BANDEIRA AZUL

De olho na certificação Bandeira Azul, IMAC realiza treinamento com garis

| | 14/09/21  

/admin/view/noticia/img/20210914094600meioambiente.jpg

O Cumbuco pode ser a primeira praia do Ceará a adquirir o prêmio Bandeira Azul. Para isso, a Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), realizou, na manhã desta segunda-feira (13), um treinamento para os profissionais que atuam na limpeza da região do Cumbuco. Com foco no correto manejo dos resíduos sólidos e também práticas de convívio com o Meio Ambiente a serem implementadas nos 2,5 quilômetros de faixa de areia, o treinamento teve uma duração de 4 horas. De acordo com Thiago Menezes, Gerente de Recursos Hídricos e Gestão da Orla, “o objetivo da Prefeitura de Caucaia hoje é capacitar a equipe de garis do município. O nosso propósito é estabelecer um novo modelo de limpeza da faixa de areia.”

A partir dessa capacitação, os profissionais de limpeza irão trabalhar em um novo padrão de organização que dispõe a faixa de areia da praia do Cumbuco em uma espécie de mosaico. A ideia é estabelecer uma equipe para cada um destes perímetros, com cerca de 100 metros quadrados cada. “A coordenadoria nacional do Selo Bandeira Azul ficou muito feliz quando propusemos essa metodologia e também essa capacitação. Eles disseram que é uma coisa inédita que a gente está propondo para a equipe de praia”, finaliza Thiago.

A iniciativa beneficia também quem visita a praia do Cumbuco, como a turista Jurema Fioretti: “A praia está linda e limpa. Isso é importantíssimo, parabéns pela iniciativa da Prefeitura. Está bem legal!”, elogia.

Saiba mais

Bandeira Azul é uma certificação ecológica, voluntária, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. Atualmente, apenas 18 praias brasileiras tem o título. Três delas na Bahia, as únicas do Nordeste.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410