Paulo de Tarso Magalhães Guerra


Paulo de Tarso Magalhães Guerra

Nasceu em 10 de dezembro de 1946, em Caucaia, e foi vice-prefeito do município por oito anos. Comanda hoje a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur). É casado e pai de três filhos.

Aprovado no concurso para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, Minas Gerais, Paulo Guerra começou, aos 15 anos, carreira na Força Aérea Brasileira. Permaneceu no serviço ativo da FAB por 30 anos até aposentar-se no posto de Coronel Aviador, com todas as promoções no oficialato por merecimento.

Cursou a formação de Oficiais Aviadores na Escola de Aeronáutica do Rio de Janeiro e Administração de Empresas na Sociedade Guarulhense de Educação (Soge), em São Paulo. Tem mestrado em Engenharia de Infraestrutura pela Universidade Central do Missouri (EUA) e em Gerência de Sistemas Aeronáuticos pela Universidade do Sudeste da Califórnia (USC), em Los Angeles (EUA). Também fez curso de Motores à Reação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (Força Aérea Americana/Illinois/USA).

Paulo também concluiu cursos profissionais na área militar, como o curso de Comando e Estado Maior, o Superior de Comando da Aeronáutica e o de Instrutor, todos pela Universidade da Força Aérea no Rio de Janeiro, além do curso de Formação de Instrutor Acadêmico/EAOAR, em São Paulo.

Ocupou diversos cargos de comando na carreira militar e cargos de direção na iniciativa privada, tendo presidido uma empresa multinacional da aérea de Engenharia de Pavimentos e duas empresas nacionais da mesma área técnica.

Foi diretor do Curso de Formação de Instrutores Acadêmicos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica, em São Paulo. Ministrou palestras e conferências no Brasil e no exterior, incluindo Inglaterra, Suíça, Argentina, Venezuela, Panamá, Chile e Estados Unidos, nas áreas de sua formação militar, formação em infraestrutura e na área de ensino superior.

Ocupa a Cadeira 40 da Academia de Letras e Artes de Caucaia (Alac). Recebeu inúmeras condecorações nas esferas militar e civil, incluindo a Medalha do Mérito Aeronáutico, a mais alta distinção da Força Aérea Brasileira.

Em outubro de 2013, Paulo Guerra recebeu a mais alta condecoração concedida pela University of Central Missouri UCM (onde concluiu o mestrado): o título de “Profissional Internacional Destaque”, concorrendo com estudantes formados e oriundos de 59 países daquela instituição civil de ensino superior.



Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970