Gelma Maria Leitão Barros


Gelma Maria Leitão Barros

Natural de Fortaleza, Gelma Leitão é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Possui MBA em Controladoria Governamental pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é ex-funcionária concursada do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).

Mãe de duas filhas, tem 23 anos de atuação em gestão pública. Nesse período, atuou também como assessora junto a prefeituras e câmaras municipais nas áreas de Controle Interno e Auditoria nos seguintes municípios: Acaraú, Acopiara, Alto Santo, Aracati, Boa Viagem, Bela Cruz, Camocim, Canindé, Crateús, Cruz, Fortaleza, Guaiúba, Itarema, Icapuí, Ipu, Iracema, Irauçuba, Itarema, Jaguaribe, Marco, Mombaça, Orós, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Parambu, Pereiro, Quiterianópolis, Saboeiro, Santa Quitéria, Solonópoles, Tabuleiro do Norte, Tauá e Umirim.

Em 2 de janeiro de 2017, assumiu a Controladoria Geral do Município de Caucaia. Vem implementando desde então diversas ações de controle interno junto aos demais órgãos da administração. Destacam-se a capacitação dos servidores municipais para a realização das ações de execução orçamentária das despesas e do Controle Interno; acompanhamento sistemático das despesas realizadas por cada Unidade Executora; disponibilização de informações com maior relevância e em obediência a Lei da Transparência e da Lei de Acesso a Informação (LAI) para garantir ao cidadão o exercício do controle social; dentre outras atividades.

Para Gelma, estar à frente da Controladoria de um município como Caucaia envolve uma rotina de implementação, monitoramento e avaliação das ações de controle interno, permitindo que os gestores municipais tenham ferramentas e instrumentalização necessária para garantir e/ou subsidiar tomadas de decisão. E mais: promove ações que visam coibir a prática de irregularidades e ilegalidades com o uso do dinheiro público.



Prefeitura de Caucaia
Rodovia CE-090 KM 01, n° 1076, Itambé, Caucaia/CE - CEP: 61600-970