dos Agentes Jovens Ambientais de Caucaia. Entre os parceiros das atividades, destacam-se Autarquia Municipal de trânsito - AMT, que deu suporte na organização das blitzes educacionais, e o Parque Estadual Botânico do Ceará.

Saiba mais

Em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, órgãos públicos e privados de todo o mundo organizam ações em alusão à data, que se estendem por todo o mês, assim o denominando Junho Verde.

#MeioAmbiente 26/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia tem 100 % das praias próprias para banho

O município de Caucaia é destaque internacional pela beleza das suas praias. Para além do encanto das paisagens dos 31,8 km de litoral, Caucaia também se destaca pelas boas condições de balneabilidade, que é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas. É o que atesta o último boletim de balneabilidade que mostra as análises acumuladas nas últimas 5 semanas. O documento foi divulgado na última sexta-feira (19) e atesta a qualidade das águas coletadas nas praias do Cauípe, Cumbuco, Tabuba, Icaraí e Iparana.

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), desde de 2022, monitora a qualidade das águas do município. O monitoramento é realizado em parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC). As coletas de água do mar são feitas por um técnico do Imac e um do Nutec. O procedimento é feito semanalmente durante as segundas-feiras.

Umas das opções de lazer e recreação mais populares em Caucaia é o banho nas praias, lagoas e açudes. A necessidade de manter as boas condições de balneabilidade são essenciais para garantir a diversão, sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

De acordo com Leandro Araújo, Presidente do Imac, esses ambientes são monitorados constantemente e "seguem uma avaliação da qualidade das águas utilizando como parâmetros os indicadores bacteriológicos, seguindo as normas estabelecidas na Resolução CONAMA nº 274/2000, que determina padrões de qualidade de água destinada à balneabilidade".

Segundo a Resolução do CONAMA as águas doces, salobras e salinas destinadas à recreação de contato primário podem ser classificadas em PRÓPRIA E IMPRÓPRIAS, sendo que a categoria própria pode ser subdivida em: EXCELENTE, MUITO BOA e SATISFATÓRIA.

Em Caucaia, de acordo com o IMAC, os resultados do monitoramento semanal atestaram a categoria Excelente em todas as praias de Caucaia, ou seja, possuem águas classificadas na categoria Própria para banho e atividades esportivas.

Balneabilidade

O Projeto de acompanhamento da qualidade das praias e recursos hídricos de Caucaia foi iniciado em 2022, buscando atender as recomendações para a Certificação Internacional Bandeira Azul para a Praia do Cumbuco e esse processo de análise foi ampliado para todas as praias da cidade.

Com a criação do Projeto é possível acompanhar a evolução das condições de qualidade ao longo do tempo, contribuindo para uma melhor gestão dos recursos hídricos. Os resultados serão divulgados semanalmente por meio dos Boletins de Balneabilidade das Praias e Recursos Hídricos de Caucaia, que irão informar a população quais praias e recursos hídricos estão liberados para banho.

Bandeira azul

A praia do Cumbuco é um dos grandes destaques do litoral de Caucaia, não só pelas belezas naturais e pelas ótimas condições para a prática do KItesurf, mas também por ser a única praia do Ceará a ter a certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, balneabilidade (qualidade da água), educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.

#MeioAmbiente 26/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Imac promove oficina de Arte Ambiental na Serra da Rajada

Na manhã da última quinta-feira (22), a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveu a oficina de Arte Ambiental: produzindo pigmentos naturais, na escola Escola Yara Guerra Silva, na Serra da Rajada, com o Projeto Caucaia em Cores. O objetivo é promover oficinas de produção de pigmentos e tintas naturais a partir da natureza.

A oficina foi ministrada por Sylvânio Ferreira, educador do IMAC, e participaram 12 crianças de 11 a 14 anos. A iniciativa faz parte da programação da agenda de celebração do Junho Verde, mês dedicado à sensibilização e conscientização ambiental.

Na ocasião, as crianças puderam aprender mais sobre pigmentos naturais e seus múltiplos usos. Os pigmentos obtidos podem ser aplicados em papel, madeira e paredes. Na atividade das crianças fizeram aplicação em papel.

Além da oficina de pigmentos, o Imac promove diversas ações constantes nas comunidades para levar educação ambiental e sustentabilidade. Uma delas é a Caravana Ambiental, que percorre percorre as escolas, bairros e praças com oficinas e doação de mudas, criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

#MeioAmbiente 19/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia registra o nascimento de 137 filhotes no Dia Mundial da Tartaruga Marinha

O ambiente marinho está em pleno equilíbrio no litoral de Caucaia e prova disso foi o registro de mais um nascimento de filhotinhos de tartarugas. Na última sexta-feira (16), no Dia Mundial da Tartaruga Marinha, 137 filhotes, da tartaruga de pente, Eretmochelys imbricata, nasceram na Praia do Cumbuco. A eclosão dos ovos foi acompanhada pelo Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac), pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim, alunos da rede municipal, turistas, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e pela comunidade local.

Só este ano, a Prefeitura identificou mais de 135 ninhos em todo o litoral. O nascimento das 137 tartarugas registradas nessa sexta-feira, pode ser acompanhado por alunos do sexto ano da Escola Municipal 7 de Setembro, da Jurema.

O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Alves, destacou que o momento foi uma ótima oportunidade de educação ambiental para os estudantes. "O foi um dia de educação ambiental muito importante para essa turma que está podendo ver na prática o que está acontecendo no nosso litoral. Daqui a 15 a 20 anos essas mesmas tartaruguinhas vão retornar para Caucaia para fazer o mesmo processo. As tartarugas são termômetros de qualidade ambiental e é por isso que a gente está empenhado em cuidar delas", reforçou Leandro.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que estava na companhia da filha e da primeira-dama, Juliana Valim, ficou emocionado ao presenciar mais um nascimento no litoral do Cumbuco. "É muito importante investirmos em políticas de educação ambiental no nosso município. Nós somos o primeiro município que cuida com recursos próprios de monitoramento das tartarugas e isso é motivo de orgulho. Isso significa respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável para a nossa Caucaia", frisou o gestor.

A primeira-dama, Juliana Valim, ressaltou que foi um dia de muita emoção. "Eu estou orgulhosa de presenciar todo esse cuidado com as tartaruguinhas. Fico muito feliz com o brilho no olhar dos estudantes neste dia mágico. É encantador presenciar tudo isso", ressaltou Juliana.

A turista de Belo Horizonte, Izabela Viera, que visitou pela primeira vez o Cumbuco, se sentiu abençoada por presenciar o momento. "Eu estou me sentindo super abençoada por viver isso. é lindo demais. Foi maravilhoso presenciar esse cuidado com esses bichinhos", destacou Izabela.

Litoral cauceiense

O litoral de Caucaia um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, por exemplo, a praia do Cumbuco é a única do Ceará com certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.

Pioneirismo

Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.

Monitoramento

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, basta entrar em contato através do número de Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

#MeioAmbiente 14/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Prefeitura de Caucaia oferece serviço de Vet móvel e doação de mudas na Praça do Campo do Poeirão neste sábado (17)

No próximo sábado (17), de 8h30min às 12h, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), promoverá na Praça do Campo do Poeirão, no bairro Nova Metrópole, mais uma ação do Projeto Caravana Ambiental, que promove ações constantes de sensibilização ambiental nas escolas e ambientes públicos no município.

Na ocasião, a comunidade contará com os serviços do Vet Móvel, doação de plantas nativas da região de Caucaia, oficinas de plantio e a presença dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs). A ação faz parte da agenda de celebração do Junho Verde, mês dedicado à sensibilização e conscientização ambiental.

A iniciativa vai levar à comunidade uma grande oportunidade de atendimento gratuito para os Pets por meio da Unidade Vet móvel, que realizará uma série de procedimentos como vacinação, teste rápido de Leishmaniose (calazar) e atendimento clínico. As unidades são equipadas para atendimento ambulatorial e acompanhadas por médico veterinários agentes de endemias/ zoonoses.

A coordenadora de políticas públicas do IMAC, Leilane Chaves, destaca que a ação na praça é mais uma iniciativa de promover educação ambiental mais próxima da comunidade. "Essa ação da caravana ocorre em uma praça para aproximar ainda mais os moradores dos espaços públicos e divulgar ações relacionadas à sustentabilidade e educação ambiental", destacou a coordenadora. A doação de mudas, por exemplo, é uma ação corriqueira do IMAC, a ideia central é promover a disseminação das espécies nativas de Caucaia e estimular os cuidados com o meio ambiente.

A Caravana também vai contar com a presença dos Agentes Jovens Ambientais (AJAs) que vão dar suporte à comunidade durante as atividades de oficina de plantio e nas doações de mudas nativas.

Projeto Caravana Ambiental

O Projeto Caravana Ambiental é um projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, almejando o fortalecimento do diálogo com as comunidades onde atuamos, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC.

A ideia central do projeto é percorrer os bairros criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

#MeioAmbiente 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Caucaia realiza ações de conscientização em defesa do Meio Ambiente durante o mês de junho

O Junho Verde e o mês dos alunos da rede municipal de Caucaia com as cores da defesa do Meio Ambiente. Durante todo o mês, a Secretaria de Educação (SME), vai realizar uma série de atividades em prol do ecossistema. Atividades pedagógicas e lúdicas, com exposição de animais da fauna caucaienses, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), blitzes de distribuição de mudas nativas, em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), entre outras iniciativas.

"A SME está mobilizando ações no mês de junho, sobre o Meio Ambiente. Entrega de mudas, plantio de mudas nativas, e levando esse trabalho de conscientização sobre o Meio Ambiente para as unidades escolares", disse Andrea Herculano, Mobilizadora do Selo UNICEF na SME.

Nesta segunda-feira (05), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a escola municipal Nair Guerra foi a primeira a receber as atividades itinerantes planejadas para este mês. "Eu acho importante trabalhar o assunto do Meio Ambiente para conscientizar as pessoas", revela Riany de Oliveira, aluna do 7º ano da escola Nair Guerra. "Houve o plantio das mudas aqui na escola, os alunos participaram, e eu acho super importante porque a conscientização já começa daqui", reforça.

Ainda de acordo com Andrea Herculano, essa foi apenas a primeira ação em prol do Junho Verde. "As ações permanecem durante todo o mês. A gente vai levar um grupo de estudantes para uma visita guiada ao Parque Botânico, convidamos também o SESC para uma série de atividades, então nós temos diversas ações para estarmos divulgando o nosso meio ambiente", finaliza Andrea.

Saiba mais

Em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, órgãos públicos e privados de todo o mundo organizam ações em alusão à data, que se estendem por todo o mês, assim o denominando Junho Verde. Também em junho se comemoram outras datas importantes para a causa da natureza. Entre elas: Dia Nacional de Luta e Mobilização dos Catadores (07); Dia Mundial dos Oceanos (8); Dia do Sucateiro (12).

#MeioAmbiente 02/06/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Ouvidoria do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia informa novo número de contato

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que tem a missão de proteger o meio ambiente, garantir a qualidade ambiental e assegurar a sustentabilidade no uso dos recursos naturais do municipal, informa que o contato da Ouvidoria mudou. O novo número é (85) 98219-5989.

O Imac tem como finalidade coordenar, fomentar e desenvolver, a Política Municipal de Meio Ambiente, compreendendo o conjunto de diretrizes administrativas e técnicas destinadas a orientar a ação governamental no campo da utilização racional, conservação e preservação do ambiente.

As principais ações do órgão são promover o licenciamento e fiscalização ambiental do Município, nos termos da legislação em vigor.

Além disso, o IMAC estimula a realização de campanhas educativas, para mobilização da opinião pública, em favor da preservação ambiental.

Serviço:

Ouvidoria do IMAC

(85) 98219-5989

#MeioAmbiente 14/04/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Imac realiza abertura de ninho de tartarugas na praia do Cauípe em ação educativa

Na tarde da última quinta-feira (13), a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), realizou na praia do Cauípe, a abertura pública de um ninho de tartaruga. Na ocasião, nasceram 145 da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente. A cena foi presenciada pela comunidade do Cauípe e pelo prefeito de Caucaia, Vitor Valim.

A intervenção no processo de nascimento das tartarugas aconteceu pelas mãos da equipe do IMAC, único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma. Como o ninho estava muito próximo da Lagoa do Cauípe, a abertura do ninho foi necessária para assegurar que as tartaruguinhas fossem seguir o caminho correto até o mar, seu habitat natural, e não até a lagoa.

O prefeito Vitor Valim acompanhou a intervenção na abertura do ninho e ficou encantado. "Muito feliz de estar aqui no Cauipe, que agora está revitalizado, e acompanhar esse momento com a equipe do Imac e com toda a comunidade local. É muito importante destacar o trabalho de monitoramento do nosso litoral por meio do IMAC, pois assim a gente está ajudando e educando a população sobre a preservação ambiental. Fico muito feliz de presenciar o nascimento das tartaruguinhas e vê-las indo para seu habitat natural", destacou o prefeito.

