MEIO AMBIENTE

IMAC reúne associação de catadores para discutir fortalecimento na gestão de resíduos sólidos

| | 13/09/21  

/admin/view/noticia/img/20210913102100meio_ambiente.jpg

O Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) promoveu, na manhã de sexta-feira (10), um café da manhã junto à Associação dos Agentes Ambientais da Jurema, que reúne 36 catadores de resíduos sólidos.

O chefe de gabinete da Prefeitura de Caucaia, Felipe Mota, esteve presente no evento. A pauta, além de aproximar a gestão municipal a essa importante categoria, também se viabilizou um cadastro de todos os associados que estavam presentes para posterior formalização da Associação. “Essa abordagem é o primeiro passo no nosso programa de reciclagem junto a essa categoria. Uma parceria de ganha-ganha, nós vamos contribuir fomentando a organização do trabalho deles, e eles também serão nossos parceiros na operação da limpeza urbana”, revela Leandro Alves, presidente do IMAC.

O Secretário de Patrimônio, Silvio Nascimento, também esteve presente no evento. A Secretaria está revitalizando um galpão municipal que deve ser entregue para que os catadores. O objetivo é oferecer estrutura e condições para que a categoria possa desenvolver suas atividades. “O galpão que existe se encontrava totalmente depredado. A gente entrou com a limpeza, estamos com a parte de engenharia sendo orçada pra podermos entregar um espaço novo à população”, declarou o secretário.

Marilene Balbino é a presidente da Associação dos Agentes Ambientais da Jurema. Ela revela que o galpão foi entregue em 2010, porém, sem os equipamentos básicos necessários para o desenvolvimento das atividades dos catadores. “Eu espero que dessa vez vá para frente, porque há muitos anos aguardamos essa entrega. Eu tenho fé em Deus que esse gestão, e essa turma que entrou agora, vai entregar esse galpão”, revela.

Com a regularização e a parceria com a Prefeitura, os catadores poderão ter acesso a programa sócio-ambientais, como o Auxílio Catador, além do suporte em um plano de trabalho, parceria com empresas, por exemplo. O município também ganha, já que políticas públicas voltadas para o Meio Ambiente traz retorno no Índice de Qualidade do Município, IQM, entre outros.

Assessoria de Comunicação
(85) 3342.4410
ascom@caucaia.ce.gov.br


Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970 - Telefone: (85) 3342.4410