Francisco José Caminha Almeida


Francisco José Caminha Almeida

Nasceu em 16 de maio de 1958, em Fortaleza. Já foi professor de Inglês e aluno do Programa de Extensão Cultural da Incarnate Word University no Texas, nos Estados Unidos, em 1998. É advogado, escritor, educador e técnico da Caixa Econômica Federal (CEF), onde atuou como auditor. Cursa mestrado em Ciência Política na Universidade de Lisboa, cuja sede fica em Portugal.

O hoje secretário de Planejamento Urbano e Ambiental de Caucaia já foi vereador de Fortaleza por dois mandatos (de fevereiro de 1997 a dezembro de 2002) e deputado estadual do Ceará. Exerceu dois mandatos e foi vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, reitor da Universidade do Parlamento Cearense e membro das comissões de Educação, Turismo, Saúde e de Constituição e Justiça.

Nos anos de 2005 e 2006, Caminha foi secretário municipal de Fortaleza na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins. Atuou na Regional Centro. Também já foi coordenador de projetos especiais do Governo do Ceará e assessor do gabinete do governador do Ceará em 2015/2016.

Lançou em 2009 o livro “Aerolândia, Seu Povo, Sua História”, em referência ao bairro onde nasceu em Fortaleza, e tomou posse na cadeira 26 da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza.

Ainda em 2009, Francisco Caminha recebeu o título de Membro Honorário da Base Aérea de Fortaleza, o prêmio Mérito Legislador 2008 (concedido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiros aos que considera os melhores deputados do país) e a Medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil.

Caminha é membro da Ordem do Mérito Naval e do Rotary Clube.



Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970