De acordo com o presidente do Imac, Leandro Araújo, a iniciativa de promover a abertura pública do ninho foi uma oportunidade para a comunidade local aprender sobre desova das tartarugas e a preservação ambiental. Até a publicação desta matéria, foram registrados e monitorados pelo IMAC um total de 113 ninhos de tartarugas ao longo do litoral caucaiense e mais de 2.500 nascimentos na temporada 2022/2023..

Para o pescador Sr. Domingos, que tem 82 anos de idade e é natural de Caucaia, presenciar o nascimento das tartarugas foi emocionante e muito importante para incentivar o cuidado com os animais marinhos. "Eu sou pescador desde menino e nunca vi isso na minha vida. Foi uma cena muito linda. Eu estou muito feliz de ter tido essa oportunidade. Eu sabia que elas sempre desovaram por aqui no Cauípe, mas nunca tinha visto o nascimento. É uma coisa muito linda. As crianças que estavam aqui com suas famílias nunca viram e eu acho que é uma forma bonita de educar todo mundo", reforçou o pescador.

O gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes , informou que o monitoramento do IMAC é diário e que após o registro de desova de tartaruga, após identificação, o ninho é sinalizado e monitorado para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes. Thiago informou que esse ninho em questão foi monitorado desde o primeiro dia e que, 57 dias depois, percebeu que era o momento certo para a abertura pública.

O gerente alertou que além da não interferência no processo de nascimento desses animais marinhos, é muito importante a conscientização da sobre a importância de não se trafegar com veículos nas praias, pois essa ação pode destruir os ninhos e os filhotes de tartaruga", reforçou Thiago.

Pioneirismo

Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.

Monitoramento

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

#MeioAmbiente 12/04/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Programa Agentes Jovens Ambientais abre inscrições para 121 vagas imediatas em Caucaia

A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA) do Ceará abriu 9.750 vagas para o novo edital do programa Agente Jovem Ambiental (AJA), sendo 121 vagas imediatas e 61 vagas do cadastro de reserva destinadas aos jovens de 15 a 29 anos do Município de Caucaia. As inscrições estão abertas até o dia 16 de abril e vai beneficiar jovens caucaienses selecionados com uma bolsa de R$ 200,00 (duzentos reais). As inscrições acontecem exclusivamente, de forma on-line, no link informado no final da matéria. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), faz o acompanhamento e o apoio local do Programa.

O objetivo do programa é estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. A bolsa no valor de R$ 200,00 concedida ao AJA ativo no Programa será paga por 12 (doze) meses.

O que o AJA FAZ?

- Mobiliza a comunidade, ajuda em eventos educativos e promove ações de educação ambiental

- Apoia a gestão ambiental em todas as esferas governamentais

- Ajuda as pessoas a ampliar a consciência ambiental sobre diversos temas como coleta seletivas, arborização, reflorestamento, campanha contra abandono ambiental, etc.

- Colabora para a conservação da biodiversidade

Saiba mais

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em Janeiro de 2021, criou o Programa Jovem Ambiental, visando à seleção de 10 mil jovens em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

Em Caucaia, atualmente, são mais de 180 agentes jovens ambientais cadastrados. O maior número entre todos os municípios participantes do programa.

INSCRIÇÕES

As inscrições no processo seletivo serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, na forma

eletrônica, através do link www.sema.ce.gov.br

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição e anexar os

seguintes documentos comprobatórios:

a) RG do candidato;

b) CPF do candidato;

c) comprovante de endereço atualizado do candidato ou autodeclaração;

d) n° de inscrição atualizado do Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico - do

candidato ou do responsável familiar;

e) certificado de conclusão do ensino médio ou declaração atualizada da instituição de

ensino que comprove cursar ou ter concluído o ensino médio em escola pública do Estado do

Ceará;

f) foto 3x4 recente.

#MeioAmbiente 11/04/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC registra o nascimento de 156 tartarugas de pente na praia do Cumbuco

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou, na última sexta (07/04), na praia do Cumbuco, o nascimento de 156 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente. A equipe do IMAC deu assistência no processo de abertura do ninho, que estava localizado ao lado de uma barraca de grande movimento, para poder proteger o caminho dos filhotes até o mar. De acordo com o IMAC, até o momento, ao todo são 108 ninhos monitorados. Desses, 24 foram eclodidos e resultaram em 2500 filhotes.

O IMAC reforça que ao avistar um ninho, filhote ou tartaruga pondo ovos não se deve tentar interferir no processo, pois só pessoas treinadas e autorizadas podem fazer ações de interferências. Em Caucaia, apenas a equipe do IMAC está treinada e autorizada para fazer isso.

De acordo com o presidente do IMAC, Leandro Araújo, a abertura pública do ninho é uma ocasião importante para sensibilizar a população e os turistas sobre a proteção das tartarugas. "Foi um momento de encantamento e de educação ambiental. Essa abertura do ninho teve duas funções principais. A primeira, permite o caminho seguro e controlado dos filhotes ao mar em locais com grande trânsito de pessoas; segunda, oferece um momento de conscientização da população local e dos turistas que nos visitam sobre a necessidade de proteção com esses animais e o ecossistema em geral", garantiu Leandro.

O IMAC destaca que é muito importante a conscientização sobre a importância de não se trafegar com veículos nas praias. Os veículos utilizados pelo IMAC no monitoramento e os de fiscalização são os únicos autorizados nesses locais."É preciso compreender que esse é um dos principais impactos sobre os ninhos. Quando um veículo passa sobre um deles é quase certa a morte de todos os filhotes, portanto, consciência é a palavra de ordem", frisou Leandro Araújo, presidente do Imac.

Pioneirismo

Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.

Monitoramento

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

#MeioAmbiente 10/04/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caravana Ambiental visita Escola Indígena Aba Tapeba

Na manhã da última quarta-feira (05), a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), os alunos da Escola Indígena Aba Tapeba, que fazem parte do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Caucaia, participaram de uma roda de conversa sobre resíduos sólidos e mudanças climáticas. A atividade faz parte da programação de abril do IMAC e das ações do Selo Unicef, que estabelece estratégias para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e adolescentes.

Os alunos participaram da roda de conversa e destacaram as ações que todos devem fazer para destinar os resíduos de forma correta. Para Matheus Ferreira, aluno e membro do NUCA, a atividade é muito importante para que os alunos tenham mais conhecimento e se conscientizem mais sobre sustentabilidade. "A gente aprende mais e repassa para todos ao nosso redor. Dessa forma a gente consegue cuidar melhor do meio ambiente", destacou Matheus.

Sylvânio Ferreira, mobilizador do NUCA e educador do IMAC, reforça que a atividade do dia ajuda muito no aprendizado e conscientização sobre as mudanças climáticas, tema escolhido pelo Selo Unicef. "Isso tudo faz parte de um grande projeto do IMAC, em parceria com o NUCA e Selo Unice, para conscientizar os estudantes sobre o descrate de resíduos sólidos e os impactos da mudança climática localmente. Além da roda de conversa, outras atividades como oficinas lúdicas, gincanas e palestras estão na programação do IMAC até junho deste ano", pontua o educador.

Projeto Caravana Ambiental

Caravana Ambiental é um projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, almejando o fortalecimento do diálogo com as comunidades onde atuamos, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC.

O objetivo do projeto é percorrer os bairros criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

#MeioAmbiente 05/04/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Escola Quilombola de Caucaia recebe Caravana Ambiental do IMAC

Na manhã desta terça-feira (04), a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), iniciou a programação de atividades do mês de abril com o Projeto Caravana Ambiental, que conta com ações de ambiental nas escolas e comunidades do município de Caucaia, na Escola Quilombola Adélia Crisóstomo, no Boqueirãozinho. Na ocasião, os estudantes assistiram à palestra "Mudanças climáticas e impactos locais".

A atividade contou com a participação de 50 alunos do 6º, 7º e 9º ano e professores. De acordo com a técnica ambiental do Imac, Erilane dos Santos, as ações do Projeto Caravana Ambiental têm o objetivo de sensibilizar professores e alunos sobre os impactos das mudanças climáticas localmente. A programação também contou com a doação de mudas de espécies nativas de Caucaia como o Ipê roxo, Ameixa brava, Catingueira, Pajeú e Embiratanha.

Projeto Caravana Ambiental

Caravana Ambiental é um projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, almejando o fortalecimento do diálogo com as comunidades onde atuamos, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC.

O objetivo do projeto é percorrer os bairros criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

#MeioAmbiente 03/04/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Tartaruga de pente é resgatada na praia do Cauípe

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou, no último sábado (01/04), na praia do Cauípe, o resgate de uma tartaruga da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente. O animal foi resgatado com a ajuda de dois pescadores locais. De acordo com o IMAC, a tartaruga fez um ninho na região e, quando estava no caminho de retorno para o mar, ficou desorientada e foi em direção a uma lagoa pequena, que fica entre o mar e a grande lagoa do Cauípe. Após avaliação do animal pelo IMAC, a tartaruga foi retirada da lagoa e devolvida ao mar.

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município de Caucaia e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

Monitoramento de tartarugas

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

#MeioAmbiente 23/03/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Projeto Caravana Ambiental celebra ações de sensibilização ambiental na Escola Indígena Anacé

O cuidado com meio ambiente é um dever de todos. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), celebrou na última segunda-feira (21), as datas do Dia Internacional das Florestas (21/03) e o Dia Mundial da Água (22/03), na Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé - Reserva Indígena Taba dos Anacé. As atividades fazem parte do Projeto Caravana Ambiental, que conta com ações de sensibilização ambiental nas escolas e comunidades.

De acordo com Leilane Chaves, Coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, a iniciativa faz parte das comemorações da Festa Anual das Árvores. "Essas atividades têm o objetivo de sensibilizar e engajar crianças e adolescentes na conservação e preservação dos recursos naturais fundamentais, além de contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da biodiversidade presente no município de Caucaia", destacou Leilane.

A ação contou com a participação de crianças e adolescentes da Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé, onde foram realizadas ações de plantio, oficina de pigmentos/tintas naturais, cine ambiental e atividades lúdicas. Também foram realizadas doações de mudas que seriam plantadas pelos moradores da comunidade. Na ocasião ocorreu o plantio simbólico de algumas espécies.

O balanço da ação contou com o plantio simbólico de 8 espécies de árvores e 86 mudas de plantas nativas doadas.

Projeto Caravana Ambiental

O Projeto Caravana Ambiental é um projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, almejando o fortalecimento do diálogo com as comunidades onde atuamos, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC. A ideia central do projeto é percorrer os bairros criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

#MeioAmbiente 14/03/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Imac registra, pela primeira vez, o nascimento de 70 tartarugas em extinção da espécie Cabeçuda, em Caucaia

O litoral de Caucaia é considerado um grande berçário para as tartarugas marinhas, inclusive de espécies raras. No último domingo (12), na praia do Cauípe, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou, pela primeira vez, o nascimento de 70 tartarugas da espécie Caretta Caretta, popularmente conhecida como tartaruga- Cabeçuda.

De acordo com o gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, nessa nova temporada de desova (2022/2023), até o momento, já foram registrados em Caucaia, 73 ninhos. Desses, 5 ninhos foram eclodidos e 515 tartarugas nasceram.

O gerente de orla destaca que para manter esse ciclo de vida marinho em harmonia é preciso ajuda da população "É preciso evitar o trânsito de veículos na faixa de areia das praias. O tráfego pode destruir os ninhos e, além disso, as marcas dos pneus na areia viram obstáculos no trajeto da tartaruga recém nascida até o mar", reforça o profissional.

Berçário

Praia limpa é sinônimo de meio ambiente equilibrado. Não à toa Caucaia é o berçário das tartarugas. O município preza pela limpeza das praias e a preservação do ambiente marinho. A praia do Cumbuco, um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, por exemplo, é a única praia do Ceará com certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.

Monitoramento

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

Pioneirismo

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Foto: Thiago Menezes / IMAC

Serviço

Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Aviso de ninhos, encalhes e nascimentos de tartaruga

Whatsapp (85) 98108-0778

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 10/03/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC realiza resgate de tartaruga marinha de 60kg na praia da Tabuba

Em mais uma ação fruto do monitoramento diário, realizado pelas equipes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), nesta quarta-feira (08), os profissionais do órgão, Flavio Luna, Tanara Almeida e Thiago Menezes, atenderam um chamado para salvamento de uma tartaruga marinha que estava presa entre pedras na praia da Tabuba, litoral caucaiense. O IMAC coordenou a operação de salvamento que envolveu também profissionais dos Bombeiros, St. Kubi, St. Valdemar, Sd. Rocha, Sd. Rubens, St. Dantas e Sgt. Cid., e a utilização de equipamentos hidráulicos.

