CATEQ - Vagas de emprego
HUMANIZAÇÃO

Hospital Municipal de Caucaia usa a musicoterapia para auxiliar na recuperação de pacientes

| | 27/12/21  

/admin/view/noticia/img/20211227133500humanizacao.jpg

Trazer esperança, conforto e bem estar aos pacientes por meio da música. Esse é o objetivo da ação que ocorreu na última quinta-feira (23), no Hospital Abelardo Gadelha, quando um saxofonista percorreu as alas com pacientes internados, levando o espírito natalino através de músicas típicas do Natal. “A iniciativa visa fortalecer o atendimento humanizado aos pacientes do hospital, através da musicoterapia”, afirma Dr. Richel Castelo, Diretor Administrativo do Hospital Municipal Dr Abelardo Gadelha da Rocha.

Para os pacientes, um sinal de que a preocupação do Hospital vai além do bem estar físico. “Gratificante, dá pra ver que os pacientes não são esquecidos e estão sendo lembrados por outras pessoas além da família. Traz aquela emoção”, revela Célia Vieira, moradora da Jurema, que acompanha a mãe em tratamento no Hospital.

Para Sônia de Assis, paciente, as músicas tocadas a fizeram rememorar os tempos de infância: “Foi uma comemoração muito bonita pra nós. Gostei, amei”, disse. Sônia que também foi beneficiada com outra ação de promoção do bem estar em 2021, quando a direção do Hospital proporcionou o encontro da paciente com sua cachorra de estimação. “Foi extraordinário. Momentos como esses aumentam a alegria da gente. Foi a maior alegria do mundo”, revela.

Musicoterapia

Essa não foi a primeira ação que busca levantar a autoestima dos pacientes do Hospital Abelardo Gadelha. Em Abril, a técnica de enfermagem Ariadna Dominguez levou esperança através da música aos pacientes internados com Covid-19.

“Nós queremos ainda mais, para o ano de 2022, implementar a Comissão de Humanização e Cuidados Paliativos, com foco no paciente, a fim de promover ainda mais o bem estar e a satisfação dos nossos usuários”, finaliza Dr. Richel.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410