"Verificamos que a tartaruga subiu à praia na maré cheia para a postura dos seus ovos e no caminho de retorno para o mar ficou presa entre as pedras. Ao avaliar o estado do animal, foi constatado que era da espécie Eretmochelys imbricata, ou popularmente conhecida como Tartaruga de Pente de 94 cm de comprimento por 86 cm de largura, com peso aproximado de 60 Kg", disse Thiago Menezes, gerente de orla do IMAC. Ainda de acordo com o órgão, o animal estava em um buraco e seu casco estava preso em três locais.

Após retirada do local onde estava presa, os técnicos do IMAC verificaram que a tartaruga apresentava ótimas condições, sem lesões e conseguiu seguir sozinha para a água, sem necessidade de cuidados especiais. "Sem o trabalho articulado com os bombeiros, a morte do animal seria certa. Mais uma vida salva. Um agradecimento especial também deve ser feito ao Grupo de estudos e articulações sobre Tartarugas marinhas - VERDELUZ, que foi quem realizou o contato entre os bombeiros e o IMAC", reforça Thiago.

Saiba mais

Em dezembro de 2022, o IMAC realizou o resgate de uma tartaruga-Oliva, encalhada na praia do Cumbuco. A tartaruga foi encontrada por populares que entraram em contato com o IMAC. O órgão realiza o monitoramento de tartarugas marinhas na orla de toda a cidade. O trabalho é realizado durante todo o ano e intensificado durante o ciclo reprodutivo desses animais, que ocorre entre o início de novembro e final de julho, com o nascimento dos últimos filhotes. Até o momento já foram catalogados e protegidos 64 ninhos.

O IMAC possui um número de Whatsapp específico para a informação sobre encalhes, avistamentos, ninhos, nascimentos e informações sobre tartarugas marinhas (85-98108-0778).

#MeioAmbiente 23/02/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC registra o nascimento de 120 tartarugas na praia do Cauípe

A temporada de desova de tartarugas marinhas de 2022/2023 do litoral de Caucaia já resultou no nascimento de 120 filhotes da espécie Eretmochelys imbricata - Tartaruga de Pente. O registro foi feito pelo Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), na última quinta-feira (22), na praia do Cauípe. Esse é o primeiro registro de nascimento dessas espécies neste ano.

De dezembro até a presente data, o IMAC registrou 48 ninhos das espécies Chelonia mydas - tartaruga verde e Eretmochelys imbricata - tartaruga de pente. Os ninhos foram encontrados no raio que fica entre a praia de Dois Coqueiros (bairro Parque Leblon) até a Barra do Cauípe.

De acordo com o gerente de orla, Thiago Menezes, a temporada deste ano deve ir até meados de julho. "Nosso maior cuidado agora deve ser com o trânsito nas praias. Por isso, é preciso reforçar que não pode haver tráfego de carros 4x4 ou qualquer tipo de veículo nas faixas de areia das praias de Caucaia", reforça Thiago.

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

Monitoramento de tartarugas

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 31,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Foto: Por Thiago Menezes/gerente de orla do IMAC.

Serviço

Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Aviso de ninhos de tartaruga

Whatsapp (85) 98108-0778

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 27/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC celebra o Dia Mundial da Educação Ambiental com trilha ecológica
#MeioAmbiente 20/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Educação ambiental: Projeto Viveiro Educativo promove oficina de hortas no bairro Cigana

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente (Imac), tem promovido ativamente a educação ambiental no município. Na última quarta-feira (18), a comunidade da região Sede de Caucaia recebeu uma oficina de Capacitação de Produção de Mudas de Plantas Medicinais e Hortaliças. A atividade, que ocorreu no CAPS GERAL II, no bairro Cigana, reuniu mais de 50 participantes, entre adultos, idosos e crianças, e teve o objetivo de passar conhecimento sobre horta comunitária vertical e quintais agro medicinais feitos com material reciclável.

Na ocasião os participantes aprendem a produzir os seus próprios alimentos e a construírem um espaço de troca de experiências e saberes. Os participantes da última ação do projeto tiveram a oportunidade de aprender todo o processo de criação, organização e manutenção de um espaço verde.

De acordo com Leilane Chaves, coordenadora de políticas ambientais do IMAC, as oficinas e hortas comunitárias promovidas pelo IMAC possibilitam a ampliação do cuidado com a saúde e com o meio ambiente.

Foram plantadas diversas ervas aromáticas e medicinais tais como Tomilho, Endro, Alecrim, Capim santo, Manjerona, Manjericão, Boldo grande, Boldo pequeno, Malva, Capim santo, Penicilina, Corama, Cidreira e Babosa. Além das ervas foram implantadas mudas de plantas ornamentais como Tapete de rainha e Vinca.

Saiba mais

O Projeto Viveiros Educativos atende alunos, professores e a comunidade do entorno das escolas da rede municipal de Caucaia. O principal objetivo é desenvolver atividades que estimulem a educação ambiental, o contato com plantas medicinais, alimentos saudáveis e práticas de sustentabilidade nas comunidades.

#MeioAmbiente 12/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Projeto Viveiros Educativos promove oficina com professores de escola municipal de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia promove educação ambiental nas escolas municipais por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), que elabora diversas atividades socioambientais com a comunidade. Para começar o calendário de atividades deste ano, o IMAC promoveu, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira oficina de horta comunitária do ano para professores, no Centro de Educação Infantil (CEI) Valmira Batista Pereira. A iniciativa faz parte do Projeto Viveiros Educativos, que desenvolve atividades que estimulam o contato manual e a preservação do meio ambiente nas escolas.

O Projeto Viveiros Educativos atende alunos, professores e a comunidade do entorno das escolas da rede municipal. O principal objetivo é desenvolver atividades que estimulem a educação ambiental, o contato com plantas medicinais, alimentos saudáveis e práticas de sustentabilidade.

Gabriela Castro, educadora ambiental do Imac, ministrou a oficina de horta comunitária no CEI e reforçou que a ideia de levar a experiência de plantar uma horta com os professores é muito importante para a introdução das práticas de sustentabilidade na rede municipal. "Hoje, o projeto convidou os professores para o plantio de uma horta comunitária para que eles entendam as etapas do plantio e possam replicar esse saber com os alunos no dia a dia. E, a partir disso, destacar a educação ambiental, a alimentação saudável e o uso das ervas medicinais para a comunidade", destacou a educadora.

A atividade contou com a participação de 10 professoras e funcionárias da (CEI) Valmira Batista Pereira. Entre elas estava Simone Bezerra, coordenadora do CEI, que disse que a iniciativa foi favorável para o desenvolvimento de laços com os funcionários e professores. Simone também destacou a alegria de ter um espaço que permite o plantio e cultivo de ervas e legumes saudáveis que serão usados na alimentação dos alunos.

"Essa horta vai ser muito importante para a interação entre os alunos, professores e comunidade. Além disso, vamos consumir legumes, ervas e hortaliças da horta. Isso ajuda na educação, preservação do ambiente e também na alimentação saudável de todos. Com o Projeto Viveiros vamos proporcionar um ambiente mais interativo e acolhedor para todos. E, quando a criança se sente acolhida, o desenvolvimento é completo", garantiu a coordenadora.

Saiba mais

O Projeto Viveiros Educativos estimula a participação popular, individual e coletiva em ambiente escolar de práticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Entre as atividades estão as oficinas de hortas comunitárias implantadas que promovem um contato direto com o plantio de ervas, legumes e hortaliças.

#MeioAmbiente 04/01/2023 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Em 2022, as ações socioambientais do IMAC contemplou mais de 6 mil pessoas

Em 2022, as ações socioambientais do IMAC contemplaram mais de 6 mil pessoas

O compromisso da Prefeitura de Caucaia com a sustentabilidade e preservação ambiental foi destaque em 2022. Por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), foram realizadas diversas atividades ao longo do ano que atestam o cuidado e o esforço com a implantação de políticas públicas ambientais no município de Caucaia. No total, em 2022, foram mais de 130 ações e mais de 6 mil pessoas contempladas com as atividades do órgão.

Oficinas de hortas, capacitações, monitoramento da vida marinha, trilhas ecológicas, limpeza das praias, educação ambiental nas escolas, doação de mudas e sementes são algumas das ações realizadas pelo IMAC durante 2022. A forte atuação do instituto é fruto do esforço da nova gestão para fortalecer atividades de sustentabilidade no município que tem o objetivo de promover bem-estar para a população.

"O IMAC tem buscado pensar e praticar a sustentabilidade a nível micro, estando atento e consciente das questões socioambientais na esfera global, mas atuando em escala local, nas diversas localidades que compõem o município de Caucaia. O compromisso do IMAC em contribuir para alcançar os objetivos globais tem-se dado por meio da sensibilização, das pessoas, envolvendo a comunidade com atividades educacionais, contribuindo para a promoção de condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas, contribuindo assim para as mudanças de comportamento, hábitos e atitudes quanto à proteção ambiental", destacou coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, Leilane Chaves.

A conquista mais recente aconteceu em novembro, quando a praia do Cumbuco, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMAC) e da força-tarefa entre todas as secretarias, garantiu o recebimento da certificação Bandeira Azul, chancela internacional que atesta as boas práticas ambientais da gestão na praia do Cumbuco. A conquista foi um grande marco nas atividades de sustentabilidade e proteção ambiental no município de Caucaia.

Entre as atividades de educação ambiental voltadas para a comunidade, o IMAC promoveu ao longo de todos os meses de 2022 diversas oficinas de hortas. Entre os destaques está a última oficina de horta feita para idosos do bairro Nova Metrópole. Os participantes tiveram ensinamentos básicos sobre a construção dos canteiros, produção de mudas em sementeiras e sugestão para o cultivo em pequenos espaços.

Confira os destaques das ações do IMAC:

Projeto Caravana Ambiental: 83 ações realizadas

O Projeto Caravana Ambiental é um projeto de educação ambiental itinerante que tem atuado em parceria com as instituições públicas, organizações da sociedade civil e o setor privado, almejando o fortalecimento do diálogo com as comunidades onde atuamos, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC. A ideia central do projeto é percorrer os bairros criando condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e de sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas.

Projeto Viveiro Educativo: 42 ações realizadas

O Projeto Viveiros Educativos tem como objetivo oportunizar um contato direto com os processos da natureza, possibilitando um vínculo mais profundo com os alimentos, com a terra, com a cultura alimentar, com as características ambientais do município, com a experimentação, com a valorização e o maior consumo de alimentos produzidos na horta. Além da construção de hortas comunitárias, também é ofertado capacitações para que a comunidade possa aprender a cultivar espécies de plantas medicinais, hortaliças e temperos em pequenos.

Capacitações: 5 capacitações realizadas

As capacitações ofertadas possuem temas diversos como resíduos sólidos, compostagem, recursos hídricos, bem-estar animal, problemas ambientais dentre outros. São iniciativas propostas pelo IMAC, mas também oriundas de demandas da própria comunidade.

TOTAL DE AÇÕES REALIZADAS: 130 ações realizadas

Pessoas contempladas em 2022

Projeto Caravana Ambiental: 4.651 pessoas contempladas

Projeto Viveiro Educativo: 1.418 pessoas contempladas

Capacitações: 98 pessoas contempladas

#MeioAmbiente 26/12/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Marambaias e Oficina Náutica são novos benefícios anunciados pela Prefeitura de Caucaia a pescadores Vitor Valim esteve reunido com os pescadores do litoral na última quinta-feira (22), desta vez para conversar sobre a instalação de Marambaias em alto mar, em
#MeioAmbiente 19/12/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Projeto Viveiros Educativos promove criação de horta em escola municipal de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia promove a educação ambiental desde cedo nas escolas municipais, e com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, por meio do Projeto Viveiros Educativos, os alunos da rede municipal têm acesso à diversas informações, oficinas ambientais e ao ato da criação de hortas com hortaliças e ervas medicinais. Na última quinta-feira (16), a Escola Murilo Amaral, no bairro Jardim Icaraí, recebeu o Projeto Viveiros, que promoveu a implantação da horta com a ajuda de alunos de 3 e 4 anos.

A iniciativa Projeto Viveiros Educativos acontece por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), e o objetivo é desenvolver atividades que estimulem a educação ambiental, o contato com meio ambiente e práticas de sustentabilidade.

A técnica ambiental do Imac, Erilane dos Santos, ressalta que o projeto é muito importante para criar uma consciência ambiental desde cedo. "Com o plantio da horta, trazemos também várias informações sobre alimentação saudável, reciclagem e também preservação. Aqui, os alunos colocam a mão na terra, semeiam, plantam e levam tudo que aprendem aqui para casa", reforçou Erilane.

Laura Muniz, coordenadora da Escola Municipal Murilo Amaral, disse: " É muito importante formar essa consciência ambiental infantil nos alunos. Por isso, entrei em contato com o IMAC e tive total apoio na implantação da horta junto com os alunos, que estão se sentindo parte do projeto. Os alunos gostam de plantar e ficam encantados com esse momento".

Saiba mais

As hortas do IMAC têm variedades como jiboias, samambaias e flamboyant, ou comestíveis, como hortelã, manjericão e tomilho, que podem ser mais fáceis de se cultivar do que se imagina. O projeto Viveiros educativos estimula a participação popular, individual e coletiva, em práticas positivas para o ecossistema.

Além de auxiliar na construção de hortas comunitárias, o IMAC também realiza capacitações para que a comunidade possa aprender a cultivar espécies de plantas medicinais, hortaliças e temperos em pequenos espaços e até mesmo em suas casas, levando a uma reflexão/ação para as questões relacionadas ao ambiente onde vivem.

#MeioAmbiente 15/12/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC promove ação de incentivo à adoção de gatos e cachorros no próximo sábado (17), em Caucaia O evento tem o objetivo de promover o encontro entre os bichinhos e os futuros pais de pet.
#MeioAmbiente 05/12/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Imac resgata tartaruga-Oliva encalhada na praia do Cumbuco
#MeioAmbiente 26/11/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Cumbuco é a única praia do Ceará a hastear Bandeira Azul e celebra a chancela ambiental
#MeioAmbiente 21/11/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia recebe certificação praia limpa durante lançamento do Movimento “Ceará sem Lixo, no Cumbuco” Neste sábado, 19 de novembro, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, a praia do Cumbuco foi o palco de lançamento do Movimento “Ceará sem lixo no mar”.
#MeioAmbiente 16/11/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia recebe certificação Selo Município Verde Caucaia recebe certificação Selo Município Verde
#MeioAmbiente 12/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E CULTURA Caucaia participa da Cerimônia Nacional de entrega da Bandeira Azul A praia do Cumbuco recebeu oficialmente a Bandeira Azul nessa sexta-feira (11), chancela ecológica internacional concedida às praias.
#MeioAmbiente 10/10/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Segunda edição da Semana da Fauna acontece em Caucaia Segunda edição da Semana da Fauna acontece em Caucaia
#MeioAmbiente 05/10/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Cumbuco é a única praia do Ceará a receber a certificação Bandeira Azul Preservação do meio ambiente é um dos pilares da gestão municipal de Caucaia. Por isso, a Prefeitura de Caucaia investe em ações de conscientização
#MeioAmbiente 03/10/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC promove oficina de planejamento de horta para idosos no bairro Metrópole

A prática de plantar o próprio alimento em casa era bastante comum para as antigas gerações. Para resgatar esse costume e transformar isso em um hábito para os idosos, a turma do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) promoverá, na próxima quarta-feira (05), de 9h às 11h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Metrópole, a oficina Planejamento de Horta. As inscrições podem ser feitas no próprio CRAS ou basta comparecer no dia, no local e no horário informados. Serão disponibilizadas 45 vagas.

A oficina tem como objetivo ensinar o planejamento, execução e plantio de uma horta em casa. Os participantes terão como ensinamentos básicos a construção dos canteiros, produção de mudas em sementeiras e sugestão para o cultivo em pequenos canteiros.

De acordo com Leilane Chaves, coordenadora de políticas ambientais do IMAC, o órgão aposta na educação ambiental para integrar mais a comunidade. "Estamos estruturando uma horta fixa no CRAS Metrópole e, aproveitando a ocasião, criamos essa oficina para os idosos da comunidade local. Essa oficina ensina a como utilizar materiais recicláveis com garrafas pet, potes de sorvete na hora de construir uma horta em pequenos espaços". A coordenadora ainda destaca que, apesar da oficina ser direcionada para idosos, está aberta para a participação de todos de forma geral.

Durante o mês de outubro, o IMAC tem agendado diversas atividades sobre educação ambiental. Confira o calendário:

06/10 - TRILHA EDUCATIVA

9h às 12h - Visita de campo ao Parque Botânico

Local: inscrição CRAS Capuan

07/10 - ATIVIDADE LÚDICA

9h às 11h - Atividade sensorial com as plantas medicinais e confecção das placas para os canteiros

Local: NUCA

08/10- ATIVIDADE EM ESPAÇO PÚBLICO

8h às 12h - Tô na Praça: Doação de mudas, oficinas lúdicas e orientação sobre o plantio.

Local: Praça do Genipabu

Saiba mais

As iniciativas de oficinas de horta já são atividades permanentes do IMAC. Além disso, o instituto também promove atividades de educação ambiental em escolas municipais e praças. O projeto Tô na Praça foi a mais recente ação do IMAC. A iniciativa é realizada a cada 15 dias em praças do município de Caucaia. Os participantes do evento têm acesso a uma série de serviços como doação de mudas nativas, orientação sobre plantio em pequenos espaços, atividades lúdicas com temas ambientais voltada para as crianças, entre outras atividades.

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#MeioAmbiente 23/09/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia inaugura duas unidades Vetmóveis itinerantes para cuidar da saúde de cães e gatos.

Cuidar da saúde dos bichinhos de estimação e da causa animal são premissas da política pública da Prefeitura de Caucaia. Para proporcionar um atendimento gratuito e de qualidade para os pets do nosso município, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto Municipal de Caucaia, (IMAC), lançou na manhã desta quinta-feira (22), na Praça PEC, no bairro Araturi, duas unidades do equipamento Vet móvel, que realiza com uma série de procedimentos como consultas, testes de Leishmaniose (calazar), vacina contra raiva e vermifugação. As unidades são equipadas para atendimento ambulatorial e acompanhadas por médico veterinários e agentes de zoonozes.

O evento de lançamento do Vet Móvel contou com cerca de 100 pessoas e seus bichinhos de estimação para garantir os atendimentos clínicos, vacinas e orientações sobre saúde do pet.

Para o autônomo Antônio Marques Mendonça, o Vetmóvel é uma ótima iniciativa, pois muitos bichinhos do bairro agora poderão ter um atendimento de qualidade e gratuito. "Eu trouxe meus três gatos para fazer parte da campanha de vacinação antirrábica e também aproveitei para levá-los ao atendimento clínico. Essa é uma promessa que depois de muitos anos se cumpre aqui em Caucaia. Fico muito feliz de ter agora um local mais acessível para cuidar dos meu bichos", destacou Mendonça.

Além do atendimento aos pets, o IMAC esteve presente com ações de doação de mudas e espaço Kids. O prefeito Vitor Valim esteve presente conversando com a população e conferindo de perto o atendimento dos pets. Na ocasião o chefe do governo executivo agradeceu ao deputado federal Célio Studart e ao deputado estadual Salmito pela emenda parlamentar e empenho com a causa animal. "Ter essa vet móvel significa mais cuidado com os nossos pets e amiguinhos de estimação. Isso reforça nosso compromisso com a saúde e bem estar dos bichos e reforça também nosso compromisso", garantiu o prefeito. Valim também garantiu que os VetMóveis vão promover o bem estar dos animais, vão ajudar no controle de zoonozes e a ajudar no âmbito da educação ambiental.

De acordo com Leandro Alves, Presidente do IMAC. "Essas unidades irão circular, principalmente nas ONGS, e depois iremos direcionar para localidades que têm mais concentração de pets. A expectativa é que com o decorrer do tempo possamos expandir ainda mais o atendimento clínico e castração dos animais para diminuir a população de rua e dar também um conforto para os pets ", garantiu Leandro.

O gestor ainda reforça que as ações itinerantes do Vetmóvel estão alinhadas com a Coordenadoria de políticas ambientais do município (CPA). Por isos, além do atendimento médico para os pets, haverá atividades para a população em geral. Como doação de mudas, pintura e espaço kids.

Atendimento veterinário em Caucaia

Caucaia tem a UPA dos animais, localizada na rua Edson da Mota Correa, número 246, no centro de Caucaia, realiza atendimento gratuito para animais de estimação de pequeno porte. Além disso, conta com dois VetMóveis intinerantes para atender cães e gatos, com uma série de procedimentos como consultas, testes de Leishmaniose (calazar), vacina contra raiva e vermifugação. Os equipamentos são equipados para atendimento ambulatorial e acompanhados por médico veterinários e agentes de zoonozes.

De acordo com Aurelio Dias, coordenador da UPA dos Animais, nas primeiras semanas de atuação, os equipamentos devem atender cães e gatos em situação de rua, através de Abrigos, ONGs e protetores independentes. Além disso, os VetMóveis deve ser ampliada para atendimentos em bairros do município também à demanda de pessoas físicas e eventos da Prefeitura de Caucaia.

#MeioAmbiente 21/09/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC recolhe quase 300 kg de resíduos em ação de celebração do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias

Praia linda é praia limpa! O litoral vivo é um litoral limpo. Para celebrar e incentivar os cuidados com a limpeza do litoral caucaiense, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), promoveu, na manhã do último sábado (17), junto com a ajuda de voluntários, uma grande atividade de coleta de resíduos em prol do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias.

Entre os principais materiais coletados nos 10 quilômetros percorridos pelos voluntários, estavam plásticos e isopor. De acordo com o IMAC, foram recolhidos 87 sacos de lixo coletados, cada um com capacidade de 100 litros. No total, foram registrados 299,55 kg de resíduos sólidos. Todo o resíduo coletado será doado a associação de catadores de Caucaia e para o projeto Empréstimo Solidário do Lions Clube.

A ação ocorreu em vários pontos estratégicos do litoral: no espigão do Icaraí, Pacheco, Iparana, Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, totalizando um percurso de cerca de 10 km. O vice-presidente do Imac, Henrique Garcia, reforçou que o ponto de partida escolhido para a ação de hoje foi o Espigão do Icaraí, por ser um local simbólico para os caucaienses.

"Hoje é um dia muito importante para nós, pois o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias acontece em 160 países e em mais de 400 praias pelo mundo e isso traz de fato uma conscientização ambiental para a população. Em Caucaia, nós estamos muito orgulhosos de participar disso. Escolhemos como ponto de partida o espigão do Icaraí, pois aqui a obra já foi entregue e já oferece uma faixa de praia com um ótimo lugar de divertimento e lazer para a população. Então, estar aqui fazendo isso e conscientizando as pessoas fortalece nosso dever de cuidado e a limpeza do nosso litoral", destacou Henrique Garcia.

De acordo com o IMAC, a atividade de retirada de resíduos e materiais recicláveis da orla aconteceu com a ajuda de moradores da região e coletivos que defendem a proteção dos ambientes marinhos. Foram percorridos 1 km em cada um dos pontos de concentração.

A iniciativa contou com a participação de voluntários e moradores locais que tradicionalmente realizam ações de limpeza nas praias que residem. Verdadeiros líderes locais na promoção de ações de sensibilização ambiental, que contam com apoio do MAC. Na ocasião, a catadora Maria Marilene, representando a Associação dos agentes ambientais da Jurema, esteve presente e fez questão de participar e incentivar a retirada dos resíduos na praia. A catadora reforçou que ações como essas mudam a forma como enxergamos os locais públicos, principalmente, as praias.

"A gente tem que fazer esse tipo de ação porque é como se fosse nossa casa. Quando a gente recebe alguém em casa nós fazemos a limpeza, não é?! Então, na praia não é diferente. Nós recebemos pessoas de fora e também tem os nossos moradores. É preciso cuidar da praia. Eu fico muito feliz com o convite do Imac para fazer essa ação, pois conseguimos deixar nosso litoral caucaiense mais limpo e as pessoas mais conscientizadas sobre a preservação do meio ambiente", reforçou Marilene.

A moradora do bairro Icaraí, Cristiana Nascimento dos Santos, foi voluntária na ação do Imac e garantiu que será como guardiã da praia. "Há mais de 43 anos que sou nascida e criada aqui. Meus filhos e netos andam aqui e, pra mim, é muito importante ter um litoral como esse limpo. é a nossa casa, nosso quintal. Faço questão de deixar minha praia limpa e gostei muito de participar dessa ação junto ao IMAC, pois aprendi sobre os materiais recicláveis e como posso ajudar ainda mais na limpeza da praia. Isso é bom não só para a gente que mora aqui, mas também para todos que vêm de fora, como os turistas. Nossa praia merece ser limpa", concluiu orgulhosa a moradora.

Resíduos

O IMAC informou que após todas as coletas de resíduos do litoral de Caucaia, os materiais foram pesados e catalogados. Cada líder de praia elaborou um relatório com informações sobre os resíduos encontrados. Com isso, o Imac terá informações para identificar as peculiaridades e características de comportamento dos visitantes das praias do município. Com isso, é possível fazer um estudo e aplicar políticas públicas que garantam a preservação do ambiente costeiro marinho.

#MeioAmbiente 15/09/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA No Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, Prefeitura de Caucaia realiza ações em todo litoral
#MeioAmbiente 30/08/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Brigada florestal de Caucaia participa de treinamento de formação com IBAMA

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), em ação pioneira no município, instituiu a primeira Brigada Florestal de Caucaia. Após a fase de seleção, que aconteceu no mês de julho, os cinco integrantes selecionados participaram, na última semana, da formação "Curso Teórico-Prático de Formação Brigada", em Quixeramobim, ministrado pela equipe do Prevfogo/CE, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em Quixeramobim.

Luis Carlos, policial municipal e um dos integrantes da Brigada Florestal, revela que está ansioso para começar as atividades do novo efetivo. "Uma das coisas que eu achei mais interessante foi referente à ajuda que podemos dar aos agricultores, repassando conhecimento para evitar que incêndios em terrenos particulares se alastrem para outras regiões. Estou bastante ansioso e quero dar início às atividades", revela.

Agora, o município prosseguirá com a elaboração do decreto que formalizará o novo efetivo da Brigada Florestal. Após esse procedimento, os órgãos relacionados ao tema, juntamente com os novos brigadistas, irão elaborar um plano municipal de prevenção e combate a incêndios florestais, além de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre outras ações.

"O estabelecimento da Brigada do município de Caucaia será de grande importância à prevenção dos recursos naturais de Caucaia. Sendo o município rico em florestas e áreas vegetadas com imensa beleza e biodiversidade. Trabalharemos ao máximo para conscientizar a população sobre o uso e manejo do fogo, sempre dando a assistência necessária para evitar ao máximo possíveis focos de incêndios, minimizando possíveis impactos", finaliza Robson Figueiredo, gerente de Biodiversidade do IMAC.

#MeioAmbiente 19/08/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Gestão ambientalmente sustentável e ações estratégicas dão nova vida ao litoral caucaiense

A praia do Cumbuco é um dos principais cartões postais do litoral cearense, além de destino internacional dos amantes de kitesurf, que tem ampliado seu alcance e importância após uma série de iniciativas da gestão municipal. A prefeitura de Caucaia tem compromisso com a gestão ambientalmente sustentável, assim, uma série de ações foram e estão sendo realizadas a fim de ampliar o já importante destaque que a praia naturalmente angariou ao longo dos anos.

Limpeza e educação ambiental

A limpeza pública tem sido um dos focos do planejamento estratégico que visa valorizar a região. De acordo com Allison Alves, Coordenador de Resíduos Sólidos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia(IMAC), a limpeza na região acontece diariamente. "A limpeza pública da praia do Cumbuco, incluindo as áreas adjacentes, visa eliminar resíduos da faixa de areia. A operação é realizada diariamente e conta com varrição, limpeza, coleta domiciliar, transporte e destinação ambientalmente adequada dos resíduos", disse. Ainda de acordo com o IMAC, o serviço de limpeza na faixa de areia ocorre em 02 (duas) modalidades: manual e mecanizada. "Também foram instalados novos contentores, que são coletores do tipo resíduo orgânico e reciclável, de forma a estimular a coleta seletiva no município", finaliza.

Iniciativas já observadas por moradores, turistas e empresários da região, como Jessyca Cavalcante, "como moradora do Cumbuco e empresária, estamos muito felizes em ver a nossa praia como nunca tínhamos visto nesses últimos anos, com a nova gestão tendo um olhar mais aprofundado para os resíduos sólidos. Falo como nutricionista e consultora ambiental", disse.

Outra importante iniciativa da gestão municipal, foi a instalação de banheiros públicos para os turistas, para que os visitantes desfrutem com qualidade e segurança da Praia do Cumbuco, além de poderem fazer uso dos banheiros das barracas. Os equipamentos foram instalados em dezembro de 2021, na Rua Alm. Jurandir Muller de Campos, sendo um masculino, um feminino e um para pessoas com necessidades especiais.

"Faço atividade física pela manhã, e vejo um carro da Prefeitura fazendo a limpeza mais pesada na praia, retirando o que os frequentadores mesmo deixam", acrescenta Jessyca.

Gestão ambiental

Além disso, o IMAC realiza o monitoramento e diversas ações a fim de proteger e tornar o litoral caucaiense propício para os ninhos de tartarugas, o que tem consolidado o município como berço das tartarugas no Ceará. De janeiro a junho deste ano, o IMAC registrou mais de 28 ninhos e mais de 3000 mil nascimentos de filhotes de tartarugas de pente, espécie ameaçada de extinção. Com isso, Caucaia é o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar o monitoramento de ninhos e nascimento de tartarugas. A presença de tartarugas nas praias de Caucaia é mais um indicativo de que o meio ambiente está em equilíbrio.

Assessoria de Comunicação

(85) 3342.4410

ascom@caucaia.ce.gov.br

#MeioAmbiente 05/08/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Pela primeira vez, Caucaia contará com uma Brigada Voluntária contra Incêndios Florestais

Além das praias mundialmente famosas, e uma importante área de produção agrícola rural, o município de Caucaia possui o maior volume de cobertura vegetal de toda a região metropolitana, abrigando o Parque Botânico Estadual e uma unidade de conservação municipal permanente, na Serra da Rajada. Com o objetivo de preservar esse importante ativo ecológico, o Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) irá instituir a primeira Brigada Voluntária contra Incêndios Florestais do município.

A primeira etapa da seleção aconteceu no final do mês de julho. Dezesseis servidores municipais se inscreveram de maneira voluntária para as 07 vagas do futuro efetivo. Destes, 12 foram aprovados, sendo sete titulares e cinco suplentes. Stella Ponciano, policial municipal do Grupamento de Prevenção e Proteção Ambiental (GPPAM), foi aprovada em segundo lugar. Para ela, integrar a nova Brigada de Incêndio é uma oportunidade para se aperfeiçoar como profissional. "A gente já trabalha com preservação e proteção ambiental no GPPAM. Com a Brigada, vi uma oportunidade de me aperfeiçoar ainda mais nessa área. A gente vai ter muito conhecimento sobre incêndio florestal, informações muito úteis que todos precisamos ter essa consciência", disse.

"A parceria do IMAC com os demais órgãos de meio ambiente é uma meta na instituição. A formação da brigada é um primeiro passo que será seguido da elaboração de um diagnóstico e do plano de ação municipal para a prevenção e combate ao fogo. Hoje também contamos com sistemas de monitoramento modernos para combater o desmatamento ilegal e fiscalização do uso do fogo em áreas vegetadas" disse Leandro Alves, presidente do IMAC.

Agora, os sete brigadistas pré-aprovados realizarão um Curso Teórico-Prático de Formação Brigada, que será realizado em Quixeramobim, na segunda quinzena de agosto. Serão 40h de atividades, totalizando uma semana dedicada ao Curso, entre aulas teóricas e práticas, ministradas pela equipe do Prevfogo/CE, do IBAMA. "Os brigadistas serão preparados nos aspectos fundamentais da prevenção e do combate a focos de incêndio, comportamento do fogo, uso e manutenção de equipamentos e ferramentas e normas de segurança - reforçados com os exercícios práticos correspondentes", finaliza Leandro.

#MeioAmbiente 19/07/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Projeto de lei da Prefeitura de Caucaia cria zoneamento costeiro e possibilita a regularização de milhares de moradias

A atual gestão municipal de Caucaia tem tratado a questão ambiental como uma das principais políticas públicas de governo. Prova disso, é a requalificação das barracas do Cauípe, a criação do Parque de Dunas e a construção dos espigões do Icaraí, entre outras iniciativas. Com isso, garantir que futuras gerações possam usufruir das belezas naturais.

No início deste mês, a Prefeitura de Caucaia deu mais um passo em direção à correta gestão do litoral, com a elaboração de um projeto de lei que visa promover também a regularização fundiária no litoral, o que pode beneficiar milhares de famílias. Trata-se da criação do Zoneamento Ambiental da Zona Costeira do Município de Caucaia. Segundo o projeto, comunidades como Ypacaraí, Parazinho, Alto do Garrote, Barra Nova e mais 27 localidades poderão ser beneficiadas.

De acordo com o texto do executivo, "os empreendimentos e atividades implantados até a publicação desta Lei Complementar em Área de Preservação Permanente - APP localizados em áreas de ocupação urbana consolidada, poderão ser regularizados mediante procedimento de licenciamento ambiental". "Muitas famílias serão beneficiadas com o novo zoneamento. Agora, essas pessoas poderão regularizar seus imóveis e dormirem tranquilos", afirma Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

O prefeito de Caucaia fez questão de ir até a comunidade Ypacaraí, uma das localidades beneficiadas, levar a boa notícia. A moradora Lívia Nojosa comemorou: "Eu não sei nem explicar a alegria, não tenho palavras para dizer o quanto eu estou satisfeita com este projeto. Só tenho a agradecer a toda gestão", ressaltou.

O Projeto já foi enviado à Câmara de Vereadores, e deve ser apreciado, em caráter de urgência, pelos parlamentares nesta quinta-feira (21).

#MeioAmbiente 13/07/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Projeto do IMAC sobre Horta Educativa e Comunitária realiza ação no Araturi

A educação ambiental deve ser incentivada desde cedo para que a população siga na missão de preservar a natureza e aproveitar de forma sustentável o que ela tem a oferecer. Por isso, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), aposta no Projeto Horta Educativa e Comunitária, que tem o objetivo de criar espaços de trocas de conhecimentos e aprendizado por meio de vivências concretas de situações como: a origem dos alimentos, manipulação da terra, percepção dos diferentes cheiros, sabores e texturas. Na manhã desta segunda-feira (11), representantes do órgão foram até o Imersão Nota 10, polo de educação continuada de Caucaia localizado no Araturi, para uma oficina sobre como plantar e cuidar de hortas em casa.

Ao todo, cerca de 60 pessoas, entre elas, crianças, adolescentes e funcionários do polo, estiveram presentes nos dois turnos das atividades, participando de duas oficinas. Na ocasião, os participantes aprenderam como construir uma sementeira com reaproveitamento de materiais e como produzir mudas medicinais.

Segundo o IMAC, "O Projeto Horta Educativa e Comunitária forma multiplicadores de boas práticas ambientais. Assim, os participantes compartilham os conhecimentos adquiridos durante as capacitações com a comunidade. Além disso, oportuniza a integração social e reduz os espaços ociosos".

O Projeto Horta Educativa e Comunitária é uma iniciativa do IMAC e que tem como objetivo criar espaços de trocas de conhecimentos e aprendizado mais significativo, por meio de vivências concretas que ensinam sobre a origem dos alimentos e manipulação da terra. Nessas ocasiões também é possível os participantes terem percepção dos diferentes cheiros, sabores e texturas de legumes, vegetais e ervas medicinais.

A expectativa é de que mais hortas sejam implementadas em escolas municipais, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e associações comunitárias. Todo o alimento produzido será utilizado para alimentação dos participantes.

Saiba Mais

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) mantém durante todo ano ações fixas e itinerantes que visam a promoção da preservação da natureza no município de Caucaia. Além do Projeto Horta Educativa e Comunitária, o instituto realiza ações de limpeza de praia, o programa Caravana Ambiental, que percorre as escolas para popularizar a importância da conservação do meio ambiente, doação de mudas durante os eventos da Prefeitura Presente. O IMAC também é destaque nas atividades de preservação do ambiente marinho por tornar Caucaia o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas.

#MeioAmbiente 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL Caucaia inicia Programa+Pecuária Brasil e realiza primeira inseminação artificial em rebanho leiteiro e de corte

Bovinos com genética de qualidade fazem toda a diferença para o sucesso dos negócios agropecuaristas. Pensando nisso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), promoveu no último sábado (9), na zona rural da Comunidade de Boqueirão dos Cunhas, a primeira inseminação artificial do + PECUÁRIA BRASIL, que vai permitir um melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte. O objetivo é alavancar os negócios dos pequenos agricultores locais.

O procedimento ocorreu com a presença de veterinários, representantes da empresa Alta Genética e equipe técnica formada por Antônio Carlos Perdigão, Walnisio Cabral, Ávila Maria de Andrade e Valéria Oliveira. De acordo com os veterinários da SDR, Antônio Carlos Perdigão e Walnisio Cabral, 10 fêmeas selecionadas previamente, receberam dia 29 de junho um implante; na segunda fase, dia 7 de julho, foi realizado o processo hormonal de indução de cio; e no último sábado (9), finalmente ocorreu a inseminação. Foram utilizados sêmens de touros das raças Girolanda (gado leiteiro) e Nelore (gado de corte). Segundo a SDR, nos próximos procedimentos de inseminação serão utilizados sêmens das raças Holandesa e Jersey (ambas leiteiras).

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Sebastião Conrado, destacou que o programa + Pecuária Brasil vai melhorar bastante a qualidade do rebanho de corte e do leite produzido no Município. "Essa primeira inseminação artificial foi coroada com êxito. Com esse Programa, ganham o produtor e a cidade, que poderá contar com um rebanho de mais qualidade, impactando positivamente na economia do Município", destacou o secretário.

O proprietário do rebanho que se inscreveu no programa, José Eliomar da Rocha Mota, tem boas expectativas com o início dessa nova etapa. "Estamos bastante esperançosos com o programa. Através dessa inseminação, acreditamos que vamos colher bons frutos com o melhoramento genético do rebanho," disse o pecuarista, que tem 30 cabeças de gado.

De acordo com a SDR, Salgadinho e Capim Grosso serão as próximas localidades que receberão a visita técnica da equipe do programa + Pecuária Brasil. A data ainda será confirmada pela pasta.

+ Pecuária Brasil

O programa "+ Pecuária Brasil" promove o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte, por meio de inseminação artificial de sêmens produzidos e doados pela multinacional Alta Genetics. Caucaia é pioneiro no estado do Ceará na execução desse programa, que tem a duração de quatro anos. Em março, foram cadastrados 200 proprietários e pecuaristas de Caucaia para participar do programa. No bairro Boqueirão do Cunha, onde o projeto teve início, foram cadastrados mais quatro produtores. Dos trinta animais inscritos, dez acabaram sendo aprovados, depois de duas etapas de seleção. O programa terá sequência na próxima segunda-feira (18), com a seleção das prenhêz (fêmea em condição de gestação) na localidade Salgadinho.

Capacitação

Caucaia tem cerca de 70% de área rural e, com foco em fortalecer as atividades agrícolas do município, a SDR promoveu diversas atividades voltadas para a capacitação dos agricultores. Além do melhoramento genético do rebanho, que permite uma vantagem na pecuária, o SDR promoveu o casqueamento de equinos realizado em março. O curso permite um diferencial para os trabalhadores rurais e ajuda a prevenir lesões musculares nos cavalos.

Outro destaque da secretaria é o Programa Municipal Hora de Plantar, que aposta na mecanização agrícola para promover e fortalecer o trabalho dos agricultores e aumentar as chances de retorno econômico.

Serviço:

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Endereço: Rua Juaci Sampaio Pontes, 315 - Centro - Caucaia

Atendimento: de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 16h.

#MeioAmbiente 07/07/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia encerra Junho Verde com atividades socioambientais

A preservação do ecossistema é um dos compromissos da Prefeitura de Caucaia. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a gestão municipal, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMAC), promoveu, durante todo o mês de junho, uma série de ações voltadas para a proteção da natureza do município.

A programação do Junho Verde começou no dia 03 de junho, com a comemoração dos três anos de criação da Unidade de Conservação da Serra da Rajada e seguiu até o dia 30 de junho, com a realização da exposição de sementes nativas e doação de mudas no Pré-Fórum da Juventude, realizado na EEIEF Monsenhor André Viana Camurça - Araturi (Jurema).

De acordo com o IMAC, o balanço das ações do Junho Verde somam 473 mudas doadas, 81 árvores e mudas plantadas e a participação de 319 de pessoas da comunidade. Entre os destaques da programação, estão as ações da Oficina de produção de mudas com reaproveitamento de materiais recicláveis, que aconteceu no CRAS do Metrópole; a Campanha Selo UNICEF, no Shopping Iandê, com a doação de mudas nativas e medicinais; a participação no evento Prefeitura Presente, nos Matões, com doação de plantas e Implantação de horta educativa na Escola Nossa Senhora da Conceição (Assentamento Santa Bárbara).

De acordo com Leilane Chaves, coordenadora de políticas ambientais, "a iniciativa do Junho Verde contribuiu para fortalecer os vínculos da gestão com a comunidade. Durante o Junho Verde temas como cultivo de alimentos, fomento ao plantio, saúde, consumo consciente, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos foram discutidos por meio da realização de oficinas ecológicas, gincanas e doação de mudas. A realização dessas ações contribuiu para despertar a consciência ambiental da população e o sentimento de corresponsabilidade em relação ao cuidado com a cidade".

Saiba Mais

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) mantém durante todo ano ações fixas e itinerantes que visam a promoção da preservação da natureza no município de Caucaia. Exemplo disso é o programa Caravana Ambiental, que percorre as escolas para popularizar a importância da conservação do meio ambiente. Além disso, o Imac também é destaque por ser o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas.

#MeioAmbiente 23/06/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Pela primeira vez, IMAC registra desova de Tartaruga verde em Caucaia

O litoral de Caucaia tem se tornado o berço de diversas tartarugas marinhas de espécies em extinção. A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), registra, pela primeira vez, o nascimento das tartarugas da espécie Chelonia mydas, popularmente chamada de "tartaruga verde" ou Aruanã, na praia do Cumbuco. O feito é inédito, já que a desova dessa espécie acontece em ilhas oceânicas, sendo raro no continente. O que foi possível graças ao monitoramento e proteção realizada em toda costa do litoral caucaiense pelo IMAC, que monitorou o ninho por 70 dias.

A proteção desses animais passa também pela sensibilização e conscientização da população. Para que o registro acontecesse, o IMAC contou com a ajuda da comunidade local. O ninho de tartaruga verde foi achado com a ajuda do kitesurfista Ricardo Matos, que estava caminhando na praia quando avistou o ninho e, logo em seguida, entrou em contato com o órgão. A partir de então, o IMAC fez o monitoramento da desova e acompanhou o nascimento de 6 tartarugas verdes.

Só este ano, Caucaia já registrou o nascimento de 3056 tartarugas da espécie Eretmochelys Imbricata, mais conhecida como Tartarugas de Pente. Todos os dados referentes a esse fato inédito serão publicados em um estudo científico que está em desenvolvimento pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia.

De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, "Com o registro dessa nova espécie desovando em Caucaia, podemos afirmar que, a cada dia, o município vem evoluindo nos cuidados com suas praias e contribuindo para que novas espécies estejam desfrutando de ambientes limpos e sadios", afirma Thiago. De acordo com o IMAC, historicamente, a espécie de tartarugas verde desova em ilhas oceânicas. Por isso, esse registro inédito de desova dessa tartaruguinha no litoral de Caucaia confirma o compromisso da gestão atual em manter as praias cada vez mais limpas.

Uma praia em equilíbrio ambiental é o cenário perfeito para a desova das tartarugas. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), segue como o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tartarugas. A prefeitura realiza esse trabalho em todo o litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão. Essa conquista se deve ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Seja um protetor das tartarugas

O IMAC reforça que a preservação do meio ambiente marinho depende tanto da gestão como da comunidade. Por isso, seja um protetor da vida marinha, mantenha a praia limpa, apoie as ações de preservação e ajude o IMAC no monitoramento dos ninhos. Se encontrar alguma tartaruga em período de desova, algum ninho ou encalhe desse animal, entre em contato com a Ouvidoria do IMAC, através do whatsapp (85) 99784-5339. O meio ambiente agradece!

#MeioAmbiente 16/06/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia é o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental para monitorar ninhos de tarta

O município de Caucaia tem se consolidado como o berço das tartarugas no Ceará. Tudo isso graças ao monitoramento e as diversas ações desenvolvidas pela gestão municipal para proteger e tornar os 30,8 quilômetros de litoral propício para a desova das tartarugas, principalmente das espécies em extinção.

O começo do ciclo de vida das tartarugas não é nada fácil. Depois de saírem do ninho, precisam vencer vários obstáculos para chegarem no mar. As tartarugas são essenciais para o ecossistema do oceano, pois mantém a cadeia alimentar marinha em equilíbrio. Porém, atualmente, elas estão ameaçadas de extinção e a ação do homem é a principal causa disso. A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), tem feito o monitoramento dos ninhos de tartarugas no litoral caucaiense. De janeiro a junho deste ano, o IMAC registrou mais de 28 ninhos e 2.095 mil nascimentos de tartarugas de pente, espécie ameaçada de extinção. O acompanhamento desses ninhos tem garantido o começo do ciclo desses bichinhos.

Praias limpas significam berçários perfeitos para as tartaruguinhas. Por isso, é preciso preservar o oceano e garantir que as tartarugas encontrem praias limpas e seguras para o período de desova. Caucaia é o primeiro município do Ceará e o segundo do Brasil a ter autorização ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para realizar o monitoramento de ninhos e nascimento de tartarugas. No litoral de Caucaia, a gestão atual tem investido em limpeza de praias, ações de preservação, educação ambiental e acompanhamento no período de desova.

De acordo com o IMAC, a presença de tartarugas nas praias de Caucaia é um indicativo de que o meio ambiente está em equilíbrio. Para o gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, que monitora diariamente os ninhos, o apoio da comunidade também é fundamental na luta pela preservação da vida marinha, em especial, das tartarugas.

Para o empresário Ricardo Selentano, a participação mais ativa da comunidade nas atividades de preservação é fundamental na proteção das tartaruguinhas. Ele conta que faz questão de participar de ações ambientais. "Há dois anos moro no Cumbuco e é o segundo ano que participo ativamente do controle dos ninhos das tartarugas. Temos um diálogo muito bom com o IMAC e isso aproxima mais ainda a comunidade desse trabalho de preservação ambiental".

Seja um protetor das tartarugas

O Imac reforça que a preservação do meio ambiente marinho depende tanto da gestão como da comunidade. Por isso, seja um protetor da vida marinha, mantenha a praia limpa, apoie as ações de preservação e ajude o IMAC no monitoramento dos ninhos. Se encontrar alguma tartaruga em período de desova, algum ninho ou encalhe desse animal, entre em contato com a Ouvidoria do Imac através do whatsapp (85) 99784-5339. O meio ambiente agradece.

#MeioAmbiente 02/06/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caucaia celebra Junho Verde com programação especial

A preservação do meio ambiente é obrigação de todos. Afinal, dependemos dele para a nossa sobrevivência. Com o objetivo de aumentar a promoção da educação ambiental, foi instituído nacionalmente a campanha Junho Verde. Em Caucaia, a Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), vai promover durante todo mês atividades voltadas para conscientização ambiental no município. A programação do Junho Verde conta com diversas atividades, como plantio de mudas nativas, oficinas ecológicas, implantação de hortas educativas, doação de mudas e gincanas.

O IMAC estabeleceu uma série de ações voltados à sensibilização da população na preservação do patrimônio ambiental, o fortalecimento do diálogo com as comunidades, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a consolidação de ações promovidas pelo IMAC.

De acordo com Leilane Chaves, coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, "a iniciativa do Junho Verde contribuirá para fortalecer os vínculos e promover a interação da população com o meio ambiente e sensibilizar a população que as árvores e os recursos hídricos fazem parte da cidade".

Meio Ambiente

Em 2019, o município De Caucaia delimitou a Serra da Rajada como unidade de conservação municipal de proteção integral ‘Monumento Natural da Serra da Rajada', localizada no distrito de Tucunduba, considerada um sítio natural raro, singular e de extraordinária beleza cênica.

A unidade de conservação apresenta uma grande riqueza ambiental com alta biodiversidade de fauna, com espécies endêmicas da região, ou seja, espécies que somente existem no local.

Outro destaque na Serra Rajada é a atividade da agricultura familiar, voltado para os cultivos orgânicos e respeitando o ambiente natural, esse repleto de nascentes, rios e riachos. Além disso, a presença da comunidade Quilombola da Serra da Rajada, mantém e fortalece os aspectos históricos, culturais, ancestrais e ambientais.

Confira a programação do Junho Verde:

As atividades planejadas para o mês de junho estão descritas abaixo:*

DIA 09/06

Local: Escola Flávio Portela Marcílio

13h00 - Acolhida e boas-vindas

13h30 - Início das atividades:

- Fala sobre o evento: Junho Verde

- Oficina Ecológica;

- Gincana: Caça aos resíduos;

- Doação de mudas

16h00 - Encerramento.

Público alvo: Alunos e professores.

LOCAL: NUCA

9h00 - Acolhida e boas-vindas

09h20 - Início das atividades:

- Troca de recicláveis por mudas;

- Capacitações e Implantação da horta educativa;

10h30 - Encerramento.

Público alvo: usuários do CRAS e participantes do NUCA.

Dia 13/06

LOCAL: Assentamento Santa Bárbara

Bairro: Sítios Novos

14h00 - Acolhida e boas-vindas

14h30 - Início das atividades:

- Fala sobre o evento: Junho Verde;

- Gincana "Caça aos resíduos'';

- Oficinas ecológicas;

- Plantio.

16h00 - Encerramento.

Público alvo: Escola e comunidade local.

DIA 22/06

LOCAL: UC MONA Serra da Rajada

9h00 - Abertura Oficial do Evento

- Fala: Comemoração do aniversário de 03 anos da criação da UC

Serra da Rajada e sobre o Junho Verde.

9h10 - Início das atividades:

- Roda de conversa e exposição dos produtos produzidos e

alimentos cultivados na Rajada

11h00 - Encerramento.

Público alvo: Escola e comunidade local

DIA 29/06

LOCAL: Assentamento Santa Bárbara Bairro: Sítios Novos

14h00 - Acolhida e boas-vindas

14h10 - Atividade:

- Capacitações e Implantação da horta educativa;

Público alvo: Comunidade escolar.

Serviço:

IMAC

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia - IMAC é responsável por gerenciar e desenvolver ações na unidade de conservação e na zona de amortecimento, adotando todas as medidas necessárias à sua efetiva proteção.

Serviço Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Monitoramento da fauna

Aviso de ninhos de tartaruga

Ouvidoria do IMAC

Whatsapp (85) 99784-5339

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 23/05/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Praia do Cumbuco, em Caucaia, registra nascimento de mais 73 tartarugas de espécies em extinção

O litoral de Caucaia é conhecido pelas belezas naturais e por ter as melhores condições de vento para prática de kitesurf. Agora, além do turismo, o litoral, em especial, a praia do Cumbuco, segue como destaque na temporada de desova de tartarugas no Ceará. O Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) registrou o nascimento de 73 tartaruguinhas da espécie Eretmochelys imbricata, também conhecida como Tartaruga de pente, espécie ameaçada em extinção, na praia do Cumbuco. 23 filhotes nasceram na manhã desta sexta-feira (21) e 50 filhotes nasceram na noite da última quinta-feira (19). Esses registros mostram que o litoral está em equilíbrio e propício para o desenvolvimento natural do ambiente marinho, o que indica excelente qualidade água do mar e limpeza da faixa de área.

No último domingo (15), o IMAC precisou fazer a translocação desse ninho para um local mais seguro, pois houve um deslizamento de duna que descobriu parte da areia que cobria os ovos. De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, o percentual de eclosão desse ninho foi de 97,33% dos ovos transpostos, apenas um natimorto e um ovo gorado. Um resultado muito positivo, pois a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN / IUCN) classificou a tartaruga-de-pente como criticamente ameaçada de extinção.

O gerente de orla ressalta: "vale destacar que o apoio da população é fundamental para o monitoramento dos ninhos e para a preservação das praias. Contamos com o apoio de vocês. Praia limpa é praia preservada".

De janeiro deste ano até o momento, no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, foram registrados 794 nascimentos e pelo menos 26 ninhos de tartarugas monitorados.

Para preservar a fauna costeira e, principalmente, as tartarugas, que usam a faixa de areia para depositar seus ovos, o IMAC orienta que não haja tráfego de veículos na praia. O órgão também destaca que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município. Para isso, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria do IMAC e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos. No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovinhos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

Serviço Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Monitoramento da fauna

Aviso de ninhos de tartaruga

Ouvidoria do IMAC

Whatsapp (85) 99784-5339

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 12/05/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Caravana Ambiental leva alunos da rede municipal Caucaia para visitar ninho de tartaruga

Os cuidados com a preservação das praias e da vida marinha começam com educação desde cedo. A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) aposta nessa premissa e criou o Projeto Caravana Ambiental, iniciativa que percorre os bairros do município e promove ações de preservação ambiental. Nesta quarta-feira (11), pela primeira vez, o projeto visitou a Escola Municipal Helena de Aguiar Dias e levou os alunos até um ninho de tartaruga, na Praia do Cumbuco. O objetivo dessa ação é aproximar as crianças do ambiente marinho e despertar a consciência sobre a proteção dos oceanos.

A Caravana Ambiental promoveu uma programação com atividades de educação ambiental com roda de conversa sobre resíduos e os efeitos da vida dos animais marinhos, oficina de produção de mudas com material reciclável e um passeio de observação dos ninhos de tartarugas. As atividades foram feitas por quatro turmas de alunos do 7º e 9º ano, nos turnos da manhã e tarde.

O momento mais aguardado da programação do projeto Caravana Ambiental foi a visita aos ninhos de tartarugas. A turma da manhã, com cerca de 20 alunos, foi acompanhada pela equipe do IMAC e foram até a Praia de Cumbuco para conhecer um ninho de tartaruga da espécie Eretmochelys Imbricata, também conhecida como Tartaruga de Pente.

De acordo com o engenheiro de pesca e gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, de janeiro deste ano até o momento, foram encontrados 25 ninhos e registrados 380 nascimentos de tartaruguinhas pelo litoral de Caucaia.

Durante a visita ao ninho, os alunos tiraram várias dúvidas sobre o período de desova e quais os principais cuidados que devem ter para preservar as tartaruguinhas. Em meio aos alunos, Dafne Soares, de 12 anos, do 7º ano, estava encantada com as explicações sobre as tartarugas. "Eu amei essa aula porque agora sei identificar um ninho e posso ajudar a cuidar delas desde bebês. É muito importante a gente saber cuidar das nossas tartaruguinhas para preservar a espécie", vibrou a aluna.

A coordenadora de Políticas Ambientais do IMAC, Leilane Chaves, destaca que a ideia central da Caravana Ambiental é percorrer os bairros para popularizar a importância da preservação do meio ambiente. "A Caravana cria condições para que a população conheça e discuta os problemas ambientais globais e os da sua região, através da promoção de atividades educativas e recreativas. Assim, é possível contribuir com mudanças de comportamento, hábitos e atitudes quanto à proteção ambiental", reforça a coordenadora.

Serviço

Monitoramento da fauna costeira em Caucaia

Aviso de ninhos de tartaruga

Ouvidoria do IMAC

Whatsapp (85) 99784-5339

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 22/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO E AMBIENTAL Caucaia participa da 14ª edição do Selo Município Verde
#MeioAmbiente 18/04/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC registra o nascimento de tartarugas de espécie em extinção na praia do Cumbuco

Praia limpa é sinônimo de meio ambiente equilibrado. Um novo ciclo de vida marinha teve início na última quinta-feira (14), na praia do Cumbuco, que foi o berçário para o nascimento de 83 tartaruguinhas da espécie Chelonia mydas, popularmente conhecidas como Tartarugas-Verdes, que correm risco de extinção. Os filhotes nasceram pela manhã, no local conhecido como Pico das Almas. O trabalho de mapeamento e acompanhamento dos ninhos foi feito pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) em parceria com o projeto de pesquisa e extensão INTERPESCA da Universidade Federal do Ceará (UFC), que conta com a coordenação do professor e biólogo Dr. Renato César.

Segundo o engenheiro de pesca e gerente de orla do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Thiago Menezes, após 62 dias da desova, de um total de 157 ovos, 83 tartaruguinhas nasceram, um percentual de eclosão relativamente baixo de aproximadamente 53%. "Os ovos precisam de um ambiente mais quente para eclodir. Esse índice de nascimento é compreensível, tendo em vista que o fator determinante para desenvolvimento embrionário é a temperatura, e estamos no período chuvoso com dias bem nublado", pondera Thiago.

O IMAC tem se dedicado a acompanhar e registrar a fauna costeira do município. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho. "Vale ressaltar que a tartaruga ao escolher o ninho leva em consideração um ambiente limpo, saudável e equilibrado. Por isso, ter tartarugas nascendo nas praias da Caucaia significa que nosso litoral é um ambiente equilibrado e adequado para o desenvolvimento da vida marinha", destaca o gerente de orla.

A preservação de vida marinha, além de significar equilíbrio para o meio ambiente, é um dos requisitos para que uma praia seja candidata à certificação Praia Limpa, uma chancela da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA).

No Cumbuco, esses e outros requisitos foram avaliados durante a segunda visita da SEMA, que aconteceu na manhã da última terça-feira (12), com a presença de representantes do IMAC. A terceira visita acontecerá no dia 18 de agosto. Atualmente, a praia detém 3 das 5 estrelas referentes ao selo Praia Limpa.

Período de desova

De acordo com o IMAC, a temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, foram registrados no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, pelo menos 19 ninhos de tartarugas entre as praias do Icaraí e Barra do Cauípe.

Serviço Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Monitoramento da fauna

Aviso de ninhos de tartaruga

Ouvidoria do IMAC

Whatsapp (85) 99784-5339

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 13/04/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Cumbuco recebe segunda visita da SEMA para certificação Praia Limpa

Belezas naturais, sustentabilidade e conservação da fauna e flora marinha são requisitos mínimos para que uma praia seja candidata à certificação Praia Limpa, uma chancela da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). No Cumbuco, esses e outros requisitos foram avaliados durante a segunda visita da SEMA, que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC). A terceira visita acontecerá no dia 18 de agosto.

Na ocasião, Marcília Santos, técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável da SEMA e Mariana Lima, pesquisadora do Programa Cientista Chefe, analisaram fatores estruturais e biológicos costeiros da praia do Cumbuco e visitaram ninhos de tartarugas que estão sendo acompanhados pelo IMAC.

De acordo com a técnica Marcília, "o programa Praia Limpa vem para incentivar os municípios para que promovam ações ambientais e cuidem de suas praias. "Estamos na segunda visita no Cumbuco, após a terceira visita, será somada a pontuação e teremos o resultado final para saber se a praia está aprovada para receber a certificação dessa quinta edição da Praia Limpa".

São necessárias três visitas para que a SEMA faça as avaliações necessárias para a concessão do certificado de Praia Limpa. Atualmente, o Cumbuco está com 3 estrelas. O máximo são 5 estrelas.

Para Fátima Margarido, que vive da atividade turística na região, essa certificação é muito importante, mas ressalta que além do cuidado da gestão com a praia, é preciso a conscientização da população como um todo. "Praia limpa significa cartão de visita para o turista. Com essa certificação, o Cumbuco vai estar em um patamar bem legal para o turismo", afirma Fátima.

Vida marinha

Um dos requisitos avaliados para receber a Certificação Praia Limpa é ter a preservação de vida marinha na praia. Durante a visita, Mariana Lima, pesquisadora do Programa Cientista Chefe, visitou dois ninhos de tartarugas, localizados na Praia do Cumbuco (Pico das Almas).

Monitorar ninhos de tartarugas é umas das ações promovidas pelo IMAC. De acordo com o órgão, a temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, o IMAC registrou no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, 10 ninhos de tartarugas entre as praias do Cumbuco e Tabuba, além de 10 encalhes de animais marinhos mortos.

Praia Limpa SEMA

A Praia Limpa é uma certificação da SEMA que visa incentivar que os municípios promovam melhorias socioambientais e econômicas, com base nas diretrizes da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Para garantir a legitimidade e a transparência nas etapas de execução e monitoramento das ações que conferem e atestam a concessão do Selo Praia Limpa, a Certificação é acompanhada por uma Câmara Técnica, integrante do Colegiado Estadual de Gerenciamento Costeiro do Ceará - CEGERCO, presidido e coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente - SEMA.

Serviço Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Monitoramento da fauna

Aviso de ninhos de tartaruga

Ouvidoria do IMAC

Whatsapp (85) 99784-5339

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 23/03/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC registas desova de filhotes de tartaruga no litoral de Caucaia

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) tem se dedicado a acompanhar e registrar a fauna costeira do município. Com essa iniciativa, é possível monitorar o meio ambiente no litoral e tomar atitudes de proteção e preservação do ambiente marinho.

Exemplo disso aconteceu no último domingo (20), quando o IMAC recebeu o registro de mais uma tartaruga desovando seus filhotes na praia do Cumbuco. O gerente da orla e engenheiro de pesca do IMAC, Thiago Menezes, que acompanhou e sinalizou o novo ninho, informou que o local está sendo acompanhado pelo instituto e pelo Projeto Interpesca, que conta com a coordenação do biólogo Renato César.

Para preservar a fauna costeira e, principalmente, as tartarugas, que usam a faixa de areia para depositar seus ovos, o IMAC orienta que não haja tráfego de veículos na praia. O órgão também destaca que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município. Para isso, é preciso entrar em contato com a Ouvidoria do IMAC e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos. No caso de registros de desovas de tartarugas, após identificação, os ninhos são sinalizados e monitorados para proteção dos ovinhos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes.

A temporada de reprodução das tartarugas vai de setembro a março. De janeiro até o momento, o IMAC registrou no litoral caucaiense, que tem 30,8 km de extensão, 7 ninhos de tartarugas entre as praias do Cumbuco e Tabuba, além de 10 encalhes de animais marinhos mortos.

Serviço

Monitoramento da fauna costeira de Caucaia

Aviso de ninhos de tartaruga

Ouvidoria do IMAC

Whatsapp (85) 99784-5339

Entrar em contato e enviar foto do ninho e localização

#MeioAmbiente 22/03/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Lançamento da Festa Anual das Árvores em Caucaia contou com plantio de mudas e participação da população

A tarde desta segunda-feira (21) marcou o início da Festa Anual das Árvores em Caucaia e contou com a presença do Prefeito de Caucaia, Vitor Valim, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Araújo, o Secretário de Esporte e Juventude (SEJUV), Mickauê Franklin, e demais autoridades.

O evento contou também com a participação da população, como a comerciante Val Alves, que aprovou a iniciativa. "Eu acho excelente. Quanto mais plantas, melhor. Fica um ambiente mais saudável para a gente", elogia. Ela aproveitou para pegar uma muda de planta medicinal. A camareira Rosa dos Santos também aprovou o evento: "É muito importante a gente ter bastante árvores no nosso planeta, quanto mais árvores melhor! Faz bem pro meio ambiente. É muito importante termos árvores não somente em reservas, mas também na cidade", disse.

O prefeito Vitor Valim realizou o plantio simbólico de uma muda de pau brasil, ao lado do pequeno Daniel Cordeiro, de apenas seis anos. "Preservar o meio ambiente é uma missão que a Prefeitura de Caucaia abraça, seja promovendo eventos como esses, seja propondo políticas públicas inovadoras, que trarão para o município reconhecimento nacional e internacional, como Selo Município Verde, Certificação Bandeira Azul e Cities Race to Zero", finalizou o prefeito.

Saiba mais

A Festa Anual das Árvores acontece entre os dias 21 e 27 deste mês e traz uma série de atividades de promoção e atenção ao meio ambiente. O tema é "Árvores nativas do Ceará", e tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância das árvores na manutenção dos ecossistemas e o bem-estar da população. Ações de plantio, distribuição de mudas, conscientização ambiental, oficinas, exposições e um pedalaço são algumas das atividades propostas pelo evento.

#MeioAmbiente 22/03/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA COMDEMA aprova estudo ambiental para licenciamento das obras de recuperação do litoral de Caucaia

A construção dos espigões para contenção da erosão marinha na costa litorânea de Caucaia está cada vez mais perto de se realizar. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), realizou, na manhã desta segunda-feira (21), por meio de audiência online, após apresentação dos estudos sobre erosão marinha, a votação para o licenciamento das obras de recuperação das praias do município de Caucaia.

O Projeto de recuperação do litoral irá conter a erosão costeira marinha para recuperar o ambiente de praia e, principalmente, as estruturas de moradia e avenidas que ficam à beira mar do município de Caucaia. A obra de recuperação prevê a implantação de 11 espigões e aterro Hidráulico, no trecho de 8 km, entre a Praia do Pacheco à Praia da Tabuba.

A audiência online contou com a presença do presidente do COMDEMA, Diego Pinheiro; pesquisadores do estudos feitos pela UECE e Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH); representantes das secretarias municipais e representantes da sociedade, como a Colônia de Pescadores de Caucaia.

Na ocasião, foram apresentados o relatório das pesquisas feitas pelos pesquisadores do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE - IEPRO, através do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC e representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), além do parecer técnico elaborado pelo Instituto de Meio Ambiente (IMAC). Após a apresentação dos impactos ambientais, socioeconômicos e estruturais, o COMDEMA comandou a votação. Por unanimidade (12 votos), foi aprovado o último passo para a chancela para o início do processo de licenciamento das obras de recuperação do litoral de Caucaia.

Durante a audiência, de acordo com a apresentação dos estudos comandados pelo professor e Doutor em Geografia (UECE), Fábio Perdigão, os estudos apontam que, além de conter a erosão marinha na costa litorânea de Caucaia, as obras também vão ser benéficas do ponto de vista socioeconômico. Com as obras, será possível gerar emprego e renda para o município através de vários aspectos, inclusive por meio da valorização imobiliária.

Próximos passos

Com a votação, o processo de licenciamento da recuperação do litoral de Caucaia segue para ser assinado pelo prefeito Vitor Valim. O início da primeira etapa das obras prevê a construção de três espigões nas áreas mais críticas e com mais densidade populacional, que compreendem trechos da praia do Pacheco e Icaraí.

COMDEMA

O COMDEMA é formado por secretarias, autarquias e institutos municipais, estaduais e federais, além de representantes da sociedade, como a Colônia de Pescadores Z-07 de Caucaia, representantes da UECE, entre outros.

#MeioAmbiente 18/03/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA "Árvores nativas do Ceará" é o tema da Festa Anual das Árvores da Prefeitura de Caucaia

A Prefeitura de Caucaia, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), realiza a Festa Anual das Árvores 2022, entre os dias 21 a 27 de março. A abertura oficial do evento acontece no dia 21 de março, às 16h, na Praça do Remo - Jurema, com a presença do prefeito Vitor Valim. *A Festa Anual das Árvores deste ano pretende sensibilizar a população para a importância das árvores na manutenção dos ecossistemas e o bem-estar da população. OIMAC organizou uma programação diversa, e que buscou envolver os povos indígenas e as comunidades quilombolas. A ideia é aproximar as comunidades tradicionais das ações realizadas pelo IMAC e de compartilhar e valorizar o conhecimento que esses grupos possuem sobre as espécies nativas da nossa região", revela Leandro Alves, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia.

O tema deste ano é "Árvores nativas do Ceará", e a grande homenageada será o pau-branco, espécie de grande representatividade no município. A árvore serve tanto para ornamentação, devido à sua copa frondosa e floração branca, quanto por suas propriedades medicinais.

O presidente do IMAC fala ainda das ações já implementadas pelo órgão em busca de promover a temática do meio ambiente no município. "A Prefeitura de Caucaia, durante o ano de 2021, começou a construir um novo capítulo em sua história de cuidado e preservação com o meio ambiente. Inclusive, ações como Selo Município Verde, Certificação Bandeira Azul e Cities Race to Zero contribuem para o fortalecimento do diálogo com as comunidades, o impulsionamento do protagonismo socioambiental e a proteção ambiental", finaliza Leandro.

Confira a programação completa!

Data: Segunda-feira - 21 de março

Horário: 16h

Local: Praça do Remo - Jurema

Abertura oficial

Data: Terça-feira - 22 de março

Horário: 09h

Local: Escola Tapeba da Ponte

Realização de plantio, doação de mudas e mutirão de limpeza

Horário: 13h30

Local: Escola Indígena Direito de Aprender do Povo Anacé

Realização de plantio, doação de mudas, roda de conversa sobre resíduos sólidos e oficina de bombas de sementes nativas

Data: Quarta-feira - 24 de março

Horário: 15h

Local: Comunidade Quilombola Boqueirão da Arara

Implantação da coleta pública e roda de conversa sobre queimadas e resíduos sólidos, exposição, entre outros

Data: Sábado - 26 de março

Horário: 09h

Local: Comunidade Quilombola Serra da Rajada

Oficina de produção de mudas, exposição, doação de mudas, entre outros

Data: Domingo - 27 de março

Horário: 07h20

Local: Praça do Remo, Jurema com destino ao Parque Botânico

Pedalaço, doação de mudas, distribuição de blusas e bonés e encerramento oficial

#MeioAmbiente 28/02/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Prefeitura de Caucaia realiza audiência pública sobre o Projeto de Recuperação do Litoral

A Prefeitura Municipal de Caucaia, por meio de seu Instituto de Meio Ambiente - IMAC, realiza, no próximo dia 14 de março, às 15h, na EEMTI Profa. Iraci Pereira de Alcântara, uma Audiência Pública para apresentar, esclarecer e também ouvir a população em relação ao Estudo de Impacto Ambiental (EIA), seu Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e Projeto Básico Ambiental (PBA) do Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia.

Projeto este que visa a contenção da erosão marinha, com a implantação de espigões e aterro Hidráulico, no trecho entre a Praia do Pacheco à Praia da Tabuba, referente ao Processo IMAC n° 2022002620. Para isso, o caucaiense pode ter acesso aos documentos relativos aos dados ambientais já levantados pelo Instituto.

EIA - Estudo de Impacto Ambiental (EIA) - Clique aqui

Projeto Básico Ambiental (PBA) - Clique aqui

RIMA - Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) - Clique aqui

Para participar, o interessado deve comparecer ao local e/ou enviar suas dúvidas, críticas ou sugestões relativas ao EIA/RIMA até o dia 11 de março de 2022 para o e-mail: imac@caucaia.ce.gov.br, com o título "EIA/RIMA - ESPIGÕES".

A Audiência Pública será conduzida pelo IMAC, e a apresentação dos estudos será feita pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE - IEPRO, através do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - LAGIZC.

Serviço:

Audiência Pública sobre o Projeto de Recuperação do Litoral de Caucaia

Data: 14 de março de 2022 (segunda-feira)

Horário: 15h

Local: EEMTI Profa. Iraci Pereira de Alcântara, Rua O, n° 586, Icaraí, Caucaia/CE.

#MeioAmbiente 23/02/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA Prefeitura intensifica limpeza e mantém a balneabilidade das praias caucaienses

A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), intensificou a fiscalização e limpeza de praias desde que o estado vive alerta por conta das manchas de óleo no litoral. De acordo com Thiago Menezes, Gerente de Recursos Hídricos e Gestão da Orla do IMAC, no dia 31 já começaram a ser realizadas uma série de fiscalizações, porém, somente no dia 08 de fevereiro os primeiros sinais e relatos de óleo começaram a ser verificados pelas equipes de monitoramento do órgão. "A antecedência nas fiscalizações foi fundamental para a pronta resposta à situação", disse.

Ainda de acordo com o órgão, no dia 09 de fevereiro houve uma mobilização que reuniu 150 pessoas, entre servidores do IMAC, da Secretaria de Patrimônio, Secretaria de Turismo e Cultura e voluntários. Desde então, a limpeza continua sendo realizada regularmente. "Durante toda a ação recolhemos mais de 5 toneladas da substância, e uma amostra desse material foi enviada imediatamente para análise no laboratório do LABOMAR - Instituto de Ciências do Mar da UFC, conforme orientação da SEMA", finaliza Thiago.

Mesmo com a incidência de óleo, a substância não afetou a balneabilidade das praias caucaienses. Após a fase de procedimento intensivo, agora o órgão entra na fase de monitoramento extensivo, para a identificação de reincidência. Logo após, o IMAC segue com a programação normal de limpeza, e monitoramento contínuo.

Calendário anual de limpeza

Neste sábado (19), o IMAC lançou o projeto Praia Cinco Estrelas, que propõe a renovação do calendário anual de limpeza de praias, além de ações com viés educacional envolvendo a sociedade civil. A iniciativa visa adequar as praias de Caucaia a padrões de limpeza internacionais, com a requalificação de pontos estratégicos definidos pelo órgão, além de promover a conscientização em três pontos: saúde e bem-estar, vida na água e vida terrestre.

#MeioAmbiente 27/01/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC realiza mais uma edição do evento Coleta Solidária, em parceria com o Movimento Emaús

Todo mundo tem em casa aquela roupa que não usa há algum tempo, um livro que não entrou na coleção dos melhores ou um eletrodoméstico que não sabe bem como descartar. Caso este ou outros objetos ainda estejam em boas condições de uso, eles são fortes candidatos para a Coleta Solidária, iniciativa do Instituto de Meio Ambiente de Caucaia - IMAC que promove a consciência ambiental através da solidariedade.

O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 26, de 8h às 12h, na Praça dos Esportes e Cultura - Praça PEC, no Araturi. O objetivo é recolher material reciclável e reutilizável, com foco na coleta de resíduos volumosos, a fim de dar um destino ambientalmente sustentável aos objetos. Os caucaienses que realizarem o descarte de seus materiais neste dia receberão uma muda de planta.

Confira os itens que o Movimento Emaús pode ou não pode receber:

Itens recebidos:

Roupas, calçados, brinquedos, móveis, utensílios domésticos, livros, revistas, metais, plásticos, eletrônicos (com ou sem defeito), materiais de informática, colchões, material de escritório, portas (com ou sem vidro), janelas (com ou sem vidro), material reciclável, materiais de construção (canos, fios, aparelho sanitário, descargas, lavatório, pias, torneiras, cerâmicas (inteiras), itens de academia, bijuterias, objetos de decoração, jarros, plantas etc. A ONG também recebe doações de medicamentos, alimentos, cadeiras de roda, cadeira de asseio, muletas, cama hospitalar, etc.

Itens não recebidos:

Móveis com cupim, restos de madeira com ou sem cupim, telhas, toner, plástico seco, lâmpadas, pilhas, baterias de celular, pedaços de vidro, retalhos entre outros.

#MeioAmbiente 27/01/2022 INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA IMAC desburocratiza e isenta de licenciamento Ambiental 294 tipos de estabelecimentos

Salões de Beleza, Agências de viagens, Cursos de Idiomas e Escritórios de Advocacia são alguns dos tipos de estabelecimentos que serão isentos de Licenciamento Ambiental. A decisão é resultado da primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, e publicada em Diário Oficial no último dia 22.

De acordo com Leandro Araújo, a medida tem dois grandes objetivos: desburocratizar a máquina da gestão municipal e facilitar a formalização de novos negócios. "A Instrução Normativa nº 01/2022, vem para isentar de licenciamento ambiental municipal atividades comerciais e de serviços com impacto ambiental mínimo. Logo, a iniciativa, significou mais um passo importante para o disciplinamento do licenciamento ambiental no município e para otimização dos serviços da instituição", disse.

Saiba mais

Agências de publicidade, casas lotéricas, pontos de vendas de água mineral e instituições de ensino de língua estrangeira são alguns dos 294 estabelecimentos isentos de Licenciamento Ambiental. Você confere a lista de empreendimentos completa aqui.

www.caucaia.ce.gov.br
Emitido dia 01/05/2024 às 15:56:37